• Comunicados

    • diego_moicano

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   08-12-2015

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Feiticeiro

O melhor antivirus

Qual o Melhor Antivírus?   2.487 votos

  1. 1. Qual o Melhor Antivírus?


Please sign in or register to vote in this poll.

1.944 posts neste tópico

O Melhor antivírus

Qual é o melhor antivírus?

Sem dúvida alguma, esta é uma das perguntas que mais se houve quando o assunto é vírus ou segurança. Mas será que existe realmente um “melhor”?

Antes de mais nada, vamos ver o conceito de “melhor antivírus”, afinal, o que é melhor para um pode não servir para outro.

O melhor é o que detecta maior número de vírus conhecidos através de uma lista de assinaturas ou o que tem maior capacidade de identificar vírus desconhecidos pelo comportamento? É o que varre o sistema mais rapidamente em busca de vírus ou o que degrada menos a velocidade do sistema enquanto faz isso? Seria o que tem uma interface mais fácil e/ou bonita ou um que fale o seu idioma? Pode ser um que tenha a melhor assistência técnica ou simplesmente o mais barato e até mesmo gratuito... Um que faça atualização de dados automaticamente ou que além de monitorar os arquivos usados também o faça com arquivos baixados, mensagens que chegam e saem, disquetes e CDs lidos, etc... Bom mesmo deve ser aquele que equilibra com mais harmonia todas essas características, certo? OK! Mas como saber?

Conhecer as características do produto é importante para poder usufrui-lo em sua plenitude... Se você não sabe direito como funciona seu antivírus não vai saber usa-lo eficientemente e muito menos compara-lo com outros. Um bom meio de conhecer os produtos e compara-los é experimentando, todos os antivírus dispõem de versões de avaliação que podem ser baixadas e usadas por um mês geralmente; basta ir ao site das empresas desenvolvedoras e baixar a versão para teste além é claro da atualização de assinaturas de vírus.

Então, qual o melhor antivírus??

Existem testes comparativos entre antivírus e esses indicam sempre um melhor diferente...

É bastante comum que o antivírus seja instalado pelo técnico do computador e o internauta não saiba nem qual é e muito menos como funciona; atualizar então nem pensar... Quando alguém que acaba de comprar um antivírus novinho na loja vai pensar que ele deve ser atualizado?

É preciso saber que um antivírus funciona com dois módulos digamos assim, um é o mecanismo de rastreamento que é o programa em si e o outro é a lista de assinaturas de vírus conhecidos que traz uma relação dos elementos que devem ser procurados pelo mecanismo de rastreamento.

Em suma: o programa procura os vírus que estão na lista, como surgem vírus novos diariamente essa lista deve ser atualizada no mínimo semanalmente pois senão os vírus novos não serão procurados... Um antivírus que esteja na prateleira de uma loja está sim desatualizado pois novos vírus estão surgindo todo dia e a fábrica desse antivírus já disponibilizou em seu site a lista nova para atualização desses dados.

Isto significa então, que basta ter um antivírus atualizado e pronto? É certo que não. Sem dúvida alguma é importante te-lo atualizado mas, além disso, é bom que esteja também corretamente configurado e principalmente, que o usuário tenha bons hábitos preventivos em relação a segurança na Internet.

E o que seriam hábitos preventivos? Nada mais do que rotinas de comportamentos que tornem a vida do internauta razoavelmente segura, o que exige apenas um pouco de dedicação. Hábitos como o internauta ter seus programas usados numa conexão com a Internet sempre atualizados, no caso do Windows é importante ter pelo menos as Atualizações críticas instaladas.

Como sabe-se que diversos vírus e outras ameaças exploram bugs do Windows, Internet Explorer e Outlook; se tiver os patches de correção instalados minimiza-se significativamente a margem de insegurança. Configurar esses programas visando uma segurança maior é outra medida saudável. Manter-se informado sobre os riscos e ameaças bem como patches de correção de bugs e técnicas de prevenção é outra atitude altamente recomendável. Além daquelas recomendações mais do que óbvias: não executar arquivos que não tenham sido solicitados ou que sejam extremamente importantes e tenham chegado por e-mail e não baixar programinhas de sites suspeitos.

