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Pedal MXR Dist + Handmade

handmade mas distortion mxr distortion + pedal de guitarra

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29 respostas neste tópico

#1 gfm83

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Postado 27 de abril de 2012 - 00h11min

Olá galera!!

Sou novo no Clube do Hardware e nos pedais handmade. Não entendo muito de eletrônica... na verdade quase nada! Mas desisti de ficar comprando pedais ou sonhando com eles, sempre muito caros... Então peguei um projeto do tonepad, um bem simples, segundo a classificação deles: MAS DISTORTION, e escolhi fazer o MXR. Até aí tudo bem... O circuito e as soldas estão prontas, mas na hora do teste... não ta funcionando... ou parece que não. A chave dpdt, quando desligada, passa o som no cubo normalmente, mas quando ligo o efeito, ela fica com um ruído, tipo: "hummmm". Pensei ter errado tudo.... porém quando mexo no LEVEL, ele aumenta e diminui o volume desse ruído, mas quando mexo no DRIVE nada acontece. O que pode ser??

Valeu!!!


#2 SkyFire161

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Postado 29 de abril de 2012 - 15h01min

Mass distortion é realmente simples de montar, com pouco componentes e trilhas.
Meu conselho é, revise todos os componentes (caso tenha utilizado peças ja usadas), revise todas as trilhas e soldas. Se depois disso ainda estiver ruim, tente ligar direto, sem utilizar a chave DPDT.

Você montou esse ? http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115

De uma olhada nesse tutorial do Tonepad mesmo que informa como ligar a chave DPDT :
http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=76

Abraço.


#3 gfm83

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Postado 04 de maio de 2012 - 17h22min

Mass distortion é realmente simples de montar, com pouco componentes e trilhas.
Meu conselho é, revise todos os componentes (caso tenha utilizado peças ja usadas), revise todas as trilhas e soldas. Se depois disso ainda estiver ruim, tente ligar direto, sem utilizar a chave DPDT.

Você montou esse ? http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115

De uma olhada nesse tutorial do Tonepad mesmo que informa como ligar a chave DPDT :
http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=76

Abraço.


Olá,

O projeto é este mesmo do tonepad.

então, testei os componentes com um multimetro e alguns deles não deram sinal de vida... também fiz o DOD overdrive 250 (q usa a mesma placa e são menos componentes). Inclusive, comprei um soldador novo e fiz as soldas com muito cuidado e apresenta o mesmo problema, porém o "hummm" é mais baixo que do MXR.

Ja testei ligando direto e com a chave DPDT. O Som limpo de guitarra eu consigo... o problema é quando ligo o efeito.

Não sei ao certo, mas estou desconfiado do problema estar nos componentes... principalmente nos capacitores abaixo de 1uF... não sei se me venderam os corretos. Foi muito difícil de achar, e onde achei, o cara tinha uma tabela falando que os capacitores, por exemplo, de 0,001uF era o mesmo que 1 KS, e por aí vai..

Será que são os capacitores mesmo???


Obrigado pela ajuda!!


#4 SkyFire161

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Postado 05 de maio de 2012 - 00h10min

Ola gfm83, você blindou o circuito ? o integrado esta funcionando ? aconselho a pôr um novo caso não saiba ou tenha utilizado um usado.

Os capacitores não polarizados são: 0,01 = 10nF, 50pF = 0,01nF, 0,001 = 1nF, 0,047mF = 47nF, 10pF = 0,01 nF.
(no capacitor de 10nF estão marcados os numeros: 103, no 47nF esta 473, no 50pF e 10pF esta 50 e 10, e costumam ser cerâmicos)

De uma olhada nesse link para estar a par de como conferir os valores dos capacitores e tambem dos resistores:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

Os elétroliticos: 1mF, 15mF, 4,7mF.
Use capacitores de 10 ou 16v.

cuidou na hora de soldar os capacitores eletroliticos, certificando-se de que não inverteu a polaridade.

Confira os valores dos resistores para ver se estão de acordo.

Você alimentou o circuito com quantos volts ? ideal é 9v, pode utilizar baterias de 9v tambem.

Confira se não esqueceu do jumper no circuito.

Boa sorte:D

Editado por SkyFire161, 05 de maio de 2012 - 02h32min.


#5 gfm83

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Postado 05 de maio de 2012 - 14h49min

Ola gfm83, você blindou o circuito ? o integrado esta funcionando ? aconselho a pôr um novo caso não saiba ou tenha utilizado um usado.

