Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de Uso para Baterias de Notebooks!


Vinyborges

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá amigos!

Sabemos que discussões sobre baterias de notebook sempre foi um ponto importante entre os seus donos... Assim, pra que a discussão fique centralizada e a informação mais acessível, resolvi abrir este novo tópico que nada mais é do que uma versão condensada de várias dicas que li e aprendi durante minha curta vida! :D

Escrevam, discutam e se revoltem, mas por favor sigam as Regras Gerais do fórum!

Vamos lá!!

você deve deixar a bateria do note carregar 24h para poder usar tive douis note e viciei no primeiro dia e ai fui pesquisar e agora deixer meu note carregar 24h estou usando ele ate 4h acabou a preocupaçao deixo a cabar tudo para pode carregar' date=' mais uma coisa nao deve usar o note carregando na tomada por que tb vicia quando usar na tomada,tire a bateria valeu pessoal.[/quote']

De acordo com as recomendações dos fabricantes e com as nossas experiências, isto acima é exatamente o que ninguém deve fazer.

- Não se deve deixar a bateria do notebook recarregar por 12h ou 24 horas, nem no primeiro e nem em nenhum outro ciclo. Isto poderá causar superaquecimento da bateria e é exatamente o calor que aumenta o desgaste, a Apple indica que acima de 35ºC as baterias já sofrem danos permanentes.

- Não se deve usar a bateria até "acabar", primeiro por que baterias de notebook atuais contam com circuito eletrônico de balanceamento de carga que necessitam de alguma energia para funcionar. Usar a bateria do notebook totalmente é difícil por que estes mesmos circuitos, como medida de segurança, sempre mantem em torno de 2~3% de carga da bateria para o seu funcionamento, mas forçando a bateria, através de métodos como forçar o boot após o notebook ter desligado por ter pouca carga (menos que 7%) ou guardando a bateria por algum tempo com carga baixa, fazem com que mesmo a energia de reserva da bateria dedicada para a manutenção dos circuitos eletrônicos de balanceamento de carga seja gasta e isto gera desgaste da bateria, falhas e até mesmo a perda da peça.

- Deve-se sim usar a bateria do notebook conectada ao notebook enquanto o mesmo está sendo carregado e utilizado, isso por que os notebooks atuais contam com bloqueios contra sobrecarga de bateria e assim que a mesma é totalmente carregada a bateria deixa de ser alimentada e toda a energia é dedicada ao notebook. Exceto em casos onde o notebook superaquece (o que faz com que a bateria também superaqueça) e a bateria sofre desgaste, sempre deve-se manter a bateria conectada o tempo todo ao notebook. Retirá-la com frequência promove danos aos conectores de metal do notebook e ainda estragos aos encaixes plásticos onde a bateria fica presa ao notebook.

- A bateria dos notebooks atuais são feitas de Íons de Lítio e Polímeros de Lítioe usam um composto base que faz com que a bateria do notebook não sofra efeito-memória e, consequentemente não vicie. É fato, as baterias atuais não viciam! Podemos (e devemos!) carregar a bateria do notebook estando a carga em qualquer valor sem ser necessário esperar chegar a 0%.

- O amplamente recomendado é que mantenha-se sempre a bateria do notebook conectada ao mesmo (em casos onde o notebook superaqueça a bateria deve ser retirada quando não em uso), se for necessário usar o notebook onde não há tomada, usamos o mesmo na bateria. Se houver tomada por perto mantemos o notebook ligado a tomada (sempre!). Simples!! É recomendado, se possível, não usar a bateria do notebook com carga abaixo de 20% (ligando o notebook no carregador quando este valor for alcançado), mas não há problema algum em usar a bateria até o notebook descarregar por completo uma vez ou outra. Isso não é o ideal, mas eventualmente pode sim ser feito (em casos com usando o notebook numa aula, ou na casa de um amigo onde não há tomada por perto). Em resumo: Se tiver tomada por perto, ligue o notebook na mesma, se não houver, use a bateria!

143856g6696uhbpoaogkbb.gif

Fonte: Apple

A cada 100% de carga de bateria consumida 1 ciclo é gasto. Tanto usar a bateria de 100% até 0~5% (descarregada totalmente) tanto quanto usar por 5 dias, 20% cada dia, irá gastar um ciclo igualmente. As baterias perdem vida útil se utilizadas ou não. Por isso que, se possível, use o notebook ligado a tomada e com a bateria encaixada, esta é a melhor forma de se beneficiar e estender a vida útil da bateria ao máximo.

