Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A fonte ruim da Corsair: VS 450


Kayke

Posts recomendados

Fabricantes de fontes têm modelos bons e ruins. Ou, pelo menos, modelos bons e medianos. Para não fugir à regra a Corsair botou no mercado asiático a Corsair VS450 que, para começo de conversa, não tem mais do que 400W, já que fornece 360W (apenas 30A) nas linhas +12V.

2302993.jpg

Para maior economia de custos, a fonte trabalha apenas em 220V (não é full range).

2302999.jpg

Bem porquinha por dentro, lembra as fontes de mais baixo custo da C3Tech e não é pra menos: Trata-se de um dos modelos ruins da CWT.

2303005.jpg

Corsair com capacitor JunFu no primário, eis o que faltava.

Vejam, pois, que o mercado dita as regras. Não é a qualidade que se impõe ao mercado. É o mercado que se abre ou se fecha para os produtos de melhor qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ela é uma CWT GPA-450S remarcada.

De fato, lembra mesmo algumas fontes da C3tech, mais especificamente a GPB-450S. Olhe e compare

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=64830

Essencialmente os secundários delas são idênticos, há apenas algumas mudanças no primário para a colocação do PFC ativo. Provavelmente devem ter também substituído os transístores chaveadores, que são de meia-ponte na C3Tech.

Este site testou a Chieftec iArena GPA-450S, que é exatamente igual à Corsair VS450

http://translate.google.com/translate?hl=es&rurl=translate.google.com&sl=auto&tl=en&twu=1&u=http://www.easycom.com.ua/power/chieftec_gpa-450s/%3Flang%3Dru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pois não é que a ganância do mercado brasileiro já trouxe o modelo de 350W para testar a lucratividade do produto?

Disponível na Kabum:

http://www.kabum.com.br/produto/36799/corsair-fonte-350w-350vs-cp-9020052-ww

É uma revisão mais nova, mas isso provavelmente não mudou muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for isso mesmo que o teste apresentou, não vejo exatamente como "a fonte ruim da Corsair".

Pelos gráficos dos testes de crossload, se manter o consumo típico de um pc que é até 40 ~ 50W nas linhas 3.3v e 5v a regulação da tensão fica a maior parte do tempo dentro de 3%.

Ripple na 3.3v em 15mv, na 5v em 26mv e na 12v "muito baixo"

Se eu não vi algo ou vi algo errado, avisem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ma s oi que falou em outro cenário.

Ele trabalha apenas a 240 V.

Ela é fabricada pela CWT, baseada na série GPA. Regulação de tensão integrada entre +5 V e +12 V, pouca confiabilidade quando trabalha com cargas baixas na linha de +5 V.

- Ah mas ela passou no review...

Minha resposta: é muito fácil obter 11,75 V na linha de +12 V com 9,5 A na linha de +5 V. Quero ver conseguir isso com 3 ou 3,5 A e os 34 A na linha de +12 V.... Explico: em fontes com regulação de tensão compartilhada entre a linha de +5 V e a de +12 V, quanto menor a carga na linha de +5 V, menor será a tensão na linha de +12 V. Ela pode até passar, mas a regulação de tensão continua sendo capenga (embora não esteja fora dos limites permitidos). Além, claro de que quanto mais se exige da linha de +12 V, menor será também a tensão na linhaa de +12 V. Eu tenho um artigo a respeito disso

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/388854-qual-e-relação-entre-carga-e-post1066062025.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for isso mesmo que o teste apresentou, não vejo exatamente como "a fonte ruim da Corsair".

Não vou falar da Chieftec nem da C3Tech, mas da Corsair VS-450 mesmo.

Houve uma melhora na nova revisão, que era o modelo CP-9020009 quando foi lançada, e mudou recentemente para o modelo 75-001835 / CP-9020049.

Continua sendo uma fonte medíocre, ainda com capacitor ruim e regulação de tensão muito frouxa, com a linha +12V caindo para 11.75V em carga cheia. A linha +5VBS quase vai além da especificação.