Os capacitores não polarizados são: 0,01 = 10nF, 50pF = 0,01nF, 0,001 = 1nF, 0,047mF = 47nF, 10pF = 0,01 nF.
(no capacitor de 10nF estão marcados os numeros: 103, no 47nF esta 473, no 50pF e 10pF esta 50 e 10, e costumam ser cerâmicos)

De uma olhada nesse link para estar a par de como conferir os valores dos capacitores e tambem dos resistores:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

Os elétroliticos: 1mF, 15mF, 4,7mF.
Use capacitores de 10 ou 16v.

cuidou na hora de soldar os capacitores eletroliticos, certificando-se de que não inverteu a polaridade.

Confira os valores dos resistores para ver se estão de acordo.

Você alimentou o circuito com quantos volts ? ideal é 9v, pode utilizar baterias de 9v tambem.

Confira se não esqueceu do jumper no circuito.

Boa sorte:D



Não blindei nada... só soldei os componentes e fiz o teste antes de fazer qualquer outra coisa... vamos por partes:

O IC é novo, assim como todas as peças... nele está escrito LA741CN...

Quanto aos capacitores acho q são os certos então... são cerâmicos e tão escritos 103, 473, etc...

Os capacitores eletrolíticos são de 16V e tão funcionando, porque testei com o multímetro...

Usei uma fonte 9V (que uso em meus pedais) e também tentei com bateria 9V e ambos apresentaram o mesmo problema... porém, com a bateria chegou a não emitir ruído nenhum... mas também não sei se fiz errada a ligação...

Agora, quanto a jumper, não to sabendo de nada... ehhehee.. aonde vai esse jumper?? é um que vai na chave dpdt??


vou postar uma foto do circuito..


Valeu!!

usei esse esquema de ligação... fui meio q comparando com o que tava no "offwiring board" com esse esquema... http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=c6edcc0c09485a922d2cb727543ee881&page=dpdtnoled

quanto a foto do meu circuito ainda não to conseguindo enviar...


#6 SkyFire161

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Postado 05 de maio de 2012 - 17h25min

Bom, você deve blindar o circuito, isso é fundamental pois o circuito é muito sucetivel a interferencias.

O jumper esta indicado no próprio layout, no MXR o jumper é feito ligando as ilhas correspondentes ao R11. Você pode utilizar um pedaço de fio interligando essas ilhas.
No DOD são indicados pelos D3 e D4. você deve fazer o mesmo, soldar um fio interligando so dois pontos.
Onde esta escrito 'nothing' devera deixar sem nada.

A fonte pode ser transformador ou bateria, tanto faz.
A ligação da chave DPDT esta correta.

Agora sobre o CI 4558 indicado, pelo que pesquisei é um duplo amplificador operacional e o la741cn é um amplificador operacional unico. Por favor me corrijam se eu estiver errado.
Observe os datasheets do 4558 e um integrado similar a ele: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/115033/ETC1/4558.html
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/2163.pdf

Faça um teste com o LM358.


#7 gfm83

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Postado 05 de maio de 2012 - 21h26min

Bom, você deve blindar o circuito, isso é fundamental pois o circuito é muito sucetivel a interferencias.

O jumper esta indicado no próprio layout, no MXR o jumper é feito ligando as ilhas correspondentes ao R11. Você pode utilizar um pedaço de fio interligando essas ilhas.
No DOD são indicados pelos D3 e D4. você deve fazer o mesmo, soldar um fio interligando so dois pontos.
Onde esta escrito 'nothing' devera deixar sem nada.

A fonte pode ser transformador ou bateria, tanto faz.
A ligação da chave DPDT esta correta.

Agora sobre o CI 4558 indicado, pelo que pesquisei é um duplo amplificador operacional e o la741cn é um amplificador operacional unico. Por favor me corrijam se eu estiver errado.
Observe os datasheets do 4558 e um integrado similar a ele: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/115033/ETC1/4558.html
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/2163.pdf

Faça um teste com o LM358.


