Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que seria um front-end developer


Posts recomendados

Olá pessoal, um amigo meu está trabalhando nessa área. Ele é um desenvolvedor front-end.

Dei uma olhada e vi que o mercado na área esta bem legal, e que tem muitas vagas pintando mas ainda não entendi bem quais são as responsabilidades de um.

É tipo um webdesigner? Ou iria além disso?

Desde já obrigada gente..

Bjos =*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá,

A responsabilidade do desenvolvedor front-end nao é fazer o design do site, ele recebe o layout e design do designer responsável.. e ele tem a função de fatiar layout em algum programa de ediçao de imagens.. e montar a estrutura em html. É de responsabilidade do desenvolvedor front-end também a programação javascript e fazer a interação entre usuario e o site( psedo dinamismo com jquery.. e outros recursos)

então resumindo em miudos... o dev. front-end apenas estrutura o site nos codigos html e programa o javascript.

o termo "webdesigner" hj em dia é usado apenas por profissionais que atuam na area de design.. criaçao de layouts .. o desenvolvedor front-end é usado apenas por profissionais que atuam na area da programaçao client-side.. e o desenvolvedor back-end atua na area da programaçao server-side, linguagem de programaçao que faz a conexao com o banco de dados.. e insere o dinamismo nos sites.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim webdesigner de verdade é aquele que faz o design e a programação do site.. eu vejo gente por aí fazendo a página inicial do site no paint e dizendo que é webdesigner.. e pior ainda: recebendo por isso.

É fácil fazer um "design", tirar print screen de um site, e falar pro cliente: "Toma, agora paga outra pessoa pra fazer isso funcionar".

Claro que podem existir profissionais que façam as duas coisas separadamente, mas daí a usar o termo webdesigner pra quem faz só a aparência do site eu acho errado. Isso aí seria só um designer e olhe lá.

Imagine que você é um cliente, que quer um site pra sua empresa, e pensa "Preciso de um webdesigner". Você encontra um que te apresenta a foto de um site lindo. Você paga, e aí? Ele não te entregou o site. Você tem que pagar outra pessoa pra fazer ele funcionar. Grande coisa. Grande webdesigner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@mah2602, deves levar em conta.. que a maioria das empresaas( se nao todas), possuem equipes de desenvolvimento. o trabalho em equipe é mais produtivo.. e utilizando as tecnicas de desenvolvimento ágil.. e tal..

o termo webdesigner hj em dia é "obsoleto".. assim como "webmaster".. pois ja existem funçoes especificas pra isso... como por exemplo designer só faz o design, desenvolvedor front end, só faz a parte visual com base no design que o designer fez.. e o programador backend, que só faz a programaçao server-side.

quem faz tudo isso... tem mania de de dizer que é webdesigner.. freelancers principalmente dizem... mas é errado..

a pessoa que contrata ela deve estar ciente das limitaçoes e quem ela esta contratando.. como no caso do seu exemplo..

o cara la contrata um que só faz o design( layout) e entrega. bem eai você fica se perguntando... nao seria mais fácil ter recorrido a uma empresa que faça tudo?

como o cliente é leigo no assunto.. existem gente que faz isso.. só cria e depois "toma manda outro terminar" ..

eu faço as duas coisas, crio meus layouts.. faço a parte do front, e do back.. mas nao fico dizendo "oh eu sou um webdesigner"..

eu digo que sou mesmo programador web, onde ja engloba as tres quando necessário.. agora se me perguntam qual area eu atuo.. eu digo: desenvolvedor back-end. porque é o que eu faço, gosto da parte por baixo dos panos.. então na minha empresa eu tenho outro que faz o desenvolvimento front end.

enfim.. cada um tem sua opiniao e um conceito de cada coisa... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dif, eu não vejo dessa forma. Não acho que todas as empresas possuam uma equipe de desenvolvedores por trás, que saibam fazer a programação de um site. Nunca um cliente me procurou e perguntou "mas você vai fazer a programação dele também ou só o layout"?

E nem passa pela minha cabeça fazer um trabalho pela metade, desenvolver um design no photoshop, entregar pro cliente e cobrar dele sendo que na verdade o que eu fiz uma criança de 5 anos com criatividade conseguiria fazer, ou até mesmo o próprio cliente.

