Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro para Resistencia, capacitancia, indutancia entre outros..


upking

Posts recomendados

Bem estou precisando de um multimetro que meça as seguintes coisas...

Tensão, corrent, resistencia, capacitancia e indutância

Encontrei este da minipa

http://www.minipa.com.br/Caracteristicas.aspx?ID_Sub_Categoria=70&ID=449

mas ele está muito difícil de achar e não vejo-o mais na relação de produtos do site

qual seria uma alternativa com as mesmas características?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ta difícil achar um com as 3 coisas juntas... E o pior que eu realmente preciso da indutância

Esse multímetro que você mencionou, o ET-2082C, ainda pode ser encontrado em algumas lojas on-line. Dê uma busca no google.

Por exemplo (só não tenho referências sobre essa loja),

http://www.waltronica.com.br/ecommerce/et2082c-multimetro-digital-190x94-5x39-5mm.html

Existem modelos semelhantes de outros fabricantes, que você deve considerar, como a ICEL:

http://www.icel-manaus.com.br/produto_descricao.php?id=3&

ou este:

http://www.instrutherm.com.br/instrutherm/product.asp?template_id=60&old_template_id=60&partner_id=&tu=b2c&dept%5Fid=2000&pf%5Fid=04023&nome=Medidor+de+LCR+Digital+Port%E1til&dept%5Fname=Eletroeletr%F4nica

É só identificar o modelo e usar o tio google. Depois você pode pedir referências das lojas para o pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse multímetro que você mencionou, o ET-2082C, ainda pode ser encontrado em algumas lojas on-line. Dê uma busca no google.

Por exemplo (só não tenho referências sobre essa loja),

http://www.waltronica.com.br/ecommerce/et2082c-multimetro-digital-190x94-5x39-5mm.html

Existem modelos semelhantes de outros fabricantes, que você deve considerar, como a ICEL:

http://www.icel-manaus.com.br/produto_descricao.php?id=3&

ou este:

http://www.instrutherm.com.br/instrutherm/product.asp?template_id=60&old_template_id=60&partner_id=&tu=b2c&dept%5Fid=2000&pf%5Fid=04023&nome=Medidor+de+LCR+Digital+Port%E1til&dept%5Fname=Eletroeletr%F4nica

É só identificar o modelo e usar o tio google. Depois você pode pedir referências das lojas para o pessoal.

Aproveitando que você citou a Icel, quais seriam as melhores marcas de multimetro? Não quero ter dor de cabeça com manutenção...

Eu ACHO que uma loja da minha cidade tem o ET-2082C, vi no site deles mas eles nao fazem vendas online, então mandei um e-mail, talvez amanha eu ligue para eles...

Uma coisa que eu não entendi também é quando na descrição do multimetro vem assim por exemplo:

CAPACITÂNCIA: 200uF e no outro vem CAPACITÂNCIA: 20µF

Qual seria a diferença entre os dois?

E tem outras por exemplo da minipa que vem com uns 5 valores em cada tipo de medição, mas as vezes é tudo baseado em 40 e as vezes em 60 só mudando os multiplos de 10, 100 e 1000 e a unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando que você citou a Icel, quais seriam as melhores marcas de multimetro? Não quero ter dor de cabeça com manutenção...

Não sei, são todos feitos na China. O Minipa não incomoda, tenho um aqui simples e outro Protek, a ICEL é uma importadora como a Minipa e dão um ano de garantia deve ser a mesma coisa.

CAPACITÂNCIA: 200uF e no outro vem CAPACITÂNCIA: 20µF

Capacitância máxima de 200uF em um deles e 20uF em outro.

E tem outras por exemplo da minipa que vem com uns 5 valores em cada tipo de medição, mas as vezes é tudo baseado em 40 e as vezes em 60 só mudando os multiplos de 10, 100 e 1000 e a unidade.

Pegue o valor minimo e máximo o resto e escala, tem uns automáticos de somente uma posição para resistência por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um multiteste que atenda as características bem custa caro.

A maioria dos multitestes mais baratos que medem capacitância possuem faixa bem estreita, se você for medir um capacitor de uma placa-mãe ou fonte já não será possível.

