Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhamento pastas windows 2000


DouglasBorges

Posts recomendados

Boa tarde a todos, pessoal estou com o seguinte problema:

Tenho uma rede no trabalho com um computador windows 2000 professional servindo de servidor de arquivos e nesse computador há uma pasta compartilhada até aí tudo bem, o problema é que tenho necessidade de controlar o acesso dos outros computadores da rede para essa pasta, no caso apenas um deles poderá editar o arquivo e os demais só poderam lê-lo. Os computadores da rede tem windows 7 professional e windows XP professional.

Olhei num outro tutorial que para fazer isso preciso criar o mesmo user no PC servidor e no cliente e na aba segurança definir os privilégios para os usuários, mas quando crio o usuário e defino controle total para ele, mesmo assim ele não consegue acessar a pasta, já tentei de tudo pra resolver e nada.

Outra observação é que quando adiciono o grupo administradores para acesso a pasta, todos conseguem acessá-la via rede, até mesmo quem não cadastrei no computador servidor no grupo administradores.

Parece que só funciona se eu adicionar TODOS ou Administradores... e que não está adiantando criar os mesmos usuários dos PCs clientes no PC servidor

Alguém sabe como posso resolver isso?

Para fim de testes, apenas crie meu próprio user no servidor igualzinho o que eu uso no meu PC também com win 7 pro, mas não adianta!

Já fussei em todas as abas de propriedades já dei permissão no secpol pro meu user, já retirei o user todos default mas nada adianta, como faço pra meu user ser reconhecido no win 2000 pro?

Obrigado pela atenção agradeço se puderem me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal boas notícias 50% do problema ta resolvido.

No windows 2000 fiz o seguinte:

- botao direito - propriedades na pasta a ser compartilhada

- aba compartilhamento, botão permissões

- após já ter criado os mesmos usuarios no pc servidor (win 2000) e no pc com windows 7 cliente, adicionei o usuário criado em permissões dei a permissão necessária marcando nas caixinhas e dei ok.

-Retirei o user todos

- na aba segurança desmarquei a herança do pai para não propagar no objeto.

- Mas o X da questão era adicionar uma credencial do windows!

Para isso:

-Painel do controle

-Contas de usuario e segurança familiar

-Gerenciador de credenciais

-No titulo Credenciais do Windows clique Adicionar uma credencial do windows

-Irá aparecer a caixa para informar o endereço do servidor (\\nomedoservidor)

-Daí é só informar o usuário criado e senha criada para acessar (O usuário que terá acesso que foi criado nos dois pcs! e Pimba!)

Agora o problema é no windows xp! vou tentar e se conseguir volto a postar!

Obrigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi pessoal demorou mas consegui olha a solução encontrada para o Windows XP:

1. No Windows tive de mapear a unidade de rede pelo IP assim: \\IPdoservidor\nomedapasta.

2. As mesmas permissões devem ser dadas tanto na opção compartilhamento quanto na opção segurança para evitar problemas e anomalias como já aconteceram comigo.

3. No Windows XP tive de dar acesso TOTAL a pasta que queria compartilhar no servidor windows 2000 para o usuário Administrador, no meu caso, o mesmo que havia criado o compartilhamento (Esse usuário está apenas no servidor e retirei ele para fins de teste!). Não tem lógica e não se deve tirar o acesso do criador da pasta compartilhada, pois, o mesmo deve ter permissão para Controlá-la já que a criou.

4. Verifique ainda no windows XP se a conta convidado está ativa se não tiver, ative-a.

5. Verifique no windows 2000 Pro (servidor) se a conta convidado está ativa se não tiver, ative-a.

OBS GERAIS:

Há muitos outros sintomas para que não dê certo, por exemplo, Firewall do windows, restrição de acesso pela rede configurada nas politicas de segurança do windows (Comando SECPOL.MSC) Verificar em diretivas locais -> Atribuição de direitos de usuário opção acesso a este computador pela rede e a outra opção Negar acesso a este computador pela rede, lá verifique se tem o usuário que deve acessar cadastrado em permitir ou em negar e então ajuste retirando da negação e cadastrando em permitir, boa sorte!

Bom acho que não esqueci nada, espero que ajudem a muitos usuário que passaram dias tentando resolver esse problema e que não desistem pois sabem que é possível fazer isso mesmo que dê tanto trabalho!

O Windows tem muitas opções de configuração e isso acaba por se tornar complexo as vezes.

VALEU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal Finalmente coloquei a coisa pra funcionar e tive sucesso, a única observação que faltou é a seguinte, como havia falado anteriormente na parte 3 sobre o usuário administrador com permissão total no Win XP, pois é, tive problemas na rede com o computador com windows XP porque ele estava sendo mapeado com esse usuário que por coincidência era o mesmo usuário do servidor com a mesma senha, então resolvi assim, retirei o usuário Administrador das permissões de compartilhamento no sevidor mas deixei na parte segurança!

Aí funcionou, dessa maneira tenho acesso a pasta criada quando logo no servidor com o usuário administrador, mas não na rede e isso evita acessos ilegais como o que aconteceu no meu caso!

Daí é só mapear o usuário correto, e para evitar problema mapeie com o IP assim \\IPservidor\nomedapasta e faça isso na opção Mapear unidade de rede do menu principal, se não der certo, tente colocar conectar com um nome de usuário diferente e faça assim:

em nome de usuário: \\ipdoservidor\usuarioqueteraacesso

e a senha do mesmo!

Não sei porque mas assim deu certo e pelo executar não deu! Fica a dica pessoal!

Do mais é só, acho que esse problema pode até se tornar um turorial eim!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...