OK! Mas, afinal, qual é o melhor antivírus? Não percebeu ainda?? O melhor antivírus é o internauta que mantenha os programas usados em conexões com a Internet (sistema operacional, navegador, cliente de e-mail e antivírus) bem configurados e atualizados sendo que esse programas são os que melhor atendem às preferências pessoais do usuário...

Simples não? ;)

Abaixo, uma coletânea de endereços onde se pode baixar cópias de avaliação dos antivírus:

Mcafee Viruscan

http://www.mcafee.com/us/

Norton Symantec

http://www.symantec.com/norton/downloads/index.jsp

Trend Micro

http://www.antivirus.com/download/

Sophos

http://www.sophos.com/products/

Panda

http://www.pandasecurity.com/brazil/

AVG

http://www.grisoft.com/doc/31/br-pt/crp/0

F-Prot

http://www.f-prot.com/f-prot/download/getfpwintrial.html

Antivir

http://www.free-av.com/

AVP Kaspersky

http://www.kaspersky.com.br/

Fonte: Ary Vaz de Lima Jr - Consultor em Segurança de Internet

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na listagem de vírus você não o citou, mais o q uso em redes e pessoal é o InoculateIT, nunca me deixou na mão.

Então já o uso um bom tempo em casa e em todos os clientes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, acabei omitindo o InoclutateIT da lista, mas já editei a mesma, acresentando-o.

Valeu pelo "toque".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre usei o Norton e não me arrependi, e espero não me arrepender, mas também uso um Firewall que é o ZoneAlarm.Com tudo isso sei q não existe nada 100% seguro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o Norton para mim é o melhor, mas para quem tem PC com configuração baixa, eu não recomendo, pois ele é pesado, mas pra quem tem um PC de configuração boa, aconselho o norton.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudaçoes pessoal.....

Bom, sempre usei o norton e concordo com a opiniao de nossos colegas d q ele é muito bom, nunca me deixou na mao e tbem d q ele é um tanto quanto pesado.....

[]'s

Murdoc :**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui infectado pelos vírus Klez em Abril desse ano...

O procedimento de remoção que fabricante do antívírus recomendou, estava em seu site (Mca**e)

O meu é versão 4.0x e como o procedimento não funcionava no DOS no Windows, então usei o MESMO procedimento no DOS fora do windows...

Simplesmente ele deletou mais de 100 arquivos que estava infectados na minha pasta System do win98....MUITA SORTE MINHA foi que não deu grandes danos ao windows...Hoje esse vírus está removido do meu computador...

Agora é o seguinte: Porque atualizar uma definição de anti-vírus que ao invés de limpar (clean) meus arquivos, ele deleta? Fiquei extremamente irritado com isso. Eu já usei o Norton 5.0 (muito pesado), e ele também não consegue limpar vários arquivos...Eu lembro que o único antivírus que nunca me deixou na mão foi um FreeWare que nem lembro mais...

Eu suspeito que esses crackers trabalham pra essas empresas de anti-vírus pra ganhar dinheiro...É um sistema muito ineficiente e desqualifico esses programas, sendo que os mesmos praticamente agem de 3 a 4 vezes ao ano...(computador de casa)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:angry: Ei feiticeiro, você se esqueceu de uma qualificação importante dos antivírus:

- Você atualiza as definições dele na internet, mas...você já se deparou com isso: "O programa XXX não conseguiu limpar o arquivo XXX, deseja deletar o arquivo?'  9-N

Eaí? O que você faz? E se for um arquivo de sistema que não pode estar ausente no seu windows por exemplo? (o que aconteceu comigo, leia o tópico acima)

Acho que é obrigação do usuário fazer update desses antivírus, mesmo que seja um procedimento manual.

Mas em compensação, o antivírus DEVE ter um mecanismo que consiga limpar (CLEAN) todo e qualquer tipo de arquivo infectado...o Mcafee e o Norton por exemplo tem esse tipo de deficiência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente melhor anti-virus é difícil ... eu sempre fico trocando quando percebo que ele deixou passar um virus.

