Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedal MXR Dist + Handmade


Posts recomendados

Olá galera!!

Sou novo no Clube do Hardware e nos pedais handmade. Não entendo muito de eletrônica... na verdade quase nada! Mas desisti de ficar comprando pedais ou sonhando com eles, sempre muito caros... Então peguei um projeto do tonepad, um bem simples, segundo a classificação deles: MAS DISTORTION, e escolhi fazer o MXR. Até aí tudo bem... O circuito e as soldas estão prontas, mas na hora do teste... não ta funcionando... ou parece que não. A chave dpdt, quando desligada, passa o som no cubo normalmente, mas quando ligo o efeito, ela fica com um ruído, tipo: "hummmm". Pensei ter errado tudo.... porém quando mexo no LEVEL, ele aumenta e diminui o volume desse ruído, mas quando mexo no DRIVE nada acontece. O que pode ser??

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mass distortion é realmente simples de montar, com pouco componentes e trilhas.

Meu conselho é, revise todos os componentes (caso tenha utilizado peças ja usadas), revise todas as trilhas e soldas. Se depois disso ainda estiver ruim, tente ligar direto, sem utilizar a chave DPDT.

Você montou esse ? http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115

De uma olhada nesse tutorial do Tonepad mesmo que informa como ligar a chave DPDT :

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=76

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mass distortion é realmente simples de montar, com pouco componentes e trilhas.

Meu conselho é, revise todos os componentes (caso tenha utilizado peças ja usadas), revise todas as trilhas e soldas. Se depois disso ainda estiver ruim, tente ligar direto, sem utilizar a chave DPDT.

Você montou esse ? http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115

De uma olhada nesse tutorial do Tonepad mesmo que informa como ligar a chave DPDT :

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=76

Abraço.

Olá,

O projeto é este mesmo do tonepad.

então, testei os componentes com um multimetro e alguns deles não deram sinal de vida... também fiz o DOD overdrive 250 (q usa a mesma placa e são menos componentes). Inclusive, comprei um soldador novo e fiz as soldas com muito cuidado e apresenta o mesmo problema, porém o "hummm" é mais baixo que do MXR.

Ja testei ligando direto e com a chave DPDT. O Som limpo de guitarra eu consigo... o problema é quando ligo o efeito.

Não sei ao certo, mas estou desconfiado do problema estar nos componentes... principalmente nos capacitores abaixo de 1uF... não sei se me venderam os corretos. Foi muito difícil de achar, e onde achei, o cara tinha uma tabela falando que os capacitores, por exemplo, de 0,001uF era o mesmo que 1 KS, e por aí vai..

Será que são os capacitores mesmo???

Obrigado pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gfm83, você blindou o circuito ? o integrado esta funcionando ? aconselho a pôr um novo caso não saiba ou tenha utilizado um usado.

Os capacitores não polarizados são: 0,01 = 10nF, 50pF = 0,01nF, 0,001 = 1nF, 0,047mF = 47nF, 10pF = 0,01 nF.

(no capacitor de 10nF estão marcados os numeros: 103, no 47nF esta 473, no 50pF e 10pF esta 50 e 10, e costumam ser cerâmicos)

De uma olhada nesse link para estar a par de como conferir os valores dos capacitores e tambem dos resistores:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

Os elétroliticos: 1mF, 15mF, 4,7mF.

Use capacitores de 10 ou 16v.

cuidou na hora de soldar os capacitores eletroliticos, certificando-se de que não inverteu a polaridade.

Confira os valores dos resistores para ver se estão de acordo.

Você alimentou o circuito com quantos volts ? ideal é 9v, pode utilizar baterias de 9v tambem.

Confira se não esqueceu do jumper no circuito.

Boa sorte:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gfm83, você blindou o circuito ? o integrado esta funcionando ? aconselho a pôr um novo caso não saiba ou tenha utilizado um usado.

