Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dividir Banda de Internet


Ir à solução Resolvido por felipeap92,

Posts recomendados

Ola, a situação é a seguinte, eu divido a internet com 7 pessoas, no qual são utilizados 2 roteadores + modem que funciona como roteador também. Eles estão ligados juntos, assim 2 pessoas usando o modem, 3 um roteador e outras 2 outro roteador. Eu gostaria de saber se teria como dividir a banda por igual ou limitar a banda conforme o numero de computadores conectados na rede wireless. Por exemplo, a internet é de 15mb, se 3 PC conectar na rede, vai 5mb para cada um, se 5 PC conectar vai 3mb pra cada, etc.. Ou se tiver como fazer uma limitação mais simples já iria ajudar também. Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O roteador principal da sua rede deve ter uma função chamada QOS, alguns roteadores não tem isso ai fica impossível você definir quantidade de banda pra um determinado ip local, se nenhum dos seus roteadores tiver essa função, você terá que comprar um novo pra conseguir fazer isso.

A melhor escolha no seu caso é usar seu modem em modo bridge conectado apenas um roteador que tenha a função QOS, esse roteador vai fazer a autenticação (se você usa DSL) e vai definir o dhcp da rede local no roteador e não no modem. Se precisar expandir o sinal seja por wireless ou cabo de rede use os outros roteadores apenas como switch com o dhcp desligado. Muitas vezes nem é necessário mais de um roteador.

Fale marca e modelo de todos seus modens e roteadores que fica mais fácil pra um possível tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O roteador principal da sua rede deve ter uma função chamada QOS, alguns roteadores não tem isso ai fica impossível você definir quantidade de banda pra um determinado ip local, se nenhum dos seus roteadores tiver essa função, você terá que comprar um novo pra conseguir fazer isso.

A melhor escolha no seu caso é usar seu modem em modo bridge conectado apenas um roteador que tenha a função QOS, esse roteador vai fazer a autenticação (se você usa DSL) e vai definir o dhcp da rede local no roteador e não no modem. Se precisar expandir o sinal seja por wireless ou cabo de rede use os outros roteadores apenas como switch com o dhcp desligado. Muitas vezes nem é necessário mais de um roteador.

Fale marca e modelo de todos seus modens e roteadores que fica mais fácil pra um possível tutorial.

Segue a baixo algumas informações sobre os reteadores, modem e internet:

-> Internet 15mb da Sercomtel

-> Modem + Roteador 1: Seria o modem porém ele funciona como roteador com rede wireless

Modelo: D-Link DSL-2730B

-> Roteador 2:

Modelo: Tp-Link TL-WR841N / TL-WR841ND

Esta como switch

-> Roteador 3:

Modelo: D-Link WBR-1310

Eu sei que no modem e no roteador tem a opção QoS, no roteador 3 preciso pegar a senha com o pessoal q usa ele para verificar. Nao sei dizer também se o roteador 3 esta como switch (pelo fato de nao ter acesso, por em quanto) e se o modem esta como bridge (como faço para verificar?). Se fizer bridge nao vai desconfigurar o modem?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É preciso fazer a seguinte configuração:

Internet (Modem Roteador) -> Roteador QoS -> Clientes

Porque desta forma todos os clientes passam pelo roteador e você pode fazer o controle.

Você pode até usar o roteador do seu modem, mas para um controle melhor da banda o ideal é que todos passem a acessar depois do roteador QoS, ou seja, mesmo que o modem seja roteador, você descartaria esta função e atribuiria para o novo roteador QoS.

São diversas vantagens que você ganha com o Roteador QoS, sendo elas:

1. Como a internet está compartilhada, você pode cadastrar o MAC do roteador e atribuir uma banda a ele.

2. Restringir acesso apenas para os MACs cadastrados, assim se alguém tentar pegar o sinal de internet, pode até conseguir o IP, mas não consegue acessar a internet.

3. Depois do MAC do roteador, cada um vai ter que se virar. Por exemplo se você compartilha com 3 vizinhos, mas você tem 2 clientes outro 3 e outro 3. Sem o QoS, o IP funciona no melhor esforço. Com o QoS, você atribui por exemplo 4 MB para cada vizinho, assim se um deles tiver um computador que está puxando mais, ele vai sentir e ter que manerar pois só teria 4 MB para utilizar.

