Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando Discos Rígidos!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Manual para Compra de

Discos Rígidos

Elaborado por: Julio Araújo e Vinyborges

Olá pessoal! Com o intuito de ajudar vocês a escolher HDs, criamos alguns tópicos:

# Para que serve o HD?

Como muitos já sabem, é usado para armazenar todos os seus arquivos, como suas músicas, jogos, filmes, documentos e armazenar também o sistema operacional. Então quanto maior a capacidade do HD maior será a quantidade de dados que você pode armazenar e já vamos eliminar o mito que quanto maior a capacidade, maior o desempenho do computador, o que não é verdade.

====================

#Marcas: Devo tomar cuidado?

Não! Os HD's não são como fontes que existem as genéricas e fontes de qualidade. Portanto, não há com o que se preocupar quanto a marcas. Dentre as mais comuns estão: Seagate, Samsung, Western Digital, Hitachi entre outras. Ou seja, qualquer marca terá qualidade, não há no mercado HDs de marcas ruins. Contudo se deve tomar cuidado para sempre comprar HDs em locais de confiança, pois discos rígidos são peças mecânicas extremamente sensíveis, assim o revendedor tem que manuseá-los com cuidado! E se deve ter atenção para que exigir a nota fiscal junto a compra, pois as lojas normalmente oferecem um certo período de garantia paralela a do fabricante, e que só pode ser utilizada com a nota fiscal.

====================

# Padrões SATA I, II e III. O que é isso?

Vocês já devem ter lido anúncios de HDs, certo? SATA, ou Serial ATA, se refere à interface de transferência de dados entre dispositivos (como HDs e Gravadores de DVD) e a placa-mãe do sistema. O padrão SATA é um dos tipos de conexão de HDs, além deste temos o famoso e antigo PATA (conhecido como IDE/ATA) e o SCSI. Dentre todos é o padrão SATA o mais atual e o mais usado nos HDs para computadores domésticos. Este padrão ainda conta com algumas diferenças nas taxas de velocidade, por isso há nomenclatura diferenciada em SATA I, SATA II e SATA III. Ao comprar um HD, escolha o que tiver o padrão SATA mais veloz, pois mesmo que sua placa-mãe não suporte toda a velocidade do padrão do HD ela reconhecerá o disco que vai funcionar com a velocidade máxima limitada pela placa-mãe.

36091.jpg

imagem: www.tecmundo.com.br

====================

# SATA II & III e o gargalo dos HDs

Na hora da compra não há necessidade de se desesperar para comprar um HD SATA III pois o disco é mais lento do que a capacidade de transferência da porta SATA III. Então se você só achou HD's SATA II, não há problemas pois o desempenho não será afetado. Só há ganhos com o SATA III caso for utilizar algum SSD SATA III, que no qual consegue utilizar toda capacidade da transferência do SATA III, mas lembre-se que sua Placa Mãe deverá oferecer também alguma porta SATA III. Se só oferecer SATA II, qualquer HD ou SSD que for SATA III, irá funcionar como SATA II.

Então lembrem-se, HD SATA III não é pré-requisito para a compra.

====================

# Velocidade de Disco

Existem três velocidades típicas para o disco dos discos rígidos. 5400 RPM, 7200 RPM e 15000 RPM. Normalmente quanto mais rápido o disco mais caro também. A velocidade de rotação do disco influencia diretamente na taxa de leitura e escrita de cada dispositivo. Assim discos rígidos quase idênticos, mas que se diferenciam apenas na velocidade de rotação, onde um tem taxa de 5400 RPM e outro taxa de 7200 RPM, vão apresentar a taxa de leitura do disco (a ação de ler os dados armazenados do HD) e taxa de escrita do disco (ação de escrever novos dados) diferentes, onde o disco de 7200 RPM será mais rápido. Logicamente que as taxas de leitura e escrita são influenciadas por diversos outros fatores, praticamente cada modelo de HD tem taxas diferenciadas, então procurem sempre informações no site do fabricante e escolha sempre o disco mais veloz tanto pra leitura quanto pra escrita.