- A bateria do notebook, e na verdade todas as baterias de Íons de Lítio, tem um certo tempo de vida em torno de 2~3 anos. Se usarmos a bateria neste tempo útil ela vai perdendo a carga até deixar de funcionar, se mantivermos a bateria na gaveta neste tempo útil ela vai perdendo a carga até deixar de funcionar. Não há saída!! Usem a bateria do notebook de vocês enquanto a mesma funciona pois, usando ou não ela vai se estragar com tempo! Afinal não é pra isso que uma bateria serve, pra ser utilizada e nos trazer mobilidade!?

Sempre tenham bastante atenção com as coisas lidas na internet, pois junto com a liberdade de expressão vem também o achismo, o que é extremamente perigoso!!

Bibliografia e informações adicionais:

Manual das Baterias Recarregáveis, Pilhas e Carregadores -> http://www.sta-eletronica.com.br/manual.pdf

Informações básicas e comparativo de tecnologias -> http://www.laptop-battery.org/batterytips.html

Apple: Bateria de Íons de Lítio -> http://www.apple.com/br/batteries/

How Stuff Works: Como as baterias de Íons de Lítio funcionam -> http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium.htm

How Stuff Works: Como as baterias de Íons de Lítio funcionam 2 -> http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium1.htm

Guia BatteryCare -> http://batterycare.net/guia.html

Olhar Digital: Dicas -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/aumente-a-vida-util-da-bateria-do-seu-notebook

Olhar Digital: Mitos -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/mitos-das-baterias-para-notebooks

Olhar Digital: Guardando a bateria -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/baterias-de-notebook-parte-i---guarde-sua-bateria-de-forma-adequada

HP: Calibrando a bateria -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00842272&tmp_track_link=ot_recdoc/c00594915/pt_br/c00842272/loc:1&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

HP: F.A.Q. Baterias -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/documentSubCategory?tmp_rule=50799&tmp_task=useCategory&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

Como funcionam as bateria de Íons de Lítio -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00829573&tmp_task=useCategory&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

Obs.: Há um tópico antigo (2007) e imenso de discussão sobre o assunto, porém como lá as coisas perderam o rumo o mesmo se encontra fechado. Quem quiser conferir:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-utilizando-bateria/449506

Abraços,

Vinyborges.

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Amigo,

Isto era verdade na época em que as baterias não eram de íons de Lítio ou de polímeros de Lítio. Hoje em dia isso não é mais necessário e chega a ser perigoso se ao longo destas 12 horas o notebook aquecer e a bateria também. Como dito na mensagem inicial do tópico, o maior inimigo das baterias é o aquecimento.

Obs.: De acordo com a Apple, baterias com temperaturas acima de 35ºC já sofrem danos permanentes.

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E um notebook que passe 10hs por dia na tomada. Mesmo assim é melhor deixar com a bateria?

Ela não acabando esquentando mais por ficar tanto tempo plugada?

Ouvi falar que é melhor deixar na bateria pelo fato de que pode haver uma queda de energia e acarretar problemas no HD, por exemplo.

Como no caso você possui um Inspiron 15R SE, já verifiquei que a parte da bateria não aquece, mas seria interessante utilizar uma base refrigerada também. ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi falar que é melhor deixar na bateria pelo fato de que pode haver uma queda de energia e acarretar problemas no HD, por exemplo.

Como no caso você possui um Inspiron 15R SE, já verifiquei que a parte da bateria não aquece, mas seria interessante utilizar uma base refrigerada também. ^_^

Ah de boa então. Eu uso uma CoolerMaster Notepal X-Slim com meu notebook atual que é um HP. Mas ele esquenta muito quando está na tomada e notei que sem a bateria esquenta um pouco mesmo.

Meu HP batia 95 graus pra você ter uma ideia. Dai com a base e sem a bateria fica em 60. hahaha... é tenso! Mas isso vai mudar quando meu Dell chegar! XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos,

Se o notebook superaquece, como este que chega a 95ºC, remover a bateria ao utilizá-lo por 10 horas diárias é uma boa ideia sim. Só nestes casos é uma boa ideia, só em casos de superaquecimento.

