Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe risco de ligar o PC direto na tomada?


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Ja comprei o clean da sms mesmo e ja esta a caminho, achei muito barato na americanas, mas so mais uma duvida: Esse filtro pelo que eu andei lendo ele corta a energia caso a tensão da rede esteja muito baixa?!?

Dá para se ver ai, mais ou menos, as faixas de tensão aonde o mesmo libera a energia às tomadas onde ele bloqueia:

FiltroSMSCleanEnergygrficoderespostaauferido.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom seu texto, Kayke! Acerta em cheio o mito de não poder ligar direto na tomada.

Meu sonho é ver um dia a capa da Revista Info atacando frontalmente o mito dos estabilizadores, mas infelizmente sou pessimista quanto a isso, pois quem mantém essas (e todas) revistas são os anunciantes (marcas de estabilizador).

Ou seja, só mesmo um espaço sem fins lucrativos e que reúne gente boa como este Fórum poderia divulgar uma verdade inconveniente (para as empresas de estabilizador) como esta!

Tenho esperança, porém, já que em todos os fóruns que visito há alunos do Clube do Hardware divulgando a verdade libertadora. Eu mesmo sou um recém convertido/convencido.

Ao longo da história, a verdade sempre esteve com poucos antes de virar senso comum. Com esse assunto não é diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles sao úteis: mantém diversas fábricas presas ao passado lucrando com os desavisados :D

A alguns anos atrás, uma empresa brasileira, era sócia de uma empresa, salvo engano, israelense, fabricante de equipamentos de energia (acho que eram no-breaks), e vendeu a participacao dela lá para investir mais em fabricação de estabilizador aqui. Perai, se isso é estão bom e estão útil, porque nao vendem isso em Israel?

Aqui no Peru eu consigo estabilizador com a marca da minha empresa, vai saber em que fundo de quintal isso foi montado?

Basta também lembrar que a Microsol, que lucrou rios de dinheiro com seu famoso Módulo Isolador, de início tinha a intenção de fabricar placas de vídeo. Mas uma pesquisa de mercado a levou para caminho inteiramente diverso, os estabilizadores. E ela acertou em cheio na escolha. Lucrou no fim mais um oceano de dinheiro ao ser vendida para a APC, que nunca lançou tais tralhas lá fora, nos EUA e Europa. O governo incentiva, é o que gera impostos e empregos no país. Pequenas empresas, grandes negócios. Jornais, revistas e programas de tecnologia na TV se tornam cúmplices, o patrocínio é o que os mantém.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Após desligar o pc, devo desligar o filtro de linha ao qual o pc está conectado, ou posso deixá-lo ligado ?

Além do local que ele fica ser meio chato de ficar ligando e desligando toda hora, se eu desligar ele eu desligo junto o moder/roteador e fico sem internet em casa.

Deixa ligado, nao tem problema, salvo um pequeno consumo de energia, pois o computador fica em stand-by.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi, mas estando o filtro ligado, se houver algum surto de tensão, ele absorverá e algum componente se queimará, o que nao acontecerá se ele estiver desligado, certo ?

Suponho que sim. Para responder com certeza, só algum técnico em eletrônica. Mas já acho paranóia se preocupar com isso, deixe ligado e sejas feliz :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas estando o filtro ligado, se houver algum surto de tensão, ele absorverá e algum componente se queimará, o que nao acontecerá se ele estiver desligado, certo ?

Errado, pois o surto de qualquer forma deverá passar primeiro pelo filtro quer ligado ou não e em ambos os casos deverá funcionar as suas proteções.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, se a chave estiver desligada o surto vai parar ali.