====================

# Tamanho de buffer. Mas o que é buffer?

O cache de disco, também conhecido como buffer, é uma região de memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos. O cache representa uma pequena quantidade de memória incluída na placa lógica do HD e tem como principal função armazenar as últimas trilhas lidas pelo HD. Esse tipo de cache evita que a cabeça de leitura e gravação passe várias vezes pela mesma trilha, pois como os dados estão no cache, a placa lógica pode processar a verificação de integridade a partir dali, acelerando o desempenho do HD, já que o mesmo só requisita a leitura do próximo setor assim que o último setor lido seja verificado. Em termos práticos o cache só realmente faz diferença no desempenho de um disco quando o volume de dados for grande e se precisar ler diversas trilhas de disco. Assim o cache de disco é interessante quando o objetivo do HD for para jogos e programas de edição de vídeo, imagem e som. Cada HD apresenta um tamanho de cache, alguns tamanhos típicos são: 8Mb, 16Mb, 32Mb e 64Mb. Mais importante do que ter um cache de disco grande, é ter memória RAM com frequência rápida (pois o Windows também aloca na RAM uma espécie de buffer), não se preocupem tanto com buffer de disco.

====================

# Tamanho do HD

Existem HDs de 3.5" e HDs de 2.5". O tamanho maior é o utilizado para computadores de mesa (ou desktop) e o tamanho menor é o utilizado para computadores portáteis (ou netbook/notebook). É possível utilizar adaptadores para se utilizar discos menores (2.5") em espaço para discos maiores (3.5"), mas o contrário não é possível.

====================

# Mas como eu vou saber a capacidade para comprar?

Imaginem o cenário:

Você irá instalar o Windows no seu novo HD certo? Então vamos aos cálculos!

Windows: Ocupa algo em torno de 12GB

Aplicativos de Escritório e aplicativos comuns para Internet e outros úteis: 10GB +-

Músicas: Cada música costuma ter 5MB. Se você tem 1000 músicas, basta multiplicar e dividir por 1024.

Vídeos: Filmes ripados em AVI costumam ter 700MB. Filmes em DVD não ripados possuem em torno de 4GB. Filmes em Blu-ray em torno de 64GB cada um! Então basta multiplicar.

Documentos: Planilhas do Excel, textos do Word, são bem pequenos, geralmente 1MB. Editais de concursos, apostilas em PDF custumam ter 50MB. Daí você vai somando.

Jogos pesados atuais: Geralmente ocupam 30GB de espaço.

Fotos: Dependendo da câmera, cada foto tem em torno de 5 Megabytes.

Calcule seguindo a regra acima e você saberá quantos Gigabytes irá precisar.

Lembre-se:

Dá pra encontrar HD's de 160GB até 2TB para uso doméstico. Tudo depende do seu orçamento e da capacidade que irá precisar.

Mais dicas:

Se você já tem um HD e quer adicionar outro, é mais fácil, pois você não irá precisar calcular o espaço do Sistema Operacional pois já está instalado em outro HD.

Se você quer trocar o seu HD por um maior e não quer manter o antigo, é mais fácil ainda, basta visualizar o quanto que está sendo usado atualmente e já comprar um com mais capacidade caso planejar colocar mais músicas, vídeos, filmes e jogos no seu HD.

Se você tem um HD e quer trocar por um outro maior, basta comprar o HD novo, instalar o Sistema Operacional (Windows, Linux ou qualquer outro) e copiar os arquivos para o disco novo.

Se seu computador é só para escritório, usar Internet e digitar textos, não precisa gastar dinheiro com um disco grande.

====================

# Cuide bem do seu HD, seja qual for!

Às vezes as pessoas reclamam que tal marca de HD é ruim pois estragou rápido. Claro qualquer componente pode estragar, mas será que vocês sabem como cuidar do(s) seu(s) disco(s)?

A vida útil de qualquer componente eletrônico é devido à diversos fatores, com os HD's devemos tomar alguns cuidados para prolongar a vida útil dos mesmos:

1. Sempre use uma Fonte de qualidade. Fontes de baixa qualidade oferecem muita oscilação na tensão 5V causando problemas no HD com o passar do tempo. Ou seja, usar o HD com aquelas Fontes Jitek dos computadores Positivo ou usar com aquelas Fontes Wisecase de "500" que custa R$ 29,99 + Brindes, você irá maltratar e muito do seu HD! Claro existem muitas Fontes Genéricas por ai, dei apenas um exemplo. Há carroças como: Clone, C3 Tech, Advanced, Multilaser, Leadership, Empire e demais bombas.