Saiu teste dela relativamente bem feito no site Powerlab. É provável que os resultados se tornem piores em testes de sites mais especializados e tradicionais, onde a metodologia costuma ser mais rígida. A fonte foi lançada para o pouco exigente mercado asiático e só chega ao Brasil por desvio de mercado, mesmo porque não é compatível com a tensão elétrica da maior parte do país. Além disso chega aqui com preço abusivo. Modelo de 350W na Kabum por 123,17 é muito para o que a fonte oferece. O novo modelo não é uma bomba, mas é ainda uma fonte medíocre. E em se tratando de Corsair, pode-se ainda considerar ruim.

IMG_8732-300x199.jpg

Note que o capacitor Jun Fu foi substituído pelo Aishi, o que não chega a representar uma melhora. O secundário ficou com CapXon e Aishi.

Distinguir o modelo antigo da revisão nova é fácil. As letras VS foram mudadas do verde para o amarelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena. Kayke, isso quer dizer que a melhor fonte até R$120 continua sendo a Seasonic SS-350BS? Além disso, você poderia postar o link do review da VS450, por favor?

Sim. Seasonic tem até certificação 80Plus Bronze. Só o cabeamento que é mais pobre. E custa menos.

O site que fez os testes da VS é vietnamita e, com google tradutor para o inglês, o link é este abaixo:

http://translate.google.com/translate?depth=1&hl=es&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.es&sl=auto&tl=en&u=http://powerlab.vn/2012/12/corsair-vs450/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Houve uma melhora na nova revisão, que era o modelo CP-9020009 quando foi lançada, e mudou recentemente para o modelo 75-001835 / CP-9020049.

Outra diferença é que a Corsair mudou a declaração sobre a linha de +12 V, elevando de 30 para 34 A.

Mas acho que é uma mudança mais artificial. Cabe lembrar que o Powerlab colocou uma carga de 9,6 A na linha de +5 V e exigiu apenas 29,5 A na linha de +12 V. Acredito que um teste mais rigoroso, com apenas 3 ou 4 A na linha de +5 V e os 34 A que ela promete na linha de +12 V deve mostrar algo na casa dos 11,6x V ou até mesmo 11,5x V..

Não acho que seja ruim, mas é capenga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que horror! Até tu, Corsair? Que tenso, hein? =[

Mas também é preciso contextualizar a coisa. A fonte foi lançada para aquele mercado específico. Não para o mercado europeu, não para o mercado americano. E para aquele mercado asiático a fonte tem lugar. O grande erro é importador brasileiro, só olhando a questão de lucrar e lucrar, trazer o produto para o Brasil. Nem mesmo considerou a questão da fonte só trabalhar em 230V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Não achei muita coisa com a grana que eu tinha disponível, na faixa de preço R$ 160,00 procurei na net e não encontrava algo neste nível; comprei essa mesmo; achei um tópico fora (http://hardwareinsights.com/wp/corsair-vs450-review/) lá parece que não é tão mediocre assim

Lá os testes foram um tanto inconclusivos:

1 - não se testou a fonte conforme ela será utilizada no mundo real, mas apenas em condições ideais de temperatura (cold test);

2 - não foi testada a potência prometida (34A na linha +12V);

3 - completou-se os 450W da fonte com carga que o computador nunca vai utilizar nas linhas baixas.

E, apesar disso, já ficou evidente que a fonte é medíocre, com capacitores de má qualidade e tensão que caiu para 11.85V e eficiência abaixo de 80%.

Medíocre não é sinônimo de ruim, mas de mediano, de pouco valor, de pouca qualidade.

O ponto mais crítico da fonte está na linha 5VSB.

No entanto é uma fonte que não vai deixar sua configuração em risco; não é nenhuma dessas bombas de marca nacional que inundam o mercado brasileiro. Só não é fonte para usuário mais exigente. Mas como não há no mercado brasileiro nenhuma fonte de 450W melhor por aquele preço, nem se poderá dizer que foi negócio muito ruim não. Mas sem dúvida teria sido melhor negócio pagar um pouco mais pela CX430.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Gostaria de saber sobre a certificação dela.
No caso a VS650 -- Ela tem sim a certificação 80 plus. de 82.33% a 100% de carga --- Mesmo recebendo a certificação vocês acham que não é recomendada, Um amigo meu tem a vs650 a um ano com 2 placas em SLI e disse que n tem nada a reclamar .
Queria saber a opinião de vocês.  