Procuro sempre um bem leve, de atualização simples e que não deixe passar 99,9% dos virus.

Nas avaliações abaixo, sempre considero com a biblioteca mais atualizada.

VirusScan 3.x = é rápido, tem em português, mas esta defasado e não pega mais tudo, nem tem como atualizar

VirusScan 4.x = já ficou meio pesado,tem em português, mas seu principal problema é que esta deixando passar virus.

VirusScan 5.x = por enquanto esta pegando tudo, tem em português, mas eu considero que ficou muito pesado e não tem uma atualização automatica transparente.

VirusScan 6.x = Não avaliei ainda.

Norton AV 5 = não pega mais todos os virus

Norton AV 2001 = é super pesado, tem em português,mas também deixou passar virus e sua atualização não é automatica

Norton AV 2002 = é estranho, mas ele é mais leve que o 2001, por enquanto reune várias boas caracteristicas: tem em português, faz atualização automática e em porque pacotes, e tem pegado tudo, principalmente devido a eficiência da Symantec ( apesar que a NAI também deve ser ) e sua atualização constante da biblioteca. O único senão é que em DOS ele não tem opção automatica para fazer o scan e tentar reparar arquivos infectados e se não conseguir por em quarentena ( o virusscan tem )

O Inoculate foi ótimo, era muito leve, a atualização apesar de não ser automatica era somente clicar em um único atalho, pena não estar em português para os usuários mais básicos ... pena que foi descontinuado, seu sucessor e-trust não consegui avaliar.

Os outros AV não consegui avaliar direito, pois sempre o VirusScan ou o Norton tem dado conta, além de que qualquer usuário conhece ( e não pode alegar que o micro esta sem anti-virus ) e nem sempre os outros tem um versão em português.

- Já ouvi falar muito bem do AVP

- O Pc-cillin 98 deixou passar virus ( Trend )

- o Panda já me travou alguns equipamentos

Neste site eles fazem uma avaliação do nível de proteção: http://www.virusbtn.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por claos5@11 Mai. 2002, 11:15

- O Pc-cillin 98 deixou passar virus ( Trend )

Prezado Amigo,

O PC-Cillin 98 é muito velho, e desatualizado... além do mais é um produto descontinuado...

Se tiver a oportunidade teste o PC-Cillin 2000 Versão em Inglês ( Melhor que em português pois tem mais atualizações).

E também o PC-Cillin 2002 que acompanha um firewall.

O PC-Cillin 2000 foi ganhador do Premio da PC-Magazine Editors Choice por 2 anos seguidos além de outros prêmios importantes nesta área...

Atenciosamente,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o Norton a muito tempo e não tive problemas até hoje .

       Considero um dos melhores Anti-Vírus .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

existe um tal de Bit Defender, em inglês, o que não é problema, fabricado na romênia, cuja lista de vírus é maior que a do norton, varre o sistema mais rápido que o norton, atualiza facilmente, automaticamente bastando estar conectado a internet. e tem um firewall nele mesmo, o Murphy, que é tão bom que enche o saco.

por que ninguém fala nele, qual é o seu problema, pois eu não o percebo, e já usei outros, inclusive o norton.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho que vale a pena pagar uma assinatura e desbloquear o anti-virus legalmente pois as vezes acho que os cracks sao feitos pelas próprias fabricantes do anti-virus... E elas acabam com seu PC só pra você aprender...

Especificamente uso o Norton e o Firewall dele mesmo... NUNCA deixou-me na mão... Tá certo que não é lagal pagar uma assinatura mas, acho que 80 reais por ano até valem a pena.

Isso Sem Mencionar as especulações de que sao os fabricantes de anti-virus que fazem os virus... Ou seja, você paga 80 reais de assinatura para poder usar o PC...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Inoculate está descontinuado? E que seu sucessor é o E-trust?

Eu tinha entendido que o Inoculate  deixaria de ser gratuito e não que seria descontinuado, como um dos nossos colegas falou neste forum. E mais, ouvi também que para os usuarios  que tivessem ainda instalado nos seus PCs o Inoculate o preço de renovação do antivirus seria algo em torno de US$5,95.

