Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de Uso para Baterias de Notebooks!


Vinyborges

Posts recomendados

Essa dica serve para prolongar a vida da bateria e não para aumentar a duração da carga.

As Baterias de Lithium (ou íons de lítio) não tem efeito memória, ou seja não viciam, porém elas tem Vida útil que é contabilizada por Ciclos de descarregamentos e recarregamentos completos. Aí vocês me perguntam: Vida Útil? Ciclos? Não é a mesma coisa? Explique-se Sr. Mulder.

Explico:

Toda bateria de Lithium tem um número de ciclos de recargas. Quando este número é alcançado, a bateria começa a perder rendimento, ou seja, começa a descarregar mais rápido até que ela fique inutilizável.

Cada carregamento a 100% é considerado 1 ciclo pela bateria.

Vamos supor que as baterias da Samsung tem vida útil de 400 ciclos de recargas. Se eu deixar minha bateria se esgotar a 0% e em seguida recarregá-la a 100% novamente, eu terei gasto 1 ciclo de vida da bateria. Ou seja, minha bateria ainda tem 399 ciclos de descarga e recarga disponíveis com desempenho total da bateria em segurar carga. Quando eu utilizar todos os 400 ciclos, a bateria começará a perder desempenho, não segurando a carga como segurava antes, e a medida que eu continuar a utilizar a bateria após exceder os 400 ciclos, mais ela perde o desempenho de segurar a carga até que ela fique inutilizável.

Certo, e agora vocês perguntam, qual a dica?

A dica é a seguinte, não deixar a bateria descarregar totalmente(0%) e não carregá-la totalmente(100%).

Vejam o que quero dizer com os Exemplos abaixo:

Exemplo 1: Bateria esgotada a 0% e recarregada até atingir 100% = Você gasta 1 ciclo.

Exemplo 2: Bateria com 20% de carga é colocada para carregar e ao atingir 80% de carga é removida do carregador = Nenhum ciclo registrado.

No Português claro, a dica é não deixar a bateria descarregar totalmente ou seja 0% e nem recarregá-la até atingir 100%, com esta atitude, você não estará completando 1 ciclo completo, e isso vai prolongar a vida útil da bateria.

Sempre que sua bateria atingir 20% de carga (pode ser qualquer quantia acima de 16%), você pode colocar ela para recarregar, retirando assim que ela completar 80% de carga. Essa é a técnica.

Esta técnica é muito utilizada também em smartphones...

Então como eu disse, essa dica vale para todas as baterias de Lithium e funciona perfeitamente aumentando a vida útil da bateria.

Espero que aproveitem a dica ^_^.

Acho bastante correta a sua descrição, mas lanço uma dúvida:

Seria realmente "um ciclo" somente quando chega a 100% ou a cada vez que se colocar pra carregar a bateria?

Alguém conhece algum artigo confiável, gringo ou nacional, que ateste esta condição?

Tem a questão da "Sorte" também.... tem gente que tem Sorte da bateria aguentar bastante tempo, em compensação, tem outras em que a bateria estraga em pouco tempo.....

No notebook uma coisa que costuma estragar é o " Circuito de carga da bateria", normalmente ele fica dentro da bateria.....A maioria das baterias que estragam com pouco mais de um ano, o principal responsavel por esse problema é esse circuito que morre bem antes das celulas completarem a vida util... Como a bateria é blindada, é muito difícil a reparação do mesmo, sem ter que quase que destruir a carcaça da bateria, além de não existir esse circuito pra venda a não ser que seja retirado de alguma baterida que apresentou problemas em suas celulas(fim da vida util)...

EXATO!

Mas por "sorte", deve-se ler "qualidade do produto e efeitos físico-químicos diversos".

Dentre minhas experiências pessoais com notebooks, posso dizer que já tive 4 notebooks, minha mãe 1, meu irmão 2, meu outro irmão 1, meu pai 1, minha sogra 3, minha esposa 1, minha enteada 1.

É completamente aleatória a maneira como todos estes 14 aparelhos foram carregados e descarregados. Nunca obedeceram regras de carregamento.

