Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de Uso para Baterias de Notebooks!


Vinyborges

Posts recomendados

Olá pessoal adquiri meu primeiro notebook, sempre fui usuário de desktop desde 1992 mais por motivos de espaço na casa nova não dá para manter uma mesinha de computador e aqueles acessórios todos por isto comprei um notebook, li aqui as postagens e estou com 1 duvida ao qual vou relatar abaixo :

Duvidas :

1) Eu uso o notebook para jogos, navegação na internet, ele está overclockado para @2.4GHz usando k10stats, eu uso ele como desktop sempre fixo numa mesa de madeira, queria saber se eu deixo ele com bateria ou sem bateria ?

Lembrando que tem sempre a tomada disponivel, aterramento e um filtro upsai fht 1200.

Eu adquiri ontem uma base notepal ergostrand cooler master para por ele em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

baixei o programa AIDA e vi no nive de desgaste da bateria em 7% isso q meu ultra tem 3 meses...ai fiz o seguinte...carreguei 100% coloquei tudo na energia em nunca..descarreguei ele totalmente...depois deixei ele carregando desligado..fui no AIDA de novo e esta em 2% kkkkkkkkkkkkkkkk fantastico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

giobenedet

Isso não garante muito, mas pe um método eficas para "calibrar" a bateria...

O meu ás vezes "pira" e mostra 22-24% de desgaste... aí eu reinicio e ele mostra 9-13%... e o meu tem 3 anos de serviço intenso... :D

Esses programas de teste da bateria não são muito confiáveis em um uso só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

giobenedet

Isso não garante muito, mas pe um método eficas para "calibrar" a bateria...

O meu ás vezes "pira" e mostra 22-24% de desgaste... aí eu reinicio e ele mostra 9-13%... e o meu tem 3 anos de serviço intenso... :D

Esses programas de teste da bateria não são muito confiáveis em um uso só.

você usa ele direto na tomada?? bem já fiz isso a uns 2 dias e continua nos 2% de desgaste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você usa ele direto na tomada?? bem já fiz isso a uns 2 dias e continua nos 2% de desgaste

Sim, sempre que possível ele está na tomada, só uso a bateria de vez em quando... (à noite antes de dormir... aí fico na bateria e quando ela está baixa já são 2-3h da manhã :D ) mas isso não chega a ser mais que uma ou duas vezes por mês...

o meu, em média tem uns 10% já... mas como eu disse, esses programas de terceiros não são exatamente confiáveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boa tarde tudo bem ?

Adquiri um notebook DELL XPS 502lx

8 gb ram, placa de vídeo 2gb GT540m core i7 etc.

Eu ainda não calibrei minha bateria, e estou com a seguinte dúvida..

Posso usar o notebook mesmo carregado 100% na tomada?

tem certeza que ele não vicia ? tenho medo disso ocorrer !

meu notebook fica fora da tomada por 2/ 1 hora somente e já cai tudo para 10~15 % !

bateria de 6 células !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas Tomaz,

Assim como o Viny descreveu, os notebooks atuais contam com um bloqueio contra sobrecarga de bateria. Assim que a bateria é totalmente carregada, a bateria deixa de ser alimentada e toda a energia é dedicada ao notebook. Sistema no qual, é controlado pelos circuitos do seu notebook. Se a sua bateria for de Íons de Lítio e Polímeros de Lítio, pode ficar despreocupado, pois ela não vai viciar, porque este tipo de material no qual elas são construidas, não possuem aquele "efeito memória" que faz com que as baterias de maquinas mais antigas fiquem viciadas. Portanto, você pode e deve utilizar o seu Notebook conectado à tomada sempre que possível, mesmo que a bateria esteja em 100%, pelo fato de a sua bateria ser feita de um material não viciante.

A única coisa com a qual você deve ter atenção é o superaquecimento. Este sim é um inimigo das baterias atuais e claro, a quantidade de ciclos que cada bateria possui. Passados essa quantidade de ciclos, é COMUM a bateria começar perder rendimento até que fique inutilizável e então, você vai precisar comprar outra. Disso, não há como fugir. Em algum dado momento, você terá que trocar a bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas Tomaz,

Assim como o Viny descreveu, os notebooks atuais contam com um bloqueio contra sobrecarga de bateria. Assim que a bateria é totalmente carregada, a bateria deixa de ser alimentada e toda a energia é dedicada ao notebook. Sistema no qual, é controlado pelos circuitos do seu notebook. Se a sua bateria for de Íons de Lítio e Polímeros de Lítio, pode ficar despreocupado, pois ela não vai viciar, porque este tipo de material no qual elas são construidas, não possuem aquele "efeito memória" que faz com que as baterias de maquinas mais antigas fiquem viciadas. Portanto, você pode e deve utilizar o seu Notebook conectado à tomada sempre que possível, mesmo que a bateria esteja em 100%, pelo fato de a sua bateria ser feita de um material não viciante.