Errado, pois a energia, os fios estão energizados, você acha por ex. que num caso de surto por volta de 10.000v ou coisa parecida esta energia atravessa tudo o que tem direito. Veja bem a questão de um raio ele nem precisa de fio e nem nada ele atravessa tudo e vem, portanto a proteção de um filtro de linha é importante no sentido de que mesmo desligado ele protegerá no limite de sua proteção os equipamentos a ele conectados, e nesses casos o aterramento é um plus.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta também lembrar que a Microsol, que lucrou rios de dinheiro com seu famoso Módulo Isolador, de início tinha a intenção de fabricar placas de vídeo. Mas uma pesquisa de mercado a levou para caminho inteiramente diverso, os estabilizadores. E ela acertou em cheio na escolha. Lucrou no fim mais um oceano de dinheiro ao ser vendida para a APC, que nunca lançou tais tralhas lá fora, nos EUA e Europa. O governo incentiva, é o que gera impostos e empregos no país. Pequenas empresas, grandes negócios. Jornais, revistas e programas de tecnologia na TV se tornam cúmplices, o patrocínio é o que os mantém.

Kayke,

Na minha área (educação), esses módulos da Microsol são figurinha fácil.

Explico: Eles vieram (e ainda vém) acompanhando todos os PCs que o governo federal manda para os laboratório de informática das escolas (programa Proinfo, que manda computadores para as escolas). Não sei se ainda mandam, pois os últimos PCs do governo que chegaram por aqui foram em 2009. Mas esses Microsol são peça infaltável nos laboratórios do Proinfo. Aqui na escola tem uns 15 desses.

Ah, outra coisa interessante é que ainda não vi um PC nesses laboratórios que não seja da Positivo. Tinha uma época em que tinham muitos da STI, mas de uns tempos pra cá só a Positivo ganha os pregões do governo (provavelmente por terem preços muitos baixos).

Agora estou convencendo a direção da escola a investir em bons filtros de linhae boas fontes (sem PFC, infelizmente, pois temos 18 Pcs na escola, mas aos poucos, colocando boas fontes e bons filtros).

Abraços!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke,

Na minha área (educação), esses módulos da Microsol são figurinha fácil.

Explico: Eles vieram (e ainda vém) acompanhando todos os PCs que o governo federal manda para os laboratório de informática das escolas (programa Proinfo, que manda computadores para as escolas). Não sei se ainda mandam, pois os últimos PCs do governo que chegaram por aqui foram em 2009. Mas esses Microsol são peça infaltável nos laboratórios do Proinfo. Aqui na escola tem uns 15 desses.

Ah, outra coisa interessante é que ainda não vi um PC nesses laboratórios que não seja da Positivo. Tinha uma época em que tinham muitos da STI, mas de uns tempos pra cá só a Positivo ganha os pregões do governo (provavelmente por terem preços muitos baixos).

Agora estou convencendo a direção da escola a investir em bons filtros de linhae boas fontes (sem PFC, infelizmente, pois temos 18 Pcs na escola, mas aos poucos, colocando boas fontes e bons filtros).

Abraços!!!

Com relação aos PCs, existe muita treta por debaixo dos panos. Não é só questão de preço, senão a Megatron ou qualquer outro integrador fazia preço menor ainda. Já os Microsol são bom exemplo de como o dinheiro do contribuinte muitas vezes vai direto pelo ralo. Vá fazendo sua parte, mas sem muitas esperanças de mudar o quadro. É trabalho de formiguinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que depois que a APC comprou a Microsol o MIE foi descontinuado, pois não vejo mais ele sendo vendido em lugar algum. A SMS, por sua vez, passou a fabricar um desses.

Recentemente convenci um amigo a comprar um DPS e abrimos o MIE dele. De proteção mesmo, vimos apenas um varistor de 275 volts entre fase e neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Para mim, é necessario usar estabilizadores, pois podem haver "apagões", e muita das vezes qundo a luz volta a um pico de energia e pode acabar dando um curto no aparelho

Detalhe que a fonte do pc se tiver PFC Ativo trabalha desde 30V, sim, trinta Volts até perto dos 300V, e corrige a tensão muito antes do estabilizador, e faz isso sem desabastecer tanto os capacitores com o termistor quente.