Já que você precisa mesmo é ler indutância, os mais simples possuem boa faixa para o uso, a não ser que necessite de grande precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...

CAPACITÂNCIA: 200uF e no outro vem CAPACITÂNCIA: 20µF

Qual seria a diferença entre os dois?

Como o Rafael.luc disse acima, um é capaz de medir até 200uF e ou outro até 20uF.

Assim como um multímetro tem várias escalas para medida de resistência e tensão, quando suporta medidas de capacitãncia e indutância poderá ter várias escalas para as medições dessas grandezas.

O intrumento mais adequado para você dependerá do tipo de trabalho realizado. Se você tem necessidade de medir indutâncias de 0 até 200uH, precisará de um instrumento que te dê uma leitura com boa precisão nessa faixa.

Esclareça um pouco mais o trabalho que faz e para que precisa de um indutímetro, tenho certeza de que alguém te dará uma dica do que realmente precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando que você citou a Icel, quais seriam as melhores marcas de multimetro? Não quero ter dor de cabeça com manutenção...

Não sei, são todos feitos na China. O Minipa não incomoda, tenho um aqui simples e outro Protek, a ICEL é uma importadora como a Minipa e dão um ano de garantia deve ser a mesma coisa.

CAPACITÂNCIA: 200uF e no outro vem CAPACITÂNCIA: 20µF

Capacitância máxima de 200uF em um deles e 20uF em outro.

E tem outras por exemplo da minipa que vem com uns 5 valores em cada tipo de medição, mas as vezes é tudo baseado em 40 e as vezes em 60 só mudando os multiplos de 10, 100 e 1000 e a unidade.

Pegue o valor minimo e máximo o resto e escala, tem uns automáticos de somente uma posição para resistência por exemplo.

Um multiteste que atenda as características bem custa caro.

A maioria dos multitestes mais baratos que medem capacitância possuem faixa bem estreita, se você for medir um capacitor de uma placa-mãe ou fonte já não será possível.

Já que você precisa mesmo é ler indutância, os mais simples possuem boa faixa para o uso, a não ser que necessite de grande precisão.

Como o Rafael.luc disse acima, um é capaz de medir até 200uF e ou outro até 20uF.

Assim como um multímetro tem várias escalas para medida de resistência e tensão, quando suporta medidas de capacitãncia e indutância poderá ter várias escalas para as medições dessas grandezas.

O intrumento mais adequado para você dependerá do tipo de trabalho realizado. Se você tem necessidade de medir indutâncias de 0 até 200uH, precisará de um instrumento que te dê uma leitura com boa precisão nessa faixa.

Esclareça um pouco mais o trabalho que faz e para que precisa de um indutímetro, tenho certeza de que alguém te dará uma dica do que realmente precisa.

Obrigado pelas respostas amigos!

Bem, a utilização será para circuitos de amplificadores, medição de cabos e crossovers de caixa de som, e também de potência de amplificadores reproduzindo onda senoidal 60hz tendo em vista que ele proavelmente não será true RMS, isto é de imediato, no futuro é possível que existam outras finalidades, mas de inicio, esse tipo de circuito.

Por exemplo um multimetro aqui diz o seguinte

- Faixas: 200Ohms, 2kOhms, 20kOhms, 200kOhms, 2MOhms,20MOhms, 2000MOhms.

- Resolução: 0.1Ohms, 1Ohms, 10Ohms, 100Ohms, 1kOhms, 10kOhms e 1MOhms.

Valores abaixo de 200 ohms não seriam lidos então? porque por exemplo é bem comum em crossover valores de 4 ohms, 8 ohms, 5 ohms... e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Faixas: 200Ohms, 2kOhms, 20kOhms, 200kOhms, 2MOhms,20MOhms, 2000MOhms.

- Resolução: 0.1Ohms, 1Ohms, 10Ohms, 100Ohms, 1kOhms, 10kOhms e 1MOhms.

Valores abaixo de 200 ohms não seriam lidos então? porque por exemplo é bem comum em crossover valores de 4 ohms, 8 ohms, 5 ohms... e etc...