Porque será que os HD's dos computadores montados duram tão pouco?

2. Tome cuidado com o HD, deixe-o sempre bem aparafusado no Gabinete, seja caprichoso e parafuse dos dois lados, e não apenas de um lado, não vamos copiar serviço mal feito de computadores "montados". Deixar o HD mal aparafusado pode deixar o mesmo "solto" e sofrer mais impactos.

3. Jamais deixe o HD cair no chão, não dê socos, ponta-pés no Gabinete ou qualquer outro artifício para descarregar raiva ou brincadeira. Lembre-se que o HD é o componente mais sensível do Gabinete. Trate-o bem. Deixe para dar socos e ponta-pés nas Fontes genéricas.

4. Ao instalar o HD no Gabinete, não deixe a Placa lógica "colada" no chassi do Gabinete. Deixe um espaço para alguma ventilação.

5. Nunca mecha no HD com o micro ligado. Se precisar fazer alguma manutenção, desligue o computador pela tomada para que não exista nenhuma energia estática no mesmo.

Sigam as dicas acima para manter seu HD seja novo ou velho sempre em boas condições. E seguir as dicas acima não quer dizer que o HD irá durar uma eternidade.

====================

HD usado. Evite comprar!

Como dito acima o HD é o componente mais sensível do computador. Não recomendamos comprar um HD usado pois:

1. 99% de chance do HD ter tido uma vida triste, ou seja, ter sido usado em um computador com Fonte Genérica, ou seja o HD já deve estar bem "judiado" por causa da péssima qualidade da Fonte.

2. Nunca se sabe se já sofreu quedas e/ou impactos.

3. Nunca se sabe se com o passar das horas de uso, ele para de funcionar ou fica dando travadas na cabeça.

4. Nunca se sabe se há "Badblocks" no mesmo, a não ser que você faça um longo e demorado teste.

5. Nunca se sabe quando foi comprado e o tempo de vida do mesmo.

6. Nunca se sabe se ele já está no fim da sua vida útil.

7. Nunca se sabe se já foi aberto para fazer consertos.

Então sempre que possível compre um HD novo! Pois comprar um HD que já sofreu nas mãos das Fontes Genéricas pode gerar grandes dores de cabeça no futuro, como perda de arquivos importantes.

E claro, é só uma dica. Não estamos impedindo você de comprar um HD usado.

====================

====================

Baú de mitos e lendas urbanas sobre HD's

Esse computador é bom, pois tem 500 "Giba" de HD!

Esse mito é visto diariamente nas propagandas de lojas de eletro, falando que tem 500GB e todo mundo fica louco para comprar. O computador não vai ficar mais rápido pagando a mais para ter mais número ou seja ter "mais HD". Comprar um HD maior só irá ter vantagem de mais espaço para armazenar, E SÓ!

Mas o HD é Seagate, meu primo disse que Samsung que é bom.

Não existe marca boa e marca ruim para os HD's, existem pequenas diferenças entre modelos mas mesmo assim nada disso é percebido para quem só usa coisa simples.

Mas SATA 3 não é melhor? Pois SATA 2 é menor que SATA 3.

Isso já foi bem explicado acima, que os HD's não conseguem nem usar a banda da conexão SATA 2. Tanto faz SATA I, SATA II, SATA III. Nem tudo na informática que é bom para comprar é definido por números crescentes.

Mais para jogo, um HD maior não vai ficar melhor para jogar?

O HD só armazena a instalação do jogo e faz a leitura dos arquivos do mesmo quando você executa e mais NADA. Então com um HD de 120GB, 160GB, 320GB, 500GB, 1TB, 2TB, 300TB, o desempenho do jogo não será alterado. Quem fala que fica melhor com mais HD é porque não entende nada.

Mas o Técnico bom de bola disse que comprar 2 HD's é melhor.

Não precisa comprar dois HD's, não há justificativa para isso. Compre um só e pronto. Se você conseguir encher o mesmo, compre outro.

Mas eu acho 320GB muito pouco.

