Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5/Core i7: qual o melhor processador para jogar?


Everton L

Posts recomendados

Mito

Um i7 é bem melhor do que um i5 para jogar !

Realidade!

ERRADO!

Explicação

Vamos comparar os i5 2500(K) e i7 2600(K) de um lado, e os i5 760 e i7 930 do outro.

Note que as únicas diferenças entre o i5 e o i7 Sandy Bridge (2500(K) e 2600(K)) são:

Uma frequência 100 MHz superior em favor do i7

2 MB de cache L3 a mais para o i7

A tecnologia Hyper-Threading do i7

As diferenças entre os i5 e i7 Nehalem são menos acentuadas, já que as frequências são idênticas, e o modo Turbo Boost do i7 não é tão bom. O i7 difere do i5 em:

O i7 tem o Hyper Threading

O i7 tem um modo Triple Channel

A parte "Uncore" do i7 é um pouco melhor do que a do i5 (2400 MHz contra 2133 MHz)

As poucas melhorias do Uncore e do controlador de memória (Nehalem), do cache e da frequência (Sandy Bridge) não fornecem ganhos significativos na prática, nos interessaríamos mais ao efeito do Hyper Threading nos jogos para estas duas arquiteturas.

Efeito do Hyper-Threading nos jogos

Comparando o desempenho nos jogos Crysis, Dirt 2 e Far Cry em um i7 980X, o ganho médio é inferior a 1% quando o Hyper-Threading está ativado.

A situação é menos gloriosa em outros jogos (Oblivion, World in Conflict, FEAR e ETQW), já que vemos perdas globais na faixa de 0,2 a 4%, quando o HT está ativado.

Alguns jogos são indiferentes quanto a ativação da tecnologia Hyper-Threading, outros reagem negativamente quando esta opção estiver ativada (como ArmA II, onde a queda de desempenho é superior a 10%!).

Obversamos até no jogo Metro 2033 que se o 2600k tem uma taxa de imagens um pouco maior do que no i5 2500K, o mínimo de FPS é bem inferior no i7: os lags será mais significativo no i7.

Conclusão

Concluindo, observamos que, contrariamente às aplicações profissionais onde este recurso é muito útil, os jogos não tiram muito proveito do Hyper-Threading.

No entanto, alguns jogos tiram proveito desse recurso como, por exemplo, no caso do Battlefield Bad Company 2.

post-973091-13884962675282_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membro VIP

Adicionando a esse tópico um artigo muito interessante sobre Processadores vs Games:

http://www.guru3d.com/articles_pages/cpu_scaling_in_games_with_dual_amp_quad_core_processors,1.html

Leiam e pasmem.....Continuarei com meu bom e velho Core 2 Duo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá, amigos!

Estou com muitas dúvidas a respeito do potencial gráfico desses processadores. Queria comprar um com o melhor custo benefício pra jogar MMOs, dentre eles WoW. O fato é que, em lojas físicas, sempre me dizem que o AMD FM2 A4 resolve esse problema, e custa metade de um A8, por conta das placas integradas Radeon que acompanham a série.

Quanto a comparar os modelos AMD FM2 A4, A6 e A8 com os i3 e i5, nesse âmbito gráfico mesmo, qual se sai melhor ? Lembrando que o i5 custa, em média, o dobro de um AMD A8 pelas lojas daqui da cidade. Além disso, tenho um i3 2330-M no meu notebook, e não estou tão satisfeito não ...

Desde já, agradeço muito!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...