Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dev-Pascal Runtime error 103


lvzz

Posts recomendados

Boa tarde, colegas computeiros!

Voltei a estudar Pascal, depois de alguns anos afastado dele, para tentar passar em uma disciplina na faculdade que ainda não fechei.

Depois de baixar e instalar o Dev-Pascal v1.9.2 e tentar fazer um simples exercício envolvendo vetores, deparei-me com um erro de tempo de execução que nunca havia visto antes. O código compila, mas é na hora de executar que aparece esse problema.

Pesquisei na rede e tudo o que consegui foram respostas sobre utilização errada de arquivos, mas como podem ver na foto que anexo meu código não utiliza nenhum comando que envolva arquivos.

Peço ajuda pois já exaustei minha paciência tentando fazer um compilador pascal funcionar direito!

Agradeço desde já. =]

post-222489-1388496356453_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

program vetores;

const max = 10;

type vetor = array [1..max] of integer;

var V: vetor;
m, cont: integer;

function Locate(var V:vetor; m:integer): integer;
var i: integer;
begin
for i:=1 to 10 do
begin
if (V[i] = m) then Locate := 1
else Locate := -1;
end;
end;

begin
writeln('Insira 10 valores para armazenar no vetor');
for cont:=1 to max do
begin
writeln('Posicao ',cont,': ');
readln(V[cont]);
end;
writeln('Agora, digite o numero que deseja buscar');
readln(m);
if (Locate(V,m) = 1) then writeln('O numero percente ao vetor')
else writeln(Locate(V,m));
readln;
end.

O problema não é nem o código, sabe. Até com um simples programa contendo só um writeln('Teste') apresenta o mesmo erro.

Não sei como, mas eu resolvi meu problema! =]

Obrigado, moderador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O problema não é nem o código, sabe. Até com um simples programa contendo só um writeln('Teste') apresenta o mesmo erro.

Não sei como, mas eu resolvi meu problema! =]

Obrigado, moderador.

Olá lvzz

Já resolveu? Então de boa... :D

De qualquer sorte, dê uma olhadinha neste link. Lá tem uma tabela de erros.. esse erro 103, equivale a File not open (arquivo não encontrado).

Creio que esse erro deve ter sido devido a uma "má" configuração do programa ou um bug qualquer... mas como já resolveu... :rolleyes:

Uma solução que tinha imaginado seria reinstalar o programa ou recriar o projeto.

Obs.: Creio que não necessariamente você precise de um projeto, bastaria criar um arquivos .pas avulso e pronto.

Se precisar de ajuda com o código é só falar... (Está precisando de alguns ajustes). Qualquer coisa, vai editando e testando e posta aqui as suas dúvidas

No aguardo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...