Eita... hehehe... não sabia dessa do jumper!! Mas onde faria esse jumper?? nos locais onde não coloquei nem capacitor, nem resistor, nem diodo? porque na placa de circuito do mxr ficou faltando o D1 e D2, e no DOD ficou faltando D1, D2, C3 e C5... colocaria o jumper nesses???

valeu!!

tava vendo aqui... você falou em D3 e D4... será q estamos falando do mesmo layout? porque achei esse outro aqui na net... http://www.fredric.co.uk/misc/threedistplus_project.gif

mais uma dúvida (hehehe) tava vendo aqui no layout.. tem as marcações pra diodos (1 e 2) mas na lista de componentes não fala nada deles... eu tenho que colocar os diodos? eu tenho 2 LED´s aqui.. serve?


#8 SkyFire161

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Postado 06 de maio de 2012 - 18h54min

Não! você deve colocar JUMPER onde esta indicado. No caso do MXR esta indicado na posição do R11. No DOD esta indicado nas posições D3 e D4.
Então nesse pontos você irá soldar um fio interligando esses pontos. Confira a imagem: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view¤t=Semttulo.jpg
O jumper é a linha vermelha, note que ela interliga duas ilhas, você fara o mesmo onde se pede jumpers.

O layout que você mencionou é este, certo : http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6
Sendo esse, são jumpers os: R11, D3 e D4. Onde esta escrito 'NOTHING' você deixara sem nada, ilhas vazias mesmo.
Deixe os locais onde você não colocou nada, vazios e monte o circuito em uma caixa metalixa certificando-se de que nada esta em contato com ela a não ser o terra (GND) do circuito.

Faça a ligação dos jumper e teste o circuito para ver se funcionara.

Editado por SkyFire161, 06 de maio de 2012 - 18h59min.


#9 gfm83

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Postado 06 de maio de 2012 - 19h57min

Não! você deve colocar JUMPER onde esta indicado. No caso do MXR esta indicado na posição do R11. No DOD esta indicado nas posições D3 e D4.
Então nesse pontos você irá soldar um fio interligando esses pontos. Confira a imagem: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view¤t=Semttulo.jpg
O jumper é a linha vermelha, note que ela interliga duas ilhas, você fara o mesmo onde se pede jumpers.

O layout que você mencionou é este, certo : http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6
Sendo esse, são jumpers os: R11, D3 e D4. Onde esta escrito 'NOTHING' você deixara sem nada, ilhas vazias mesmo.
Deixe os locais onde você não colocou nada, vazios e monte o circuito em uma caixa metalixa certificando-se de que nada esta em contato com ela a não ser o terra (GND) do circuito.

Faça a ligação dos jumper e teste o circuito para ver se funcionara.


putz cara.. então, não é esse o layout... minha placa é pra esse outro http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115
.. por isso não achava R11, D3, D4

abaixo o mxr que montei

esta é o que montei

Miniaturas anexadas:

  • Circuito MXR.jpg

Editado por Bcpetronzio, 07 de maio de 2012 - 18h51min.
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#10 SkyFire161

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Postado 06 de maio de 2012 - 20h31min

entendi..., é diferente mesmo.
Para esse circuito seu CI esta correto.
Onde não tem nenhum componente indicado, deixe sem nada mesmo.
Nos diodos, use 1N4148, mas como esta dito no enunciado no layout, você pode testar varios tipos de diodos para ver qual lhe agrada mais.

Seria de grande ajuda blindar o circuito, mas é claro que ele deve funcionar mesmo sem blindagem.
Coloque os diodos e teste.

Esta muito boa a montagem.


#11 gfm83

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Postado 07 de maio de 2012 - 19h59min

Cara, comprei os diodos que me passou e o que mudou foi q o "hummmm" ficou mais alto quando mexo no volume... rsrss.. estava lendo, pela milésima vez, um tutorial que lista os principais problemas em montagem de pedais e suas respectivas soluções... eu acho q o meu se encontra nesse tópico:

Ouço um barulho grave, um "Hummmm"

Esse problema é resultado normalmente por fontes não estabilizadas. Está usando uma fonte? Teste com bateria!
Verifique os capacitores eletrolíticos que estão conectados no positivo e no negativo do circuito.
Caso continue procure colocar em uma caixa com aterramento apropriado e blindado.


Só que já testei com bateria e.... nada; os capacitores não estão inchados nem nada e ta todo certo quando testados com multimetro... só não blindei, mas será q seria isso? vi um video na internet de um cara q fez o mesmo pedal e tava igual ao meu, sem blindagem nem nada... ta difícil... hehehhee

Cara meio que consegui aqui... deixei o MXR de lado e fui mexer no DOD250... daí percebi q tinha soldado errado a fonte.. daí mexendo nele, no potenciometro consegui fazer sair som da guitarra.. mas quase não ouço o efeito e tem muito ruído, e tenho que colocar o som do cubo mais alto... conforme mexo nele some ou volta o som, como se tivesse mal contato sabe...

