Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win2003 não inicializa na máquina física, mas inicializa na virtual


Tenebrious

Posts recomendados

Saudações, pessoal!

Vejam o q está acontecendo comigo:

Troquei o meu hardware: Nova placa mãe, novo processador, +memória, acrescentei um novo hd, mas mantive o antigo.

Tudo funcionando nos sistemas q instalei no novo hd(Ubuntu 12.04 64 e Windows 7 64), mas quando tento inicializar o meu sistema antigo(Win2003 sp2) no hd antigo aparece a tela de inicialização e depois uma tela azul.

Ocorre q, para fins de aprendizado, clonei a partição do 2003 para um disco virtual do vmware rodando sob Ubuntu e ele subiu na máquina virtual, para minha surpresa. Está redondinho.

Defini outra VM utilizando como hd o antigo disco físico onde ainda está instalado o 2003 e tentei inicializar o sistema. Ocorre a mesma coisa que na máquina física.

Alguém sabe qual pode ser a explicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, novidades:

Em primeiro lugar quero salientar que sou novo no forum. E penso q postei este tópico em um assunto q não é o mais adequado. Me perdoem se for assim.

Outra coisa: notei q o tópico apareceu no forum sobre registro do windows e não apareceu na relação de novas mensagens, onde poderia ficar mais em evidência. Alguém poderia me explicar porque?

Mexi manualmente nos arquivos vmdk e vmx da VM, e passei o disco para IDE. A interface do vmware somente deixa configurar como SCSI, mas manualmente é possível obter a configuração para IDE. Depois disso, a VM que tem o hd original definido também subiu e também está ok.

A pergunta q fica em aberto é: porque a inicialização como máquina física não funcionou e a inicialização como máquina virtual funciona.

Vou rever os passos q segui para subir as duas máquinas virtuais: uma com partição clonada e outra com a partição original e depois vou postar neste tópico para que fique registrado, se alguém precisar.

Grato pela atenção

Passos para subir a máquina virtual vmware que tem como hd um disco físico onde já se encontra instalado o Win2003 server sp2 32 bits.

1. Definição da máquina virtual no vmware workstation rodando sob o Ubuntu 12.04 64. Quando solicitada a definição do hd marcar a opção utilizar disco físico. No meu caso escolhi utilizar todo o disco e não apenas partições. No campo onde se indica qual disco usar coloquei a identificação do disco para o Linux: /dev/sdb. O wizard de definição não abre opção para assinalar o disco como IDE, portanto foi inicialmente definido como SCSI.

2. Mandei inicializar a máquina. Apareceu a tela de inicialização e depois tela azul.

3. Editei os arquivos vmx e vmdk e troquei as definições de SCSI para IDE.

4. Mandei inicializar novamente a máquina. Desta vez subiu e parou na tela q pede Ctrl-Alt-Del para começar. Não consegui enviar o CAD, o teclado não estava sendo reconhecido.

5. Conclui que necessitava abrir uma sessão sem precisar do teclado. Para tanto tinha q desabilitar a tela CAD e fazer autologon.

Inicializei a máquina com o CD do Winternals 2005, abri o regedit do ERD e fiz as seguintes modificações:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\policies\system]

disablecad Reg_dword 1

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon] acrescentei os seguintes valores:

Defaultusername Reg_sz administrador

Autoadminlogon Reg_sz 1

Defaultpassword Reg_sz senha do administrador

Se os valores já existirem devem ser alterados. Se não existirem devem ser criados. Importante: AutoAdminLogon deve ser do tipo reg_sz, senão não funciona.

O regedit do ERD tem que ser explicitamente fechado antes do poweroff senão não salva as modificações.

6. Dei poweroff, retirei o cd do winternals e mandei inicializar a máquina: SUCESSO!!! A sessão abriu automaticamente, o Windows instalou todos os dispositivos q ele entendeu como novos e o teclado passou a funcionar. Não precisei nem entrar em modo seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...