De 0 ate 200 Ohms, com precisão de 0.1 Ohm, a próxima escala seria de 200 ate 2K com precisão de 1 Ohm.

a utilização será para circuitos de amplificadores, medição de cabos e crossovers de caixa de som, e também de potência de amplificadores reproduzindo onda senoidal 60hz tendo em vista que ele proavelmente não será true RMS, isto é de imediato, no futuro é possível que existam outras finalidades, mas de inicio, esse tipo de circuito.

O capacitimetro acredito que não terá uso pra você, os indutores de crossover são de valor elevado, fica atento ao valor máximo medido no multímetro.

Pra áudio seria melhor um true RMS e com escala analógica, para medir potencia você também pode usar um osciloscópio de PC.

Esqueça o que leu net sobre medição de potencia com multímetro não RMS, o multímetro não RMS mostra um valor próximo ao RMS, portanto não se divide por raiz de 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 0 ate 200 Ohms, com precisão de 0.1 Ohm, a próxima escala seria de 200 ate 2K com precisão de 1 Ohm.

O capacitimetro acredito que não terá uso pra você, os indutores de crossover são de valor elevado, fica atento ao valor máximo medido no multímetro.

Pra áudio seria melhor um true RMS e com escala analógica, para medir potencia você também pode usar um osciloscópio de PC.

Esqueça o que leu net sobre medição de potencia com multímetro não RMS, o multímetro não RMS mostra um valor próximo ao RMS, portanto não se divide por raiz de 2.

Pois é, para crossover os capacitores nem tem um valor tão alto assim porém para os amplificadores tem vários de 1000 uf pra cima... e não achei nenhum multimetro capaz de medir com eficiencia valores altos de capacitancia

Quanto a indutância...

Indutância

- Faixas: 2mH, 20mH, 200mH, 2H, 20H.

Geralmente os indutores dos crossovers ficam na faixa dos mH

e quanto a potência no caso de equipamentos eletricos não posso medir a tensão e a corrente e descobrir o consumo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, para crossover os capacitores nem tem um valor tão alto assim porém para os amplificadores tem vários de 1000 uf pra cima... e não achei nenhum multimetro capaz de medir com eficiencia valores altos de capacitancia

Sim tem dar carga no capacitor, isso não e possível com uma bateria apenas, em alguns casos pode ser uma limitação do CI usado do multímetro.

Os valores da capacitância estão estampados no componente, apenas usaria para ver se estão ou não com fuga, pode usar um multímetro comum analógico na escala de tensão.

Para crossover em geral se enrola o indutor então sera necessário.

e quanto a potência no caso de equipamentos eletricos não posso medir a tensão e a corrente e descobrir o consumo?

Seria melhor um osciloscópio de PC, onde tera valores de pico e RMS e também se AMP esta ou não Clipando pela forma de onda. Não se mede a corrente, mas sim a tensão depois se multiplica pela sua carga fixa (4 Ohms por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores da capacitância estão estampados no componente, apenas usaria para ver se estão ou não com fuga, pode usar um multímetro comum analógico na escala de tensão.

Para crossover em geral se enrola o indutor então sera necessário.

Seria melhor um osciloscópio de PC, onde tera valores de pico e RMS e também se AMP esta ou não Clipando pela forma de onda. Não se mede a corrente, mas sim a tensão depois se multiplica pela sua carga fixa (4 Ohms por exemplo).

mas na verdade esse ultimo uso seria para aparelhos domésticos como por exemplo medir o consumo de uma TV ou geladeira...

Sei que o wattimetro é mais adequado para isso, mas é possível de fazer com o multimetro também não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Multímetro mais simples apenas medem corrente DC, boa parte do multímetros são limitados em 10A para corrente, precisa abrir o circuito e passar corrente por dentro do multímetro. com exceção dos alicates amperímetros.

Os que eu penso em comprar medem corrente/tensão AC e DC e estou dando preferência a 20A também.

