Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade do hd


oquendo

Posts recomendados

Possuo 2 hd´s samsung de 10,2 gb instalados.

Na inicialização do sistema é exibido ATA100 para os dois.

No Windows XP os dois estão como Ultra ATA Modo 5.

Isso mostra que teoricamente a velocidade dos hd´s deveriam se aproximar de 100mb/s.

Mas utilizando vários programas de benchmark, a maior transferência encontrada é de 26mb/s.

O que está havendo?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi isso acontecer com um HD samsung, ele tinha uma leitura física muito baixa, cerca de 20 vezes mais devagar que o normal, então não conseguia transferir os dados para o cache na velocidade necessária. Eu não cheguei a resolver o problema, porque o micro era de empresa e não tive tempo de mexer, mas se eu fosse fazer isso primeiro verificaria se está instalado corretamente o bus mastering da placa mãe, depois veria se está habilitado o DMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode estar usando cabos de 40 vias ao invés dos cabos de 80 vias recomendados à partir do UDMA/66

Outra coisa que pode acontecer é que sua placa-mãe pode só aceitar somente até UDMA/33 como a minha, talvez por isso não passe dos 26mb/s

Se o caso for só o dos cabos é só comprar um de 80 vias, senão, um aceleradora udma100 será necessária para aumentar o desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ATA100 não quer dizer que o HD transfere a 100MB/s. Apenas esse é o limite de transferência.

Nenhuma HD IDE hoje consegue transferir mais que 50MB/s (estou falando da mais ferradona e não das básicas de 5400rpm que mal passam de 30MB/s).

A condição de maior taxa de transferência é quando os dados estão no cache do HD (é a transferência por rajadas, "burst") e ai deve se aproximar do valor de 100MB/s. Mas depende da motherboard também e em muitos casos não passa de 60MB/s.

Mas 26MB/s não é pouco para um HD de 10GB. A não ser que seja em burst mode.

Que tal relator todos os valores que aparecem no HDTach?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...