Gostaria de mais esclarecimentos a respeito da existencia do   Inoculate  que nunca me deixou na mão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também ouvi que o inoculate iria acabar, e parei de usa-lo. Acho que inclusive quando você tentava atualizar, ele avisava isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Já utilizei varios antivirus como o Norton, Mcafee, Panda, AVP, e o F-prot (que pra mim, foi o melhor em relação de peso e agilidade).

bom, eu sei que o assunto é antivírus, mas gostaria de relatar o uso do Norton Rescue Disk em conjunto com o Image, que mesmo com um de um vírus ou ate mesmo no caso de uma queda ou pico de energia, você pode recuperar todo seu HD.

Isso quer dizer que mesmo que um vírus destrua por inteiro seu HD você recupera todos os arquivos contidos nele, pois o Image tira uma foto do seu disco incluido a FAT, MBR, Partição e estrutura de diretórios e salva em um minúsculo arquivo de uns 70kb apenas (HD 20GB).

sempre que eu vou acessar a internet eu tiro uma image do disco pois, se acontecer algo (heheheh), eu volto todo disco como era em questão de minutos. :** 9-N

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Até o dado momento, utilizei apenas dois antiviru em meu pc: Mcafee e Norton.

Atualmente tenho usado o Norton, porém devo admitir que ele em dados momentos deixa a desejar.

Assim que possível pretendo substituí-lo pelo PC-Cillin 2000, e atendendo ao relatado pelo colega Neo - Matrix a versão em inglês (valeu pela dica velho).

Fui }:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho usado o Norton, e nunca tive problemas com ele... sou cauteloso ao abrir e-mails, e espero não ter de usá-lo para correção nunca. Nunca usei nem trabalhei com nenhum outro, então eu não posso nem falar, mas eu tenho o cd do pc cillin aqui em casa, ele veio junto com  a placa-mãe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000080'>Não existe anti virus bom....

E sim eficiente...

Não melhor...

e sim quebra o galho...

Anti virus é que nem firewall a cada 1 que sai... ...7 pessoas conseguem desativar ele remotamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso falar por mim e pela empresa onde trabalho, usamos o norton e nunca nos deixou na mão :**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o PC-Cillin 2000 e nunca tive qualquer problema c vírus, é simples de se usar e sempre deixo no modo delete e scan em todos os tipos de arquivos. Sempre é bom se precaver.

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por overclocked@08 Mai. 2002,22:44

:angry: Ei feiticeiro, você se esqueceu de uma qualificação importante dos antivírus:

- Você atualiza as definições dele na internet, mas...você já se deparou com isso: "O programa XXX não conseguiu limpar o arquivo XXX, deseja deletar o arquivo?'  9-N

Eaí? O que você faz? E se for um arquivo de sistema que não pode estar ausente no seu windows por exemplo? (o que aconteceu comigo, leia o tópico acima)

Acho que é obrigação do usuário fazer update desses antivírus, mesmo que seja um procedimento manual.

Mas em compensação, o antivírus DEVE ter um mecanismo que consiga limpar (CLEAN) todo e qualquer tipo de arquivo infectado...o Mcafee e o Norton por exemplo tem esse tipo de deficiência...

Muitos citaram o problema do antivirus não conseguir limpar o arquivo, mas na grande maioria das vezes o arquivo é o próprio virus, então realmente não é possivel a limpeza, e somente e deleção do mesmo.

:::)

Du Surf.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q a melhor coisa é não usar antivirus

eu nunca udei anti virus e nunca tive problemas com virus ...

pod até ser espantoso ... mas sei lá .... acho q é só tomar um pouco d cuidado q não tem problema ... olha q eu não tomo cuidado nenhum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#810541'>Eu utilizo o antivírus eSafe, da Alladin. Pra mim, é um ótimo antivírus, muito leve, tem atualizações gratuitas, até hoje não tive problemas, detecta qualquer coisa suspeita e vírus no micro. Além de tudo, funciona como firewall. Estou satisfeito com esse.

Encontre-o em: http://www.esafe.com.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora