Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipset esquentando muito


luiz Valadares

Posts recomendados

Olá luiz Valadares!

Qual a marca e modelo do notebook?

Quanto tempo de uso tem o notebook? Já efetuou limpeza na parte interna dele? O chipset pode não estar com problema, e pode ser apenas acumulo de sujeira dentro do notebook.

É bom saber o modelo do notebook e processador pois isso pode ajudar a identificar o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo Mobile Z62.

Processador Intel (Celeron 560)

Ela já é velho. Limpei sim, (Cooler, Placa Mãe, Dissipador) mas o problema continua.

Tentei instalar o Ubuntu e sempre aparecia a seguinte frase:

Core temperature above threshold, cpu clock throttled

(Quando coloco o secador perto, regulariza a temperatura." Core temperature/speed normal").

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já observou se o cooler está trabalhando normalmente? Se a rotação do mesmo aumenta quando o micro aquece? Pode ser que o cooler não esteja trabalhando corretamente.

O notebook está sendo usado sobre uma plataforma lisa e fixa, que não obstrua a ventilação?

Caso isso esteja certo, tente verificar a pasta térmica do processador, se o micro for antigo, pode ser que a mesma tenha ressecado e virado "pó", que só serve pra atrapalhar a refrigeração. E mesmo se a pasta não estiver tão ruim, se vocÊ tiver uma pasta térmica boa, pode valer a pena trocar, as pastas originais de fábrica nem sempre são boas condutoras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cooler ta beleza, só que a fita térmica parece ser bem antiga(Chipset)

e também retirei a pasta térmica do processador. Depois que tirei

a pasta térmica do processador a unidade de cd-rom sumiu ate mesmo

do gerenciador de dispositivos, não sei se pode ser algo relacionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei para limpar, depois liguei sem.

Hoje coloquei pasta térmica, ta esquentando bem menos. Mas mesmo

assim o cd do Windows XP trava, e a unidade de CD-ROM não aparece na Bios

e nem no gerenciador de dispositivo(Quando executo no Modo de Segurança), estou achando que é o shipset que ta esquentando( ou queimando ) e afetando tanto o o CD-ROM e USB.

Quando tento instalar o Windows XP ele trava e aparece uma mensagem dizendo:

"O arquivo 'Asms' no CD-ROM do Windows XP Professional é necessário" ao instalar o Windows XP

Acho que isso é causado por o shipset não reconhece o CD-ROM.

o que vocês acham?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a questão de problemas ao reconhecer, pode ser o drive mesmo. Seu note tem um parafuso que segura o drive, retire ele, tire o drive, e coloque novamente, veja se melhora.

Qualquer coisa tente efetuar a instalação com um drive usb, ou mesmo um pendrive (existem tutoriais que ensinam a isntalar via pendrive)

Você não tnha citado nada sobre usb antes, o que está acontecendo com as portas USB?

Sobre a mensagem ao instalar, cara, pode ser problema de leitura do drive, já que ele "some" até da bios, como você falou, ou o cd está simplesmente riscado.

Não fique achando que foi chipset por ter lido ou ouvido alguém falar alog em algum lugar, condenar um chipset deve ser feito por alguém com certo conhecimento técnico e deve ser feito somente após o máximo de testes possíveis.

Continue nos dizendo os problemas e poderemos chegar a um melhor diagnóstico, mas se o problema fosse o chipset outros dispositivos seriam afetados, não somente o drive. E como você não falou sobre o problema da usb, pode ser simplesmente um problema do windows ou com o dispositivo que você está tentando utilizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, rodrigocswm você tá me ajudando muito...

o que estava acontecendo era que o parafuso que fica em baixo da placa mãe que enrosca na entrada onde pluga o drive do CD-ROM estava folgado, só foi aperta que voltou a funcionar, até agora a pouco, pois já voltou o mesmo problema. Mas isso fica alternando uma hora volta outra não.

Em questão do USB é que ele não reconhece nada pendrive, mouse (isso quando estava instalado o Windows 7 e eu entrava no modo de segurança) e quando faço um

pendrive bootável o computador não liga com ele.

Antes do problema voltar tentei instalar o Windows XP que ia até parte ("Instalando dispositivos", com 35 minutos restante) depois disso Trava. Quando tentava restaurar o sistema aparece um mensagem dizendo:"O arquivo 'Asms' no CD-ROM do Windows XP Professional é necessário" ao instalar o Windows

XP.

Só mais uma pergunta: Quando abro um sub-menu da aba "Main" onde esta localizado a unidade do CR-ROM no meu caso [TSSTcorp CDDVDW TS-L632H-]

o "Type" tem que ficar com [Auto] ou [CD-ROM]

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a questão do parafuso frouxo, e o drive estar oscilando, pode ser que o drive estivesse com mal contato e o conector pode ter sido danificado, ou apenas precisar de uma limpeza, assim como é recomendável limpar módulos de memória com borracha branca as vezes.

A usb, você tentou em portas diferentes? Já peguei casos em que o problema era a port,a e outros em que o problema era o dispositivo e o cliente não testava outras coisas, ou outras portas. Como você disse que o teclado também apresenta problemas, é bem estranho.

Sobre o pendrive "bootavel", o micro não liga, não da sinal nenhum, ou ele apresenta uma mensagem alertando sobre falta de disco de boot?

Se ele nem liga, pode ser que a usb esteja em curto ou o chipset realmente esteja apresentando problemas.

Seu caso de instalando dispositivos no windows, já peguei um caso assim, inclusive era em um micro meu, que apresentou problemas no modem dial up (eu nem usava) onboard, como eu nao sabia exatamente o que fazia a instalação travar, desabilitei tudo que era onboard e que não era necessário, como som, rede, e etc, tentei isntalar novamente e a instalação foi concluída com sucesso. Após isso fiz alguns testes e constatei que era o modem.

A falta de arquivos, é o que te falei, pode ser o problema do drive que "some", mas, como é o mesmo arquivo, provavelmetne a mídia está ruim, tente gravar outro cd e fazer a instalção, com dispositivos que não são necessários desabilitados. Se após a instalação pedir driver é só instalar os drivers e vai funcionar normalmente.

Qualquer coisa estamos aí!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ata que enfim consegui instalar o Windows XP.

O problema era hardware, desmontei o notebook e deixei somente a

placa mãe. Assim consegui, não travou mais.

Só que agora ele inicia normalmente mas depois trava na área de trabalho.

O que será que esta acontecendo?

Resolve um problema e aparece outro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...