Entre as marcas estão: Acer, Avell, Philco, Hp, Gateway, Itautec, Toshiba, CCE, Lenovo e Fujitsu.

Minha sogra tinha ("tinha" porque dei um Gateway novo pra ela) um Fujitsu-Siemens Amilo PRO italiano, comprado lá em Milão eu acho que... em 2005. Sua bateria dura hoje, em torno de 45 minutos. E quase 8 anos, com pelo menos 6 anos ligado na tomada direto, como um Desktop. Quando retirado da tomada (funcionando pela bateria obviamente) por alguns minutos, logo era devolvido (Ciclos??).

Um CCE 25 TL, super-lixo como muitos devem saber, com vários defeitos de fabricação na série, no meu caso veio com defeito na placa mãe e no drive óptico Slimtype, vai completar 3 anos. E sua bateria dura impressionantes 3:00h de duração, quando não tanto, umas 2:40h. (E teve gente do tópico do note CCE reclamando que o seu não durava nada a bateria...)

Este note foi usado de diversas formas, inclusive ficou meses parado dentro da caixa, aguardando a decisão judicial (na qual eu ganhei o dinheiro de volta =) e ainda hoje tem uma excelente autonomia (quando não dá tela azul, kkkkk - só que agora a tela azul é aceitável por ter sido indenizada =).

Um DELL Vostro 1510 meu, chegou com a bateria durando 4:00h na primeira semana. Depois de um ano e meio ela já não suportava 20 minutos ligada.

Um Itautec W7645 da minha mãe, chegou durando 2 horas. Em menos de um ano não resistia a 30 minutos sem estar conectado à rede elétrica.

Um netbook Acer Aspire One, comprado no início de 2010, chegou com a pequena bateria de 3 células durando duas horas em média. Hoje, três anos depois, está durando 30 minutos.

São apenas alguns relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha irmã usa somente o note para tudo. Ela gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo nele e costuma usa-lo na cama (com um suporte' date=' claro). Ela também leva o note quando sai de casa. Quais devem ser os cuidados com a bateria para esse tipo de uso?[/quote']

Olá amigo!

Ela deve usar o notebook ligado ao carregador sempre que possível, quando não for possível ela pode usar só na bateria tentando mante-la até 20%. Em último caso, se ela precisar mesmo usar o notebook ela pode usar até descarregar totalmente, muito embora isso não seja o indicado. A bateria deve estar encaixada o tempo todo ao notebook, só se deve remover a bateria quando há superaquecimento.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Ela deve usar o notebook ligado ao carregador sempre que possível, quando não for possível ela pode usar só na bateria tentando mante-la até 20%. Em último caso, se ela precisar mesmo usar o notebook ela pode usar até descarregar totalmente, muito embora isso não seja o indicado. A bateria deve estar encaixada o tempo todo ao notebook, só se deve remover a bateria quando há superaquecimento.

abraço!

Obrigado pela ajuda amigo, mas ainda restam duas dúvidas. Quando for recarregar a bateria, deve ser até 100% ou 80% para não gastar um ciclo? Ela deve realmente deixar todo o tempo que puder na tomada, ou deve usar a bateria de tempos em tempos?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela ajuda amigo' date=' mas ainda restam duas dúvidas. Quando for recarregar a bateria, deve ser até 100% ou 80% para não gastar um ciclo? Ela deve realmente deixar todo o tempo que puder na tomada, ou deve usar a bateria de tempos em tempos?

Abraço.[/quote']

Olá amigo,

Ela deve recarregar o notebook até 100% e continuar usando-o na tomada após carregado. O que eu te disse sobre os 20% é que, se possível, é pra ela evitar mais fortemente usar o notebook abaixo desse valor, colocando-o pra carregar imediatamente.

O ciclo não fecha só quando se chega a 100% de bateria, 5 recargas de 20% em dias diferentes também contam como um ciclo, e 1 recarga de 80% e outra se 20% num outro dia também. A cada 100% um ciclo é gasto, não importa como esses 100% são compostos.