A única coisa com a qual você deve ter atenção é o superaquecimento. Este sim é um inimigo das baterias atuais e claro, a quantidade de ciclos que cada bateria possui. Passados essa quantidade de ciclos, é COMUM a bateria começar perder rendimento até que fique inutilizável e então, você vai precisar comprar outra. Disso, não há como fugir. Em algum dado momento, você terá que trocar a bateria.

entendi.

ou seja, vou ter que calibrar minha bateria.

Depois dela calibrada, posso usar normalmente fora da Tomada.

e quando for guardar a bateria, eu deixo ela em 40% e guardo na gaveta e uso o notebook na tomada, pode ser?

ou não é bom ficar removendo a bateria sempre do notebook ?

uso ele todo dia a noite, em volta das 10 da noite até 1 da manhã no máximo.

exceto final de semana :P"(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi.

ou seja, vou ter que calibrar minha bateria.

Depois dela calibrada, posso usar normalmente fora da Tomada.

Exato.

e quando for guardar a bateria, eu deixo ela em 40% e guardo na gaveta e uso o notebook na tomada, pode ser?

ou não é bom ficar removendo a bateria sempre do notebook ?

uso ele todo dia a noite, em volta das 10 da noite até 1 da manhã no máximo.

exceto final de semana :P"(_(

A remoção da bateria, com certa frequencia, pode sim danificar as travinhas que a mantém presa ao notebook e os contatos de metal que transferem energia à ele.

A remoção da bateria é indicada em duas situações:

1 - Calor excessivo

2 - Uso contínuo do aparelho (como se fosse um desktop)

No seu caso, quando a bateria estiver calibrada, mantenha a carga dela entre 20 e 90%. Sempre guarde-a com pelos menos 30~40% de carga.

Lembrando que estes métodos são para prolongar ao máximo a vida útil da sua bateria. Mais cedo ou mais tarde ela perderá o rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ps: Se a energia varia muito na sua cidade, convém deixar a bateria no lugar mesmo se usa o note muito tempo plugado... pois ela "absorve" certas variações que seriam fatais pro note em si...

O único caso onde defendo a remoção das baterias, é calor excessivo... (constantemente acima de 65ºC (Jogando por exemplo) para os novos notes já degrada a bateria... fora isso quase nada afetará ela além do seu uso normal...)

Se usando na internet fica abaixo de 60, não acho prudente ficar tirando e colocando a bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tirava a bateria, e ganhei entre uns 7% e 9% de desgaste em menos de um ano de uso com o laptop. Depois que li o fórum passei a deixar conectado e hoje meu desgaste é de 10% com um ano de uso.

Resumo da opera: ao deixar fora do notebook ganhei 7% de desgaste sem usar a bateria e correndo o risco de danificar os conectores, e nao salvei a bateria, fiz justamente o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

muito legal esse tópico me ajudou de mais a explicar para meus clientes sobre as baterias.

só completando a bateria no notebook ligado a tomada também acume a função de no-break,estando sem a bateria e ligado direto a rede acontecendo um distúrbio de energia o notebook tem um desligamento repentino que pode prejudica eletronicamente.. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
muito legal esse tópico me ajudou de mais a explicar para meus clientes sobre as baterias.

só completando a bateria no notebook ligado a tomada também acume a função de no-break,estando sem a bateria e ligado direto a rede acontecendo um distúrbio de energia o notebook tem um desligamento repentino que pode prejudica eletronicamente.. ^_^

Por isso, como pretendo usar meu note como um desktop na maioria do tempo, vou deixar a bateria conectada para SEMPRE. Melhor ter que trocar a bateria em um futuro próximo do que alguma peça por danos da rede elétrica. Ainda mais agora que aqui no nordeste fica tendo apagao direto.

Alguém discorda?

