Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de Baterias Chumbo-ácido.


MaikelRG

Posts recomendados

Olá pessoal, sei que ja existem diversos tópicos sobre isso, mas em nenhum deles encontrei um projeto exatamente como eu queria...

Eu procuro um projeto para um carregador de baterias, mas não estão simples assim, a maioria dos carregadores que encontrei sao do tipo, eles carregam até atingirem uma certa tensão depois desligam, ou ficam em simples flutuacao...

andei lendo bastante a respeito de como carregar corretamente uma bateria de carro, e no artigo mais completo que encontrei, dizia que o correto era carregar a bateria com 10% da carga total dela, até ai todo bem, quase todos ja sabem, mas o correto seria quando ela atingisse uma tensão de 14,4v, essa tensão se manteria constante, e gradualmente a corrente baixa, chegando a aproximadamente 1% da carga da bateria, isso daria uma carga de 100%, e após atingir essa corrente de 1%, o carregador entra em flutuação, que seria aproximadamente uns 13,8v com uns 200mA.

Encontrei diversos esquemas de carregadores que chegam em 14,4v e desligam, mas segundo os artigos isso nao daria a carga em 100%, precisaria manter a tensão e enviando corrente, conforme a bateria ainda aceitasse...

tenho um trafo de 19+19v que tirei de uma fonte de 12A, gostaria de usar ele, tenho tambem alguns componentes que posso usar, ou posso comprar tambem é claro... será que alguem consegue me ajudar a montar um como eu disse e de 10A? E se possível com ajuste manual de corrente, pois assim seria fácil carregar baterias de capacidades diferentes...

Obrigado pela atenção e paciência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi jhonalvez...

pois é, mas segundo o que eu li, isso acontecia pela temperatura elevada da bateria ou pela tensão elevada, e inclusive, quando a tensão passava de 14,4 por algum tempo, a agua dela poderia ferver, e quando ela ferve nao pega carga, apenas aquece, que nesse momento devemos baixar a tensão para 14,4 que ela para imediatamente de ferver e volta a pegar carga até o final...

e tambem que 13,8v não é o suficiente para carregar ela 100%, independente da corrente e do tempo de exposição, no sim agora eu nao sei o que fazer, pois preciso de um carregador que nao danifique a minha bateria, pois uso bastante som no carro, e o alternador é de apenas 45A e a bat uma moura de 75Ah...

Li no site da Moura que no processo de carregamento a tensão nao deve ultrapassar 16v e a temperatura de 50ºc.

a proposito, eu tenho um carregador de camelô aqui em casa, mas usei ele uma vez e fiquei com medo, ele tem indicador de quantos % esta a carga da bateria, mas nao limita a tensão, quando reparei estava em mais de 15v, e em uma de 5Ah de moto quando vi estava em 17v, depoiis deixei a bateria da moto parada uns 4 dias e fui medir a tensão e estava a estranhos 13,1v. era pra ter baixado mais, mas nao baixou, nao sei o que houve, mas esta funcionando direitinho... aguardo resposta, obrigado.

alguem tem alguma sugestao de projeto? ou alguma dica? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem tem alguma sugestao de projeto? ou alguma dica? obrigado.

O interessante da bateria é que após a tensão da mesma igualar com a tensão do carregador, por si só ela consome pouca corrente, alguns mA.

Pelo que sei, o regulador do carro mantém a tensão em 14,4V e só. Não entra em flutuação ou coisa parecida e a bateria dura cerca de 2 anos no carro, algumas mais outras menos, dependendo da qualidade.

Se você procurar bem na net, vai encontrar 300 formas diferentes de se carregar uma bateria. Ao meu ver, manter a tensão a 14,4V e a corrente a 10% do nominal é o suficiente. Lembrando que, ao atingir 14,4V a bateria simplesmente não vai consumir mais esses 10% da corrente nominal dela.

Na verdade, não é assim uma mudança tão brusca.

Pegue um carregador qualquer que você tenha aí que forneça a tensão IDEAL para a bateria, uma bateria, um amperímetro e um voltímetro.

Ligue o amperímetro entre o carregador e a bateria e o voltímetro diretamente sobre a bateria.

Você observará que ao plugar o carregador na tomada, terá um valor de corrente elevado, e à medida que a tensão na bateria começa a subir, a corrente faz o inverso.