Editado por gfm83, 07 de maio de 2012 - 19h00min.


#12 SkyFire161

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Postado 08 de maio de 2012 - 02h10min

Colocou os diodos e os capacitores na posição correta ?
Esse 'hum' pode ser da fonte mesmo. Que fonte de alimentação esta utilizando ?

Faça um teste colocando o circuito dentro de alguma caixa metalica ou improvise forrando com papel aluminio alguma caixa de madeira ou papel, só naõ esqueça de interligar o terra do circuito com o papel aluminio ou caixa metalica.
Desligue todos os outros aparelho que estão proximos ao amp e o pedal para ver se melhora o caso do 'hum'.
Mas deveria funcionar sem a blindagem, mas faça a blindagem para tirar a duvida.

voce pode ter queimado o CI, alguma coisa pode ter desconectado, solda fria, revise os cabos e os jack output e input tambem.

Faça um teste de continuidade com multimetro para ver se esta tudo correto e testei o potenciometro para ver se ele realmente esta apresentando os valores certos.

Se conseguiu algum som, sinal de que algo esta errado na montagem ou em algum componente.


#13 gfm83

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Postado 08 de maio de 2012 - 14h00min

Estou utilizando a fonte que uso em meus outros pedais, uma hayonic mod. BOS950 9V 500 MA...

Quanto as ligações dos jacks, não sei ainda, mas to desconfiado se pode ser algo também nos potenciometros, principalmente no DRIVE... No jack estéreo estão ligados: a fonte, os terras (da fonte, placa e jack mono) e a entrada (IN) na placa... exatamente como esta especificado naquele tutorial que coloquei...

Mas então, tava vendo meu IC, ta meio difícil de ler, mas parece estar escrito UA741CN, mas procurando este não encontrei nada.. agora estou em dúvida se é L/A ou UA... mas mesmo assim, vejo como LM ou LN, mas não LA... será que to com o IC errado?? Já vi o IC que me recomendou e vou tentar compra-lo hj.. daí testo e conto se deu certo ou não

Valeu!!

Cara, coloquei o IC que me indicou, mas nem som da guitarra saiu dessa vez... acho q vou fazer o pedido de mais placa, porque essas tão muito zuadas ja.. percebi q algumas perderam aquela bolinha de cobre nas ilhas... daí acho q não deve mais funcionar... mas mesmo assim, valeu a ajuda!!

Editado por Bcpetronzio, 09 de maio de 2012 - 00h03min.
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#14 SkyFire161

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Postado 08 de maio de 2012 - 21h00min

Pode usar o LM741 que é a mesma coisa, ou seja, amplificador operacional.
O lm358 era para o outro layout do MXR + DOD.
Utilize o LM741 sem medo.

Confira os pots, veja se são como o layout pede. Você fez a ligação deles fora da plava, então confira se não inverteu as ligações nos pinos do pot. Solde-os direto na placa para ver.

Se você soldou tudo certo, nas posições exatas, com os valores certos e nenhuma ilha e trilha se encostando, possivelmente é o integrado que esta com mal funcionamento. Troque-o!

Não desista pois iremos encontrar o problema.


#15 gfm83

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Postado 09 de maio de 2012 - 07h26min

Pode usar o LM741 que é a mesma coisa, ou seja, amplificador operacional.
O lm358 era para o outro layout do MXR + DOD.
Utilize o LM741 sem medo.

Confira os pots, veja se são como o layout pede. Você fez a ligação deles fora da plava, então confira se não inverteu as ligações nos pinos do pot. Solde-os direto na placa para ver.

Se você soldou tudo certo, nas posições exatas, com os valores certos e nenhuma ilha e trilha se encostando, possivelmente é o integrado que esta com mal funcionamento. Troque-o!

Não desista pois iremos encontrar o problema.



hahahaha... eu não desisti não, é que acho q de tanto soldar e dessoldar saiu uma ou outra "bolinha" aquelas onde solda o componente na ilha... daí a solda nem pega direito... daí ja fiz pedido de mais placa... marinheiro de primeira viagem é assim mesmo... hehehhe


#16 SkyFire161

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Postado 10 de maio de 2012 - 01h25min

Beleza! mas quando for montar a nova placa use o LM741 de preferência um novo ja que esse que você utilizou parece ja ter danificado.

