Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de Uso para Baterias de Notebooks!


Vinyborges

Posts recomendados

muito bom este tópico!

Eu costumava tirar a bateria para usar o notebook diretamente na energia, mas como foi falado, e com exemplos neste tópico, vou passar a partir de agora usar o notebook na energia sem tirar a bateria, pelo visto é o melhor que se tem a fazer.

por que de qualquer jeito mesmo a bateria vai se deteriorando conforme o tempo passa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinyborges, tava lendo mais atentamente e vi uma coisa que, acho eu, é contraditória com o que foi falado nesse tópico.

Deve-se sim usar a bateria do notebook conectada ao notebook enquanto o mesmo está sendo carregado e utilizado

nesse tópico você falou que era recomendável usar o notebook na tomada sem tirara a bateria.

mas no outro tópico aqui do fórum, que você mencionou, o cara lista lá o seguinte:

3 - use a bateria do notebook até chegar uns 40% sobrando de carga;

4 - retire a bateria do notebook e guarde na pasta com esta carga;

5 - vá usando o laptop apenas no carregador durante a semana;

6 - após uma semana, coloque a bateria e use o restante da carga;

7 - depois que gastar o restante até 1%, carregue completamente.

8 - novamente use até a bateria atingir 40% e guarde na pasta. E volte a usar na tomada.

ou seja, ele recomenda que depois de usar em torno de 60%(ou seja deixa-la com 40% de carga) da bateria tirar ela, guardar.

Agora fiquei na dúvida!

pode me esclarecer esses ponto aí Vinyborges

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele ainda não havia "se convertido"...

mas o consenso hoje é de que não se deve retirar a bateria nunca... danifica os contatos e o desgaste de não usar ela, pode inclusive ser maior do que usar... (coisa que se estiver sempre na tomada não vai estar usando...)

Além da proteção que ela oferece em quedas ou variações de eletricidade da rede...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

entrei em contato com a Lenovo e me instruíram a calibrar a bateria pelo software deles.

Agi conforme a instrução e tive uma recuperação de +/- 5% no seu rendimento: estava em 94,6% e subiu para 99,2%.

Agora vou ficar de olho no seu desempenho, se começar a cair novamente terei de estressar com eles mais uma vez (até alguém resolver me instruir a calibrar a bateria,passei por três atendentes distintos que não sabiam direito o que dizer).

A pergunta que fica no ar é se toda a vez que cair o índice de capacidade terei de recalibrar a bateria. Tenho a impressão que ninguém na Lenovo vai responder adequadamente a essa pergunta e também não vão trocar o hardware. (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

É possível recuperar baterias de notebook que deixaram de funcionar?

Pergunto por que na minha camera foi feito isso e voltou a funcionar. Levei a do notebook mas o técnico disse não ter como identificar a polaridade e assim, não pode ser feito.

Agradeço reportarem ao assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Cara, sinto te informar mas, li muita bobagem nesse tópico. Essas teorias de bateria são muito enganosas!!!

Todo mundo que eu conheci que seguiu esses conceitos aí de usar sempre ligado na tomada, carregar na metade, não durou 1 ano a bateria e já estragou tudo.

 

A única verdade do post inteiro é que as baterias se desgastam muito com o calor, isso sim.

 

Tinha um Aspire 1410 fazem QUATRO ANOS, e ele ainda dura SEIS HORAS a bateria, sendo que todo dia eu dava uma descarga de 100% até 0% e ainda quando hibernava aos 5%, ligava de volta e deixava ele até ESGOTAR COMPLETAMENTE, e as vezes ainda tirava ela vazia e deixava fora por uns 2 dias, para gastar mesmo tudo!

 

Não adianta cara, essa teoria das baterias é só conto dos fabricantes para vender baterias mesmo, na prática isso é tudo besteira.
A grande verdade está nesse vídeo que eu fiz a alguns anos atrás. (Desculpem pela má qualidade de imagem, mas era a única câmera que eu tinha.)

Assim como o @Adryanss disse (até que enfim achei alguém que realmente testou a coisa e não só ficou propagando hoaxes pela internet), essa é minha opinião COMPROVADA, sem teorias, é prática mesmo.

Este é o meu vídeo:




PS.: Só para complementar, um amigo meu deixou a bateria dele guardada por quase dois anos na gaveta com 0% de carga devido a um problema com o laptop dele, e quando ele pegou para usar de volta, ela tava com 0% de desgaste, estava como nova. Isso prova mais uma vez que essas teorias não são verdadeiras.

Desculpem se fui muito grosso, mas acabo me irritando um pouco quando preciso defender um ponto. :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tem um artigo bem bacana sobre isso. Se quiserem dar uma olhada, fiquem a vontade, eu mesmo escrevi.
http://www.techtube.com.br/2014/03/20/mitos-e-verdades-sobre-baterias-de-notebook-aprenda-o-que-fazer-para-conservar-a-bateria-da-sua-maquina/

 

Estou aberto a críticas, vocês irão me ajudar muito se o fizerem.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Só uma atualização de meu status com as baterias:

Meu avell que compei em março de 2013 (tem pouco mais de um ano de uso) direto na tomada, só tiro se precisar... mesmo...
ainda está em 0% de desgaste (embora tenha baixado de 81.200MAh pra 79.180MAh) mas o desenhado diz apenas 76... então ta perfeito...

Meu Acer que ta com minha namorada, ela não deixa na tomada as vezes e usa muito na bateria na facul, ta com 25% já... em menos de 1 ano foi de 13% pra 25% de desgaste...

