Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura alta


kyouch

Posts recomendados

Olá, eu fiz um teste no Aida Extreme enquanto eu rodava COD: MW3 e acho que o computador está esquentando bastante

Com o MW3 minimizado, eu consegui essas temperaturas aqui:

--------[ Sensor ]------------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades do sensor:

Tipo de sensor ITE IT8720F (ISA 228h)

Tipo de Sensor GPU Diode (NV-Diode)

Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas:

Placa mãe 60 °C (140 °F)

Processador 53 °C (127 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 5 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 6 42 °C (108 °F)

Aux 51 °C (124 °F)

Diodo GPU 86 °C (187 °F)

WDC WD5000AAKX-003CA0 [ TRIAL VERSION ]

Coolers:

Processador 3169 RPM

GPU 2970 RPM (70%)

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.248 V

+2.5 V 1.456 V

+3.3 V 3.328 V

+5 V 5.107 V

+12 V [ TRIAL VERSION ]

No modo de espera +5 V 3.629 V

Bateria VBAT 3.136 V

Núcleo GPU 1.087 V

Debug Info F 00D5 FFFF FFFF 0000 0000

Debug Info T 51 60 53

Debug Info V 4E 5B D0 BE BA D0 D0 87 C4

Mas já consegui pegar a temperatura da placa de vídeo em 90+ e a rotação do cooler em 83% +

Gostaria de saber algumas dicas para abaixar essa temperatura ou se ela está aceitável

A configuração do meu computador é:

Placa de vídeo: GTX 560

Processador: FX 6100

Memória: 8GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

Já aferiu a temperatura pela BIOS? Caso não, faça a comparação dos valores aferidos pela BIOS e os programas, ok!

Qual o modelo do gabinete? Possui fans auxiliares instalados no gabinete? Caso sim, onde estão posicionados e como estão atuando (fans exaustores e injetores de ar)?

O cooler do processador é box ou possui um cooler mais potente instalado?

Já fez o teste do tato? Encoste o dedo no dissipador do cooler e verifique por quanto tempo consegue suportar.

O cabeamento da fonte está organizado? Isto influencia diretamente a temperatura interna, facilitando ou impedindo o correto fluxo de ar no gabinete.

Realiza limpeza cíclica dos componentes e do gabinete? A poeira é inimiga mortal do hardware de um pc.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

Já aferiu a temperatura pela BIOS? Caso não, faça a comparação dos valores aferidos pela BIOS e os programas, ok!

Qual o modelo do gabinete? Possui fans auxiliares instalados no gabinete? Caso sim, onde estão posicionados e como estão atuando (fans exaustores e injetores de ar)?

O cooler do processador é box ou possui um cooler mais potente instalado?

Já fez o teste do tato? Encoste o dedo no dissipador do cooler e verifique por quanto tempo consegue suportar.

O cabeamento da fonte está organizado? Isto influencia diretamente a temperatura interna, facilitando ou impedindo o correto fluxo de ar no gabinete.

Realiza limpeza cíclica dos componentes e do gabinete? A poeira é inimiga mortal do hardware de um pc.

Abraço.

Oi... Eu realmente sou meio leigo no assunto, mas eu acho que posso responder algumas das suas perguntas.

Eu não sei ver a temperatura pela BIOS.

O modelo é Wise Case modelo 2151/2307 e não tem nenhum cooler auxiliar só os que vem com as peças... Processador e Placa de vídeo

Os cabos estão na posição correta sim.

E o computador eu dou uma limpeza semanal nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

Explicando de maneira bem simples como acessar a BIOS:

1) Reinicie o pc.

2) Fique atento, pois assim que o pc é encerrado, as informações começarão a carregar na tela imediatamente. Proceda sem demora o passo descrito abaixo!

3) Pressione a tecla DEL até que o SETUP da placa mãe seja aberto (tela azul com vários submenus). Caso a tecla DEL não funcione, tente o mesmo processo utilizando as teclas F1, F2, F10, F12 ou a combinação CTRL + ALT + ESC. Alguma das opções vai abrir o SETUP.

4) Utilize as "setas direcionais" do teclado e percorra os submenus apresentados; não modifique nada, ok! Apenas procure a opção que apresenta a leitura da temperatura.

Sobre as demais questões:

1) O seu gabinete é um modelo ATX básico, consequentemente, a refrigeração é deficiente. Como contornar o problema caso não possa adquirir um modelo melhor?

