Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar filtro ADSL


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá pessoal. Já comprei uns 8 desses filtros, e troco a cada 2 anos, pois param de funcionar.

gostaria de montar um, bom, que eu conheço, que eu sei que é bom.

olhei este circuito

http://www.sentex.ca/~mec1995/circ/dslfilt.html

só que essas bobinas nem sei como montar, ou se poderia tirar de uma fonte de pc, ou de um filtro adsl antigo. Gostaria de montar um bom, desses, para durar-me bastante.

Os que tenho, agora, escuto o modem no telefone (baixo, mas escuta), e pimba, se vai minha internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mais uma pergunta para terminar o "causo". Há algum tempo atrás, em outra cidade que morei, eu não tinha filtro adsl, e lembro que ao perguntar ao tecnico da BrT na época, ele me falou que a ADSL se comunica acima de 8000hz.

Nesse caso, lá, eu usei em série com o (+) um capacitor de 4700microfarad de cerâmica. Isso ajudaria a filtrar de alguma forma? tipo, por esse capacitor adicional antes do filtro ADSL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro ADSL não é usado para o modem ADSL. O filtro é usado para atenuar o sinal ADSL que está acima de 8 kHz (bem mais até) para o telefone pois alguns conseguem escutar o sinal(tem gente que tem ouvido de morcego). O filtro é usado para atuar quando se usa o telefone e não para o modem. O problema seu deve estar na sua linha telefônica. Se os terminais dos fios que vão à tomada da parede estiverem oxidados, isso dá problema tanto na linha telefônica como no sinal ADSL que fica bastante atenuado. Basta acionar o telefone que a linha cai para um valor abaixo do normal e "PUF", perde-se a conexão. Conexões oxidadas nos armários da companhia também podem causar esse tipo de problema. Da mesma forma, um aparelho telefônico com defeito pode causar esse problema. O problema não está no filtro e somente um técnico da companhia responsável por sua linha é que pode avaliar e informar se a linha está ou não com problemas. Colocar um capacitor nos terminais do filtro vai alterar a sua funcionalidade e não vai resolver o problema.

Resumindo... Fios oxidados na tomada do parede, fios oxidados no armário da companhia e aparelho telefônico defeituoso podem ser as causas do problema. Ou cada um deles ou dois e até mesmo os três juntos. Distância do armario para o aparelho do usuário final também afetam o sinal ADSL. Chama um técnico para verificar essas possibilidades. O problema não está no filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O filtro ADSL não é usado para o modem ADSL. O filtro é usado para atenuar o sinal ADSL que está acima de 8 kHz (bem mais até) para o telefone pois alguns conseguem escutar o sinal(tem gente que tem ouvido de morcego). O filtro é usado para atuar quando se usa o telefone e não para o modem. O problema seu deve estar na sua linha telefônica. Se os terminais dos fios que vão à tomada da parede estiverem oxidados, isso dá problema tanto na linha telefônica como no sinal ADSL que fica bastante atenuado. Basta acionar o telefone que a linha cai para um valor abaixo do normal e "PUF", perde-se a conexão. Conexões oxidadas nos armários da companhia também podem causar esse tipo de problema. Da mesma forma, um aparelho telefônico com defeito pode causar esse problema. O problema não está no filtro e somente um técnico da companhia responsável por sua linha é que pode avaliar e informar se a linha está ou não com problemas. Colocar um capacitor nos terminais do filtro vai alterar a sua funcionalidade e não vai resolver o problema.

Resumindo... Fios oxidados na tomada do parede, fios oxidados no armário da companhia e aparelho telefônico defeituoso podem ser as causas do problema. Ou cada um deles ou dois e até mesmo os três juntos. Distância do armario para o aparelho do usuário final também afetam o sinal ADSL. Chama um técnico para verificar essas possibilidades. O problema não está no filtro.

Ok, disto tudo eu imaginava já, porém é predio, o apto não é meu, então estou limitado. Como a situação começou a se dar a partir da última 4ª feira, não acho que a oxidação dê-se do dia para a noite. chamei a Oi para verificar.

mas, não é quando estou no telefone, não é quando toca, é durante o processo, todo o tempo. postei ontem no Dicas, atenuação, etc, e me disseram que o SNR estava ruim. Baseado também nisso, técnico já

to no aguardo.