Quanto a abrir o circuito e passar a corrente por dentro, você quis dizer por exemplo fazer uma extensão do cabo com o polo entrando numa ponta do multímetro e saindo na outra e depois indo para tomada?

Se for isso é tranquilo....

Estou em uma grande duvida quanto ao multimetro, não sei se compro um com true RMS ou com indutimetro pois não consigo achar os 2, ja procurei todos os modelos da icel e da minipa.

Se souber de algum me avise por favor.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

como o colega disse. os normais, padrão, estão limitados a 10A. eu consegui um minipa et-2042D que vai a 20A, mas..... nao tem o que tu precisas.

acho que as empresas fazem para garantir a compra de mais de um.

eu optaria com multimetro, porque com true rms, ate onde sei, todos seriam adaptaveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o colega disse. os normais, padrão, estão limitados a 10A. eu consegui um minipa et-2042D que vai a 20A, mas..... nao tem o que tu precisas.

E como são as pontas de provas? 20A seria uma corrente considerável...

TRUE RMS seria para AC, é mais comum encontrar somente com capacitimetro e frequencímetro, com indutimetro é difícil, mas reavalie se realmente o TRUE RMS sera bastante usado por você.

Eu tenho um Protek 506 tem tudo o precisa e mais um pouco, mas ja saiu de linha infelizmente fora a dificuldade em se encontrar.

Tem os Multímetros da TENMA também, encontra eles na Farnell

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como são as pontas de provas? 20A seria uma corrente considerável...

TRUE RMS seria para AC, é mais comum encontrar somente com capacitimetro e frequencímetro, com indutimetro é difícil, mas reavalie se realmente o TRUE RMS sera bastante usado por você.

Eu tenho um Protek 506 tem tudo o precisa e mais um pouco, mas ja saiu de linha infelizmente fora a dificuldade em se encontrar.

Tem os Multímetros da TENMA também, encontra eles na Farnell

bastante usado é uma questão bem polêmica pois eu vou comprar o multimetro para hobby, então eu mediria uns 3 amplificadores que tenho aqui e eventualmente algum amp de um amigo ou a longo prazo amps q eu pretendo montar...

Entretanto seria possível com o osciloscópio de pc fazer o mesmo trabalho que o multimetro true rms faria certo? mas e a precisão é realmente boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bastante usado é uma questão bem polêmica pois eu vou comprar o multimetro para hobby, então eu mediria uns 3 amplificadores que tenho aqui e eventualmente algum amp de um amigo ou a longo prazo amps q eu pretendo montar...

Você precisa definir o uso, para eletrônica (montagem), você usaria HFE para transistores, resistência, tensão e corrente DC, AC tensão.

Outro que você não levou em consideração, seria o mede temperatura seria usado pra ver a temperatura dos transistores/dissipador, gabinete interno e regulador de tensão.

O indutimetro não é muito usado, geralmente se estipula o valor pelo numero de voltas (núcleo de ar), para o crossover fica difícil (pretende enrolar?)

Entretanto seria possível com o osciloscópio de pc fazer o mesmo trabalho que o multimetro true rms faria certo? mas e a precisão é realmente boa?

Faz ate melhor que multímetro, pois tem a onda é de boa precisão sim, mas tem fazer um divisor de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa definir o uso, para eletrônica (montagem), você usaria HFE para transistores, resistência, tensão e corrente DC, AC tensão.

Outro que você não levou em consideração, seria o mede temperatura seria usado pra ver a temperatura dos transistores/dissipador, gabinete interno e regulador de tensão.

O indutimetro não é muito usado, geralmente se estipula o valor pelo numero de voltas (núcleo de ar), para o crossover fica difícil (pretende enrolar?)

Faz ate melhor que multímetro, pois tem a onda é de boa precisão sim, mas tem fazer um divisor de tensão.

de inicio pretendo medir os indutores apenas em um futuro distante produzi-los...

Temperatura só a titulo de curiosidade mede a temp ambiente também?

e quanto a HFE, esse valor ja não seria conhecido pelo datasheet do transistor?

Um uso que parece q vai ter grande peso é medir o consumo dos equipamentos, mas eu duvido que eles passem dos 10A então ta tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...