Mas se vocês notarem que a bateria não esquenta, não removam a bateria! Não mesmo!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu tenho uma duvida: O desgaste natural se dá por conta da cristalização do polímero da bateria(em casos de bateria de polímero), ou então pelo depósito do metal nas paredes(em bateria de ions)? Isso foi o que ouvi falar, mas se tiver outra razão também quero saber.

A perda de aceitação de carga de baterias de Lítio-Íon/Polímero é devido a oxidação da célula, que ocorre naturalmente durante o uso e como parte do envelhecimento. A perda de capacidade é permanente porque os metais usados nas células são feitos para funcionarem por um tempo específico e estão sendo consumidos no polo positivo durantes seus tempos de serviço. Além disso ainda há o depósito do ânodo (polo negativo) da bateria.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Viny,

As baterias de celulares(Blackberry Bold 9700) funcionam da mesma forma ?

Posso deixar a noite inteira carregando na tomada ?

Se eu usar o dia inteiro e a bateria só descer ate 80%, posso mesmo assim carregar ?

Obrigado !

Olá amigo, a bateria do seu Blackberry é uma Li-Ion de 1500 mAh. A química é a mesma das baterias de notebook, pode seguir as mesmas dicas.

Pode deixar carregando sim, mas lembre-se que baterias de celulares tendem a esquentar mais do que as de notebook, cuidado pra o calor não estragar a bateria.

Pode carregar com qualquer % de carga. Não há problema algum!

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, a bateria do seu Blackberry é uma Li-Ion de 1500 mAh. A química é a mesma das baterias de notebook, pode seguir as mesmas dicas.

Pode deixar carregando sim, mas lembre-se que baterias de notebook tendem a esquentar mais do que as de notebook, cuidado pra o calor não estragar a bateria.

Pode carregar com qualquer % de carga. Não há problema algum!

Abraço!

Opa Viny, valeu pela resposta cara !

Me ajudou bastante :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Essa dica serve para prolongar a vida da bateria e não para aumentar a duração da carga.

As Baterias de Lithium (ou íons de lítio) não tem efeito memória, ou seja não viciam, porém elas tem Vida útil que é contabilizada por Ciclos de descarregamentos e recarregamentos completos. Aí vocês me perguntam: Vida Útil? Ciclos? Não é a mesma coisa? Explique-se Sr. Mulder.

Explico:

Toda bateria de Lithium tem um número de ciclos de recargas. Quando este número é alcançado, a bateria começa a perder rendimento, ou seja, começa a descarregar mais rápido até que ela fique inutilizável.

Cada carregamento a 100% é considerado 1 ciclo pela bateria.

Vamos supor que as baterias da Samsung tem vida útil de 400 ciclos de recargas. Se eu deixar minha bateria se esgotar a 0% e em seguida recarregá-la a 100% novamente, eu terei gasto 1 ciclo de vida da bateria. Ou seja, minha bateria ainda tem 399 ciclos de descarga e recarga disponíveis com desempenho total da bateria em segurar carga. Quando eu utilizar todos os 400 ciclos, a bateria começará a perder desempenho, não segurando a carga como segurava antes, e a medida que eu continuar a utilizar a bateria após exceder os 400 ciclos, mais ela perde o desempenho de segurar a carga até que ela fique inutilizável.

Certo, e agora vocês perguntam, qual a dica?

A dica é a seguinte, não deixar a bateria descarregar totalmente(0%) e não carregá-la totalmente(100%).

Vejam o que quero dizer com os Exemplos abaixo:

Exemplo 1: Bateria esgotada a 0% e recarregada até atingir 100% = Você gasta 1 ciclo.

Exemplo 2: Bateria com 20% de carga é colocada para carregar e ao atingir 80% de carga é removida do carregador = Nenhum ciclo registrado.

No Português claro, a dica é não deixar a bateria descarregar totalmente ou seja 0% e nem recarregá-la até atingir 100%, com esta atitude, você não estará completando 1 ciclo completo, e isso vai prolongar a vida útil da bateria.