Só perguntei a questão supra porque eu ouvi no telefone o modem. Quando tava sincronizando escutei, bem baixo, mas escutei os ruidos dele, e não me lembro de ter ouvido nunca. E, claro, da mesma forma sempre tive um splitter e dois filtros de sinal após o splitter para o telefone, e mesmo assim ouvi....

por isso apenas:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vez de usar um filtro para cada telefone, (imagina aqui em casa que tem 6 telefones), usa apenas um splitter na entrada. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229289706-micro-filtro-adsl-2-saidas-splitter-multitoc-_JM

Eu coloquei um na entrada da linha telefonica, a saida fone vai para a central e a saida adsl vai direto para o modem.

Nunca mais tive problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, disto tudo eu imaginava já, porém é predio, o apto não é meu, então estou limitado. Como a situação começou a se dar a partir da última 4ª feira, não acho que a oxidação dê-se do dia para a noite. chamei a Oi para verificar.

mas, não é quando estou no telefone, não é quando toca, é durante o processo, todo o tempo. postei ontem no Dicas, atenuação, etc, e me disseram que o SNR estava ruim. Baseado também nisso, técnico já

to no aguardo.

Só perguntei a questão supra porque eu ouvi no telefone o modem. Quando tava sincronizando escutei, bem baixo, mas escutei os ruidos dele, e não me lembro de ter ouvido nunca. E, claro, da mesma forma sempre tive um splitter e dois filtros de sinal após o splitter para o telefone, e mesmo assim ouvi....

por isso apenas:cool:

Ok. Por isso que disse que o problema é na linha e só um técnico que pode analisar e ver o motivo disso. Não é para tu escutares o sinal quando usas o telefone. Mesmo com o telefone no gancho, o sinal vai pro espaço, é problema na linha e quem tem que resolver isso é a concessionária. O fator SNR é importante. SNR traduzindo quer dizer relação sinal/ruído. Significa o quanto tem de sinal em relação ao ruído que tem na linha. Se estiver abaixo, a ligação com a Internet cai e da mesma forma, se o sinal está alto em relação ao ruído, dá o mesmo problema e chega ao ponto de escutares o sinal no telefone, mesmo passando pelo filtro. Deu pra entender agora?

Vamos ver o que o técnico vai informar e se puderes, fica em cima dele para saber o que está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok meu caro... ok. concordo. mas..... tem filtros que custam 30 pratas, outros 5. Porque disso? apenas lucro exacerbado?

daí está.... eu gostaria, sim, de montar um filtro adsl, bom...... nem que pra isso, tenha de estudar como calcular os benditos henrys, e fazer um. hoje, no mundo da deusa gambiarra(arra) não duvido que tenha filtros que não fazem seu papel bem

e não esqueçamos que as empresas de telefonia "dão um doze" para dizer que é problema na tua rede interna, não consertar, e te cobrar 30 pila dizendo que "foi visita em vão"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E extremamente fácil calcular o número de espiras necesárias para uma determinada indutância de uma bobina desde que você tenha a permeabilidade magnética do núcleo que vais usar, ou seu Al (fator de indutância)

A fórmula é:

EspirasxAl.jpg

Dos catálogos de núcleo escolhes o fator de indutância, AL desejado (varia em função do material usado na fabricação do mesmo)

Olhe ai por exemplo:

http://www.thornton.com.br/pdf/nt_B.pdf

Se escolheres por exemplo o núcleo NT-27/16/12-6000-TH50, que é feito com o material TH50, que tem um AL de 6.000, para conseguires uma indutância de 6,8 miliHenries (6.800.000 nanoHenries), só como exemplo, se faz assim, naquela fórmula..

N, que é o número de espiras, será igual a raiz quadrada de L em nanoHenries dividido por AL, tambérm em nanoHenries, ou seja..

L = raiz quadrada de 6.800.000 / 6.000 = raiz quadrada de 1.133,33 = 33,66 espiras, ou seja, 34 espiras naquele núcleo...