 

Aqui está a confirmação que ela tem o certificado 80 PLUS -- http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/CORSAIR_75-001837%20(CP-9020098)%20(VS650)_650W_EU-023_Report.pdf

E aqui onde eu moro é 220... 


Gostaria de saber sobre a certificação dela.
No caso a VS650 -- Ela tem sim a certificação 80 plus. de 82.33% a 100% de carga --- Mesmo recebendo a certificação vocês acham que não é recomendada, Um amigo meu tem a vs650 a um ano com 2 placas em SLI e disse que n tem nada a reclamar .
Queria saber a opinião de vocês.  

 

Aqui está a confirmação que ela tem o certificado 80 PLUS -- http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/CORSAIR_75-001837%20(CP-9020098)%20(VS650)_650W_EU-023_Report.pdf

E aqui onde eu moro é 220... 

O clubedohardware podia fazer uns testes com ela.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa fonte teve dois modelos distintos, um deles já descontinuado.

Primeiro modelo, já descontinuado, de códigoVS650 ( 75-001837) / CP-9020051 )  Essa não tem homologação no Programa 80 Plus

 

Segundo modelo, ainda em linha, de código:  VS650 ( 75-001837) / CP-9020098 )  Essa sim homologada com selo standard no Programa 80 Plus

 

 

Ser homologada no Programa 80 Plus em nada, absolutamente nada, certifica ou diz respeito a qualidade de uma fonte. Só garante que ela possui a eficiência declarada pelo fabricante..   Só isso.

Pode ser uma fonte boa, pode ser uma fonte ruim, não encontrei nenhum teste da mesma na internet.. Ai fica difícil de se afirmar algo a respeito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Pessoal, desculpe-me estar reabrindo um tópico já antigo mais acho q n tem nenhum melhor que esse pra voltar a falar desse modelo. Pois bem, há alguns meses atrás a corsair lançou um nova revisão da série VS, com os modelos vs400,vs500 e vs600. De acordo com o 80plus, a de 400 e 600 w tem nivel para 80 plus bronze, a de 500, 80 plus standard, no site da corsair diz q todas elas são padrão 80 plus standard (bem conservadora quanto a isso): 

 

http://www.corsair.com/pt-br/power-supply-units/vs-series

https://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=25&type=2

 

Resta saber dos reviews dessa nova série, já que ela já está sendo vendida no Brasil desde o 4º trimestre do ano passado, acredito q essa série está com uma qualidade ótima e agora ela está vindo com o projeto full-range (quase no nível da série CX), vamos ver. A série antiga de 220v, ao meu ver, também tinha uma ótima qualidade, apesar das análises equivocadas do pessoal aqui. A propósito, a minha é da série antiga, como podem ver na minha configuração, tenho ela desde 2014, e até hoje funciona muito bem, rodo o over sem problemas aq, acho q o único defeito dessa série mesmo foi a regulagem de tensão um pouco capenga, que eu já notei, por ser compartilhada entre a linha de 5 e 12v. Quanto aos capacitores que todos falaram por ser Capxon (baixa qualidade), acredito que era da série nova, sem aqueles problemas antigos, pois andei pesquisando a um tempo atrás e vi que até a série AX usa capacitores capxon, apesar de serem sólidos, eu não acho que a corsair usaria eles na série AX se n fossem de qualidade, e se a Capxon produz capacitores sólidos de qualidade, os eletrolíticos também devem ser (talvez esteja falando coisa com coisa rsrs). Bom, o Rbuass fez um teste um tempo atrás da série de 220v:

 

 

Acho q depois dessa, n passa de mito a ideia de que a VS é a série ruim da Corsair, se foi, só na primeira revisão com o capacitor da JunFu kkk. Pena que o modelo de 350w foi descontinuando, sempre faltam fontes boa nessa faixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, RAFAEL_NIGHTM4RE disse:

Pessoal, desculpe-me estar reabrindo um tópico já antigo mais acho q n tem nenhum melhor que esse pra voltar a falar desse modelo. Pois bem, há alguns meses atrás a corsair lançou um nova revisão da série VS, com os modelos vs400,vs500 e vs600. De acordo com o 80plus, a de 400 e 600 w tem nivel para 80 plus bronze, a de 500, 80 plus standard, no site da corsair diz q todas elas são padrão 80 plus standard (bem conservadora quanto a isso): 

 

http://www.corsair.com/pt-br/power-supply-units/vs-series

https://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=25&type=2

 

Resta saber dos reviews dessa nova série, já que ela já está sendo vendida no Brasil desde o 4º trimestre do ano passado, acredito q essa série está com uma qualidade ótima e agora ela está vindo com o projeto full-range (quase no nível da série CX), vamos ver. A série antiga de 220v, ao meu ver, também tinha uma ótima qualidade, apesar das análises equivocadas do pessoal aqui. A propósito, a minha é da série antiga, como podem ver na minha configuração, tenho ela desde 2014, e até hoje funciona muito bem, rodo o over sem problemas aq, acho q o único defeito dessa série mesmo foi a regulagem de tensão um pouco capenga, que eu já notei, por ser compartilhada entre a linha de 5 e 12v. Quanto aos capacitores que todos falaram por ser Capxon (baixa qualidade), acredito que era da série nova, sem aqueles problemas antigos, pois andei pesquisando a um tempo atrás e vi que até a série AX usa capacitores capxon, apesar de serem sólidos, eu não acho que a corsair usaria eles na série AX se n fossem de qualidade, e se a Capxon produz capacitores sólidos de qualidade, os eletrolíticos também devem ser (talvez esteja falando coisa com coisa rsrs). Bom, o Rbuass fez um teste um tempo atrás da série de 220v:

 

 

Acho q depois dessa, n passa de mito a ideia de que a VS é a série ruim da Corsair, se foi, só na primeira revisão com o capacitor da JunFu kkk. Pena que o modelo de 350w foi descontinuando, sempre faltam fontes boa nessa faixa.

 

Efetivamente as VS nunca foram ruins. Acho que realmente há um certo exagero a respeito. São fontes de baixo custo que servem razoavelmente bem ao propósito de ser uma alternativa à fontes bomba. Mas é só isso mesmo. Agora dizer que isso é ótima qualidade é exagero.

 

O mesmo pode ser dito das VS de tensão universal, apesar de não termos testes delas, não me surpreenderia se chegassem à conclusão de que elas até são melhores do que as CX. Mas essas precisam de testes mais detalhados, porque são de uma plataforma customizada e exclusiva delas (são baseadas na Cougar LX, mas com regulação de tensão agrupada ao invés de conversão DC-DC). Tem um tópico que eu fiz à respeito delas aqui: 

 

 

Quanto à marca de capacitores, essa é uma coisa que concordo de certa forma com você. Ao contrário do que muita gente imagina, boa parte dos capacitores ditos japoneses não são manufaturados no Japão. Só a fórmula deles e a sede das companhias é que é efetivamente japonês. Atentar às especificações e dimensionamento dos capacitores é tão ou até mais importante do que a marca deles.

 

E as VS de 230 V não foram descontinuadas. Continuam sendo vendidas lá fora, mas aqui no Brasil acho que elas não têm mais futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

  Tenho duas VS450 segunda geração, esta mesma testada pelo teclab acredito que faz três anos, não jogo, apenas queria uma fonte de boa qualidade e com pfc ativo, na época não encontrei a vs350 que já seria mais do que suficiente para o meu uso, e somente para constar, onde moro a tensão é 220v.

   Pelo teste está comprovada que é uma boa fonte, e na época com excelente preço, não sei se as novas VS melhoraram de qualidade mas o que eu encontro tem preço praticamente igual ao da linha CX que em teoria é superior.

  Apesar do baixo preço e da qualidade decente acredito que esta fonte foi muito criticada por entusiastas, gamers, que não admitem que uma marca como a corsar faça algo que não seja top, mas ao menos esta era uma faixa de mercado que estava carente.

   Algo que sempre foi complicado aqui é comprar algo de qualidade decente para atender o consumidor comum, não seria nada mal haver fontes de 200w de boa qualidade, mais baratas que do que modelos mais potentes que atendem aos gamers direcionada ao usuário comum.

   Hoje não se encontra uma corsair por menos de R$230 a R$240, seria ótimo um modelo de 200w a 250w por menos de R$200.

   Na época se esta fonte fosse eliminada do mercado seria muito difícil um usuário comum encontrar uma boa fonte para o seu pc comum, o que eu procurava era qualidade decente, baixo consumo e silêncio, que por sinal é notável nesta fonte, tenho uma também uma ocz que é considerada superior a esta VS e que nitidamente é mais ruidosa, a VS parece desligada.

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, marciors01 disse:

  Tenho duas VS450 segunda geração, esta mesma testada pelo teclab acredito que faz três anos, não jogo, apenas queria uma fonte de boa qualidade e com pfc ativo, na época não encontrei a vs350 que já seria mais do que suficiente para o meu uso, e somente para constar, onde moro a tensão é 220v.

   Pelo teste está comprovada que é uma boa fonte, e na época com excelente preço, não sei se as novas VS melhoraram de qualidade mas o que eu encontro tem preço praticamente igual ao da linha CX que em teoria é superior.

  Apesar do baixo preço e da qualidade decente acredito que esta fonte foi muito criticada por entusiastas, gamers, que não admitem que uma marca como a corsar faça algo que não seja top, mas ao menos esta era uma faixa de mercado que estava carente.

   Algo que sempre foi complicado aqui é comprar algo de qualidade decente para atender o consumidor comum, não seria nada mal haver fontes de 200w de boa qualidade, mais baratas que do que modelos mais potentes que atendem aos gamers direcionada ao usuário comum.

   Hoje não se encontra uma corsair por menos de R$230 a R$240, seria ótimo um modelo de 200w a 250w por menos de R$200.

   Na época se esta fonte fosse eliminada do mercado seria muito difícil um usuário comum encontrar uma boa fonte para o seu pc comum, o que eu procurava era qualidade decente, baixo consumo e silêncio, que por sinal é notável nesta fonte, tenho uma também uma ocz que é considerada superior a esta VS e que nitidamente é mais ruidosa, a VS parece desligada.

   

 

Relendo o tópico e pensando melhor... Dizer que as VS são boas acho que é algo vai também muito para a outra ponta.

 

Leve em conta que isso é uma fonte de regulação de tensão agrupada, então existe uma sensibilidade maior na linha de +12 V em relação à carga aplicada na linha de +5 V. E os (poucos) testes que vejo têm um tendência a aplicar cargas maiores na linha de +5 V, na casa dos 10 A. Quando você aumenta a carga da linha de +5 V em uma fonte de regulação de tensão agrupada, ainda que sem alterar a carga na linha de +12 V, a tensão desta última sobe. Então você consegue passar a impressão de resultados melhores, ainda que não seja essa a realidade. O modelo de 450 ainda  pode até passar em um teste de carga cruzada com máxima carga na linha de +12 V e carga mínima na linha de +5 V.... Vide o que eu disse no post #13, aquilo ali ainda continua valendo.

 

Eu diria que 450 W é o limite dessa plataforma (CWT GPM). Acima disso, acredito que a regulação de tensão dela na linha de +12 V só tende a piorar e aí é melhor evitar. Eu não indicaria isso não.

 

E quanto a fazer fontes para o "usuário comum"... Aí você entra com uma boa questão... O usuário comum não precisa de fontes na faixa de potência dessas Corsair VS. 350, 450, 550 e até 650 W são um tremendo exagero. Isso geralmente é potência para PCs gamers mid ou mesmo high-end, ou seja, a fonte está tentando se voltar para um mercado... ... que não deveria ser o mercado dela!!! Aí a coisa só piora.

 

Eu acredito que o mercado de fontes de uma forma geral já não se importa mais com o "usuário comum", que só tem um PC simples sem placa de vídeo ou no muito com uma que não demanda mais do que 75 W. Provavelmente esse usuário não vai montar seu próprio PC, já vai comprar ele pronto de alguma marca "de grife" (como HP, Dell, Lenovo, etc) e pronto. Interessante notar que muitas vezes esses PCs dessas marcas usam fontes de padrões diferentes do ATX12V e geralmente com gabinetes mais compactos. Eu pessoalmente acho que esse mercado de PC básico usando PC com gabinete estilo torre média e fonte padrão ATX12V está na UTI. No muito você vai ter os de minitorres. Quem usa gabinetes e fontes desse padrão é outro público (pelo menos isso é o que as marcas de fontes de varejo acreditam). Pessoalmente eu não montaria um PC básico para mim usando um gabinete de torre (acho que nem mesmo se fosse um PC gamer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Internet disse:

 

  

    Comprei uma boa fonte porque sei que se a energia possuir boa qualidades as peças o pc tenderão a durar mais,  tenho um gabinete torre com aberturas na parte superior porque eu quero que a temperatura fique baixa, isso ajuda a conservar as peças, e além disso uma temperatura mais baixa fará o cooler funcionar em rotação também mais baixa ficando mais silencioso, não acho que seja uma boa ideia um gabinete pequeno e fechado.

 

    Mas simplificando, apesar de não jogar eu não sou cego e também não gosto de porcaria, não gosto de pc se arrastando e fazendo ruído, e muito menos sabendo que dentro do gabinete a temperatura está alta,  tenho um fx6300 com 8gb de memória e um hd SSD da intel série 540.

 

    Considerando o desempenho que tenho hoje para uso normal nada justifica um upgrade e possívelmente por muito anos ele ainda será um pc rápido, então eu quero de dure e não será com uma fonte vagabunda que conseguirei isso.

 

    Claro que eu não necessita de uma fonte de 450w, ou 350w,  200w ou 250w estaria bom mas ao menos quando

comprei não existia uma fonte mais fraca que prestasse, como queria algo decente precisei comprar esta de 450w.

    

    Sobre a parte técnica do teu post não tenhoa condições de discutir, não é a minha área, mas nos testes que vi não me pareceu haver nenhuma indicação de que a fonte é ruim, longe disso.

                

10 horas atrás, Internet disse:

   

     

 

   

 

Relendo o tópico e pensando melhor... Dizer que as VS são boas acho que é algo vai também muito para a outra ponta.

 

Leve em conta que isso é uma fonte de regulação de tensão agrupada, então existe uma sensibilidade maior na linha de +12 V em relação à carga aplicada na linha de +5 V. E os (poucos) testes que vejo têm um tendência a aplicar cargas maiores na linha de +5 V, na casa dos 10 A. Quando você aumenta a carga da linha de +5 V em uma fonte de regulação de tensão agrupada, ainda que sem alterar a carga na linha de +12 V, a tensão desta última sobe. Então você consegue passar a impressão de resultados melhores, ainda que não seja essa a realidade. O modelo de 450 ainda  pode até passar em um teste de carga cruzada com máxima carga na linha de +12 V e carga mínima na linha de +5 V.... Vide o que eu disse no post #13, aquilo ali ainda continua valendo.

 

Eu diria que 450 W é o limite dessa plataforma (CWT GPM). Acima disso, acredito que a regulação de tensão dela na linha de +12 V só tende a piorar e aí é melhor evitar. Eu não indicaria isso não.

 

E quanto a fazer fontes para o "usuário comum"... Aí você entra com uma boa questão... O usuário comum não precisa de fontes na faixa de potência dessas Corsair VS. 350, 450, 550 e até 650 W são um tremendo exagero. Isso geralmente é potência para PCs gamers mid ou mesmo high-end, ou seja, a fonte está tentando se voltar para um mercado... ... que não deveria ser o mercado dela!!! Aí a coisa só piora.