Os capacitores não polarizados são: 0,01 = 10nF, 50pF = 0,01nF, 0,001 = 1nF, 0,047mF = 47nF, 10pF = 0,01 nF.

(no capacitor de 10nF estão marcados os numeros: 103, no 47nF esta 473, no 50pF e 10pF esta 50 e 10, e costumam ser cerâmicos)

De uma olhada nesse link para estar a par de como conferir os valores dos capacitores e tambem dos resistores:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

Os elétroliticos: 1mF, 15mF, 4,7mF.

Use capacitores de 10 ou 16v.

cuidou na hora de soldar os capacitores eletroliticos, certificando-se de que não inverteu a polaridade.

Confira os valores dos resistores para ver se estão de acordo.

Você alimentou o circuito com quantos volts ? ideal é 9v, pode utilizar baterias de 9v tambem.

Confira se não esqueceu do jumper no circuito.

Boa sorte:D

Não blindei nada... só soldei os componentes e fiz o teste antes de fazer qualquer outra coisa... vamos por partes:

O IC é novo, assim como todas as peças... nele está escrito LA741CN...

Quanto aos capacitores acho q são os certos então... são cerâmicos e tão escritos 103, 473, etc...

Os capacitores eletrolíticos são de 16V e tão funcionando, porque testei com o multímetro...

Usei uma fonte 9V (que uso em meus pedais) e também tentei com bateria 9V e ambos apresentaram o mesmo problema... porém, com a bateria chegou a não emitir ruído nenhum... mas também não sei se fiz errada a ligação...

Agora, quanto a jumper, não to sabendo de nada... ehhehee.. aonde vai esse jumper?? é um que vai na chave dpdt??

vou postar uma foto do circuito..

Valeu!!

usei esse esquema de ligação... fui meio q comparando com o que tava no "offwiring board" com esse esquema... http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=c6edcc0c09485a922d2cb727543ee881&page=dpdtnoled

quanto a foto do meu circuito ainda não to conseguindo enviar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você deve blindar o circuito, isso é fundamental pois o circuito é muito sucetivel a interferencias.

O jumper esta indicado no próprio layout, no MXR o jumper é feito ligando as ilhas correspondentes ao R11. Você pode utilizar um pedaço de fio interligando essas ilhas.

No DOD são indicados pelos D3 e D4. você deve fazer o mesmo, soldar um fio interligando so dois pontos.

Onde esta escrito 'nothing' devera deixar sem nada.

A fonte pode ser transformador ou bateria, tanto faz.

A ligação da chave DPDT esta correta.

Agora sobre o CI 4558 indicado, pelo que pesquisei é um duplo amplificador operacional e o la741cn é um amplificador operacional unico. Por favor me corrijam se eu estiver errado.

Observe os datasheets do 4558 e um integrado similar a ele: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/115033/ETC1/4558.html

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/2163.pdf

Faça um teste com o LM358.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você deve blindar o circuito, isso é fundamental pois o circuito é muito sucetivel a interferencias.

O jumper esta indicado no próprio layout, no MXR o jumper é feito ligando as ilhas correspondentes ao R11. Você pode utilizar um pedaço de fio interligando essas ilhas.

No DOD são indicados pelos D3 e D4. você deve fazer o mesmo, soldar um fio interligando so dois pontos.

Onde esta escrito 'nothing' devera deixar sem nada.

A fonte pode ser transformador ou bateria, tanto faz.

A ligação da chave DPDT esta correta.

Agora sobre o CI 4558 indicado, pelo que pesquisei é um duplo amplificador operacional e o la741cn é um amplificador operacional unico. Por favor me corrijam se eu estiver errado.

Observe os datasheets do 4558 e um integrado similar a ele: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/115033/ETC1/4558.html

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/2163.pdf

Faça um teste com o LM358.