Para finalizar, tenha em mente que só há uma corrente circulando enquanto a tensão da bateria for menor que a do carregador, enquanto houver entre eles uma diferença de potencial. Quando a bateria atingir a mesma tensão do carregador, não haverá aí praticamente corrente alguma circulante, simplesmente porque a diferença de potencial deixou de existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado leandro, gostei da tua explicacao...

acreditas que se eu manter a tensão em no maximo 14,4v seja satisfatorio?

eu queria um projeto bem complexo, mas com pecas "faceis" de encontrar...

bom, tenho um trafo que tem duas saidas, uma de 19+19 e outra de +/- uns 12, porém mais fraca, minha intencao era usar a segunda saida para um sistema de ventilacao caso necessario...

enfim, sabes de algum projeto de +/- 10A com controle de corrente que eu possa montar? tenho 2 mj15003, que posso usar caso tenha a necessidade para aumentar a potencia dele, ja que o trafo saiu de uma fonte de 13,8v de 14A max e 12A tipica...

obrigado.

outra coisa...

meu carro carrega em no maximo 13,8v, se você souber de algum que nao desarme e que eu possa limitar a tensão em 14,4v ja me serve, nao me importo de monitorar a carga...

o carregador vagabundo que eu tenho, se ligar ele sem carga ele tem 13,8v, mas ao carregar a bateria, se deixar ele passa dos 16v, e mesmo assim nao indica a carga maxima...

enfim... descupe postar duas vezes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado leandro, gostei da tua explicacao...

acreditas que se eu manter a tensão em no maximo 14,4v seja satisfatorio?

eu queria um projeto bem complexo, mas com pecas "faceis" de encontrar...

bom, tenho um trafo que tem duas saidas, uma de 19+19 e outra de +/- uns 12, porém mais fraca, minha intencao era usar a segunda saida para um sistema de ventilacao caso necessario...

enfim, sabes de algum projeto de +/- 10A com controle de corrente que eu possa montar? tenho 2 mj15003, que posso usar caso tenha a necessidade para aumentar a potencia dele, ja que o trafo saiu de uma fonte de 13,8v de 14A max e 12A tipica...

obrigado.

Manter em 14,4V com corrente "regulada" já é o suficiente.

Quando se tem um carregador desse tipo, caso o consumo da bateria tente ultrapassar o limite de corrente para qual está ajustado, inevitavelmente a tenão cai, porém isso é totalmente normal e ESPERADO. Não tem como manter os 2 regulados ao mesmo tempo. O papel do carregador é simplesmente impedir que a bateria consuma mais que os 10% da corrente nominal e que a tensão fornecida a ela ultrapasse os 14,4V.

Para esqema existem diversos, inclusive uma fonte com 14,4V regulados e um resistor limitador de corrente já é o suficiente para a função.

Não precisará de 2 trafos, sendo 1 deles apenas para ventilação. As ventoinhas de 12V utilizadas em PC consomem pouca corrente e cerca de 2 ou 3 já são suficientes para a refrigeração, não necessitando nem 500mA para as 3.

Tem um tópico aqui no fórum, inclusive acho que está na primeira ou segunda página, que trata de esquemas para carregadores de bateria, inclusive com os relatos dos colegas que os montaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok ok...

eu quis dizer que o trafo que eu tenho ja tem os dois enrolametos no secundario...

quero montar algum que eu possa ajustar a corrente maxima por um potenciometro externo, e que tenha pelo menos o limite de tensão..

eu ja dei uma lida nesse topico que você citou, vou ler ele de novo...

obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sim porque ele deve ser um opamp.

Se você ver a pinagem dele vai perceber. Ele é de um tipo de ''voltage follower'', que deve ser para monitorar a tensão, nao sei. O problema e q ele deve ser antigo

http://www.syntax.com.tw/proddata/IC/IC-LM301N.JPG

Procura lm310n,210,310. é do mesmo tipo

Mas acho que para usar o lm 741 tem q fazer outro circuito de voltage follower, assim.

opamp%20voltage%20follower.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também procurava por um "carregador ideal", mas é só entender como se carrega uma bateria que se nota que tem muito carregador por ai cheio de "guéri-guéri". Eu mesmo montei este aqui:

http://img822.imageshack.us/img822/1669/carregadordebaterias.jpg

o LM301 (Preço: R$ 2,56 ) você encontra aqui:

http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/677/218/circuito-integradolinha-lm/lm301-circuito-integrado.

Ele tem limitador de corrente, led indicador de "em carga " e "em flutuação".

Por incrivel que pareça, o carregador acima montei e depois disso não surgiu a oportunidade de testa-lo na prática, mas testei em um banco de 2 capacitores de 110.000uF cada onde funcionou perfeitamente. Eu fiz a modificação do original quando acrescentei os resistores para ajustar a corrente.

