Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs


NyanDere

Posts recomendados

Pessoal, estou com uma dúvida, já li e reli este e outros tópicos, mas a dúvida ainda persiste:

Tenho um notebook que veio de fábrica com Windows 8 utilizando o sistema UEFI e GPT. Logo que comprei já dividi o HD, deixando uma partição só para meus dados. Porém agora desejo remover o Windows 8 e instalar o Windows 7, mas não tenho onde fazer backup de meus dados.

É possível formatar só a partição do sistema para instalar o Windows 7, mantendo assim o sistema UEFI e GPT, sem ter que zerar o HD?

Desde já, obrigado pelos esclarecimentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

uma curiosidade que me bateu me digam uma coisa como fica usar no SSD particao compactada do NTFS será q fica bem mais devagar mesmo num ssd? no hd ja sei q fica bem mais lento e num ssd? alguem ja fez esse teste??

de repente pessoa tem ssd 60gb usando NTFS compactado poderia ganhar bastante espaco agora so vendo essa parte da velocidade que ficaria teria q alguem testar em HD nao recomendo usar q fica devagar demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Conforme você pediu.

 

vc53.jpg

 

 

Conforme eu havia dito vamos continuar o assunto por aqui...

 

Bom, pelas imagem que você postou Sua controladora está usando o Driver genérico, aquele instalado pelo Windows. Para que o desempenho seja satisfatório você tem que instalar o Driver do Chipset da Placa mãe. Nele contém os Drives da controladora.

 

Veja ai por exemplo o meu, que usa uma controladora intel. Veja mais ou menos como deveria aparecer pra você:

 

cz91.jpg

 

 

 

Para baixa-los eu sempre uso algum programa que procure esses drives como o: Slim Driver ou o  Driver Easy. Particularmente prefiro o Slim Driver pois ele instala tudo de forma automática. No Driver Easy você tem que instalar manualmente.

 

Nas opções que tiver para baixar, procure pelo nome ChipSet. Antes de realizar qualquer atualização dos drivers, faça os velhos procedimentos de segurança; Back up dos dados, Back up dos Drivers, Criação de um ponto de restauração.

 

Depois que instalar tudo, volte la no gerenciador do windows e veja o que aparece em "Controladores IDE".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme eu havia dito vamos continuar o assunto por aqui...

 

Bom, pelas imagem que você postou Sua controladora está usando o Driver genérico, aquele instalado pelo Windows. Para que o desempenho seja satisfatório você tem que instalar o Driver do Chipset da Placa mãe. Nele contém os Drives da controladora.

 

Veja ai por exemplo o meu, que usa uma controladora intel. Veja mais ou menos como deveria aparecer pra você:

 

cz91.jpg

 

 

 

Para baixa-los eu sempre uso algum programa que procure esses drives como o: Slim Driver ou o  Driver Easy. Particularmente prefiro o Slim Driver pois ele instala tudo de forma automática. No Driver Easy você tem que instalar manualmente.

 

Nas opções que tiver para baixar, procure pelo nome ChipSet. Antes de realizar qualquer atualização dos drivers, faça os velhos procedimentos de segurança; Back up dos dados, Back up dos Drivers, Criação de um ponto de restauração.

 

Depois que instalar tudo, volte la no gerenciador do windows e veja o que aparece em "Controladores IDE".

Se sua placa for a da assinatura (Asus M4a88T-M ), só procurar no site da Asus para baixar o driver mais atual da controladora. Mas eu acho estranho. No meu caso aqui mesmo com o genérico logo após a instalação do SO, não tive problemas de lentidão assim. Tanto que após instalar o driver da controladora não notei diferença alguma na inicialização. Mas de qualquer forma, como é uma placa mais antiga pode ser o driver mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua placa for a da assinatura (Asus M4a88T-M ), só procurar no site da Asus para baixar o driver mais atual da controladora. Mas eu acho estranho. No meu caso aqui mesmo com o genérico logo após a instalação do SO, não tive problemas de lentidão assim. Tanto que após instalar o driver da controladora não notei diferença alguma na inicialização. Mas de qualquer forma, como é uma placa mais antiga pode ser o driver mesmo.