Vou aproveitar e tirar outra dúvida. Costumo jogar muito no iPhone e isso faz com que a bateria saia de 100% para 20-30% em pouco tempo todos os dias. Dessa forma creio estar reduzindo a vida útil da bateria muito rápido. Carrego ele todos os dias quando chega a 20%. Seria melhor jogar com ele conectado ao USB? Qual a melhor forma de maximizar sua vida útil e continuar jogando jogos "pesados" nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso, como pretendo usar meu note como um desktop na maioria do tempo, vou deixar a bateria conectada para SEMPRE. Melhor ter que trocar a bateria em um futuro próximo do que alguma peça por danos da rede elétrica. Ainda mais agora que aqui no nordeste fica tendo apagao direto.

Alguém discorda?

Vou aproveitar e tirar outra dúvida. Costumo jogar muito no iPhone e isso faz com que a bateria saia de 100% para 20-30% em pouco tempo todos os dias. Dessa forma creio estar reduzindo a vida útil da bateria muito rápido. Carrego ele todos os dias quando chega a 20%. Seria melhor jogar com ele conectado ao USB? Qual a melhor forma de maximizar sua vida útil e continuar jogando jogos "pesados" nele?

Ninguém poderá discordar e apresentar dados concretos... com a evolução na tecnologia de baterias, o que valia a poucos anos, já não vale mais...

Deixar plugado é muito melhor que ficar tirando, pelos inúmeros motivos já relatados no tópico...

Quando ao iPhone, jogar nele aquece, e isso deteriora a bateria... jogar plugado no carregador vai matar a bateria também por tabela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite, amigos!

Comprei há menos de um mês um Lenovo S400, core i3.

Acontece que de ontem para cá notei que a capacidade da bateria caiu de 100% para 96% e hoje sofreu nova queda para 95,1%. Utilizo habitualmente conectado à rede elétrica, cuidando para que não zere a bateria quando desconectado. Fatalmente, ela descarregou duas vezes. Alguém sabe me informar se é comum um desgaste tão rápido ou se pode ser problemas na bateria?

Abaixo, segue tela com os stats da bateria:

Captura_de_tela_de_2013_11_02_18_30_45.jpg

Desde já, agradeço a atenção!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite, amigos!

Comprei há menos de um mês um Lenovo S400, core i3.

Acontece que de ontem para cá notei que a capacidade da bateria caiu de 100% para 96% e hoje sofreu nova queda para 95,1%. Utilizo habitualmente conectado à rede elétrica, cuidando para que não zere a bateria quando desconectado. Fatalmente, ela descarregou duas vezes. Alguém sabe me informar se é comum um desgaste tão rápido ou se pode ser problemas na bateria?

Abaixo, segue tela com os stats da bateria:

Captura_de_tela_de_2013_11_02_18_30_45.jpg

Desde já, agradeço a atenção!

Um abraço!

Olá amigo,

Não é normal não... quase 5% em um ano pode significar problemas. Você usa o notebook em local aquecido?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Não é normal não... quase 5% em um ano pode significar problemas. Você usa o notebook em local aquecido?

Abraço.

Olá Vinyborges!

Obrigado pelo retorno.

Sim, concordo contigo quanto ao desgaste em um ano, imagine esse percentual com apenas um mês de uso! É de arrancar os cabelos!

O local onde uso o notebook não costuma ser aquecido. Eventualmente, por falta de uma base apropriada, minha esposa e eu acabamos utilizando sobre o colo (o que não é adequado) procurando não obstruir os canais de ventilação. Você acha que pode ser isso que está causando o problema?

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de uma semana utilizando o note em outro ambiente, cuidando para que ele não aqueça, o percentual de capacidade da bateria baixou 0.2%. Agora ficou estanque em 94,8%, o que ainda é anormal. Pelo jeito, mesmo que o ritmo do desgaste tenha diminuído, terei de entrar em contato com a assistência técnica da Lenovo para ver isso com eles. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minha tem entre 9% e 12% de desgaste, mas bem maltratada. Estabilizou o desgaste quando comecei a deixar a bateria no notebook e usar direto na tomada com a bateria conectada (antes eu tirava a bateria).

5% em um mês é muita coisa. Veja se a Lenovo incluiu algum software de diagnóstico de bateria, e veja com o suporte deles se esse desgaste está dentro do normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...