No atual, pelo que entendo está assim:

Internet (Modem Roteador) -> Clientes + Roteador QoS -> Clientes + Roteador

Assim os que estão conectados não possuem grandes restrições e como explicado acima aqueles que se esforçarem mais terão vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo faça um backup das configurações do seu modem DSL-2730B, procure lá em Management, pois se der algum problema e você não souber como resolver é só apertar aquele botão reset com uma ponta de uma caneta e fazer update das configurações que estavam antes. Lembre que você pode fazer isso também nos outros roteadores (menos talvez nos que estão em modo switch que devem estar com DHCP desligado impossibilitando o acesso as configurações).

Pelos equipamentos que você tem aí, o melhor roteador é o Tp-Link TL-WR841N, recomendo usar ele para autenticar sua internet e como único roteador de todas as conexões. Ele possui um QOS bem mais simples de configurar mas nesse modelo ele é chamado de Bandwidth Control.

Vá nas configurações do seu modem 2730B, em Advanced Setup e em WAN Service, coloca seu modem em modo bridge por ali (ali que você verifica que modo está o seu modem, se você usa DSL provável que está com PPPoE ativado, mas lembre que você precisa saber seu usuário e senha de autenticação da internet pra autenticar pelo WR841N depois).

Conecte um cabo de rede da porta LAN do 2730B a porta WAN do WR841N. Va nas configurações do WR841N, em Quick Setup, selecione PPPoE e coloque usuário e senha de autenticação da sua DSL, depois configure a wireless dele da forma que você preferir.

Seus dois equipamentos que você já tem acesso já devem estar configurados e funcionando, pegue o cabo de rede do WBR-1310 e conecte a uma porta Lan do WR841N.

Se você puder entrar nas configurações do WBR-1310 (não esqueça de fazer backup dele também) Recomendo deixar ele em modo switch desligando o DHCP e conectando o WR841N na porta LAN do WBR-1310 ao invés da WAN.

Com os 3 equipamentos funcionando e configurados da forma que falei agora é hora de ir controlar a banda para todos os computadores de sua rede. Para fazer isso de modo mais eficiente eu recomendo fixar um ip local pra cada equipamento da rede.

Va nas configurações do WR841N em DHCP depois em Address Reservation, você vai precisar saber o endereço MAC de cada equipamento conectado, você pode pegar o endereço MAC de todos os computadores ali em DHCP Clients List, mas todos os computadores precisam estar ligados e conectados pra você saber o endereço mac de todos eles.

Sabendo o endereço MAC reserve um ip para cada endereço MAC da sua rede, por exemplo 192.168.1.100 para o seu computador, 192.168.1.101 para o computador do vizinho e assim por diante. Dessa forma todos os computadores vão sempre pegar o mesmo ip local.

Com isso configurado você pode definir lá em Bandwidth Control a banda para cada endereço de ip local da sua rede. Em Bandwidth Control va em Control Settings e ative esse recurso marcando Enable. Em Engress coloque o valor do upload total de sua internet e em Ingress coloque o valor total do download de sua internet, em kbps.

Depois de ativado va em Rules List e lá va adicionando uma rule para cada IP da sua rede e defina o Ingress e Engress que você quer para tal IP, por exemplo IP 192.168.1.104 fica com 2000kbps de download e 300kbps de upload (lembrando que Engress é o upload e Ingress é o download).

Com isso cada computador conectado a sua rede vai ter a banda que você definir ali em Bandwidth Control no Tp-Link TL-WR841N.

Se ainda tiver alguma dúvida pode perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Antes de tudo faça um backup das configurações do seu modem DSL-2730B, procure lá em Management, pois se der algum problema e você não souber como resolver é só apertar aquele botão reset com uma ponta de uma caneta e fazer update das configurações que estavam antes. Lembre que você pode fazer isso também nos outros roteadores (menos talvez nos que estão em modo switch que devem estar com DHCP desligado impossibilitando o acesso as configurações).

Pelos equipamentos que você tem aí, o melhor roteador é o Tp-Link TL-WR841N, recomendo usar ele para autenticar sua internet e como único roteador de todas as conexões. Ele possui um QOS bem mais simples de configurar mas nesse modelo ele é chamado de Bandwidth Control.

Vá nas configurações do seu modem 2730B, em Advanced Setup e em WAN Service, coloca seu modem em modo bridge por ali (ali que você verifica que modo está o seu modem, se você usa DSL provável que está com PPPoE ativado, mas lembre que você precisa saber seu usuário e senha de autenticação da internet pra autenticar pelo WR841N depois).

Conecte um cabo de rede da porta LAN do 2730B a porta WAN do WR841N. Va nas configurações do WR841N, em Quick Setup, selecione PPPoE e coloque usuário e senha de autenticação da sua DSL, depois configure a wireless dele da forma que você preferir.

Seus dois equipamentos que você já tem acesso já devem estar configurados e funcionando, pegue o cabo de rede do WBR-1310 e conecte a uma porta Lan do WR841N.

Se você puder entrar nas configurações do WBR-1310 (não esqueça de fazer backup dele também) Recomendo deixar ele em modo switch desligando o DHCP e conectando o WR841N na porta LAN do WBR-1310 ao invés da WAN.

Com os 3 equipamentos funcionando e configurados da forma que falei agora é hora de ir controlar a banda para todos os computadores de sua rede. Para fazer isso de modo mais eficiente eu recomendo fixar um ip local pra cada equipamento da rede.

Va nas configurações do WR841N em DHCP depois em Address Reservation, você vai precisar saber o endereço MAC de cada equipamento conectado, você pode pegar o endereço MAC de todos os computadores ali em DHCP Clients List, mas todos os computadores precisam estar ligados e conectados pra você saber o endereço mac de todos eles.

Sabendo o endereço MAC reserve um ip para cada endereço MAC da sua rede, por exemplo 192.168.1.100 para o seu computador, 192.168.1.101 para o computador do vizinho e assim por diante. Dessa forma todos os computadores vão sempre pegar o mesmo ip local.

Com isso configurado você pode definir lá em Bandwidth Control a banda para cada endereço de ip local da sua rede. Em Bandwidth Control va em Control Settings e ative esse recurso marcando Enable. Em Engress coloque o valor do upload total de sua internet e em Ingress coloque o valor total do download de sua internet, em kbps.

Depois de ativado va em Rules List e lá va adicionando uma rule para cada IP da sua rede e defina o Ingress e Engress que você quer para tal IP, por exemplo IP 192.168.1.104 fica com 2000kbps de download e 300kbps de upload (lembrando que Engress é o upload e Ingress é o download).

Com isso cada computador conectado a sua rede vai ter a banda que você definir ali em Bandwidth Control no Tp-Link TL-WR841N.

Se ainda tiver alguma dúvida pode perguntar.

Muito obrigado pela explicacao! Muito detalhada e simples de entender. Vou fazer isso mesmo então e ver se resolve o problema fazer essa limitacao na internet. Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP

Saudações

 

Agradeço se puderem me ajudar...

 

Tenho o modem wireless TD-W8960N.

 

No meu modem. nã há a opção ''Address Reservation''  em DHCP...

 

Alguém  sabe se eu atualizar software do meu modem, terá essa opção?

 

Qual a revisão de seu produto?

 

Na verdade o nome que pode aparecer é Static IP Lease List que tem o mesmo que o Reservation.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Ola a todos, estou reabrindo este tópico pois estou com uma situação parecida com a do felipeap92, possuo um modem D-link 2730b, um roteador TP-Link TL-WR841N e um D-Link DIR 300 (vizinho).

- Gostei muito do tutorial do Crisbnu e vou segui-lo, mas gostaria de uma alteração que não sei se poderá ser possível.

- Minha internet é de 10Mb, gostaria de definir uma velocidade de 5Mb para o DIR-300 (roteador do vizinho), onde o vizinho poderia dar a senha do wifi dele para quem ele quiser sem interferir na minha internet (ficando somente com os 5Mb dele).

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!