Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Photoshop - BMP com transparência


Posts recomendados

Olá, estou querendo salvar uma imagem(ou qualquer imagem) em BMP com transparência, andei lendo alguns tutoriais, e vi que para fazer isso, preciso usar o canal alfa, como diz nesse tutorial que estava tentando seguir:

http://valmirez.blogspot.com.br/2012/01/como-criar-uma-imagem-bmp-com-fundo.html

Fiz exatamente como está ensinando, fiz o contrário, fiz de várias formas e não consegui, sempre aonde é para ficar transparente, fica branco.

Imagino que pode ser alguma configuração de cor ou opacidade do canal alfa, mas eu não sei configurar. Aqui, quando vou criar um canal alfa, na opção 'Color', amostra Vermelho e a opacidade 50%.

Se alguém souber um tutorial, imaginar o que estou fazendo de errado, me dê uma luz por favor, ficou meio pessoal isso, rs. Não tenho experiência em edição de imagens.

Obrigado pela atenção e desculpe qualquer coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, quero colocar como símbolo do meu clã, e no jogo só aceita esse formato, no site até avisa que se for usar transparência é preciso usar BMP 32 bits, daí fui procurar como fazer. Nossa, fiquei o dia inteiro tentando, mas não pega transparência, eu até tenho a imagem bonitinha em png, mas precisa ser BMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a imagem que quero deixar em BMP:

http://img824.imageshack.us/img824/4098/efopjqewfpoqewfjwqefwqe.png

Ela está em PNG e está exatamente como quero em BMP, porém não consigo.

Queria ver ela montada na frente do avatar ou o que seja...não pra você montar no ps e exporta ela ja montada em BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é minha área mas de vez em quando dou uns pitacos quando sei que posso ajudar.

Então vamos lá...

BMP transparente é um formato não usual mas existe e pode ser criado em qualquer editor gráfico que se preze.

O grande lance é o seguinte... BMP usualmente não tem canal alfa, somente os 3 canais de cor (R,G,B) mas adicionando-se canal alfa, tem-se um BMP transparente.

Para fazer isso é fácil.

1 - Crie um arquivo no seu editor preferido(Photoshop por exemplo) já com o canal alfa. Ou então crie um novo arquivo sem canal alfa e adicione o canal alfa mais na frente. Aí fica a critério seu. No editor que uso, eu já configuro para ter um canal alfa na criação do novo arquivo. Eu uso o GIMP.

2 - Crie sua arte neste arquivo ou então, arraste a imagem que deseja usar para esse arquivo e limpe as áreas onde você usará a transparência.

3 - Na hora de salvar o arquivo, use o "Salvar como..." e quando escolher a quantidade de bits, use 32 bits de cor, já que será os 3 canais de cor mais o canal alfa ( 4 x 8 = 32) e preserve o canal alfa. Portanto, ele será um arquivo BMP RGBA e não um BMP RGB.

O grande problema do BMP é o tamanho do arquivo. Ele sempre será grande pois o formato BMP não tem compressão portanto, sempre preservará as informações de cor sem perdas. E adicionando-se o canal alfa ele se torma muito maior. Portanto, crie ou faça a sua imagem tomando cuidado com seu tamanho e lembre-se que para usar o canal alfa, só com profundidade de 8 bits.

Outro lembrete é que você pode regular a intensidade da transparência, desde o totalmente transparente (100 %) até o opaco (0 %).

Os procedimentos que informei são básicos já que para cada editor tem uma maneira de fazer essa máscara. No Photoshop você tem que criar essa máscara a partir da arte. Já no GIMP ele faz automaticamente a medida que se cria ou, se colocar uma imagem no arquivo para ser trabalhada, a medida que se vai retirando as áreas indesejáveis, a máscara no canal alfa é criada automaticamente. Se usares o Photoshop, use a famosa varinha mágica para retirar as áreas indesejáveis e a borracha para retirar os últimos resquícios de áreas que não foram limpas com a varinha, principalmente áreas internas da imagem que deseja usar.

Desculpe-me por não postar imagens. Não uso o Photoshop. Uso o GIMP porém o resultado será o mesmo. Mostrar como isso é feito no GIMP pode confundir. Portanto, pensei mais em informar de uma forma geral e que pode ser aplicado em qualquer editor que se preze e que trabalhe com camadas (layers).

Abração e depois poste os resultados.

Espero que o lugar ondes vais postar essa imagem, tenha suporte para ler o BMP transparente pois de nada adianta fazer a máscara se o aplicativo que for ler essa imagem, não suporte esse arquivo não usual e até desconhecido por muitos usuários.

Uma coisa é certa... Que pode ser feito, isso pode. O Photoshop e o GIMP permitem criar esse tipo de arquivo.

PS - Quanto a configuração do Photoshop, depende de quem o usa. Pode-se configurá-lo para que ao criar um novo arquivo, já adicione o canal alfa ou não. Depende do conhecimento que o usuário tem do PS e o tipo de imagem que o usuário está acostumado a trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é minha área mas de vez em quando dou uns pitacos quando sei que posso ajudar.

Então vamos lá...

BMP transparente é um formato não usual mas existe e pode ser criado em qualquer editor gráfico que se preze.

O grande lance é o seguinte... BMP usualmente não tem canal alfa, somente os 3 canais de cor (R,G,B) mas adicionando-se canal alfa, tem-se um BMP transparente.

Para fazer isso é fácil.

1 - Crie um arquivo no seu editor preferido(Photoshop por exemplo) já com o canal alfa. Ou então crie um novo arquivo sem canal alfa e adicione o canal alfa mais na frente. Aí fica a critério seu. No editor que uso, eu já configuro para ter um canal alfa na criação do novo arquivo. Eu uso o GIMP.

2 - Crie sua arte neste arquivo ou então, arraste a imagem que deseja usar para esse arquivo e limpe as áreas onde você usará a transparência.

3 - Na hora de salvar o arquivo, use o "Salvar como..." e quando escolher a quantidade de bits, use 32 bits de cor, já que será os 3 canais de cor mais o canal alfa ( 4 x 8 = 32) e preserve o canal alfa. Portanto, ele será um arquivo BMP RGBA e não um BMP RGB.

O grande problema do BMP é o tamanho do arquivo. Ele sempre será grande pois o formato BMP não tem compressão portanto, sempre preservará as informações de cor sem perdas. E adicionando-se o canal alfa ele se torma muito maior. Portanto, crie ou faça a sua imagem tomando cuidado com seu tamanho e lembre-se que para usar o canal alfa, só com profundidade de 8 bits.

Outro lembrete é que você pode regular a intensidade da transparência, desde o totalmente transparente (100 %) até o opaco (0 %).

Os procedimentos que informei são básicos já que para cada editor tem uma maneira de fazer essa máscara. No Photoshop você tem que criar essa máscara a partir da arte. Já no GIMP ele faz automaticamente a medida que se cria ou, se colocar uma imagem no arquivo para ser trabalhada, a medida que se vai retirando as áreas indesejáveis, a máscara no canal alfa é criada automaticamente. Se usares o Photoshop, use a famosa varinha mágica para retirar as áreas indesejáveis e a borracha para retirar os últimos resquícios de áreas que não foram limpas com a varinha, principalmente áreas internas da imagem que deseja usar.

Desculpe-me por não postar imagens. Não uso o Photoshop. Uso o GIMP porém o resultado será o mesmo. Mostrar como isso é feito no GIMP pode confundir. Portanto, pensei mais em informar de uma forma geral e que pode ser aplicado em qualquer editor que se preze e que trabalhe com camadas (layers).

Abração e depois poste os resultados.

Espero que o lugar ondes vais postar essa imagem, tenha suporte para ler o BMP transparente pois de nada adianta fazer a máscara se o aplicativo que for ler essa imagem, não suporte esse arquivo não usual e até desconhecido por muitos usuários.

Uma coisa é certa... Que pode ser feito, isso pode. O Photoshop e o GIMP permitem criar esse tipo de arquivo.

PS - Quanto a configuração do Photoshop, depende de quem o usa. Pode-se configurá-lo para que ao criar um novo arquivo, já adicione o canal alfa ou não. Depende do conhecimento que o usuário tem do PS e o tipo de imagem que o usuário está acostumado a trabalhar.

Amigo belo tutorial. porém ao tentar aqui não consegui. Habilito o canal alfa e salvo em 32 porém ele continua salvando com fundo!

Nesse tutorial aqui tem as "prints" (EDITADO! ate resposta da moderação) nem assim eu consegui agora eu também fiquei curioso.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josimar

Upei a imagem que tentei fazer, não sei se era isso que pediu...Mas da uma olhada, se comparada com a outra, vai notar que não tem transparência, o fundo fica branco.

http://img545.imageshack.us/img545/113/efopjqewfp.png

@Jambao

Hm, obrigado por confirmar que é possível fazer a questão. Bom, vou fazer mais algumas tentativas no PS, caso não consiga, tentarei conseguir GIMP e tentar nele também. Mais tarde respondo com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm, aparentemente esse GIMP me esclareceu uma coisa. Não sei se é porque o PS que tenho aqui é meio antigo, mas eu não conseguia ver a transparência em imagens BMP e me parece também, que o visualizador de imagens do Windows também não amostra.

Quando fui abrir as imagens para editar no GIMP, apareceu a transparência, me parece que estava fazendo certo, só não conseguia ver.

Se a imagem BMP aparece com transparência no GIMP, significa que tem transparência, não é?!

Mas afinal, porque não consigo ver a maldita transparência no visualizador de imagens do Windows, PS, ou nenhum outro lugar, a não ser o GIMP?

A imagem BMP não fica com o mesmo aspecto que uma PNG no ambiente Windows e nem quando são exibidas pelo visualizador. Olhem só:

http://img832.imageshack.us/img832/4922/exemplodeimagem.png

Porém, quando são abertas no GIMP ambas ficam idênticas.

Eu não cheguei a colocar a imagem BMP no Jogo para ver se ficava transparente ou não, pois como eu não via a transparência, achei que não estava...Me entendem?

Agora não sei se a imagem BMP está ou não, com transparência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, BMP com transparência não é um arquivo comum.

Mesmo que você faça um BMP com transparência, o Visualizador de imagens do Windows não mostrará a transparência, o visualizador simplesmente a descarta. Com o Paint do Windows é o mesmo procedimento. Quanto ao PS, talvez seja uma versão antiga que usas ou então, deve haver o mesmo procedimento, ou seja, o canal alfa é descartado quando se lê no PS. Quanto a isso, somente uma versão a partir do CS é que pode saber se isso é lido ou não.

Fiz uma esperiência para saber se esse canal alfa seria lido por um determinado aplicativo e não deu certo. Eu já sabia que a não visualização da transparência iria acontecer mas... fiz para comprovar.

Tenho uma terra virtual standalone criada no OPENSIM e para acessar essa terra preciso usar um visualizador 3D. Com ele, acesso esse mundo virtual e construo artefatos e uso texturas(arquivos de imagens). O visualizador 3D ou Viewer 3D permite fazer upload de arquivos de imagens de vários formatos mas se preciso de uma textura com transparência, somente com arquivos PNG ou TGA. Eu geralmente crio meus arquivos em PNG e algumas vezes em TGA. Uso o GIMP, versão 2.6.11 e já usei o PS também.Versão 9 ou CS. Prefiro o GIMP por ser Open Source e não ser pesado. Mas isso não vem ao caso agora. Muito bem... Fiz duas(2) texturas. Uma em BMP transparente e outra em PNG. Quando importei as referidas texturas, as mesmas mostraram-me o que eu já temia. O arquivo em BMP com transparência, antes de ser importado, mostra um preview e logo de cara ele não me mostrou a transparência. A textura em formato PNg, sem problemas, mostrava a transparência.