Sempre que sua bateria atingir 20% de carga (pode ser qualquer quantia acima de 16%), você pode colocar ela para recarregar, retirando assim que ela completar 80% de carga. Essa é a técnica.

Esta técnica é muito utilizada também em smartphones...

Então como eu disse, essa dica vale para todas as baterias de Lithium e funciona perfeitamente aumentando a vida útil da bateria.

Espero que aproveitem a dica ^_^.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma bateria de um note de uma empresa e ela me passou isso:

ATENÇÃO

Para colocar a bateria ou remove-la, o notebook deve estar desligado, inclusive a fonte deverá estar desconectada do notebook.

Após efetuar a troca, encaixe da bateria, reconectar a fonte e ligar normalmente o notebook.”

O primeiro passo ao receber a bateria, será colocá-la no notebook, mesmo que apareça a informação de a bateria já esta carregada, deverá deixar carregando por 8h.”

Cuidados que devem ser tomados com as baterias de Notebook

A vida útil das baterias recarregáveis são medidas através de ciclos de cargas, que variam em torno de 500 a 800 ciclos, dependendo do modelo da bateria. Todas as vezes que ligamos o conversor AC/DC à energia elétrica, e conectamos o conversor ao Notebook com a bateria instalada, é gasto um ciclo de vida útil da bateria, não importando o tempo ao qual o equipamento ficou ligado a rede elétrica, um minuto, uma hora, dez horas, tanto faz o tempo, um ciclo de vida útil da bateria já foi consumido.

Para evitarmos o desgaste prematuro das baterias, devemos sempre utilizar a bateria do equipamento até o final da carga, e quando o equipamento sentir que a carga da bateria está baixa, ele irá avisar emitindo sons característicos, acendendo luzes, ou de alguma outra forma característica de acordo com cada marca e modelo de Notebook. Devemos atentar para a carga da bateria, esta deve ser feita de uma forma contínua, sem interrupções, ou seja, se a bateria gasta duas horas para ser carregada, ela deve ficar conectada à rede elétrica por duas horas, consecutivas e ininterruptas. Estas informações devem ser verificadas no manual do usuário do equipamento.

Uma forma para poupar a bateria, é utilizarmos o equipamento sem ela, devendo ser extraída do compartimento por completo, e ligando-se o Notebook a rede elétrica.

Antes de utilizar as baterias novas, devemos fazer a carga inicial, para que elas tenham longa duração e grande autonomia. Este procedimento é feito da seguinte forma: coloca-se a bateria nova no equipamento, liga-se o equipamento na rede elétrica, deixe-o carregar a bateria por 8h, não importando ai o comunicado do equipamento de que a bateria já esta carregada, após este período de carga, devemos desconectar o equipamento da rede elétrica, e utilizar o Notebook até que a carga da bateria chegue ao final, neste caso não há necessidade de ser contínuo, pode haver interrupções. Quando a carga da bateria chegar ao final, devemos carregá-lo por mais outro período de 8h. Este procedimento deverá ser repetido por cinco vezes, e, após isto, podemos utilizar o equipamento normalmente.

Obs: lembramos que é recomendado utilizar o notebook utilizando a energia da bateria, pelo menos, uma vez por semana, se a bateria ficar por um longo período sem utilização, as células podem ficar danificadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a questão da "Sorte" também.... tem gente que tem Sorte da bateria aguentar bastante tempo, em compensação, tem outras em que a bateria estraga em pouco tempo.....

No notebook uma coisa que costuma estragar é o " Circuito de carga da bateria", normalmente ele fica dentro da bateria.....A maioria das baterias que estragam com pouco mais de um ano, o principal responsavel por esse problema é esse circuito que morre bem antes das celulas completarem a vida util... Como a bateria é blindada, é muito difícil a reparação do mesmo, sem ter que quase que destruir a carcaça da bateria, além de não existir esse circuito pra venda a não ser que seja retirado de alguma baterida que apresentou problemas em suas celulas(fim da vida util)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá amigos, sem polemizar, mas quero informá-os de uma coisa.

Façam exatamente o que Apple e todos os fabricantes dizem(ironia). Isso é bom pro bolso deles! Vocês sabem que baterias valem uma boa nota, e pra eles, vender um novo equipamento daqui a 3 anos é bom (poucos compram bateria novas).