A) Instale fans auxiliares para criar um fluxo de ar dentro do gabinete! Pelo que vi, o gabinete suporta 1 fan de 80mm na tampa lateral e um segundo fan pode ser adaptado, logo abaixo, na mesma tampa. Quantos locais para fans possui o painel traseiro, 1 ou 2? Qual o tamanho suportado, apenas 80mm ou existe furação dupla para 92mm?

B) A sua prioridade é a exaustão do ar aquecido pelos componentes! A exaustão é sempre feita na seção superior do gabinete, pois o ar quente sobe! Caso haja espaço para instalar 2 fans no painel traseiro, a regra é posicioná-los retirando o ar aquecido do gabinete.

C) Na Tampa lateral, a regra é inversa! Os fans devem ser instalados injetando ar frio sobre os componentes, em especial, sobre o cooler do processador e a placa de vídeo.

Algumas dicas sobre modelos de fans 80mm e 92mm:

AKASA DFC801512H S3S com 32CFM.

EVERCOOL SPIDER SFF-8 com 32CFM.

EVERCOOL EC8025M12CA COM 32CFM.

MAXPOWER MP-FAN-80LT.

Cooler Master Blade Master 80mm R4-BM8S-30PK-R0.

ZALMAN ZM-F2 Plus 92mm.

Cooler Master Blade Master 92mm R4-BM9S-28PK-R0.

Dicas para posicionar os fans:

1) O(s) fan(s) com maior CFM - obrigatoriamente como exaustor(es) e posicionado(s) no painel traseiro.

2) Os fans da tampa lateral - obrigatoriamente como injetores de ar. O segundo fan será adaptado na grade colmeia na parte inferior da tampa lateral, ok!

Sobre a organização dos cabos da fonte e a montagem dos fans: veja a foto do meu pc secundário e a segunda foto apresentando o esquema para correto fluxo de ar.

post-367212-13884962609357_thumb.jpg

post-367212-1388496260992_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. É, estou ciente de que meu gabinete não é lá essas coisas mas gostaria de saber se tem como contornar o problema com no máximo 50 reais enquanto eu junto dinheiro para um novo gabinete o que seria daqui uns 2 meses e gostaria também de saber qual gabinete comprar de no máximo 200 reais...

E sobre meu atual gabinete, ele possui 1 espaço para fan na parte traseira e 1 na lateral, mas tem uns furos que da para aproveitar uma outra fan... :)

Ah, já ia me esquecendo. A prioridade é jogar ar frio na VGA, estou certo? Já que as demais temperaturas não estão lá tão quentes...

Placa mãe 60 °C (140 °F)

Processador 53 °C (127 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 5 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 6 42 °C (108 °F)

Aux 51 °C (124 °F)

Diodo GPU 86 °C (187 °F)

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Esqueci de lhe questionar sobre um ponto vital: Qual a marca da sua fonte de alimentação?

Para contornar o problema enquanto não compras um modelo de gabinete adequado, eu sugiro a instalação de 2 fans (1 injetor na tampa lateral e o segundo como exaustor, no painel traseiro). Porém, o que realmente resolverá o problema é a aquisição de um novo gabinete, bons fans auxiliares e um novo cooler para o processador! Outra maneira de contornar a situação é fazer uso do pc com o painel lateral aberto, sem precisar gastar com fans 80mm ou 92mm para um gabinete que será substituído em breve!

Sobre bons modelos de gabinete:

Thermaltake V3 Black (um dos melhores dentro da sua faixa de preço).

Thermaltake V4 (Basicamente, o V3 Black com algumas melhorias).

Thermaltake Commander.

Sentey Optimus GS-6000R.

Cooler Master HAF 912 (excelente modelo que pode ser encontrado com preço inferior a R$ 200,00).

Dicas sobre bons modelos de fan:

Akasa Viper 120mm.

Cooler Master Excalibur 120mm.

Aerocool Shark 120mm.

Spire SP12025S3H3/4 -PCI Blue 120mm.

Sobre as temperaturas dos componentes:

Não somente a temperatura da placa de vídeo está elevada; o processador e placa mãe estão apresentando temperaturas elevadas e que devem ser reduzidas o quanto antes! Abra o painel lateral e coloque um ventilador ao lado; verifique a temperatura pelo Aida64 e pela BIOS, ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente.

Minha fonte é a extream ps-550rng1.

Sobre o gabinete novo e os coolers, provavelmente terei de gastar 300 reais para tudo... É, preciso de um trabalho. haha.

Muito obrigado pela sua ajuda e por enquanto vou recorrer ao ventilador mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...