Ela deve deixar sempre que puder com o carregador ligado. Usar só na bateria com uma tomada por perto só serve pra gastar o ciclo de vida útil. Sem apertos, se for necessário usar a bateria sem carregador deve-se usar! A bateria foi feita pra ser utilizada, mas vamos usar com sabedoria!

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Ela deve recarregar o notebook até 100% e continuar usando-o na tomada após carregado. O que eu te disse sobre os 20% é que, se possível, é pra ela evitar mais fortemente usar o notebook abaixo desse valor, colocando-o pra carregar imediatamente.

O ciclo não fecha só quando se chega a 100% de bateria, 5 recargas de 20% em dias diferentes também contam como um ciclo, e 1 recarga de 80% e outra se 20% num outro dia também. A cada 100% um ciclo é gasto, não importa como esses 100% são compostos.

Ela deve deixar sempre que puder com o carregador ligado. Usar só na bateria com uma tomada por perto só serve pra gastar o ciclo de vida útil. Sem apertos, se for necessário usar a bateria sem carregador deve-se usar! A bateria foi feita pra ser utilizada, mas vamos usar com sabedoria!

abraço!

Certo amigo, obrigado pela ajuda.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá amigo,

A calibração só é necessária quando a carga informada não condiz com a realidade, o que você pode perceber ao notar o valor de carga pulando de 100% pra 80%, por exemplo, ou quando o notebook desliga mesmo quando a carga informada ainda está com valor suficiente.

Notebooks novos não requerem calibração, só com o uso...

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola viny

agradeço atenção.

como é o primeiro note e pouco sei, repergunto.

apenas para realmente ter absoluta certeza.

vi na pagina da hp um documento dizendo para calibrar como disse os que estão com algum problema e também os novos.

o meu é um asus. assim fico meio na dúvida.

então como fazer exatamente no primeiro uso??

carrego ate 80% ??

e depois quando chegar a 30/20 % carrego até 80% ??

e assim será sempre ??

agradeço atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola amigo,

A primeira carga será exatamente como todas as outras, você carregará a bateria até 100% e, quando precisar usar fora da tomada, irá usar, dando preferência a manter o notebook ligado até 20%. Use ate zerar a carga só em casos raros.

Se o seu notebook não sofrer de aquecimento excessivo, use-o ligado a uma tomada e com a bateria encaixada sempre que possível.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Sabemos que discussões sobre baterias de notebook sempre foi um ponto importante entre os seus donos... Assim, pra que a discussão fique centralizada e a informação mais acessível, resolvi abrir este novo tópico que nada mais é do que uma versão condensada de várias dicas que li e aprendi durante minha curta vida! :D

Escrevam, discutam e se revoltem, mas por favor sigam as Regras Gerais do fórum!

Vamos lá!!

De acordo com as recomendações dos fabricantes e com as nossas experiências, isto acima é exatamente o que ninguém deve fazer.

- Não se deve deixar a bateria do notebook recarregar por 12h ou 24 horas, nem no primeiro e nem em nenhum outro ciclo. Isto poderá causar superaquecimento da bateria e é exatamente o calor que aumenta o desgaste, a Apple indica que acima de 35ºC as baterias já sofrem danos permanentes.

- Não se deve usar a bateria até "acabar", primeiro por que baterias de notebook atuais contam com circuito eletrônico de balanceamento de carga que necessitam de alguma energia para funcionar. Usar a bateria do notebook totalmente é difícil por que estes mesmos circuitos, como medida de segurança, sempre mantem em torno de 2~3% de carga da bateria para o seu funcionamento, mas forçando a bateria, através de métodos como forçar o boot após o notebook ter desligado por ter pouca carga (menos que 7%) ou guardando a bateria por algum tempo com carga baixa, fazem com que mesmo a energia de reserva da bateria dedicada para a manutenção dos circuitos eletrônicos de balanceamento de carga seja gasta e isto gera desgaste da bateria, falhas e até mesmo a perda da peça.