 

Sim, mas o problema é que existem duas controladoras: a Marvell e a Intel. A Intel é uma boa controladora, mesmo com drives genéricos ela funciona bem, a sua provavelmente deve ser Intel.

 

Ja a Marvell, nem com os drives correto ela tem jeito. Tem casos que ela acrescenta 30-50 Segundos de boot, de tão ruim que é.... Tanto é que nesse mesmo tópico tem dicas(quesito nº 7) informando que não se deve colocar SSD nesse tipo de porta.

 

Daí algumas Placa Mãe vem com essas duas controladoras juntas. Então Minha teoria é de que ele tenha colocado o SSD em uma porta com controladora Marvell.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas o problema é que existem duas controladoras: a Marvell e a Intel. A Intel é uma boa controladora, mesmo com drives genéricos ela funciona bem, a sua provavelmente deve ser Intel.

 

Ja a Marvell, nem com os drives correto ela tem jeito. Tem casos que ela acrescenta 30-50 Segundos de boot, de tão ruim que é.... Tanto é que nesse mesmo tópico tem dicas(quesito nº 7) informando que não se deve colocar SSD nesse tipo de porta.

 

Daí algumas Placa Mãe vem com essas duas controladoras juntas. Então Minha teoria é de que ele tenha colocado o SSD em uma porta com controladora Marvell.

Não me lembrava disso! Aqui também, só dá pau quando coloco nas portas controladas pelo chipset Marvell que no meu caso são 2 portas cinzas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de ativar essas portas MArvell o boot já demora porque o setup vai iniciar/carregar essa 'descontroladora'. Além dela ter desempenho questionável, como dito. Até ASMedia consegue ser pouco melhor.

Vale lembrar: quantos mais recursos no SETUP do BIOS tiverem que ser carregados, mais lento será. RAID, LAN, UEFI, USB, controladoras terceiros, OC, Monitoramento, etc...

 

Eu tenho RAID e o setup faz todo carregamento/leitura do serviço/discos/arranjos. No escritório, o BIOS pobre das placas Intel ajudam a acelerar. Até HDD inicia com ~30s.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme eu havia dito vamos continuar o assunto por aqui...

 

Bom, pelas imagem que você postou Sua controladora está usando o Driver genérico, aquele instalado pelo Windows. Para que o desempenho seja satisfatório você tem que instalar o Driver do Chipset da Placa mãe. Nele contém os Drives da controladora.

 

Veja ai por exemplo o meu, que usa uma controladora intel. Veja mais ou menos como deveria aparecer pra você:

 

cz91.jpg

 

 

 

Para baixa-los eu sempre uso algum programa que procure esses drives como o: Slim Driver ou o  Driver Easy. Particularmente prefiro o Slim Driver pois ele instala tudo de forma automática. No Driver Easy você tem que instalar manualmente.

 

Nas opções que tiver para baixar, procure pelo nome ChipSet. Antes de realizar qualquer atualização dos drivers, faça os velhos procedimentos de segurança; Back up dos dados, Back up dos Drivers, Criação de um ponto de restauração.

 

Depois que instalar tudo, volte la no gerenciador do windows e veja o que aparece em "Controladores IDE".

 

 

Se sua placa for a da assinatura (Asus M4a88T-M ), só procurar no site da Asus para baixar o driver mais atual da controladora. Mas eu acho estranho. No meu caso aqui mesmo com o genérico logo após a instalação do SO, não tive problemas de lentidão assim. Tanto que após instalar o driver da controladora não notei diferença alguma na inicialização. Mas de qualquer forma, como é uma placa mais antiga pode ser o driver mesmo.

 

Na verdade esse drive do chipset foi instalado pelo Drive Pack Solution, tem a mesma função do Slim e do drive easy, porém mais prático pois já possui os drives armazenados em seu banco de dados, sendo assim dispensando

a conexão com a internet.

O que achei estranho foi o seguinte,eu já tinha a versão mais recente do chipset e já até instalei (inclusive instala pelo Catalyst) e mesmo assim nada mudou.

Vou usar o método do Slimdrive e ver o que acontece.

Obrigado pelas dicas

 

@Edit: Por incrível que pareça o Slimdrive baixou uma versão diferente do Catalyst. Durante a instalação ele instalou 6 programas diferentes ao contrário do drive que eu tinha baixado que instalou apenas 2.