Calcule como mostrado acima quanto irá utilizar. Se realmente achar pouco pelo resultado, compre um maior. Se acha pouco só por causa do valor "320GB" e acha que "500GB" é melhor pelo motivo de 500 ser maior que 320, sentimos muito e você irá desperdiçar dinheiro.

====================

# Perguntas Frequentes

Onde comprar HD?
Se você não tem nem ideia sobre onde comprar, leia este tópico que contém a pontuação de lojas de peças.

E este tópico contém preços de peças para você já ver vários preços de HD's.

E para finalizar, este tópico contém centenas de configurações com indicações de peças e claro, muitas indicações de HD, percebam que o HD nem é muito comentado, ou seja, não é o bicho de sete cabeças para comprar, percebam que a galera coloca o HD de acordo com a capacidade que irão precisar, e nem perguntam nada do HD pois as especificações são iguais para todos os HD's, ou seja:

Conexão SATA

7200RPM

500GB

Este tópico é atualizado todos os dias, ou seja, sempre que precisar ter uma noção do HD que a galera recomenda e está comprando, você pode ler novamente.

-------------------

"Com tantas informações sobre tamanho de disco, tamanho de buffer, velocidade de disco, taxas de leitura e escrita e tudo mais, como posso comprar um HD novo fazendo a melhor compra possível sem ser enganado por vendedores ou pessoas espertinhas??"
Resposta: O primeiro passo sempre ao se comprar peças pra computador é definindo qual configuração é necessária e quanto se pode pagar. Depois é só pesquisar no Google e em sites como Buscapé, Bondfaro, Zoom e Jacotei e buscar o melhor modelo com o preço mais baixo possível e é claro, numa loja de confiança.

-------------------

"Onde posso encontrar essas informações todas que vocês escreveram aqui, essas coisas de taxa de leitura e escrita e tudo mais???"
Resposta: Todos os modelos de HDs contam com páginas específicas nos sites dos seus fabricantes. Assim fica fácil! Com o modelo em vista, é só entrar no site do fabricante e procurar pelas informações! Algumas vezes elas são chamadas de "data sheet". Exemplo abaixo:

Buscando no site do fabricante do meu HD (a Seagate), informações sobre o modelo (Seagate ST9500420AS), encontro as seguintes informações:

datasheetmomentus.jpg

====================

E a pergunta que não quer calar: Qual HD é bom?

Se você leu bem o tópico já deve saber que o HD não é um bicho de sete cabeças para comprar, não existe HD's chineses de péssima qualidade como nas Fontes Genéricas e por isso não há como algumas empresas brasileiras passar o "cliente pra trás". Então fique despreocupado ao comprar um HD, comprando um Samsung, Seagate, Hitachi, Western Digital ou Toshiba, você não irá errar na compra.

O que pode acontecer é você comprar um HD com muita capacidade que nem irá usar, que lendo o tópico você irá saber sobre isso e/ou comprar um HD mais "caro" por ser SATA III que como já dito no tópico, não oferece diferença para as outras gerações SATA.

Apenas tomem cuidado com as lojas e com o transporte do HD. Se for comprar pela Internet, escolha uma loja que se preocupa com as embalagens de envio pois a embalagem original do HD até protege porém pode não ser o suficiente para o HD ser transportado. Há lojas como Waz que embalam os produtos em caixas com bastante isopor em flocos, ou seja, reduzindo a chance do HD sofrer com os impactos de transporte. Leia no setor de lojas sobre quais se preocupam com a embalagem de envio e também sobre a confiança na compra.

Se você é bem detalhista, procure Reviews sobre o modelo que quer comprar, leia TODO o teste para ver como o HD se saiu nos testes.

====================

# Resumão!

Estes são os pontos os quais vocês devem se preocupar na escolha de um HD:

  • Preço

  • Padrão de Conexão compatível com a Placa-mãe (SATA, PATA ou SCSI)

  • Velocidade do Disco

  • Tamanho físico do HD

  • Capacidade de Armazenamento

Para usuários mais avançados, temos alguns a mais:

  • Taxa de Leitura e Escrita

  • Latência

  • Tamanho de Cache

  • Nível de Ruído

Comprem o melhor possível dentro do seu orçamento estipulado!