- Deve-se sim usar a bateria do notebook conectada ao notebook enquanto o mesmo está sendo carregado e utilizado, isso por que os notebooks atuais contam com bloqueios contra sobrecarga de bateria e assim que a mesma é totalmente carregada a bateria deixa de ser alimentada e toda a energia é dedicada ao notebook. Exceto em casos onde o notebook superaquece (o que faz com que a bateria também superaqueça) e a bateria sofre desgaste, sempre deve-se manter a bateria conectada o tempo todo ao notebook. Retirá-la com frequência promove danos aos conectores de metal do notebook e ainda estragos aos encaixes plásticos onde a bateria fica presa ao notebook.

- A bateria dos notebooks atuais são feitas de Íons de Lítio e Polímeros de Lítioe usam um composto base que faz com que a bateria do notebook não sofra efeito-memória e, consequentemente não vicie. É fato, as baterias atuais não viciam! Podemos (e devemos!) carregar a bateria do notebook estando a carga em qualquer valor sem ser necessário esperar chegar a 0%.

- O amplamente recomendado é que mantenha-se sempre a bateria do notebook conectada ao mesmo (em casos onde o notebook superaqueça a bateria deve ser retirada quando não em uso), se for necessário usar o notebook onde não há tomada, usamos o mesmo na bateria. Se houver tomada por perto mantemos o notebook ligado a tomada (sempre!). Simples!! É recomendado, se possível, não usar a bateria do notebook com carga abaixo de 20% (ligando o notebook no carregador quando este valor for alcançado), mas não há problema algum em usar a bateria até o notebook descarregar por completo uma vez ou outra. Isso não é o ideal, mas eventualmente pode sim ser feito (em casos com usando o notebook numa aula, ou na casa de um amigo onde não há tomada por perto). Em resumo: Se tiver tomada por perto, ligue o notebook na mesma, se não houver, use a bateria!

143856g6696uhbpoaogkbb.gif

Fonte: Apple

A cada 100% de carga de bateria consumida 1 ciclo é gasto. Tanto usar a bateria de 100% até 0~5% (descarregada totalmente) tanto quanto usar por 5 dias, 20% cada dia, irá gastar um ciclo igualmente. As baterias perdem vida útil se utilizadas ou não. Por isso que, se possível, use o notebook ligado a tomada e com a bateria encaixada, esta é a melhor forma de se beneficiar e estender a vida útil da bateria ao máximo.

- A bateria do notebook, e na verdade todas as baterias de Íons de Lítio, tem um certo tempo de vida em torno de 2~3 anos. Se usarmos a bateria neste tempo útil ela vai perdendo a carga até deixar de funcionar, se mantivermos a bateria na gaveta neste tempo útil ela vai perdendo a carga até deixar de funcionar. Não há saída!! Usem a bateria do notebook de vocês enquanto a mesma funciona pois, usando ou não ela vai se estragar com tempo! Afinal não é pra isso que uma bateria serve, pra ser utilizada e nos trazer mobilidade!?

Sempre tenham bastante atenção com as coisas lidas na internet, pois junto com a liberdade de expressão vem também o achismo, o que é extremamente perigoso!!

Bibliografia e informações adicionais:

Manual das Baterias Recarregáveis, Pilhas e Carregadores -> http://www.sta-eletronica.com.br/manual.pdf

Informações básicas e comparativo de tecnologias -> http://www.laptop-battery.org/batterytips.html

Apple: Bateria de Íons de Lítio -> http://www.apple.com/br/batteries/

How Stuff Works: Como as baterias de Íons de Lítio funcionam -> http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium.htm

How Stuff Works: Como as baterias de Íons de Lítio funcionam 2 -> http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium1.htm

Guia BatteryCare -> http://batterycare.net/guia.html

Olhar Digital: Dicas -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/aumente-a-vida-util-da-bateria-do-seu-notebook

Olhar Digital: Mitos -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/mitos-das-baterias-para-notebooks

Olhar Digital: Guardando a bateria -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/baterias-de-notebook-parte-i---guarde-sua-bateria-de-forma-adequada

HP: Calibrando a bateria -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00842272&tmp_track_link=ot_recdoc/c00594915/pt_br/c00842272/loc:1&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

HP: F.A.Q. Baterias -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/documentSubCategory?tmp_rule=50799&tmp_task=useCategory&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

Como funcionam as bateria de Íons de Lítio -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00829573&tmp_task=useCategory&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

Obs.: Há um tópico antigo (2007) e imenso de discussão sobre o assunto, porém como lá as coisas perderam o rumo o mesmo se encontra fechado. Quem quiser conferir:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-utilizando-bateria/449506

Abraços,

Vinyborges.