Vejam na imagem o detalhe da controladora

 

bkn2.jpg

 

Sua dica foi incrível.

Tempo de boot caiu de 120 para 20 segundos.

Mais uma vez muito obrigado.

 

Problema mais que resolvido

Forte abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A. Instalando os drivers SATA e de chipset mais novos (Para SSDs e HDs)

Isto vai assegurar que seu SSD/HD rode em estado pleno. Os drivers Intel e AMD mais novos suportam TRIM, mas o suporte a TRIM para SSDs em modo RAID é apenas suportado pela controladora Intel 6GB/s atualmente. Para deixar as coisas claras, quando o modo SATA está em RAID porém o SSD não faz parte de um volume RAID, o TRIM é suportado mesmo pelas controladoras mais fracas. Se o SSD fizer parte de um volume RAID, a uma controladora mais limitada não irá permitir que o comando TRIM funcione.

  • Para sistemas AMD, use o drive de chipset mais novo no link ao lado. (link)
  • Para sistemas Intel, use o drive Rapid Storage Tecnology mais novo no link ao lado. (link) (Organizado por datas)
  • Para outras controladoras, clique ao lado. (link)

B. Mover a pasta do Usuário para o HD secundário

  • Vá para a sua pasta com o nome do Usuário (Menu Iniciar > Nome do usuário, logo abaixo da foto)
  • Clique com o botão direito na pasta que você deseja mover (ex.: a pasta “Imagens”)
  • Clique em “Propriedades”
  • Clique na aba “Local”
  • Mude o local da pasta clicando “Mover...” e selecionando o destino (ex. “D:\Imagens).
Nota 1: Se existir duas das mesmas pastas na pasta do usuário após modificado o destino (ex.: Documentos “A” e Documentos “B”), você deve deletar a pasta vazia localizada no drive C (pode precisar entrar no modo de segurança para deletá-lo). Não delete as outras pastas do Usuário, apenas delete as duplicatas que foram criadas dentro da pasta do Usuário.

Nota 2: Se a pasta que você está criando já existe, você pode desejar mesclar o conteúdo das pastas.

 

A. Esses drivers são para os HDD funcionarem de forma adequada (ou pelo menos como planejado pelo fabricente) ?

B. Não consegui fazer isso aqui no meu PC, alguma ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A. Esses drivers são para os HDD funcionarem de forma adequada (ou pelo menos como planejado pelo fabricente) ?

B. Não consegui fazer isso aqui no meu PC, alguma ajuda?

 

A. Justamente, a controladora age de maneira a aproveitar todo o potencial do seu SSD.

B. Aconteceu o mesmo comigo, consegui resolver usando o programa Slimdrive que baixa e instala a versão atualizada da controladora. Faça o teste, pode ser que funcione.

 

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Comprei meu primeiro SSD que ainda não chegou, mas já estou lendo aqui as dicas para instalação do Windows nele.
Foi colocado apenas os setores com tamanho de 4kb para a instalação do sistema sem a partição reservada do sistema e com ela ficou o padrão do windows de 512

Existe alguma diferença entre o padrão 512 e 4096?

@Dalai_Brahma vi que você tem um  Samsung 840 Evo, como você instalou o Windows nele, simplesmente ela não aparece na tela de instalação, no setup da bios sim.

 

Resolvido. Efetuando a instalando pelo pendrive ele não achava o SSD, e mostrava que faltava driver, mas pelo DVD foi de boa.
Até a net fica rápida. 
Show de bola usar SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma Pois é, é que pensei assim, vou comprar um HD de 1TB e ficar na mesma, então melhor pegar um SSD mesmo, a saúde do HD em alguns programas que usei está como ok, mais esse barulho de funcionamento não me parecia legal e eu percebia que nessas leituras ele não se comportava da mesma forma quando da compra dele e como ainda tenho um HD novo de 1TB externo USB, achei melhor mesmo investir no SSD.
E na pior das hipóteses se der pau nesse de 500GB ainda tenho o Externo.

Peguei o de 250GB que na verdade tem 232GB, que perda. as empresas são fogo, se te vende um HD 250GB coloca mais GB para com o desconto ficar com os 250GB.