Por experiência própria posso confirmar: Usar a Bateria contra todas as regras é muito melhor.

Acer Aspire 5100 - 6-7 anos de uso.

Duração original da bateria: ~2h

Duração atual da bateria: ~1h30m

Perdeu quase nada de potencial em quase 7, eu disse SETE anos de uso. Cade a história de que a bateria na gaveta estraga também?

Modo de utilização

Quando NOVO:

  • 2 cargas de 24h

  • 2 cargas de 12h

Uso normal:

  • SEMPRE 6h. Carregar durante mais tempo não vai estragar, mas não é necessário mais de 6h.
  • Só carregar quando a bateria estiver no fim (não quando acabou). O recomendado é entre 7% e 10% (é quando o windows te avisa pra carregar).
  • Se em algum momento a carga for interrompida, não continue a carregar depois, veja a regra acima. Só carregar quando estiver no fim da carga.
  • Se a bateria não estiver sendo carregada ou descarregada, remova-a do equipamento.
  • Não guardar a bateria vazia, no mesmo dia que acabar precisa ser carregada, se não vai secar a carga reservada para o bom funcionamento da bateria (o único ponto de concordância entre minha opinião e a da maioria:unsure:).
  • Outra recomendação é fazer pelo menos um ciclo por semana (tem gente que acaba esquecendo que a bateria existe).

Vejamos, pela minha mão já passaram cerca de 750 notebooks (novos e usados) e acompanhando sua utilização, posso constatar: Todos os que cuidaram da bateria da forma que relatei, ainda as têm funcionando, porém, a maioria dos que usam de qualquer forma e seguem o manual do fabricante, dicas da Apple e etc, infelizmente estão com suas baterias danificadas. Algumas nem ligando, outro tanto não sendo confiáveis (desligam do nada no meio do uso) e a grande parte num ciclo de perda de capacidade, onde no decorrer no 2-3 anos a bateria perde a capacidade.

Posso afirmar, nunca ouvi alguém dizer: "-Mas eu sempre cuidei do carregamento, pra fazer certinho, e a bateria estragou."

Agora, o que todos diem quando a bateria estraga ou perde capacidade é: "pois é, eu usava de qualquer jeito, não dava bola pra ciclo, carregava quando dava na telha. Eu fui burro mesmo, me ferrei por não usar certo."

Todos os notebooks que vendo eu dou o treinamento de utilização da bateria e junto com a documentação vai anexa essa mesma orientação de uso, e posso dizer, nenhuma bateria bichou ainda, em 4 anos de loja.

Enfim, não me apedrejem, só estou relatando a minha experiência. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas baterias que desligam o notebook do nada, tem algum problema no circuito interno que controla a bateria...., 80% de chance de que as celulas estejam boas ainda.... claro que isso ainda é um defeito da bateria.... Eu falo porque quando a celula está fraca, a bateria gasta até o final normalmente, mesmo que a carga dure apenas 5min .... não vai simplesmente cortar a energia do nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal boa tarde tenho umas duvida acabo de adquirir um LG N450 ?

(6-Cell battery pack Lithium-Ion 47.75 Wh)

1 - queria sabe o ideal pra carregar pela Primeria vez qtas Horas?

2 - Jogo Muito jogos diablo3 e satrcraft 2 e Rpg online, no caso abateria iria acaba muito rápido ou usar o Not na tomada durante o jogo ?

AGRADEÇO PELA AJUDA ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal boa tarde tenho umas duvida acabo de adquirir um LG N450 ?

(6-Cell battery pack Lithium-Ion 47.75 Wh)

1 - queria sabe o ideal pra carregar pela Primeria vez qtas Horas?

2 - Jogo Muito jogos diablo3 e satrcraft 2 e Rpg online, no caso abateria iria acaba muito rápido ou usar o Not na tomada durante o jogo ?

AGRADEÇO PELA AJUDA ^^

Então amigo, tem várias maneiras, eu reocmendo seguir o que postei 2 posts acima.

Você pode jogar com a bateria, mas vai "judiar" dela pelo aquecimento e sobrecarga, além do fato que o próprio notebook deve reduzir a velocidade por estar na bateria, diminuindo os FPS do jogos. Recomendo usar na energia, independente de estar carregando a bateria ou sem ela dentro.

Pode surgir outra pessoa com outra dica, você vai ter que escolher qual seguir. Leia os posts acima e tire suas próprias conclusões. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Bom, eu agora fiquei com dúvida:

Li que quando estiver usando o notebook direto na tomada (meu caso) é recomendável deixa a bateria com 40% de carga e tirar a bateria (guarda-la), e carregar quando for utilizar.

Eu uso o notebook como um desktop e ele fica praticamente o ano inteiro ligado, salvo as poucas vezes que levo ele para casa, ou levo ele para trabalho em campo (evito porque pesa) e outras excessoes sao quando durmo no trabalho e desligo o notebook para diminuir o barulho e calor.

No meu caso eu tenho que deixar o notebook ligado direto na tomada porque trabalho muito com ele e ele monitora o meu nobreak.

Qual seria a recomendacao? Mesmo assim deixar a bateria engatada?

abraços,

Eriberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, eu agora fiquei com dúvida:

Li que quando estiver usando o notebook direto na tomada (meu caso) é recomendável deixa a bateria com 40% de carga e tirar a bateria (guarda-la), e carregar quando for utilizar.

Eu uso o notebook como um desktop e ele fica praticamente o ano inteiro ligado, salvo as poucas vezes que levo ele para casa, ou levo ele para trabalho em campo (evito porque pesa) e outras excessoes sao quando durmo no trabalho e desligo o notebook para diminuir o barulho e calor.

No meu caso eu tenho que deixar o notebook ligado direto na tomada porque trabalho muito com ele e ele monitora o meu nobreak.

Qual seria a recomendacao? Mesmo assim deixar a bateria engatada?

abraços,

Eriberto

Olá colega!

Seu caso é atípico. Você mantem o notebook ligado o tempo todo e o utiliza como desktop, sem movê-lo e tal. No seu caso o ideal é realmente remover a bateria com 40~50% de carga e guardá-la, voltando a utilizá-la 1 vez a cada 2 meses de forma a manter o seu funcionamento. No seu caso, manter a bateria encaixada o tempo todo só geraria superaquecimento sem que você aproveitasse nenhuma das vantagens do seu notebook.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá colega!

Seu caso é atípico. Você mantem o notebook ligado o tempo todo e o utiliza como desktop, sem movê-lo e tal. No seu caso o ideal é realmente remover a bateria com 40~50% de carga e guardá-la, voltando a utilizá-la 1 vez a cada 2 meses de forma a manter o seu funcionamento. No seu caso, manter a bateria encaixada o tempo todo só geraria superaquecimento sem que você aproveitasse nenhuma das vantagens do seu notebook.

Abraço!

Valeu Viny. Minha dúvida era justamente essa, mas alguma coisa tenho pecado, pois mesmo sem utilizar o desgaste da bateria aumenta: passou de 4% para 9% :(

Hoje li com mais atencao o tópico, então o certo é carregar um 80% e manter entre 20% - 80% e com ela parada manter em 40%?

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu Viny. Minha dúvida era justamente essa, mas alguma coisa tenho pecado, pois mesmo sem utilizar o desgaste da bateria aumenta: passou de 4% para 9% :(

Hoje li com mais atencao o tópico, então o certo é carregar um 80% e manter entre 20% - 80% e com ela parada manter em 40%?

abraços.

Irmão,

O desgaste vai ocorrer, a questão aí é que ele subiu muito rápido!

Pra quem usa o notebook de forma móvel e por algumas horas, todos os dias, que é o uso normal, o recomendado é que se use o notebook na tomada sempre que possível e quando não for possível se deve usar a bateria, preferencialmente até 20%.

No seu caso o recomendado é que carregue a bateria até 100%, usando-a até 40~50% e guardando-a em seguida.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Irmão,

O desgaste vai ocorrer, a questão aí é que ele subiu muito rápido!

Pra quem usa o notebook de forma móvel e por algumas horas, todos os dias, que é o uso normal, o recomendado é que se use o notebook na tomada sempre que possível e quando não for possível se deve usar a bateria, preferencialmente até 20%.

No seu caso o recomendado é que carregue a bateria até 100%, usando-a até 40~50% e guardando-a em seguida.

Abraço!

Valeu Viny, farei isso, deixo carregada, uso até 40%-50% e guardo.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...