Desculpe, mas o que você falou não faz o menor sentido.

Me explique sua teoria melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, é necessario usar estabilizadores, pois podem haver "apagões", e muita das vezes qundo a luz volta a um pico de energia e pode acabar dando um curto no aparelho

Isso é lenda urbana, quando acaba a energia ela não volta forte, ela tende a voltar fraca isso sim.

Pense bem, todos os motores de todas as geladeiras da cidade terão que dar partida em seus motores, a mesma coisa para aparelhos de ar condicionado lâmpadas e qualquer outro eletrônico e tudo isso ao mesmo tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que depois que a APC comprou a Microsol o MIE foi descontinuado, pois não vejo mais ele sendo vendido em lugar algum. A SMS, por sua vez, passou a fabricar um desses.

Recentemente convenci um amigo a comprar um DPS e abrimos o MIE dele. De proteção mesmo, vimos apenas um varistor de 275 volts entre fase e neutro.

As lojas estão lotadas dele, principalmente no norte e nordeste do país. E ainda está em catálogo no site da APC. Mesmo porque depois que a APC comprou a Microsol, já teve quem veio e comprou a APC. Objetivo dela hoje é mais lucrar e lucrar não importa muito com o quê.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, sou meio leigo em info e venho lendo essa questao de usar ou nao estabilizador , pois estou tendencioso a aposentar o meu estabilizador.Fiquei tendencioso a isso quando me deparei com a seguinte situacao: quero trocar minha fonte por uma corsair de 500w e me informaram que talvez eu tenha que trocar o estabilizador,pois o meu nao seguraria a potencia da fonte.Isso existe mesmo?O estabilizador tem que ter uma potencia bem maior que a da fonte pra maquina funcionar?

Outros ja me aconselharam a aposentar o estabilizador e usar a fonte nova direto na tomada e alem de ser o mais correto eu nao gastaria com estabilizador.

E é essa segunda opção que devo fazer, mas tenho algumas duvidas, que sao:

A tomada que estará o filtro de linha tem que ter um aterramento?(nao sei se ela tem,pois o meu estabilizador é isolador tambem)

E esse lance de padrão antigo de tomada?Eu so sei que a tomada do PC tem 3 furos, isso é que padrão?

Ah, e meu estabilizador é um igual a esse com potencia de 440va(seguraria uma fonte de 500w?)

http://www.ibyte.com.br/modulo-isolador-estabilizado-microsol-440v.html

abraços e obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, sou meio leigo em info e venho lendo essa questao de usar ou nao estabilizador , pois estou tendencioso a aposentar o meu estabilizador.Fiquei tendencioso a isso quando me deparei com a seguinte situacao: quero trocar minha fonte por uma corsair de 500w e me informaram que talvez eu tenha que trocar o estabilizador,pois o meu nao seguraria a potencia da fonte.Isso existe mesmo?O estabilizador tem que ter uma potencia bem maior que a da fonte pra maquina funcionar?

Outros ja me aconselharam a aposentar o estabilizador e usar a fonte nova direto na tomada e alem de ser o mais correto eu nao gastaria com estabilizador.

E é essa segunda opção que devo fazer, mas tenho algumas duvidas, que sao:

A tomada que estará o filtro de linha tem que ter um aterramento?(nao sei se ela tem,pois o meu estabilizador é isolador tambem)

E esse lance de padrão antigo de tomada?Eu so sei que a tomada do PC tem 3 furos, isso é que padrão?

Ah, e meu estabilizador é um igual a esse com potencia de 440va(seguraria uma fonte de 500w?)

http://www.ibyte.com.br/modulo-isolador-estabilizado-microsol-440v.html

abraços e obrigado.

Simplesmente ligue o pc direto na tomada, é MELHOR que ligar no estabilizador. Ele além de não ajudar em nada ainda atrapalha a fonte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...