Mas hoje não faria mais assim não... Faria um assim:

http://img577.imageshack.us/img577/2448/carregadorsimples2.jpg

ESpero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a chave é para selecionar a corrente limite. Os dois circuitos vão carregar a bateria do mesmo jeito, mas o segundo é mais simples na montagem e na aquisição dos componentes

O primeiro circuito tem corrente máxima de 5A limitadas pelo próprio LM338 e o segundo circuito pode suportar mais de 10A pois o tip 147 vai até 15A, mas os resistores vão limitar em menos. Usando um LM317 + TIP147 gasta-se menos de R$5,00, enquannto que só um LM338 gasta-se no mínimo uns R$16,00.

http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/2031/218/circuito-integradolinha-lm/lm338k-circuito-integrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei da sua sugestao rafael, mas tenho algumas duvidas em relação ao segundo projeto, posso usar um trafo de 19+19v? algum resistor tem de ser mais "potente" (5w por exemplo ou mais) qual seria a resistencia de rx para uns 7,5 e 10A, posso usar com todos e uma chave seletora certo? qual a volagem máxima de carga? e a de flutuação...

desculpe esse monte de pergunta, mas é que esse é o tipo de coisa que nao se monta todo o dia, e quero um que seja eficiente, que eu possa usar em diversas baterias diferentes e que carregue bem a bateria, bastante carga... e que eu nao tenha que gastar 200 reais em um carregador comprado em loja, e sem contar daquele gostinho do "foi eu que fiz"... abraço rafael!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para 7,5A um resistor de 0,08Ω

Para 10A um resistor de 0,06Ω

O cálculo é simples: divide-se 0,6V (tensão de base do transistor BC) pela corrente que se deseja limitar. O resultado é o valor em ohms do resistor.

A potência desses resistores é de 5W ou 10W, quanto maior, mais folgado fica o aquecimento.

Pode usar esse trafo sim já que o circuito tera regulagem e sera fixado em 14V.

***Lembrando que a saida 0V que sera conectado a bateria não pode ser aterrado a carcaça da caixa onde sera instalado, isso porque geralmente se aterra o 0V logo após a retificação e se os dois pontos forem aterrados RX ficara isolado do circuito perdendo a função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso eu queria limitar ele a uns 14,4v. tem algum trimpot de ajuste? e a tensão de flutuacao, qual é? ate onde eu sei a flutuacao deve ser em torno de 13,8. mas pra carregar o ideal é até uns 14,4. consigo isso com esse carregador? ou o primeiro é mais completo? sem levar em consideracao o preco final...

e a proposito, nao teria como colocar um transistor de potencia para aumentar a corrente max do primeiro esquema?

obrigado. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aumentar a potencia do primeiro circuito é só copiar o esquema do segundo circuito.

Uma bateria quando completamente carregada tem la seus 13,8V, portanto uma tensão de 14V manterá a bateria em flutuação...

Para ajustar a tensão de saída é só regular o trimpot de 5K sem carga no carregador.

Pinagem do LM317:

http://img526.imageshack.us/img526/4552/lm317e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que acho bacana clarear também sobre as tensões das baterias de chumbo-ácidas e também as gelatinosas.

13,8V é a tensão mínima que se deseja manter da bateria em regime de trabalho, ou seja, essa é a tensão mínima aceitável numa bateria de carro em operação, com todos os acessórios ligados e consumindo a sua carga, significa que a bateria está ainda recebendo carga e será útil no momento da partida do carro.

14.4V é a tensão máxima-limite de operação da bateria. Quando se carrega uma bateria com o propósito de usá-la fora do carregador ou até mesmo para guardá-la, usa-se esta tensão.

Agora deixando bem claro sobre a carga. A grande maioria das marcas de bateria admite que uma carga ideal para determinada bateria é de 10% de sua capacidade A/h, ou seja, se a bateria for de 45A/h, logo sua carga ideal será de 4.5A.

O carregamento com um carregador ideal, no caso o próprio carregador proposto pela National fazendo uso de seus LM's da vida, funciona primeiro controlando a carga inicial aos 10% e a própria bateria é capaz de controlar isso a partir dos 13.8V diminuindo então o seu ritmo de carga até que a corrente alcance 0A no momento que a bateria atingir 14.4V.

A flutuação é opcional e serve para suprir a perda natural de corrente que a bateria sofre quando está estacionada. É também a melhor carga que a bateria pode receber, já que se trata de uma carga ultra lenta na ordem de 1%, ou seja, para uma bateria de 4.5Ah temos a carga de 450mA. Essa carga é perfeitamente desejável mas é muito lenta. Se pegarmos uma bateria completamente descarregada com 11.5V, só teremos a bateria completamente carregada depois de 4,16 dias!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que acho bacana clarear também sobre as tensões das baterias de chumbo-ácidas e também as gelatinosas...

Boa explicação Ricardo, é isso ai!

Colega MaikelRG, a chave que eu usei é uma "chave seletora rotativa" que por aqui ta no preço de uns R$26,00 (absurdo) mas é a única loja que vende. Em geral ja são para 10A

Foto:

http://img801.imageshack.us/img801/7199/chaver1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de comprar as coisas, mas como nao tinha levado muito dinheiro, vou fazer a placa pra futuramente colocar os resistores certos, mas vou colocar apenas o resistor pra minha bateria, e a proposito, so encontrei resistor de 0,1r, acho que nem tem menos que isso, mas ja vai me servir, outra coisa, 5w será que vai aguentar? so tinha de 5w, depois disso tenho em casa dois de 0,33r de 10w. em ultimo caso coloco esses dois em paralelo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...