Boa sorte!


#17 gfm83

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Postado 12 de maio de 2012 - 19h26min

Estou de volta amigo!!

Fiz o pedido das placas do MXR já, e devem chegar nessa sexta ou, no máximo, até sexta da semana que vem. Comprei um sugador de solda e troquei novamente os IC´s. Coloquei no DOD250, que é o q tava dando sinal de vida, mas por enquanto não deu nada. Mas acho que essa placa estragou de vez... uma das ilhas do IC (quadrada)soltou o cobre... daí acho q não vai funcionar mais mesmo... ta difícil até de grudar a solda..

Mas por enquanto,pra não ficar parado, estou tentando montar uma placa do que ganhei de brinde. To a semana inteira, montando e estudando os componentes.. testando com o multimetro, soldando rápido, evitando solda fria... enfim, fazendo com calma, procurando os componentes certo.. Ja encomendei também as DPDT´s, capacitores de tantalo, potenciomentros log... logo mais vou postando aqui as novidades;11


Valeu!!

Ah... esqueci de dizer, qto ao DOD250, testei aqueleLM358, e como não tinha mais nenhum outro, coloquei o 4558, mas também não deu sinal de vida...

ah... hahahah... não escrevi o nome da placa que estou tentando montar: é a do TubeScreamer que ganhei de brinde


#18 SkyFire161

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Postado 13 de maio de 2012 - 22h34min

Você deve utilizar os circuitos integrados que são mencionados no layout ou algum equivalente.
Para melhor informação sobre isso, de uma olhada no datasheet do C.I que mostra no layout, veja qual é sua função e procure por algum semelhante (com amesma função).
No seu caso use o LM741 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM741.pdf

Usei componentes confiáveis, solde rápido para evitar solda fria. Blindar é altamente recomendado mas não vital.

Abraço.


#19 gfm83

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Postado 15 de maio de 2012 - 14h02min

Você deve utilizar os circuitos integrados que são mencionados no layout ou algum equivalente.
Para melhor informação sobre isso, de uma olhada no datasheet do C.I que mostra no layout, veja qual é sua função e procure por algum semelhante (com amesma função).
No seu caso use o LM741 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM741.pdf

Usei componentes confiáveis, solde rápido para evitar solda fria. Blindar é altamente recomendado mas não vital.

Abraço.


pois é, achei que por ser um ic usado em distorção, dava sem problemas... mas essa placa também ta bem detonada, então não da pra saber se foi isso mesmo. Outra coisa que comprei esses dias, foi soquete pra IC. Não sabia disso, mas parece ser bom pra conservar o IC na soldagem. Agora estou esperando, além das placas do MXR, os capacitores de tântalo e bipolares, alem de outros componentes, que comprei no site da multicomercial, mas parece que vai demorar um pouco... daí andei abrindo um discman velho que tava quebrado e descobri que tinha uma loja de eletronica dentro dele... hehehhe... mas não to querendo ficar parado, então to pensando em pegar uma placa ilhada que tenho aqui e tentar fazer o minifuzz do bertola.... tenho componente sobrando pra faze-lo, só falta o transistor mesmo... só pra não ficar parado... daí os jumpers tenho de soldar na perna do componente soldado né? o melhor pra jumper são as "perninhas" de outros componentes ou fios??

abraço

olá amigo, só fazendo um adendo, não sei se lembra que disse que ao ler meu IC 741, estava em dúvida se era L/A ou UA... então procurando por equivalentes achei um UA741... mas é equivalente ao LM... aqui está o link: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=LM741


#20 SkyFire161

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Postado 15 de maio de 2012 - 18h44min

A soldagem dos jumpers é a mesma coisa que a dos componentes como resistores e capacitores, observe onde esta indicado a ligação do jumper e solde nessas ilhas indicadas. Pode utilizar fios ou mesmo terminais de outros componentes, tanto faz, só cuide para não deixar encostar em nada.

No MXR e DOD você pode utilizar o LM741 sem medo.

Minifuzz do bertola é bom mas recomendou o superfuzz que tem uma distorção um pouco mais pesada e são muito poucos componentes a mais.






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