O problema não é calcular não, e sim encontrar o núcleo, por uma série de razões:

- Não é toda a loja de componentes eletrônicos que tem esses núcleos de ferrite para vender;

- Mesmo que a loja tenha núcleos de ferrite para vender, o própio vendedor não vai saber do valor do fator de indutância AL do referido núcleo;

- Comprar do próprio fabricante envolve a necessidade de compra mínima, em caixas, nunca em unidades desses núcleos;

- Se fores usar de núcleos retirados de antigas fontes, dai sim não terás a menor noção do AL do núcleo. Nesses casos é melhor fazer uma bobina, medir a indutância e deduzir seu AL antes de fazer o indutor definitivo. Ai o problema passa a ser medir a indutância da bobina enrolada. Medidores de indutância não são equipamentos muito comuns de se ter a disposição..

Ou seja, sai mais barato, é mais lógico, é mais simples comprar um filtro pronto para supressão do sinal ADSL do telefone do que fazer esses filtro passa-baixas, nada difícil de se fazer mas sim de achar núcleo adequado para enrolar os indutores..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montar um filtro não é difícil. O mais chato de fazer é construir as bobinas. Facilita muito ter um indutômetro para ter a medida em henrys, miliHenrys ou microHenrys. No comércio acha-se muitos indutores já fabricados e na maioria das vezes, encontram-se indutores com valores em microHenrys. Pode-se contruir as bobinas mas para isso, você terá que estudar primeiro o que é indutância e saber como fazer as bobinas. Os capacitores não são dificeis, São até mais fáceis de encontrar do que as bobinas. O que se tem que levar em conta além da capacitância é o tipo usado. Geralmente usam-se de cerâmica. Quanto à tensão, podem ser de 100 volts para cima. Montar filtros não é difícil mas projetar é outra coisa. Muita matemática envolvida e saber qual a topologia do filtro mais adequada para um determinado fim, atenuação, frequencia de corte, de primeira, segunda ou terceira ordem e por aí vai.

PS - Já tens uma ideia do que significa tal trabalho pelas informações do faller. fazer uma bobina não é difícil. O difícil é encontrar os materiais certos para fazer tal empreitada. Por isso, dei a ideia de se ter um indutômetro e mesmo assim, tem que se saber a permeabilidade do núcleo usado. Com bobinas de núcleo de ar fica mais simples mas mesmo assim , o trabalho não é feito as cegas. Tem fórmula para isso.

E quanto ao preço dos filtros, depende...É parecido com aquele comercial do... Não pagar mico. Existem filtros que podemos dizer que é bom se passar por determinados testes em laboratório e com base nisso, sabe-se que tal flitro presta ou não. Da mesma forma que certos filtros de linha que só tem nome mas a função, necas de pitibiribes. Muitos fabricantes botam um preço de revenda que varia de lugar pra lugar porque isso depende muito do preço do fabricante, do olho grande do comerciante ou dos custos envolvidos na revenda. Por isso que encontram-se essas variações. Não é pelo preço de um item ser caro que se diz que ele é bom. Isso é muito relativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De curioso botei no Filter Solution o filtro que o colega trouxe, obtendo dele o resultado, a curva de atenuação do mesmo, que mostro ai:

FiltroADSLquartaordem.jpg

A frequência de corte ficou por volta dos 13,5 KHz e, só como exemplo, ele atenua coisa de 40 dB ai por perto dos 30 Khz que é das mais baixas frequências usadas na transmissão, geralmente para downstream, no ADSL..

O valor de 40 db até parece pouco mas isso significa que esse filtro chega a atenuar coisa de 100 vezes a amplitude do sinal ADSL sobre o aparelho telefônico..

O sinal ADSL sai do fltro 100 vezes menor, em amplitude, do que o sinal que entra no filtro. Inaudível com certeza, no telefone..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ou seja..... 100% para usar? ou atenua mais do que deveria?

Funciona assim..

O sinal do ADSL, de 30 KHz para cima, não deve ser ouvido, percebido no telefone. Desse modo tanto mais atenuação melhor..

Só que com uma atenuação de 40 bB já fica inaudível, já está bom..

Atenuações maiores que 40 dB nem são necessárias pois a interferência ficaria mais inaudível ainda.. Note, a definição "INAUDÍVEL" já diz tudo, não necessitas buscar o mais do que inaudível, pois não vai mudar absolutamente nada..

Desse modo está melhor que a encomenda, não necessita melhorar, já está ótimo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...