Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 2670 com multiplicador abaixo do normal!


brunobneves

Posts recomendados

Pessoal,

Preciso de ajuda. Meu notebook esta apresentando problemas de desempenho e acredito que a causa seja o processador.

Notei que o clock do processador esta na faixa de 798mhz no CPUZ, o que é inaceitável para ele, pois deveria estar entre 2.2 e 3.1 usando o Turbo Boost.

Observei que o multiplier do processador esta fixado em 8 e o Bus Speed esta 99.8 (multiplicando da a frequencia certinha no cpuz).

O fato é que pelo que consta no site da Intel, o multiplier devia estar em 22 (daria 2195,6 Mhz).

Posto isso, gostaria de saber de alguem que providências posso tomar, pois parece que meu notebook veio CAPADO.

AMI bios não me permite alterar o multiplicador, acho que isso pode ta configurado no hardware. Alguem com experiência no assunto poderia me ajudar???

As especificações do processador podem ser vistas aqui (http://ark.intel.com/products/53469)

Segue imagem do CPUz na minha máquina:

cpuzm.png

Uploaded with ImageShack.us

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal,

Preciso de ajuda. Meu notebook esta apresentando problemas de desempenho e acredito que a causa seja o processador.

Notei que o clock do processador esta na faixa de 798mhz no CPUZ, o que é inaceitável para ele, pois deveria estar entre 2.2 e 3.1 usando o Turbo Boost.

Observei que o multiplier do processador esta fixado em 8 e o Bus Speed esta 99.8 (multiplicando da a frequencia certinha no cpuz).

O fato é que pelo que consta no site da Intel, o multiplier devia estar em 22 (daria 2195,6 Mhz).

Posto isso, gostaria de saber de alguem que providências posso tomar, pois parece que meu notebook veio CAPADO.

AMI bios não me permite alterar o multiplicador, acho que isso pode ta configurado no hardware. Alguem com experiência no assunto poderia me ajudar???

As especificações do processador podem ser vistas aqui (http://ark.intel.com/products/53469)

Segue imagem do CPUz na minha máquina:

cpuzm.png

Uploaded with ImageShack.us

Obrigado!

Por favor, leia as regras e pesquise antes de postar. Temos um tópico fixo explicando este fator.

http://forum.clubedohardware.com.br/faq-leia-antes/400845

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, leia as regras e pesquise antes de postar. Temos um tópico fixo explicando este fator.

http://forum.clubedohardware.com.br/faq-leia-antes/400845

Perdão, não fui claro em uma coisa: O multiplicador do processador deveria flutuar, de acordo com o uso (aumentando a frequencia) porém ele não se altera mesmo durante atividades intensas como um JOGO.

Quando ao post q você falou, não acho que ele se encaixa exatamente no meu problema....obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Perdão, não fui claro em uma coisa: O multiplicador do processador deveria flutuar, de acordo com o uso (aumentando a frequencia) porém ele não se altera mesmo durante atividades intensas como um JOGO.

Quando ao post q você falou, não acho que ele se encaixa exatamente no meu problema....obrigado!

Entendi... neste caso desconsidere o post que falei.

Possivelmente está acontecendo aquecimento e isto está causando a constante baixa no multiplicador. Há alguns dias teve um rapaz aqui com o mesmo problema e o Sirroman que conseguiu ajudá-lo a descobrir a causa e solucioná-la. Vou procurar e assim que encontrar posto para você ler tudo o que foi feito.

Abraçsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a marca do notebook?

Se for CCE/Positivo/Megaware etc da vida , pode ser sim que o Clock não aumente por causa da temperatura.

Agora se for marca boa , se o clock não aumenta nem em jogos , você pode tentar ver na BIOS se está tudo ativado , turbo boost essas coisas.

É um Avell. Quanto ao Bios, é da AMI (American Microtrends inc.) e sinceramente, parece uma versão SHAREWARE DE BIOS de tão pouca coisa que tem lá! Absurdo total....como ta na garantia vou acionar caso ninguém tenha achado uma solução....

Quanto a temperatura, o note não esta quente, pois tem mantido uma temp de 40 graus quando esta sem jogar...em jogos chega a 60-70 (para um note não chega a ser um absurdo)

Obrigado pela ajuda pessoal....é um absurdo um processador desses ficar capado como esta! (percebi o erro no 3dmark que apontou tambem esta frequencia RIDICULA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um Avell. Quanto ao Bios, é da AMI (American Microtrends inc.) e sinceramente, parece uma versão SHAREWARE DE BIOS de tão pouca coisa que tem lá! Absurdo total....como ta na garantia vou acionar caso ninguém tenha achado uma solução....

Quanto a temperatura, o note não esta quente, pois tem mantido uma temp de 40 graus quando esta sem jogar...em jogos chega a 60-70 (para um note não chega a ser um absurdo)

Obrigado pela ajuda pessoal....é um absurdo um processador desses ficar capado como esta! (percebi o erro no 3dmark que apontou também esta frequencia RIDICULA)

Galera,

Acrescentando informações sobre o problema. No PC do meu trabalho executei o CPU-z (também é um I7) observei que o multiplier estava flutuando corretamente (entre 23 e 25x) Fui nas configurações de energia e alterando lá para modo econômico o multiplier baixou automaticamente. Occore que no meu notebook é como se ele sempre estivesse no modo ecônomia de energia! mesmo estando com tudo setado para 100%....

Acho que tem alguma coisa desativada na BIOS...o **** é que a BIOS é maior capada -.-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, como to usando a net no trabalho, não tenho como postar as SS, mas estou usando o Prime95 e o processador ta sendo usado 100% (visto pelo gerenciador de tarefas) e no CPUZ continua inalterado (x8 e 798mhz) assim como o medidor do turbo boost.