Eita... hehehe... não sabia dessa do jumper!! Mas onde faria esse jumper?? nos locais onde não coloquei nem capacitor, nem resistor, nem diodo? porque na placa de circuito do mxr ficou faltando o D1 e D2, e no DOD ficou faltando D1, D2, C3 e C5... colocaria o jumper nesses???

valeu!!

tava vendo aqui... você falou em D3 e D4... será q estamos falando do mesmo layout? porque achei esse outro aqui na net... http://www.fredric.co.uk/misc/threedistplus_project.gif

mais uma dúvida (hehehe) tava vendo aqui no layout.. tem as marcações pra diodos (1 e 2) mas na lista de componentes não fala nada deles... eu tenho que colocar os diodos? eu tenho 2 LED´s aqui.. serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não! você deve colocar JUMPER onde esta indicado. No caso do MXR esta indicado na posição do R11. No DOD esta indicado nas posições D3 e D4.

Então nesse pontos você irá soldar um fio interligando esses pontos. Confira a imagem: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view&current=Semttulo.jpg

O jumper é a linha vermelha, note que ela interliga duas ilhas, você fara o mesmo onde se pede jumpers.

O layout que você mencionou é este, certo : http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6

Sendo esse, são jumpers os: R11, D3 e D4. Onde esta escrito 'NOTHING' você deixara sem nada, ilhas vazias mesmo.

Deixe os locais onde você não colocou nada, vazios e monte o circuito em uma caixa metalixa certificando-se de que nada esta em contato com ela a não ser o terra (GND) do circuito.

Faça a ligação dos jumper e teste o circuito para ver se funcionara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não! você deve colocar JUMPER onde esta indicado. No caso do MXR esta indicado na posição do R11. No DOD esta indicado nas posições D3 e D4.

Então nesse pontos você irá soldar um fio interligando esses pontos. Confira a imagem: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view&current=Semttulo.jpg

O jumper é a linha vermelha, note que ela interliga duas ilhas, você fara o mesmo onde se pede jumpers.

O layout que você mencionou é este, certo : http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6

Sendo esse, são jumpers os: R11, D3 e D4. Onde esta escrito 'NOTHING' você deixara sem nada, ilhas vazias mesmo.

Deixe os locais onde você não colocou nada, vazios e monte o circuito em uma caixa metalixa certificando-se de que nada esta em contato com ela a não ser o terra (GND) do circuito.

Faça a ligação dos jumper e teste o circuito para ver se funcionara.

putz cara.. então, não é esse o layout... minha placa é pra esse outro http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115

.. por isso não achava R11, D3, D4

abaixo o mxr que montei

esta é o que montei

post-971702-13884962676732_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi..., é diferente mesmo.

Para esse circuito seu CI esta correto.

Onde não tem nenhum componente indicado, deixe sem nada mesmo.

Nos diodos, use 1N4148, mas como esta dito no enunciado no layout, você pode testar varios tipos de diodos para ver qual lhe agrada mais.

Seria de grande ajuda blindar o circuito, mas é claro que ele deve funcionar mesmo sem blindagem.

Coloque os diodos e teste.

Esta muito boa a montagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, comprei os diodos que me passou e o que mudou foi q o "hummmm" ficou mais alto quando mexo no volume... rsrss.. estava lendo, pela milésima vez, um tutorial que lista os principais problemas em montagem de pedais e suas respectivas soluções... eu acho q o meu se encontra nesse tópico:

Ouço um barulho grave, um "Hummmm"

Esse problema é resultado normalmente por fontes não estabilizadas. Está usando uma fonte? Teste com bateria!

Verifique os capacitores eletrolíticos que estão conectados no positivo e no negativo do circuito.

Caso continue procure colocar em uma caixa com aterramento apropriado e blindado.

Só que já testei com bateria e.... nada; os capacitores não estão inchados nem nada e ta todo certo quando testados com multimetro... só não blindei, mas será q seria isso? vi um video na internet de um cara q fez o mesmo pedal e tava igual ao meu, sem blindagem nem nada... ta difícil... hehehhee

Cara meio que consegui aqui... deixei o MXR de lado e fui mexer no DOD250... daí percebi q tinha soldado errado a fonte.. daí mexendo nele, no potenciometro consegui fazer sair som da guitarra.. mas quase não ouço o efeito e tem muito ruído, e tenho que colocar o som do cubo mais alto... conforme mexo nele some ou volta o som, como se tivesse mal contato sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocou os diodos e os capacitores na posição correta ?

Esse 'hum' pode ser da fonte mesmo. Que fonte de alimentação esta utilizando ?

Faça um teste colocando o circuito dentro de alguma caixa metalica ou improvise forrando com papel aluminio alguma caixa de madeira ou papel, só naõ esqueça de interligar o terra do circuito com o papel aluminio ou caixa metalica.

Desligue todos os outros aparelho que estão proximos ao amp e o pedal para ver se melhora o caso do 'hum'.

Mas deveria funcionar sem a blindagem, mas faça a blindagem para tirar a duvida.

voce pode ter queimado o CI, alguma coisa pode ter desconectado, solda fria, revise os cabos e os jack output e input tambem.

Faça um teste de continuidade com multimetro para ver se esta tudo correto e testei o potenciometro para ver se ele realmente esta apresentando os valores certos.

Se conseguiu algum som, sinal de que algo esta errado na montagem ou em algum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou utilizando a fonte que uso em meus outros pedais, uma hayonic mod. BOS950 9V 500 MA...

Quanto as ligações dos jacks, não sei ainda, mas to desconfiado se pode ser algo também nos potenciometros, principalmente no DRIVE... No jack estéreo estão ligados: a fonte, os terras (da fonte, placa e jack mono) e a entrada (IN) na placa... exatamente como esta especificado naquele tutorial que coloquei...

Mas então, tava vendo meu IC, ta meio difícil de ler, mas parece estar escrito UA741CN, mas procurando este não encontrei nada.. agora estou em dúvida se é L/A ou UA... mas mesmo assim, vejo como LM ou LN, mas não LA... será que to com o IC errado?? Já vi o IC que me recomendou e vou tentar compra-lo hj.. daí testo e conto se deu certo ou não

Valeu!!

Cara, coloquei o IC que me indicou, mas nem som da guitarra saiu dessa vez... acho q vou fazer o pedido de mais placa, porque essas tão muito zuadas ja.. percebi q algumas perderam aquela bolinha de cobre nas ilhas... daí acho q não deve mais funcionar... mas mesmo assim, valeu a ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar o LM741 que é a mesma coisa, ou seja, amplificador operacional.

O lm358 era para o outro layout do MXR + DOD.

Utilize o LM741 sem medo.

Confira os pots, veja se são como o layout pede. Você fez a ligação deles fora da plava, então confira se não inverteu as ligações nos pinos do pot. Solde-os direto na placa para ver.

Se você soldou tudo certo, nas posições exatas, com os valores certos e nenhuma ilha e trilha se encostando, possivelmente é o integrado que esta com mal funcionamento. Troque-o!

Não desista pois iremos encontrar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar o LM741 que é a mesma coisa, ou seja, amplificador operacional.

O lm358 era para o outro layout do MXR + DOD.

Utilize o LM741 sem medo.

Confira os pots, veja se são como o layout pede. Você fez a ligação deles fora da plava, então confira se não inverteu as ligações nos pinos do pot. Solde-os direto na placa para ver.

Se você soldou tudo certo, nas posições exatas, com os valores certos e nenhuma ilha e trilha se encostando, possivelmente é o integrado que esta com mal funcionamento. Troque-o!

Não desista pois iremos encontrar o problema.

hahahaha... eu não desisti não, é que acho q de tanto soldar e dessoldar saiu uma ou outra "bolinha" aquelas onde solda o componente na ilha... daí a solda nem pega direito... daí ja fiz pedido de mais placa... marinheiro de primeira viagem é assim mesmo... hehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de volta amigo!!

Fiz o pedido das placas do MXR já, e devem chegar nessa sexta ou, no máximo, até sexta da semana que vem. Comprei um sugador de solda e troquei novamente os IC´s. Coloquei no DOD250, que é o q tava dando sinal de vida, mas por enquanto não deu nada. Mas acho que essa placa estragou de vez... uma das ilhas do IC (quadrada)soltou o cobre... daí acho q não vai funcionar mais mesmo... ta difícil até de grudar a solda..

Mas por enquanto,pra não ficar parado, estou tentando montar uma placa do que ganhei de brinde. To a semana inteira, montando e estudando os componentes.. testando com o multimetro, soldando rápido, evitando solda fria... enfim, fazendo com calma, procurando os componentes certo.. Ja encomendei também as DPDT´s, capacitores de tantalo, potenciomentros log... logo mais vou postando aqui as novidades;11

Valeu!!

Ah... esqueci de dizer, qto ao DOD250, testei aqueleLM358, e como não tinha mais nenhum outro, coloquei o 4558, mas também não deu sinal de vida...

ah... hahahah... não escrevi o nome da placa que estou tentando montar: é a do TubeScreamer que ganhei de brinde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve utilizar os circuitos integrados que são mencionados no layout ou algum equivalente.

Para melhor informação sobre isso, de uma olhada no datasheet do C.I que mostra no layout, veja qual é sua função e procure por algum semelhante (com amesma função).

No seu caso use o LM741 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM741.pdf

Usei componentes confiáveis, solde rápido para evitar solda fria. Blindar é altamente recomendado mas não vital.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve utilizar os circuitos integrados que são mencionados no layout ou algum equivalente.

Para melhor informação sobre isso, de uma olhada no datasheet do C.I que mostra no layout, veja qual é sua função e procure por algum semelhante (com amesma função).

No seu caso use o LM741 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM741.pdf

Usei componentes confiáveis, solde rápido para evitar solda fria. Blindar é altamente recomendado mas não vital.

Abraço.

pois é, achei que por ser um ic usado em distorção, dava sem problemas... mas essa placa também ta bem detonada, então não da pra saber se foi isso mesmo. Outra coisa que comprei esses dias, foi soquete pra IC. Não sabia disso, mas parece ser bom pra conservar o IC na soldagem. Agora estou esperando, além das placas do MXR, os capacitores de tântalo e bipolares, alem de outros componentes, que comprei no site da multicomercial, mas parece que vai demorar um pouco... daí andei abrindo um discman velho que tava quebrado e descobri que tinha uma loja de eletronica dentro dele... hehehhe... mas não to querendo ficar parado, então to pensando em pegar uma placa ilhada que tenho aqui e tentar fazer o minifuzz do bertola.... tenho componente sobrando pra faze-lo, só falta o transistor mesmo... só pra não ficar parado... daí os jumpers tenho de soldar na perna do componente soldado né? o melhor pra jumper são as "perninhas" de outros componentes ou fios??

abraço

olá amigo, só fazendo um adendo, não sei se lembra que disse que ao ler meu IC 741, estava em dúvida se era L/A ou UA... então procurando por equivalentes achei um UA741... mas é equivalente ao LM... aqui está o link: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=LM741

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A soldagem dos jumpers é a mesma coisa que a dos componentes como resistores e capacitores, observe onde esta indicado a ligação do jumper e solde nessas ilhas indicadas. Pode utilizar fios ou mesmo terminais de outros componentes, tanto faz, só cuide para não deixar encostar em nada.

No MXR e DOD você pode utilizar o LM741 sem medo.