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA

http://tecnologia.uol.com.br/produtos/ultnot/2007/07/24/ult2880u387.jhtm

http://pcworld.uol.com.br/reviews/2010/08/26/velocidade-maxima-testamos-um-hd-usb-3.0/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache

http://www.hardware.com.br/guias/hds/cache-buffer.html

====================

Com o manual para compra de Disco Rígidos já elaborado, todos os tópicos pedindo orientação de compra de HD's serão prontamente removidos e direcionados para cá. Por favor, leiam e pesquisem.

====================

Esse manual é voltado para Discos Rígidos (HDD), existem ainda no mercado Discos Sólidos (SSD) e discos hibridos (que contam com uma disco mesmo igual ao HDD e uma parte sólida igual ao SSD).

====================

  • Curtir 8
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Amigos,

O Julio e eu achamos mais interessante abrirmos o tópico para postagens, então assim está feito!

Por favor sigam as regras ao postar aqui, mensagens irregulares não serão aceitas e o tópico terá monitoração constante!

O tópico é exclusivo para discussões relacionadas a recomendação de HDs! Nosso objetivo aqui é centralizar as informações!

Grato,

Vinyborges.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópicos assim são sempre bem vindos, mas não acho correto informar que não existem HD melhores ou piores.

Trabalhei com vendas e suporte. Não vendo mais micros com HD da marca Wester Digital. O índice de retorno de micros com este HD é muito mais alto que os demais.

A única linha de HDs desta marca que prestavam era a linha Raptor com HDs de 10.000 RPM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tópicos assim são sempre bem vindos, mas não acho correto informar que não existem HD melhores ou piores.

Trabalhei com vendas e suporte. Não vendo mais micros com HD da marca Wester Digital. O índice de retorno de micros com este HD é muito mais alto que os demais.

A única linha de HDs desta marca que prestavam era a linha Raptor com HDs de 10.000 RPM.

Mas também não achamos correto falar que tal marca é ruim por teve N retornos. Se um HD estraga é por diversos motivos e a maioria delas é a péssima qualidade das Fontes pois apenas 1% do parque de computadores do Brasil usa Fonte de qualidade.

Já trabalhei em escolas de informática e me lembro muito bem que fizeram uma compra de 11 computadores, dos 11, 10 apresentaram problemas nos HD's e olha que era Seagate e não Western! Mas claro, a rainha do lixão, digo, a Fonte genérica estava presente na máquina.

E hoje trabalho numa empresa com mais ou menos 5 mil estações, TODAS com Fontes da Delta (HP), 80 Plus e algumas com 80 Plus Bronze, e no mês, se um HD estraga é muito! (Conheço quem gerencia os chamados de problemas).

Obrigado por lido o tópico e pela opinião. É complicado essa questão de marcas, cada um tem uma opinião.

Abraço. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tópicos assim são sempre bem vindos, mas não acho correto informar que não existem HD melhores ou piores.

Trabalhei com vendas e suporte. Não vendo mais micros com HD da marca Wester Digital. O índice de retorno de micros com este HD é muito mais alto que os demais.

A única linha de HDs desta marca que prestavam era a linha Raptor com HDs de 10.000 RPM.

Olá amigo,

Antes de mais nada, agradecemos sua participação!!

Quanto a sua frase relacionada a não falarmos sobre HDs melhores e piores... Bom, o fato de um HD ser melhor ou pior do que outro varia por um imenso número de fatores!! Não é só uma questão de marca e modelo, é uma questão de diferenças técnicas mesmo e isso depende do comprador. Usuários apresentam perfis próprios e não há HDs bons pra todos e que agradem a todos. Aqui neste tópico o objetivo não é apresentar HDs imbatíveis e melhores de mercado, aqui nosso objetivo é ensinar a pescar e não simplesmente dar o peixe!!

Cada usuário deve pensar qual o uso que irá dar ao disco rígido e quanto quer pagar, em seguida deverá escolher o que melhor se adequa as suas necessidades analisando as características apresentadas no tópico. Um processo um pouco demorado, é verdade, mas que agrega conhecimento e instiga o aprendizado!

Sempre a disposição,

Vinyborges.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimo tópico.

Realmente, se existe uma peça que "menos preocupa" no PC, é o HD.

