Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar transistor no lugar de rele


SMaymone

Posts recomendados

o sinal é quadrado ,hora sobe hora desce ,se usar um pnp ,colocando o emissor na lampada e coletor na massa tbem funciona.

Funciona sim, mas não da forma que está ali no desenho. Para simplificar sugeri um NPN mesmo já que não tem que fazer nenhuma mudança em relação ao esquema postado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Amigos,

Estou precisando fazer com que uma lâmpada de carro pisque comandada por uma placa arduino sem usar reles.

Um amigo me passou o esquema abaixo, que montei mas não funcionou. Alguem poderia me ajudar?

[ATTACH]87592[/ATTACH]

Abraço a todos.

Sérgio Maymone

Seria interessante usar foto transistor entre a CPU TIP.

Pode se 4N25 garante sinal isolado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera qero pedir licença e usar o tópico p/ um questão relacionada

to qerendo usar um transistor no lugar de um relê p/ acionar uma trava eletrica 12v (1A), mas a saida do alarme manda 5v.

http://img189.imageshack.us/img189/4919/semttulo2un.gif

Então gostaria de saber se algum desses transistor serve p/ esta ligação:

tip127

tip42c

irlz14

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera qero pedir licença e usar o tópico p/ um questão relacionada

to qerendo usar um transistor no lugar de um relê p/ acionar uma trava eletrica 12v (1A), mas a saida do alarme manda 5v.

http://img189.imageshack.us/img189/4919/semttulo2un.gif

Então gostaria de saber se algum desses transistor serve p/ esta ligação:

tip127

tip42c

irlz14

Já te expliquei isso no outro tópico seu, lembra?

Para sinais positivos na base, se usa o transistor NPN. Então já pode descartar aí o TIP127 e o TIP42.

Opte pelo TIP122 ou TIP41 ou TIP31.

Caso deseje ainda utilizar um mosfet, sugiro que no lugar do IRLZ14 você utilize o IRFZ44 ou IRFZ46 ou IRFZ48 ou IRF3205.

O sistema de ligação é basicamente o mesmo, apenas use no Gate um resistor de 1K e use um resistor de 10K entre o Gate e o Source.

Lembrando que, o mosfet além de mais eficiente que um transistor Bipolar possui uma corrente de disparo praticamente nula.

EDIT: Sua ligação ali no esquema não está correta. O emissor do transistor deve ir ao terra, exatamente como no esquema que eu postei para você lá no seu tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já te expliquei isso no outro tópico seu, lembra?

Para sinais positivos na base, se usa o transistor NPN. Então já pode descartar aí o TIP127 e o TIP42.

Opte pelo TIP122 ou TIP41 ou TIP31.

Caso deseje ainda utilizar um mosfet, sugiro que no lugar do IRLZ14 você utilize o IRFZ44 ou IRFZ46 ou IRFZ48 ou IRF3205.

O sistema de ligação é basicamente o mesmo, apenas use no Gate um resistor de 1K e use um resistor de 10K entre o Gate e o Source.

Lembrando que, o mosfet além de mais eficiente que um transistor Bipolar possui uma corrente de disparo praticamente nula.

EDIT: Sua ligação ali no esquema não está correta. O emissor do transistor deve ir ao terra, exatamente como no esquema que eu postei para você lá no seu tópico.

Lembro sim Leandro, é q da forma q você explicou ficou meio vago, ae como tinha alguns alarmes velhos em casa abri e retirei alguns componentes entre eles os citados, depois de consultar os datasheet e alguns testes na pratica é q fui compreender.

pois bem, se eu colocar o emissor ao terra vou estar enviando um pulso negativo à trava (esta ligação só seria util para comandar o relê), neste esqema tentei fazer com q o transistor enviasse pulso positivo, isso é possivel com tensão positiva na base?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...