Minifuzz do bertola é bom mas recomendou o superfuzz que tem uma distorção um pouco mais pesada e são muito poucos componentes a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!! faz tempo né?? Vim contar aqui que o chegou minha placa e montei o DOD250 e funcionou!!! Nesse meio tempo também já fiz placa e montei o mini fuzz do bertola e também fiz o tube screamer (mas esse ainda não deu muito certo, mas também os componentes certos como capacitores bipolares e tantalo ainda não chegaram...o pedal funciona mas o ganho não chega a distorcer).. Agora, a próxima etapa é terminar o MXR!!

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pela montagem!

O ideal é sempre cuidar a posição dos componentes e a soldagem. Antes de testar o circuito, fazer testes de continuidade utilizando multimetro, assim tera certeza de que nada esta em contato indevido com outro componente ou trilha.

Caso lhe interesse, pois percebi que deseja uma boa distorção, recomendo o Proco Rat. É um pedal relativamente fácil de montar e o som, na minha opinião, é muito bom.

Bom, de uma olhada no layout: http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=89

e aqui você pode conferir o som dele:

Fica a sugestão, abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Cara deu certo tua placa usuario "gfm83"?eu fiz a minha numa matriz e ainda vou revisar tudo, faz só o barulho alto "hummmm''. nem som limpo de guitarra ta passando e vou usar sem a chave dpdt. preciso saber se vale a pena fazer esse projeto. to fazendo igual aquele teu, sem jumpers, porque o esquema já é tipo um melhoramento.

Galera eu consegui!!!Deu certo meu pedal na matriz!!!Só falta arrumar uma caixa blindada pra ele, ta dando um zumbido. O som da distorção é bom, só na hora de tocar uma nota em uma casa q tem um tremilico, deve ser pela falta de blindagem.

http://img801.imageshack.us/img801/8072/img0436gp.jpg

Eu não estou usando a chave ainda porque pensava q era uma chave qualquer. Vou ter q comprar. o efeito está ligado direto. O esquema q peguei não diz como ligar a chave, tive q procurar em outro site e encontrei. Fiz este: http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falco00, tu vai deixar o circuito na protoboard mesmo ? Te recomendo monta-lo em PCI (placa de circuito impresso) pois evitara qualquer problema como interferências, mal contato, componentes soltando da protoboard alem de ficar com aspecto muito melhor.

Caso nunca tenha feito, não é complicado não. Você pode fazer na mão mesmo usando caneta para PCI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala Blum!Eu montei na placa como tu disse, pra evitar interferencias e tal...parou até de pegar radio agora kkk. Eu fiz o inacreditável!Peguei uma plaquinha q tinha numa tv e retirei todas as peças, reaproveitei ela e montei o pedal. Deu trabalho porque as trilhas da placa eram totalmente diferentes. O que mais me atrasou foi porque parou de funcionar depois q passei pra placa. Descobri q o 741 tinha queimado :lol: como custa so 1,50 comprei mais 2. Agora funciona bem. Arrumei um botão de uma caixinha de som pra pc, elas tem 6 pinos. Queria mesmo era tirar um barulho q ainda faz na distorção, quero tocar na igreja com ele, em casa nem me importo com esse barulho. Fiquei mt feliz em ter dado certo já que demorei 3 dias pra descobrir q o 741 tinha parado de funcionar kkk. Aproveitei a caixa de um roteador q não prestava mais. Falta só o pino da fonte. Aqui estão as fotos. OBS: NÃO RECOMENDO UTILIZAR PLACAS DE OUTROS COMPONENTES, SÓ MONTEI porque NÃO QUERIA COMPRAR MESMO O KIT PRA FAZER A MINHA.

http://img94.imageshack.us/img94/2960/41104263.jpg

http://img163.imageshack.us/img163/5194/93310712.jpg

http://img607.imageshack.us/img607/7866/39691109.jpg

http://img534.imageshack.us/img534/9461/51645781.jpg

http://img829.imageshack.us/img829/2859/81380046.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...