Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar USB e Painel Frontal


Battan

Posts recomendados

Amigos estou precisando de ajuda, Peguei um pc para fazer manutenção e trocar o gabinete, esse pc é um lenovo thinkcentre 9265, tirei a placa mãe e passei para o outro gabinte, meu problema agora é ligar as USBs frontais e Audio Frontais, Nas placas mães normais os Headers do USB vêm em 9 pinos dessa maneira:

O O O O O

O O O O

Mas o dessa Placa Mãe é desse Jeito:

O O O O O O

O O O O O

O Audio Frontal Comun que conheço é assim:

O O O O O

O . O O O ____O Ponto significa o espaço na usb frontal normal.

Mas o dessa placa é assim:

O O O O O O O

O O O O O O

Se alguêm já teve o mesmo problema e conseguiu entender e sabe como funciona esse diagrama, puder tirar essa minha duvida fico desde já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só olhar no manual da placa-mãe pra saber como é a configuração dos pinos.

Aí só tem 2 alternativas. Ou troca a plaquinha do painel frontal com os pinos desse tipo de configuração ou muda os cabos de acordo com o manual da placa-mãe.

O procedimento correto é justamente saber o que significam esses pinos dessa placa-mãe e comparar com os outros comuns (os de 9 pinos). Pode-se até usar os cabos do gabinete anterior e saber justamente quem é quem com base na informação da placa-mãe e poder ou transplantar os cabos do gabinete antigo ou modificar os do gabinete novo. Sem ver o manual é dar tiro no escuro. Até mesmo com o conector certo, sempre reviso as ligações pois já vi trocas de fios do conector USB e isso é fatal para um pendrive. Quando não funciona, queima o dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jambao:

Amigo obrigado pela resposta, o problema que esse PC e um daqueles thinkcentre Lenovo, com uma placa com chipset da Intel, que o modelo parece ser esse aqui LI-946F-REV 1.2, essa placa aqui http://www.subirimagenes.com/fotos-2lenovoli946frev-4848183.html , não acho o manual no site da lenovo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você saber quem é quem e se achar, só no site da IBM.

Para isso você tem que ter a informação correta do modelo Lenovo. A partir disso é que você vai entrar na área de downloads e procurar os manuais técnicos do modelo em questão.

IBM sempre foi assim. Até os conectores da fonte de alimentação tem cores diferentes. É um saco isso. Se não conseguir essa informação, o jeito como eu te disse, é saber quem é quem na plaquinha frontal do gabinete antigo. USB sempre irá ter os sinais de alimentação(+Vcc e GND) e os sinais Data - e Data + que em alguns cabinhos também são USB - e USB +. A partir da plaquinha antiga e trilhando os fios a partir dos conectores USB, dá pra saber quem é quem nos cabinhos e como eles estão posicionados e como são ligados. Desde a placa-mãe até a plaquinha frontal antiga.

Nos pinos das placas-mãe "não IBM" a sequência é sempre assim:

(Vcc) (USB -) (USB +) (GND) (NC)

(Vcc) (USB -) (USB +) (GND)

O VCC em alguns cabinhos pode estar escrito USB PWR ou USB Power. O USB - e + em alguns cabibhos pode estar escrito Data - e Data + respectivamente.

Onde estão os nomes, são os pinos e vamos ler a partir da esquerda para a direita para se ter uma referência. O Vcc de cima é o pino numero 2 e o de baixo é o numero 1 portanto, a parte de cima são pinos pares e a de baixo, obviamente são pinos ímpares. Isso é um padrão. A sigla NC significa No conected. É um pino que não tem nenhuma função é que serve de guia com seu parceiro abaixo que não tem pino nenhum.

A parte de cima é uma porta USB e a de baixo é outra porta USB. Muito bem, sei que "tô" chovendo no molhado mas tenho que falar isso pra dar a ideia de como fazer a coisa. Ou melhor, tentar. Quando o caso é IBM, prepare-se para arrancar os cabelos.

O lance agora é saber se esse tipo de configuração obedece o mesmo principio. Tudo bem que na placa-mãe tenha mais pinos e eles até podem mudar a orientação dos sinais porque IBM é IBM e nooooooooo se discute. Eles fazem isso justamente para não usar outras plaquinhas que não sejam as deles(da IBM). Porém USB é sempre USB e só terá 4 cabinhos. Isso ela não pode mudar(a IBM). Agora, o lance é saber quem é quem nos pinos da placa-mãe e como os cabinhos são ligados na placa antiga do gabinete. Entendeu o que quero dizer? Não tem outra maneira. Aliás, tem sim. Comprar essa plaquinha exclusiva da IBM e se eles venderem (acho difícil). O mesmo trabalho tem que ser feito com os cabinhos do painel frontal da parte de audio. Esse então é um pouco mais trabalhoso. Por que? Ora. Se tem painel frontal é porque também tem a parte de áudio no painel traseiro. Pelo menos nas placas-mãe "não IBM" é assim. E se você lembrar, quando não se usa painel frontal, existem dois jumpers que ficam ligados quando não se tem painel frontal e eles são retirados, quando vai se usar a plaquinha para o painel frontal. Nas ligações para o audio do painel frontal, se tem também um padrão e para não repetir isso aqui, tu mesmo podes descobrir em qualquer manual de placa-mãe "não IBM" para comparares com os pinos da placa-mãe da IBM.

Nos pinos de audio, o GND é comum a todos. O restante é a alimentação do microfone e o sinal que sai dele. Tem alimentação? Tem sim porque microfone que se vende agora é tudo de eletreto, logo, tem alimentação. Por isso que no plugue do microfone tem 3 fios. Um é do GND, outro é da alimentação e o outro é do sinal do microfone. Voltando ao microfone... Portanto, além do GND do microfone que é um cabinho, tem os cabinhos de alimentação e sinal dele. Depois vem os sinais de LIne IN que é o do conector azul e são dois pois se trata de dois canais (esquerdo e direito) e os do conector Line Out que é da cor verde que também são dois sinais por se tratar de 2 canais (esquerdo e direito). Ao todo, não contando com o GND são 6 cabinhos. 7 se contar com o GND: 2 cabinhos do microfone, 2 cabinhos do Line IN (azul), 2 cabinhos do Line Out(verde) e um cabinho do GND que é comum a todos. IBM não pode mudar isso. Ela pode mudar a ordem nos pinos ou até colocar mais pinos mas sabendo o que significam esses cabinhos, fica muito mais fácil para achar quem são eles na placa-mãe IBM.

Dá trabalho? Dá sim mas é bom pra afastar as teias de aranhas dos neurônios. Quando o lance é IBM, sempre fique preparado para esses aborrecimentos.

É o mínimo que eu posso ajudar. Mais que isso não tem como ir além.

Entenda que esse tipo de informação não é para o usuário que comprou um Lenovo e que usa ele. Portanto, esse tipo de informação nunca irá ser encontrada em manual de usuário de equipamento IBM. Isso só vai ser encontrado em informações técnicas que eles dispõem somente para o pessoal da assistência técnica deles. De vez em quando pintam umas almas caridosas pela rede e postam informações sobre certas características de placas-mãe IBM. Quem acha que IBM divulga tal tipo de informação vai cair do cavalo.

Se tu quiseres, saber se tal manual com essas informações técnicas existe, vais ter que saber que modelo é esse, ir no site da IBM e pesquisar por lá para fazer a garimpagem dessa informação no manual técnico (se existir). E claro, tens que saber inglês, ora pois pois!!! Se o idioma não for problema, arregaçe as mangas e feliz garimpagem.

Abração e retorne sobre possíveis descobertas ou o que conseguiu fazer.

.

.

.

Darei um exemplo pra tu ver como deve ser feito a pesquisa. Não adianta procurar no site de suporte da Lenovo (nos EUA ou USA) a partir dessa referência da placa-mãe. Não vai achar nunca. É mais fácil elefante pular de galho em galho do que achar manual com a informação da placa-mãe e outros gueri-gueris. Algumas informações tu fornecestes mas elas estão incompletas. Saber que é da IBM, que é Lenovo, que é ThinkCentre não basta. É preciso saber que modelo é esse pois existem vários. Um exemplo que um colega aqui do Forum postou pois ele precisa de um driver de audio do modelo que ele tem da IBM. Ele então informou tudo - Lenovo IBM ThinkCentre A51 8136-LPC. Quando tu entras no site da Lenovo e vais pesquisar, eles pedem justamente o numero do modelo que no caso aí que informei como referência, é o A51. A partir desse número de modelo, vai pesquisar sobre o submodelo que é o 8136.

Entendeu a parada?

Eis o link de suport da Lenovo ---> http://support.lenovo.com/en_US/

...

...

...

Incomodado com seu perrengue, parti para uma pesquisa. Como não sei que modelo é o que você está em mãos, parti para o modelo A51 para se ter uma referencia. Pesquisei sobre o manual de Hardware desse modelo e de fato, o manual existe mas não achei nos pdfs a informação sobre o que são os pinos pois como te disse, as peças que a IBM vende, já é tudo feito de acordo por eles, logo, nem precisa questionar quando se trata de trocar uma determinada peça quando ela é avariada. Citando exemplo do painel frontal. Notei também que no modelo que pesquisei, referente ao modulo frontal, vi que além do microfone, Line IN, Line Out e portas USB que são duas, existe mais um conector que é o Firewire ou conexão 1394. No seu caso, não sei se o gabinete novo tem essa porta, a 1394 ou Firewire. Se não tiver, aí fica o caso de não se ter essa porta mas aí você vai ter que explicar isso para o cliente(se tiver um cliente). E também não sei se o gabinete anterior exibe esse conector. Vês que existem detalhes sobre uma simples mudança de painel frontal. Achar que é só plugar cabos, cai do cavalo. É importante saber os sinais que trafegam por esses cabos.

Achei também videos sobre montagem e desmontagem do painel frontal referente ao modelo A51. Veja...

Remoção do painel frontal ---> http://support.lenovo.com/en_US/product-and-parts/detail.page?DocID=PD012441

Instalação do painel frontal ---> http://support.lenovo.com/en_US/product-and-parts/detail.page?DocID=PD009814

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Para você saber quem é quem e se achar, só no site da IBM.

Para isso você tem que ter a informação correta do modelo Lenovo. A partir disso é que você vai entrar na área de downloads e procurar os manuais técnicos do modelo em questão.

IBM sempre foi assim. Até os conectores da fonte de alimentação tem cores diferentes. É um saco isso. Se não conseguir essa informação, o jeito como eu te disse, é saber quem é quem na plaquinha frontal do gabinete antigo. USB sempre irá ter os sinais de alimentação(+Vcc e GND) e os sinais Data - e Data + que em alguns cabinhos também são USB - e USB +. A partir da plaquinha antiga e trilhando os fios a partir dos conectores USB, dá pra saber quem é quem nos cabinhos e como eles estão posicionados e como são ligados. Desde a placa-mãe até a plaquinha frontal antiga.

Nos pinos das placas-mãe "não IBM" a sequência é sempre assim:

(Vcc) (USB -) (USB +) (GND) (NC)

(Vcc) (USB -) (USB +) (GND)

O VCC em alguns cabinhos pode estar escrito USB PWR ou USB Power. O USB - e + em alguns cabibhos pode estar escrito Data - e Data + respectivamente.

Onde estão os nomes, são os pinos e vamos ler a partir da esquerda para a direita para se ter uma referência. O Vcc de cima é o pino numero 2 e o de baixo é o numero 1 portanto, a parte de cima são pinos pares e a de baixo, obviamente são pinos ímpares. Isso é um padrão. A sigla NC significa No conected. É um pino que não tem nenhuma função é que serve de guia com seu parceiro abaixo que não tem pino nenhum.

A parte de cima é uma porta USB e a de baixo é outra porta USB. Muito bem, sei que "tô" chovendo no molhado mas tenho que falar isso pra dar a ideia de como fazer a coisa. Ou melhor, tentar. Quando o caso é IBM, prepare-se para arrancar os cabelos.

O lance agora é saber se esse tipo de configuração obedece o mesmo principio. Tudo bem que na placa-mãe tenha mais pinos e eles até podem mudar a orientação dos sinais porque IBM é IBM e nooooooooo se discute. Eles fazem isso justamente para não usar outras plaquinhas que não sejam as deles(da IBM). Porém USB é sempre USB e só terá 4 cabinhos. Isso ela não pode mudar(a IBM). Agora, o lance é saber quem é quem nos pinos da placa-mãe e como os cabinhos são ligados na placa antiga do gabinete. Entendeu o que quero dizer? Não tem outra maneira. Aliás, tem sim. Comprar essa plaquinha exclusiva da IBM e se eles venderem (acho difícil). O mesmo trabalho tem que ser feito com os cabinhos do painel frontal da parte de audio. Esse então é um pouco mais trabalhoso. Por que? Ora. Se tem painel frontal é porque também tem a parte de áudio no painel traseiro. Pelo menos nas placas-mãe "não IBM" é assim. E se você lembrar, quando não se usa painel frontal, existem dois jumpers que ficam ligados quando não se tem painel frontal e eles são retirados, quando vai se usar a plaquinha para o painel frontal. Nas ligações para o audio do painel frontal, se tem também um padrão e para não repetir isso aqui, tu mesmo podes descobrir em qualquer manual de placa-mãe "não IBM" para comparares com os pinos da placa-mãe da IBM.

Nos pinos de audio, o GND é comum a todos. O restante é a alimentação do microfone e o sinal que sai dele. Tem alimentação? Tem sim porque microfone que se vende agora é tudo de eletreto, logo, tem alimentação. Por isso que no plugue do microfone tem 3 fios. Um é do GND, outro é da alimentação e o outro é do sinal do microfone. Voltando ao microfone... Portanto, além do GND do microfone que é um cabinho, tem os cabinhos de alimentação e sinal dele. Depois vem os sinais de LIne IN que é o do conector azul e são dois pois se trata de dois canais (esquerdo e direito) e os do conector Line Out que é da cor verde que também são dois sinais por se tratar de 2 canais (esquerdo e direito). Ao todo, não contando com o GND são 6 cabinhos. 7 se contar com o GND: 2 cabinhos do microfone, 2 cabinhos do Line IN (azul), 2 cabinhos do Line Out(verde) e um cabinho do GND que é comum a todos. IBM não pode mudar isso. Ela pode mudar a ordem nos pinos ou até colocar mais pinos mas sabendo o que significam esses cabinhos, fica muito mais fácil para achar quem são eles na placa-mãe IBM.

Dá trabalho? Dá sim mas é bom pra afastar as teias de aranhas dos neurônios. Quando o lance é IBM, sempre fique preparado para esses aborrecimentos.

É o mínimo que eu posso ajudar. Mais que isso não tem como ir além.

Entenda que esse tipo de informação não é para o usuário que comprou um Lenovo e que usa ele. Portanto, esse tipo de informação nunca irá ser encontrada em manual de usuário de equipamento IBM. Isso só vai ser encontrado em informações técnicas que eles dispõem somente para o pessoal da assistência técnica deles. De vez em quando pintam umas almas caridosas pela rede e postam informações sobre certas características de placas-mãe IBM. Quem acha que IBM divulga tal tipo de informação vai cair do cavalo.

Se tu quiseres, saber se tal manual com essas informações técnicas existe, vais ter que saber que modelo é esse, ir no site da IBM e pesquisar por lá para fazer a garimpagem dessa informação no manual técnico (se existir). E claro, tens que saber inglês, ora pois pois!!! Se o idioma não for problema, arregaçe as mangas e feliz garimpagem.

Abração e retorne sobre possíveis descobertas ou o que conseguiu fazer.

.

.

.

Darei um exemplo pra tu ver como deve ser feito a pesquisa. Não adianta procurar no site de suporte da Lenovo (nos EUA ou USA) a partir dessa referência da placa-mãe. Não vai achar nunca. É mais fácil elefante pular de galho em galho do que achar manual com a informação da placa-mãe e outros gueri-gueris. Algumas informações tu fornecestes mas elas estão incompletas. Saber que é da IBM, que é Lenovo, que é ThinkCentre não basta. É preciso saber que modelo é esse pois existem vários. Um exemplo que um colega aqui do Forum postou pois ele precisa de um driver de audio do modelo que ele tem da IBM. Ele então informou tudo - Lenovo IBM ThinkCentre A51 8136-LPC. Quando tu entras no site da Lenovo e vais pesquisar, eles pedem justamente o numero do modelo que no caso aí que informei como referência, é o A51. A partir desse número de modelo, vai pesquisar sobre o submodelo que é o 8136.

Entendeu a parada?

Eis o link de suport da Lenovo ---> http://support.lenovo.com/en_US/

...

...

...

Incomodado com seu perrengue, parti para uma pesquisa. Como não sei que modelo é o que você está em mãos, parti para o modelo A51 para se ter uma referencia. Pesquisei sobre o manual de Hardware desse modelo e de fato, o manual existe mas não achei nos pdfs a informação sobre o que são os pinos pois como te disse, as peças que a IBM vende, já é tudo feito de acordo por eles, logo, nem precisa questionar quando se trata de trocar uma determinada peça quando ela é avariada. Citando exemplo do painel frontal. Notei também que no modelo que pesquisei, referente ao modulo frontal, vi que além do microfone, Line IN, Line Out e portas USB que são duas, existe mais um conector que é o Firewire ou conexão 1394. No seu caso, não sei se o gabinete novo tem essa porta, a 1394 ou Firewire. Se não tiver, aí fica o caso de não se ter essa porta mas aí você vai ter que explicar isso para o cliente(se tiver um cliente). E também não sei se o gabinete anterior exibe esse conector. Vês que existem detalhes sobre uma simples mudança de painel frontal. Achar que é só plugar cabos, cai do cavalo. É importante saber os sinais que trafegam por esses cabos.

Achei também videos sobre montagem e desmontagem do painel frontal referente ao modelo A51. Veja...

Remoção do painel frontal ---> http://support.lenovo.com/en_US/product-and-parts/detail.page?DocID=PD012441

Instalação do painel frontal ---> http://support.lenovo.com/en_US/product-and-parts/detail.page?DocID=PD009814

Desculpe a resposta atrasada, mas achei este tópico agora que tive um problema destes, e comparando a um modelo que tenho no laboratório, o Lenovo (IBM) tem a pinagem assim, olhando a placa de cima:

(GND) (VCC) (DATA1-) (DATA1+) (GND) (Pino sem conexão)

(GND) (VCC) (DATA2-) (DATA2+) (GND) (espaço sem pino)

Espero que ajude alguém.

[]s

Anderson Colvero

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!