O cidadão gasta milhões de reais em um WD Raptor 750GB e usa uma fonte genérica.. depois a culpa é do HD que não "presta"...

Uma informação adicional: existem HDs de 1,8" (conector zif) que são utilizados em alguns notebooks, e apesar de utilizar cabo e conexão diferente, eles compartilham a mesma interface (sata ou pata)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ótimo tópico.

Realmente, se existe uma peça que "menos preocupa" no PC, é o HD.

O cidadão gasta milhões de reais em um WD Raptor 750GB e usa uma fonte genérica.. depois a culpa é do HD que não "presta"...

Pois é Rafa, um exemplo são aqueles computadores vendidos em lojas de elétro, com um HD astronômico de 750GB e uma Fonte Clone com 100% de oscilação nas saídas mesmo nova.

Uma informação adicional: existem HDs de 1,8" (conector zif) que são utilizados em alguns notebooks, e apesar de utilizar cabo e conexão diferente, eles compartilham a mesma interface (sata ou pata)...

Você se refere tipo um adaptador certo? Já vi desses no Elitebook 2540P, por ter tamanho menor, tem um adaptador no SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você se refere tipo um adaptador certo? Já vi desses no Elitebook 2540P, por ter tamanho menor, tem um adaptador no SATA.

Funciona como um adaptador, já que a interface é a mesma...

Essa conexão zif existem em qualquer HD mecânico, internamente, para ligar a placa de circuitos ao elemento do motor (é aquela conexão que tem na ponta do cabo flat do hd).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rafa, um exemplo são aqueles computadores vendidos em lojas de elétro, com um HD astronômico de 750GB e uma Fonte Clone com 100% de oscilação nas saídas mesmo nova.

Pois é. Quem mais sofre com fonte ruim é a placa mãe.

Voltando ao assunto das marcas do HDs é algo muito pessoal. De qualquer forma não recomendo HD Wester Digital nem com a melhor fonte do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, estou comprando um novo PC e em dúvida de qual HD escolher

Selecionei alguns modelos novos e outros usados. Mas sei que uma formatação normal em um HD não apaga completamente o HD

Então quero saber se com um HD usado posso ter algum problema? pois não quero qualquer tipo de dor de cabeça com o componente que irei adquirir

Então vamos la qual melhor custoxbenefício

1. HD Seagate Sata 3 3GB/s 16mb Cache 500GB Usado - R$ 110,00

2. HD Seagate Sata 3 6GB/s 16mb Cache 500GB Usado - R$ 120,00

3. HD Seagate Sata 3 6GB/s 16mb Cache 500GB Novo - R$ 180,00

4. HD Samsung Sata 2 3GB/s 16mb Cache 500GB Usado - R$ 100,00

5. HD Seagate Sata 2 6GB/s 16mb Cache 500GB Novo - R$ 165,00

Lembrando não quero saber qual é melhor, e sim o melhor custoxbeneficio (vale a pena pagar mais por sata 3 ou taxa de transferência)

Quem puder ajudar fico grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não quer dor de cabeça compre um HD novo.

Nunca é recomendável comprar HDs usados, pois nunca se sabe qual tratamento seu antigo dono o deu.

Aqui esta o guia de compras do Clube do Hardware

Esse guia apresenta informações completas que irão te ajudar na escolha e responder suas duvidas quanto um HD usado ou não.

A 5ª opção parasse ser uma boa opção pelo preço, se esta for SATA III, pois HDs SATA II normalmente tem transferência de 3GB/s, já SATA III tem transferência de 6GB/s. Confira se realmente é SATA II ou SATA III pois o vendedor pode estar te querendo passar um HD pior por um melhor. Caso contrario va de opção 3ª sem sombra de duvidas.

Aproposito esses preços estão bom demais, tem certeza de que os viu corretamente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então pelo que li no tópico:

Se eu colocar um HD Sata III em uma MB Sata II o ganho de dempenho será maior que se for HD Sata II em MB Sata II? Pensava que seria o mesmo desempenho.

Amigo,

Se for um HD Sata III em uma mobo Sata II quem limitará a velocidade será a placa mãe e o desempenho será o mesmo que um HD Sata II com mobo Sata II. Ao menos em teoria!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, HDs usados não tem como saber se foram manipulados de forma correta ou se sofreram algum impacto. Segundo, pode ter sido usado em uma fonte genérica com péssima qualidade nas tensões. Terceiro, pode ter muitas horas acumuladas, que pode ser vista pelo programa CrystalDiskInfo.