 

Eu acredito que o mercado de fontes de uma forma geral já não se importa mais com o "usuário comum", que só tem um PC simples sem placa de vídeo ou no muito com uma que não demanda mais do que 75 W. Provavelmente esse usuário não vai montar seu próprio PC, já vai comprar ele pronto de alguma marca "de grife" (como HP, Dell, Lenovo, etc) e pronto. Interessante notar que muitas vezes esses PCs dessas marcas usam fontes de padrões diferentes do ATX12V e geralmente com gabinetes mais compactos. Eu pessoalmente acho que esse mercado de PC básico usando PC com gabinete estilo torre média e fonte padrão ATX12V está na UTI. No muito você vai ter os de minitorres. Quem usa gabinetes e fontes desse padrão é outro público (pelo menos isso é o que as marcas de fontes de varejo acreditam). Pessoalmente eu não montaria um PC básico para mim usando um gabinete de torre (acho que nem mesmo se fosse um PC gamer).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2017 às 17:34, marciors01 disse:

Comprei uma boa fonte porque sei que se a energia possuir boa qualidades as peças o pc tenderão a durar mais, tenderão a durar mais,  tenho um gabinete torre com aberturas na parte superior porque eu quero que a temperatura fique baixa, isso ajuda a conservar as peças, e além disso uma temperatura mais baixa fará o cooler funcionar em rotação também mais baixa ficando mais silencioso, não acho que seja uma boa ideia um gabinete pequeno e fechado

 

Mas simplificando, apesar de não jogar eu não sou cego e também não gosto de porcaria, não gosto de pc se arrastando e fazendo ruído, e muito menos sabendo que dentro do gabinete a temperatura está alta,  tenho um fx6300 com 8gb de memória e um hd SSD da intel série 540.

 

    Considerando o desempenho que tenho hoje para uso normal nada justifica um upgrade e possívelmente por muito anos ele ainda será um pc rápido, então eu quero de dure e não será com uma fonte vagabunda que conseguirei isso.

 

Não necessariamente um gabinete torre vai se sair melhor do que os de outros formatos em termos de refrigeração, mas isso é uma outra história.

 

Em 12/02/2017 às 17:34, marciors01 disse:


   

  Claro que eu não necessita de uma fonte de 450w, ou 350w,  200w ou 250w estaria bom mas ao menos quando

comprei não existia uma fonte mais fraca que prestasse, como queria algo decente precisei comprar esta de 450w.

 

Taí o problema desse tipo de mercado. As marcas entendem que quem costuma comprar fonte retail é o público gamer, não um usuário correndo atrás de um PC básico para uso doméstico. Como se não bastasse isso, esse público gamer muitas vezes não tem noção nenhuma a respeito de dimensionamento de potência de fonte, o pessoal simplesmente vai e compra o máximo de potência que puder. Até aqui nessa área do fórum você vai notar isso, muitas vezes o pessoal aqui entra querendo comprar uma determinada potência de fonte, muito acima do necessário e não há forma de convencer do contrário, mesmo discriminando o consumo de cada componente, o pessoal sempre quer comprar uma fonte de maior potência com escusas como "futuros upgrades" ou simplesmente porque sim. De outro lado, convenhamos também: muitas das pessoas que indicam fontes pelos fóruns conhece apenas alguns poucos modelos e indica esses poucos modelos que conhece na base da tese de que um tamanho dá para todos, sem fazer as checagens adequadas. Ou simplesmente indicam porque viu fulano ou beltrano indicando. E aí erram no dimensionamento, tanto para mais, quanto também para menos.

 

Daí as marcas passaram a se interessar mais em colocar mais potência, e aí, você já entende onde a coisa vai parar.

 

E aí desse ponto é que surge o problema: as faixas de potência da Corsair VS são muito altas para um PC básico. Muita gente então associa esse tipo de fonte, em conjunto com a marca Corsair em si, com uma fonte para PCs de alto desempenho. Por isso que eu digo que esse é um produto que tenta se posicionar em um mercado que não é o mercado dela. Inclusive usando uma plataforma que me parece inadequada para a potência que ela oferece.

 

E aí você pergunta: então que fontes ATX12V retail servem para um PC básico? A resposta acaba sendo praticamente nenhuma. Isso é um nicho onde ninguém mais se interessa. O máximo que eu vejo disso aqui no Brasil são as FSP 250-60GHN e a Cougar A350 v3. E ainda são exageradas em termos de potência. Onde você acha elas? Pouquíssimos lugares.

