Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa asus M5a88m -m + FX 8120 (ESQUENTANDO)


Breno Silva

Posts recomendados

Boa tarde,

Tenho um processador Fx 8120 + asus m5a88m-m + hd6850 + fonte 550w reais 4gb de memoria 1333 kingston e estou com problema de aquecimento no processador... em idle fica em 52c e em full ja chegou em 70 e o pc é zerado!... já limpei tud, já desmontei montei de novo, encaixei tudo, passei pasta térmica certinho mas as temperaturas não baixam e ligando o CPUZ as voltagens estão em 1.416v a 3400g n sei se isso está correto porque vi algumas imagens que tensão normal é 1.2... vi no site quem estes processadores não podem passar de 60c... alguem ai ja teve um problema parecido??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Tenho um processador Fx 8120 + asus m5a88m-m + hd6850 + fonte 550w reais 4gb de memoria 1333 kingston e estou com problema de aquecimento no processador... em idle fica em 52c e em full ja chegou em 70 e o pc é zerado!... já limpei tud, já desmontei montei de novo, encaixei tudo, passei pasta térmica certinho mas as temperaturas não baixam e ligando o CPUZ as voltagens estão em 1.416v a 3400g n sei se isso está correto porque vi algumas imagens que tensão normal é 1.2... vi no site quem estes processadores não podem passar de 60c... alguem ai ja teve um problema parecido??

1° - Qual sua fonte?

2° - Desative o turbo core que a temperatura deve baixar um pouco.

3° - Se você está usando cooler box e a temperatura ambiente está alta(brasil) o que você precisa e de um cooler novo. Utilizei o box para testar e aqui RJ ficou 48 idle e 68° @ 70° em full, com o hyper TX3 fica em 38° idle e 60° em full mesmo assim vou comprar um H80, já que quero pelo menos 56° em full para ter margem para overclock.

4° - Se não quer gastar muito um A70(R$80,00) já deve resolver seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom resolvi o meu problema,

Queria dar um conselho pra quem vai comprar esses processadores novos FX, o Coolerbox que vem com todos os processadores não prestam TODOS MESMO podemos chamar de CoolerLIXOS... não resfriam nada e ainda o fx 8120 faz um barulho horrível... você vai achar que o processador esta aquecendo... e esta mesmo por causa do cooler... Bom eu resolvi o problema comprei o hyper TX3 silencioso e ainda resolveu o problema com as temperaturas!!!! FUTURAMENTE PRETENDO COLOCAR UM COOLER MELHOR

DICA SE COMPRAR UM FX JA COMPRE UM COOLER !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente,

Arrumei de vez o meu problema com o FX 8120

A placa-mãe manda uma tensão alta para o processador 1.4 com turbo core e 1.39v sem turbo core... então setei a tensão para 1.15v eu to usando sem OC e rodando liso!!! Acho q para o turbo core vou usar 1.25 mas vou fazer isso depois...

Negocio é que as pessoas estão reclamando das temps do FX mas na verdade é essa porcaria de tensão que a placa-mãe manda pra ele!

E é bem fácil alterar nesta placa-mãe basta entrar na bios entrar na opção Air Tweaker vai ter a opção turbo core (deixe DISABLE)... la é só ir descendo e ver q vai aparecer algumas voltagens, tire a opção OFFSET no primeiro item e deixe em MANUAL... logo no icone abaixo vai estar auto... mude com + até chegar em 1.15 bom eu deixei assim sem OC ai da salve e saia !! ja era!!! segue minhas temps!!!

post-971124-13884962563308_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não respondeu minha pergunta.

Qual o modelo do seu gabinete, quantas são e como estão dispostas as ventoinhas?

Não se pode olhar apenas para o cooler do processador, pois todo o sistema de circulação de ar interfere no desempenho do mesmo.

Então, desculpa é um thermaltake v3 sem ventoinha... o cooler Tx empurra o ar para a parte de trás do do gabinete que é aberto só isso !! ta sem OC mais pra frente vou colocar uma H60 pra fze um OC firmeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Excelente dia, senhores!

Vamos ter em mente alguns fatores importantes sobre a questão de aquecimento antes de pensar na troca de cooler:

1 - O Brasil é um país tropical e possui instabilidade climática, além de temperaturas altas. Como os componentes são feitos e pensados para países onde o clima é estável (ou frio ou quente, mas não tão quente), o problema de aquecimento interno recebe sim uma ajuda boa deste fator.

2 - Aquecimentos podem ocorrer por diversas formas, mas normalmente, quando o micro é zerado, 95% de chances de o problema ser originado por um destes fatores: cooler do processador mal encaixado (da Intel, tem gente que deixa uma trava sem apertar sem querer. Da AMD, tem gente que sem querer deixa o dissipador em cima da parte plástica, causando mal contato), coolers do gabinete em posição errada interferindo na circulação interna do ar e organização interna de fios de forma porca.

3 - Antes de acusarmos ou pedirmos auxílio sobre assuntos de aquecimento, é de suma importância consultarmos todos os prognósticos oferecidos pelo Clube do Hardware nos tópicos fixos do setor de refrigeração.

Setor de refrigeração: http://forum.clubedohardware.com.br/refrigeracao/f43

4 - Para micros antigos que começaram a apresentar aquecimento agora, é de suma importância realizar limpeza interna tanto no cooler quanto no dissipador do processador. Trocar a pasta térmica com cuidado e aplicar a nova corretamente é muito importante também (preferencialmente pastas de boa qualidade).

5 - Se ainda sim continuar com aquecimento, existem outros fatores que causam ele também: placa mãe com defeito, fonte com má distribuição de alimentação, cooler do processador trabalhando mal e processador com defeito (muito raro). Mas antes de chegarmos a qualquer uma destas conclusões aqui, somente com testes utilizando outros produtos.

6 - Finalmente chegou a hora da troca de cooler, desde que nenhum dos fatores acima tenham contribuído para solucionar o problema.

Como aparentemente o autor do tópico conseguiu solucionar o problema, este será fechado. Caso necessário, por favor, entre em contato que reabro o tópico para discussões.

Att.,

Hausak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...