Bem, pela diferença de preço, poderia pegar a 5º opção, pois HD Sata III não vai ter ganho perceptível, isso se sua placa tiver as portas Sata II. Em HDs, não faz diferença praticamente nenhuma, só vai ter diferença se for um SSD.

Vale lembrar que o Sata III vai funcionar perfeitamente em um porta Sata II e vice e verça.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foram feitos testes com hds 500gb mas nao vi este aqui500GB Western Digital WDC WD50 00AAKX-003CA SCSI Disk device .se não me engano é o blue .Sera que este é tão velho assim?ou eu não vi direito. obrigado

Alguém sabe dizer se este tipo de hd é bom!obrigado.

ok, mas queria saber se este tipo de hd é bom! nao to querendo comprar outro ,um simples sim ou não ja resolve.

ola vinyborges, minha pergunta foi sobre o teste dos hd. tens como saber sobre este hd que citei . obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal estou montando um novo PC voltado principalmente pra games, mas também para conversão e edição de imagens e vídeos.

Gostaria de uma recomedação a respeito do buffer do HD: Em HD's com a mesma velocidade a diferença no tamanho do buffer é muito perceptível nessas tarefas ou não terá tanta influência?

Utilizarei uma memória 2x4Gb Corsair 1600Mhz e meu HD atual tem 8mb de buffer, para as tarefas que citei acima seria recomendável adquirir um HD com buffer maior?

Desde já obrigado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Foram feitos testes com hds 500gb mas nao vi este aqui500GB Western Digital WDC WD50 00AAKX-003CA SCSI Disk device .se não me engano é o blue .Sera que este é tão velho assim?ou eu não vi direito. obrigado

Alguém sabe dizer se este tipo de hd é bom!obrigado.

ok, mas queria saber se este tipo de hd é bom! nao to querendo comprar outro ,um simples sim ou não ja resolve.

ola vinyborges, minha pergunta foi sobre o teste dos hd. tens como saber sobre este hd que citei . obrigado amigo.

Olá amigo!!

Estou buscando informações sobre esse HD mais não acho, já encontrou alguma??

Abração!!

------------------------------

Olá pessoal estou montando um novo PC voltado principalmente pra games, mas também para conversão e edição de imagens e vídeos.

Gostaria de uma recomedação a respeito do buffer do HD: Em HD's com a mesma velocidade a diferença no tamanho do buffer é muito perceptível nessas tarefas ou não terá tanta influência?

Utilizarei uma memória 2x4Gb Corsair 1600Mhz e meu HD atual tem 8mb de buffer, para as tarefas que citei acima seria recomendável adquirir um HD com buffer maior?

Desde já obrigado =)

Olá amigo,

Se sua intenção é usar o HD pra trabalhar com edição de imagem e videos e ainda jogar, um HD com buffer maior pode ser sim mais vantajoso. Veja por que:

# Tamanho de buffer. Mas o que é buffer?

O cache de disco, também conhecido como buffer, é uma região de memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos. O cache representa uma pequena quantidade de memória incluída na placa lógica do HD e tem como principal função armazenar as últimas trilhas lidas pelo HD. Esse tipo de cache evita que a cabeça de leitura e gravação passe várias vezes pela mesma trilha, pois como os dados estão no cache, a placa lógica pode processar a verificação de integridade a partir dali, acelerando o desempenho do HD, já que o mesmo só requisita a leitura do próximo setor assim que o último setor lido seja verificado. Em termos práticos o cache só realmente faz diferença no desempenho de um disco quando o volume de dados for grande e se precisar ler diversas trilhas de disco. Assim o cache de disco é interessante quando o objetivo do HD for para jogos e programas de edição de vídeo, imagem e som. Cada HD apresenta um tamanho de cache, alguns tamanhos típicos são: 8Mb, 16Mb, 32Mb e 64Mb. Mais importante do que ter um cache de disco grande, é ter memória RAM com frequência rápida (pois o Windows também aloca na RAM uma espécie de buffer), não se preocupem tanto com buffer de disco.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...