Acho que essa é a prova final de que usar desgasta e deixa na tomada não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma atualização de meu status com as baterias:

Meu avell que compei em março de 2013 (tem pouco mais de um ano de uso) direto na tomada, só tiro se precisar... mesmo...

ainda está em 0% de desgaste (embora tenha baixado de 81.200MAh pra 79.180MAh) mas o desenhado diz apenas 76... então ta perfeito...

Meu Acer que ta com minha namorada, ela não deixa na tomada as vezes e usa muito na bateria na facul, ta com 25% já... em menos de 1 ano foi de 13% pra 25% de desgaste...

Acho que essa é a prova final de que usar desgasta e deixa na tomada não...

Eu tive a mesma experiencia com o note da minha namorada, eu tinha um HP DM4-1075BR e ela tinha comprado um idêntico pra ela mais ou menos na mesma época do meu, em 2011.

 

O ano passado o meu estava com a bateria com praticamente 100%, durava 3 horas fácil de uso de internet/e-mail, isso porque eu sempre usei no trabalho e o dia todo plugado na energia. Já o dela sempre levava pra faculdade e usava na bateria, e em casa também usava muito na bateria.

 

O dela já está com uns 60% a bateria, perdeu muita autonomia já. O meu desfiz dele final do ano passado mas com certeza a bateria ainda está intacta.

 

Sem dúvidas os ciclos de carga/descarga que desgastam a bateria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

deixa eu ver se eu entendi!

 

Ao Comprar o notebook:

1 - DEIXAR CARREGAR POR 24 HORAS

 

2 - AO USAR NOTEBOOK NA TOMADA,TIRAR A BATERIA

 

3 - NÃO DEIXAR A BATERIA DO NOTEBOOK ACABAR,PARA NÃO DESLIGAR O NOTE. FOÇADAMENTE !

 

Quase...

1- Desnecessário, se chegou a 100%, não faz diferença pra bateria se você fica 1 dia, 1 ano ou o que for...

Do mesmo modo, mesmo que esteja carregando em 80% você pode tirar da tomada, não há penalidade nisso...

 

2- Até pode, mas aí você fica "nu" para variações que a bateria absorve... e também, se acabar a luz o note apagará... não aconselho... deixe a bateria mesmo quando usar na tomada que não tem diferença...

Se quiser, tire a bateria se você for jogar, pois o calor é o maior vilão e não é "vital" caso acabe a luz...

 

3- Sim, não deixe acabar, isso pode fazer mal a bateria, mas também pode fazer mal ao sistema operacional e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Reitero, NÃO façam o que os itens 03 e 06 do que o Fábio Lopes Nascimento disse...
A dica 3 até valeria pra notes velho, mas eles seriam tão velhos que as baterias já teriam morrido por hoje em dia... além de serem feitos pro win98... LOL

NÃO façam o que o 03 e o 06 do que o Fábio Lopes Nascimento disse...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom eu estou com um problema de bateria. Ela não dura mais que 2 minutos. Esses dias ao conectar a fonte, o Windows indicava caregando porém a porcentagem de disponibilidade foi diminuindo até 0%. Depois disso fiz reboot e voltou dizendo 100%. Já fiz um procedimento de desinstalar o device manager dela no control panel mas nada aconteceu. Não consigo que ela carregue. É um Sony VGN-CR260A. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei um note Gateway  NE 5700 exatamente há dois dias, porém o manual on line do mesmo diz exatamente o contrário do que afirmam no tópico-mãe: Diz que se deve deixar a carga vir a quase zero e carregar completamente, fazendo isso durante 3 ciclos e deve-se desconectar a bateria do note quando não se estiver usando. E agora, o que fazer? Esse lance de ficar tirando bateria sempre é um saco. Interessante que o note não aquece muito nem a beteria, será realmente necessario isso? Devo seguir o manual ou a orientação daqui?

 

Aqui a recomendação do manual;

 

Condicionando uma nova bateria
Antes de usar uma bateria pela primeira vez, há um processo de
condicionamento que você deve seguir:
1.Insira a nova bateria sem ligar o computador.
2.Conecte o adaptador CA e carregue a bateria completamente.
3.Desconecte o adaptador CA.
Nota
É aconselhável carregar a bateria antes de ir dormir. Carregar a bateria
durante a noite anterior à viagem lhe permite iniciar o dia seguinte com uma
bateria completamente carregada.
Bateria - 49
4.Ligue o computador e opere usando a energia da bateria.
5.Esgote a bateria até aparecer o aviso de bateria fraca.
6.Reconecte o adaptador CA e carregue a bateria por completo
novamente.
Siga estes passos novamente até a bateria ser carregada e
descarregada três vezes.
Use este processo de condicionamento para todas as baterias novas
ou se a bateria não tiver sido usada por um longo tempo. Se você for
guardar o computador por mais de duas semanas, é aconselhável
que você remova a bateria do aparelho.
O processo de condicionamento da bateria garante que ela aceite a
máxima carga possível. Deixar de seguir esse procedimento o
impedirá de obter a carga máxima da bateria e também irá reduzir a
vida útil efetiva da bateria.
Além disso, a vida útil da bateria é afetada negativamente pelos
seguintes procedimentos de uso:
• Usar o computador na alimentação CA com a bateria inserida. Se
você deseja usar a alimentação CA, é aconselhável retirar a bateria
quando ela estiver totalmente carregada.
• Não descarregar e recarregar a bateria ao máximo, como descrito
acima.
• Uso frequente; quanto mais você usar a bateria, mais rapidamente
ela chegará ao fim de sua vida útil. Uma bateria de computador
padrão tem uma vida útil de aproximadamente 300 cargas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...