Comprei um notebook Asus N53T em janeiro, e vinha achando muito bom. De repente, hoje, ao tentar ligá-lo, verifiquei que não havia carga nenhuma na bateria e o notebook não ligou (embora eu tivesse trabalhado várias horas ontem com ele ligado na tomada, o que deveria ter carregado a bateria).

Vendo que não tinha carga, liguei-o na tomada, mas observei que a bateria não carrega - ela permanece todo o tempo em "0% disponível", embora a leitura indique "conectada, carregando". Se desligo da tomada, imediatamente o notebook desliga, ou seja, mesmo que passe horas ligado, a carga da bateria é literalmente ZERO, a ponto de desligar total.

O que pode estar acontecendo? Até ontem parecia funcionar normal, como é possível uma bateria de apenas 4 meses de uso não carregar mais?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Comprei um notebook Asus N53T em janeiro, e vinha achando muito bom. De repente, hoje, ao tentar ligá-lo, verifiquei que não havia carga nenhuma na bateria e o notebook não ligou (embora eu tivesse trabalhado várias horas ontem com ele ligado na tomada, o que deveria ter carregado a bateria).

Vendo que não tinha carga, liguei-o na tomada, mas observei que a bateria não carrega - ela permanece todo o tempo em "0% disponível", embora a leitura indique "conectada, carregando". Se desligo da tomada, imediatamente o notebook desliga, ou seja, mesmo que passe horas ligado, a carga da bateria é literalmente ZERO, a ponto de desligar total.

O que pode estar acontecendo? Até ontem parecia funcionar normal, como é possível uma bateria de apenas 4 meses de uso não carregar mais?...

Já aconteceu comigo com o meu HP. No meu caso veio uma utilidade para comprovar a bateria, veja se o teu nao vem com isso e quem sabe arruma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fazer o esquema de calibrar a bateria do meu note...ele é um dell inspiron...minha duvida é que diz que tenho que usar ate ele se apagar por completo...so que ele apaga quando a bateria esta em 5%...devo fazer assim mesmo ou mudo pra ele apagar quando a bateria estiver descarregada por completo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente!

Depois que a bateria tem sua carga completa, o notebook não mais a alimenta. Há todo um conjunto de componentes elétricos na placa mãe que controlam a energia.

O superaquecimento da bateria vem com o aquecimento excessivo do notebook, o que normalmente acontece com notebooks mal ventilados, usados em cima de cama e tal.

Entenda qual o problema com as duas dicas citadas como contraditórias acima: Deixar o notebook ligado sempre a tomada é sim o ideal quando não ha aquecimento na bateria. Eu disse que não adianta deixar carregando por 24h seguidas como primeira recarga por que, duvido, ninguém usa o notebook por 24h, mas se for este o caso e se a bateria não super aquecer, pode sim deixá-lo ligado a tomada, não a titulo de evitar efeito memória, o que não existe mais em baterias de Ions de Litio, mas sim por que quanto mais tempo o notebook, em uso, passa ligado a tomada e sem gastar bateria melhor, já que evita o seu uso sem necessidade.

Eu volto a dizer: Se precisa usar o notebook e há tomadas por perto, ligue no carregador, se não houver, use na bateria. Cuidar da bateria vale a pena, mas não deem muitaaa importância pra isso, a bateria vai "morrer" em algum momento, elas tem vida util! Guardada ou em uso, tem vida útil. Cuidando, a bateria pode durar um pouco mais, mas nada que valha a pena toda a preocupação em ficar encaixando e desencaixando baterias pra só usa-las 1 tarde a cada 2 meses.

Mantenham a bateria encaixada (quando não houver super aquecimento), e usem no carregador quando possivel.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...