O processador não muda nada mesmo quando puxado ao limite. Quanto a conseguir roda o Crysis, eu acho, sinceramente que o que ta segurando é a VGA, pois ela é CABULOSA. mas ao invés de rodar com 50fps roda a 20~30.

Alguem tem alguma ideia? A noite eu posto as SS p/ verem que não to mentindo...o problema é que o processador esta em modo economia de energia eterna!!!!

------------

Só para acrescentar, o windows tem uma ferramenta de monitoramento que também tem uma boa precisão da % de utilização da frequencia da CPU. Perfmon.exe Nela o meu pc esta utilizando apenas 36% da frequencia (vuala 798 é aproximadamente 36% do total 2.2Ghz). Quando executado no meu Desktop do trabalho a utilização esta em 100%...

tudo me leva a crer que há um problema com a gestão de energia/temperatura deste notebook (lembrando que a temperatura não tem passado de 40 graus na CPU...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AE GALERA CONSEGUI "ARRUMAR" Tem alguma coisa errada com a configuração deste PC (da BIOS talvez)

Me indicaram o programa ThrottleStop e através dele consegui mudar os multiplicadores via software. Fiquei um pouco com medo...mas consegui. O problema: o gerenciamento, que deveira ser feito pelo contralador da maquina, BIOS, windows ou sei lá,...tem q ser manual por mim....

enfim... com este programa eu consegui resolver o problema, embora ainda vá atras do suporte dessa máquina.

Agora a parte boa:

Meu PC deu um salto de desempenho que foi como se eu tivesse um computador quantico...

minha VGA tava segurando TUDO imagina rodar crysis com um processador trabalhando a 798 MHs e com 30 fps (FULL HD - grafico médio) agora ele roda a 30 fps com tudo no ful e 100 fps no médio...

O processador ta atingindo 70 graus agora, quando jogando....isso ta mt algo p/ um note??? porque ainda nem testei com o turbo boost (só coloquei a frequencia para 22x o turbo seria 30x

Alguem tem uma opinião a respeito da temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AE GALERA CONSEGUI "ARRUMAR" Tem alguma coisa errada com a configuração deste PC (da BIOS talvez)

Me indicaram o programa ThrottleStop e através dele consegui mudar os multiplicadores via software. Fiquei um pouco com medo...mas consegui. O problema: o gerenciamento, que deveira ser feito pelo contralador da maquina, BIOS, windows ou sei lá,...tem q ser manual por mim....

enfim... com este programa eu consegui resolver o problema, embora ainda vá atras do suporte dessa máquina.

Agora a parte boa:

Meu PC deu um salto de desempenho que foi como se eu tivesse um computador quantico...

minha VGA tava segurando TUDO imagina rodar crysis com um processador trabalhando a 798 MHs e com 30 fps (FULL HD - grafico médio) agora ele roda a 30 fps com tudo no ful e 100 fps no médio...

O processador ta atingindo 70 graus agora, quando jogando....isso ta mt algo p/ um note??? porque ainda nem testei com o turbo boost (só coloquei a frequencia para 22x o turbo seria 30x

Alguem tem uma opinião a respeito da temperatura?

Galera,

usei o TrottleStop ...mas depois me indicaram um software da MSI chamado S-Bar (gratuito), usando o S-Bar também funcionou.

O S-Bar é um daqueles programas que insere barras de atalho na área de trabalho...só que com ela ele cria uns perfis de energia, entre eles o modo economico, gammer,office, etc.

O que não entendi é porque o perfil do S-bar funcionou, pois ao colocar em modo Gamming ele cria um perfil exatamente igual ao perfil que eu havia definido como Alto Desempenho....O processador trabalhou como se tivesse usando o TrottleStop.

Enfim....como o problema foi resolvido, vou checar o meu CD de driver p/ ver se vem com esse S-BAR (acredito que não, pois, que me lembre, instalei tudo daquele CD da AVELL). Se for o caso de o software não ter vindo no CD, me parece que caparam o processador p/ que ele não atinga maiores temperaturas -> menor chance de queimar em 3 anos -> eles não são acionados pela garantia....

Mas claro, isso é teoria da conspiração.

Quanto aos desempenho:

imagine que no Counter-Strike Source eu tava pegando menos de 30 fps (SERIO) quando jogava com mais de 5 jogadores na tela...agora to pegando 300 fps...

No Crysis, tava jogando no config Gammer (tipo médium) com 20-40 fps...agora jogo no HARDCORE com 20-60 fps...

BF3 jogava no medium com 15-30 fps agora no ultra ele roda assim e no high ele roda com 40+ FPS constante (com filtro 16x)

Ou seja, o processador estava, realmente, trabalhando com 798mhz...(INACREDITAVEL)

e mais inacreditável ainda, é que rodava o windows sem travar (só a rolagem que eu percebia estar lenta) e a VGA é tão ***** que tava segurando todo o desempenho nos jogos.

RESUMINDO, resolvendo o problema da CPU esse note é *******.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

o meu core i5 2450m tá com o mesmo problema, eu uso esse programa CPUz e mostra 798mhz e multiplier 8x também. O turbo boost tá ligado na Bios mas é o mesmo que nada, pois o mesmo não funciona, no turbo boost monitor aparece como se o a velocidade estivesse congelada, sempre em 2.5 não importa o que faça ou rode. O que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu core i5 2450m tá com o mesmo problema, eu uso esse programa CPUz e mostra 798mhz e multiplier 8x também. O turbo boost tá ligado na Bios mas é o mesmo que nada, pois o mesmo não funciona, no turbo boost monitor aparece como se o a velocidade estivesse congelada, sempre em 2.5 não importa o que faça ou rode. O que faço?

le o topico affs .-.

baixa o programa q o cara posto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...