Se deixar os jogos que tinha instalado da outra vez aqui eu ocupei 181GB, mas acho que alguns jogos que não uso on-line e no HD não sentia nenhum problema vou deixar no HD, Só o BF3 tem 20.6GB, sacanagem

Consegui instalar de boa com o DVD do Windows mesmo, com o pendrive dava erro, estranho isso. 
Acho que devo ter levado 1 hora para instalar Windows e o SP1, valeu a pena.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola pessoal , eu tenho uma duvida é o seguinte,eu tenho uma hd500gb, nele tenho instalado o windows 7, programas, e principalmente os arquivos de músicas filmes e séries. Agora eu comprei um SSD de 60gb, vou instalar o windows 7 com as dicas aqui postadas entre elas a de mudar o modo sata para AHCI. Minha dúvida é, eu vou poder acessar os arquivos de filme e musicas do HD antigo que foi instalado no modo sata IDE? ou seja o meu HD de 500GB vai ser reconhecido pelo windows instalado no SSd no modo AHCI. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@DJunqueira

Não. No próprio guia (1ª pág.) tem um link de um tutorial. Resumindo: você alterar no regedit, reinicia entra no BIOS e altera o modo para AHCI grava e reinicia. Pronto.

 

Configurando o Windows 7 para trabalhar com o modo AHCI

Já dentro do Windows, é preciso alterar “na mão” o driver que o sistema utiliza para se conectar com os discos (ou SSDs). Para fazer isso, você deve utilizar o editor de registro do Windows.

Pressione as teclas Win + R. Com isso, uma janela de comandos vai se abrir. Nessa tela, digite “regedit” (sem as aspas) e pressione Enter. Feito isso, a tela de edição do registo deve surgir na tela. O menu do lado esquerdo mostra as chaves principais, e a janela maior, do lado direito, exibe o conteúdo de cada uma dessas chaves.

76265437814162933.jpg?w=1040(Fonte da imagem: Tecmundo)

Dê um duplo clique em HKEY_LOCAL_MACHINE. Depois, selecione “SYSTEM”, em seguida abra o item “CurrentControlSet” e, para completar, “Services”.

Navegue até o item “msahci” e dê dois cliques sobre ele. Na tela da direita, o conteúdo da chave será exibido. Clique com o botão direito em “start” e selecione o item “Modificar”.

76265437814162956.jpg?w=1040(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em “Dados do valor” coloque “0” e confirme.

Feche o editor de registro e reinicie o computador. Retorne para a BIOS da máquina e, agora sim, selecione e ative o modo AHCI.

Assim que você reiniciar o Windows, o seu sistema operacional vai detectar novamente o HD e reinstalar todos os drivers necessários para que ele funcione. Talvez você precise reiniciar novamente o computador depois das configurações.

Quando tudo terminar, você poderá utilizar o seu PC normalmente e desfrutar das vantagens do modo AHCI.

 

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/hardware/37598-como-mudar-a-configuração-do-hd-para-ahci-depois-de-instalar-o-windows.htm

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ligou o SSd numa porta SATA III da controladora SB850 ou numa porta de chip embarcado?

Apesar de saber - até hoje - de que não diferença entre cabos SATA, a Asus diz enviar:

  • Accessories
    User's manual
    I/O Shield
    1 x UltraDMA 133/100 cable(s)
    2 x SATA 3Gb/s cable(s)
    1 x SATA 6Gb/s cable(s)
    1 x Q-connector(s) (2 in 1) *1

 

Qual usou? só por curiosidade...

 

E você definiu "modo SATA", no setup, como "IDE, AHCI ou RAID"? Para todas as portas ou é possível definir uma a uma?

Você precisa do modo AHCI para o SSD ter toda performance.. ou RAID, ao menos, pois, este usa o mesmo controle/driver AHCI.

Se definiste 'IDE' e instalasse o S.O., podes seguir o turorial do meu post anterior e trocar para AHCI (se seu setup permitir).

Para RAID, creio que o processo é o mesmo só precisa verificar o valor do parâmetro correto para "RAID", já que "0" (zero) é para AHCI e "1" é IDE.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...