 

 

Em 12/02/2017 às 17:34, marciors01 disse:

    

    Sobre a parte técnica do teu post não tenhoa condições de discutir, não é a minha área, mas nos testes que vi não me pareceu haver nenhuma indicação de que a fonte é ruim, longe disso.

 

Realmente fica complicado ter certeza em função de que ninguém fez testes de cargas cruzadas com elas. Mas os valores baixos de tensão na linha de +12 V que ocorrem mesmo com uma alta carga na linha de +5 V já levantam uma certa suspeita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Internet disse:

 

Não necessariamente um gabinete torre vai se sair melhor do que os de outros formatos em termos de refrigeração, mas isso é uma outra história.

 

Considerando os gabinetes pequenos que eu conheço sim, dependendo gabinete torre a refrigeração é melhor, em um espaço pequeno o calor fica mais concentrado, além disso não lembro de ver gabinete pequeno com o topo aberto como o V3 que tenho, tu pode compensar com uma ventoinha girando alucinada mas elas irão produzir ruído.

  Com este V3 eu até desliquei a ventoinha traseira, já que não jogo e não faço overclock, e o gabinete trabalha frio, se tu colocar a mão no topo onde tem as aberturas o ar não fica nem morno, fica um pouco menos do que gelado apenas.

  O único contra é que ele rapidamente fica com muito pó e preciso limpar de tempos em tempos.

   

Citação

 

 

Taí o problema desse tipo de mercado. As marcas entendem que quem costuma comprar fonte retail é o público gamer, não um usuário correndo atrás de um PC básico para uso doméstico. Como se não bastasse isso, esse público gamer muitas vezes não tem noção nenhuma a respeito de dimensionamento de potência de fonte, o pessoal simplesmente vai e compra o máximo de potência que puder. Até aqui nessa área do fórum você vai notar isso, muitas vezes o pessoal aqui entra querendo comprar uma determinada potência de fonte, muito acima do necessário e não há forma de convencer do contrário, mesmo discriminando o consumo de cada componente, o pessoal sempre quer comprar uma fonte de maior potência com escusas como "futuros upgrades" ou simplesmente porque sim. De outro lado, convenhamos também: muitas das pessoas que indicam fontes pelos fóruns conhece apenas alguns poucos modelos e indica esses poucos modelos que conhece na base da tese de que um tamanho dá para todos, sem fazer as checagens adequadas. Ou simplesmente indicam porque viu fulano ou beltrano indicando. E aí erram no dimensionamento, tanto para mais, quanto também para menos.

 

Daí as marcas passaram a se interessar mais em colocar mais potência, e aí, você já entende onde a coisa vai parar.

 

E aí desse ponto é que surge o problema: as faixas de potência da Corsair VS são muito altas para um PC básico. Muita gente então associa esse tipo de fonte, em conjunto com a marca Corsair em si, com uma fonte para PCs de alto desempenho. Por isso que eu digo que esse é um produto que tenta se posicionar em um mercado que não é o mercado dela. Inclusive usando uma plataforma que me parece inadequada para a potência que ela oferece.

 

E aí você pergunta: então que fontes ATX12V retail servem para um PC básico? A resposta acaba sendo praticamente nenhuma. Isso é um nicho onde ninguém mais se interessa. O máximo que eu vejo disso aqui no Brasil são as FSP 250-60GHN e a Cougar A350 v3. E ainda são exageradas em termos de potência. Onde você acha elas? Pouquíssimos lugares.

 

 

 

Realmente fica complicado ter certeza em função de que ninguém fez testes de cargas cruzadas com elas. Mas os valores baixos de tensão na linha de +12 V que ocorrem mesmo com uma alta carga na linha de +5 V já levantam uma certa suspeita.

     

    Pois é, como comentei se  eu quiser uma fonte mais fraca e de qualidade não encontro, então resta utilizar uma destas mais fortes, e para o meu uso que não exige nada desta fonte tenho certeza de que é mais do que suficiente, ela deve estar trabalhando fria e a durabilidade será muito boa caso não aconteça algum pico de energia.

   Não consigo pensar em uma solução melhor para o meu uso, seria absurdo eu gastar mais em uma fonte mais cara ainda para alguém que não joga, que não exige nada da fonte.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...