Não acho que o termo webdesigner seja obsoleto, acho sim que ele está sendo usado erradamente no Brasil.

Eu visito e acompanho muitos sites que são em inglês, de pessoas que trabalham com isso ao redor do mundo, e nenhuma usa o termo webdesigner para se referir a pessoas que façam só o layout no photoshop. Existem diversos termos que deixam implícito que o webdesigner é quem faz a programação, como "responsive webdesign". Eles chamam isso que você está falando de "Website Design".

Mas enfim, é só o meu ponto de vista.

Boa sorte pra quem quer ser webdesigner sem saber programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@mah2602, eu nao disse que todas as empresas possuem, mas sim a grande maioria. hj em dia é melhor trabalhar com equipes do que profissionais sozinhos. e por isso que a demanda de mao de obra pra desenvolvimento front end tem se tornado mais pedido.. pois faltam profissionais desta area nas empresas. eles ate contratam universitarios em curso ainda.

Talvez sim eu tenha usado o termo errado para dizer que é obsoleto, o que leio por aih nos blogs da vida e alguns sites.. sao profissionais da area mencinando que é errado dizer que webdesigner é um profissional que faz tudo. eu entendo que quando se trata de design para a web, a pessoa esta se referindo a parte visual, a cara do site, que é funçao de um designer criar.

Nao tenho nada contra pessoas que dizem que sao webdesigner e desenvolvem o front e back também. porque existem sim, pessoas que fazem tudo.. como é o caso de Freelancers, autonomo, onde nao há uma equipe.. assim como um freelancer pode tercerizar seus servicos para uma empresa.. ou seja ele pode só fazer um layout e passar para a empresa X terminar com o front e back. Sao N possibilidades de profissionalismo.

Como existe termos especificos para cada area de atuaçao, por que nao usar?

ainda mais se fosse uma entrevista de emprego... lá poderiam lhe perguntar:

"qual area você atua, tem mais conhecimento.. e gosta?"

se a pessoa responde começa respondendo "sou webdesigner..." a primeira impressao que fica é que o cara atua na parte de design. se empresa contratante nao tem interesse em profissionais em design... eles podem descartar direto, mesmo depois a pessoa falando que programa em front e back.. ve a importancia de definir uma area?

então em minha opiniao. .. o termo desenvolvedor web, pode substituir o webdesigner, onde ali ja esta implicito que você tem aptidao para atuar tanto na parte de design, front ou back end. bem.. vou ficando por aqui.. para nao dar off-topic. o importante é que a questao em pauta da autora do topico ja foi respondida.

(ps: é sempre bom trocar ideias contigo, você se mostra bem por dentro do assunto. parabens pelos seus conhecimentos! )

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

E nem passa pela minha cabeça fazer um trabalho pela metade, desenvolver um design no photoshop, entregar pro cliente e cobrar dele sendo que na verdade o que eu fiz uma criança de 5 anos com criatividade conseguiria fazer, ou até mesmo o próprio cliente.

 

Mas tá falando besteira pra caramba, hein, meu velho?

O próprio termo já diz "webdesign", "design para web"... Design é uma palavra que se refere diretamente a RESOLUÇÃO VISUAL de algo, ao projeto visual, ao desenho... A programação é algo à parte, embora igualmente importante. Você ofende artistas e designers, que muitas vezes estudaram muito pra fazer o que fazem, quando diz que "até uma criança de 5 anos é capaz de fazer o design de um site"... A IMENSA MAIORIA dos programadores que eu conheço não tem a mínima noção de design. Se deixar que façam um site sozinhos, pode ser até que funcione direitinho e tal, mas com um visual HORRÍVEL... O que mais vemos por aí são sites com péssimo acabamento, péssima escolha de cores e combinações, péssima escolha de fontes e distribuições bizarras de elementos de layout... Sites estes certamente feitos por APENAS UM profissional, que se considera "webdesigner" só porque fez tudo... Agora, fazer BEM, são outros quinhentos!

Portanto, não menospreze a importancia de um profissional dentro de um determinado ramo de atuação...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!