Resumindo, ou seja, ao fringir dos ovos, não adianta criar algo que não é suportado. Ou seja, de nada adianta criar um arquivo BMP com transparência, se o aplicativo que nele será usado não o suporta.

Verifique se nesse aplicativo que usas, quais as opções de formato de importação de arquivos de imagens. Se ele tem a opção de uso do formato GIF. GIF admite transparência e pela quantidade de cores que usastes, como vi na imagem que tu postou, dá para se ter um arquivo GIF e com transparência. Arquivos PNG, TGA e GIF são formatos que admitem transparência. O problema do GIF é que ele só trabalha com no máximo 256 cores. PNG e TGA trabalham com no máximo 16,7 milhões de possibilidades de cor. Bem... Aí to ensinando padre a rezar a missa. Tu já sabes desses pormenores.

Abração e dê-nos notícias

PS - Reafirmando mais uma vez. Visualizador de imagens do Windows e Paint do Windows não permite ver transparência em em BMP com transparência porque esse tipo de arquivo não é padronizado. Testei o arquivo com o IrfanView e deu o seguinte resultado nas propriedades de imagem: Cores originais: 32 bits, ou seja; ele sabe que tem o canal alfa mas ele também informa as cores visualizadas que no caso são os 3 canais de cor (RGB). Resumindo, IrfanView lê o BMP transparente, informa que tem o canal alfa mas descarta-o por não ser padrão para esse formato.

Aí cabe uma pergunta... Por que o GIMP mostra? Ora... Porque o GIMP é versátil e cria qualquer tipo de arquivo de imagem, até mesmo arquivos não padronizados, por isso ele consegue ler. Só que há limites. JPEG com transparência por exemplo. Isso existe? Não. O plugin JPEG não dá suporte ao canal alfa e portanto o arquivo imagem terá seus layers juntados ou achatados como dizem alguns usuários. O problema não é no GIMP ou PS ou CorelPhotPaint ou PaintNet e sim no aplicativo que vai usar esse tipo de arquivo (BMP com transparência).

Capice?!!!!

Em tempo...

Achei um link informando como fazer o tal BMP transparente. É como eu descrevi. Ele não informa se o arquivo criado será lido por outro aplicativo mas descreve com imagens como se faz no PS.

Confira...

http://valmirez.blogspot.com.br/2012/01/como-criar-uma-imagem-bmp-com-fundo.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jambao

Obrigado pelo esclarecimento e por divulgar o Editor free.

Então finalmente entendi como funciona isso. Sim, a imagem precisa ser BMP. Mas agora já sei que fiz corretamente, e se por acaso, a imagem não aparecer como ela realmente é, já sei que é culpa do jogo, que não permite esse formato, mas enfim, vai amostrar sim, afinal no site diz que só aceita imagem BMP e caso for usar transparência, é para usar BMP 32bits.

Sobre o Tutorial, eu já tinha visto.

Obrigado pela atenção e paciência galera, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma hombre!!! Leia o que escrevi a seguir.

Se o aplicativo, no caso, o jogo que usas, trabalha com esse arquivo BMP não usual, manda bala, faça o upload e depois nos conte se a "coisa" funcionou.

Só mais um esclarecimento... Falei do GIF e esqueci de mencionar que GIF com transparência, funciona somente com um canal de cor, diferentemente do PNG ou TGA que funciona com os 3 canais. Não sei se esse pormenor também afeta o BMP com transparência. Temos que pesquisar para saber mais detalhes a respeito desse formato. No GIMP têm-se 2 formas de salvar o canal alfa no arquivo de imagem BMP: ARGB e XRGB. O primeiro até dá para entender mas e quanto ao segundo? Simplesmente não sei responder. Atualmente tô enrolado com outras atividades e no momento estou sem tempo disponìvel mas estou curioso com esse formato e essas duas formas de salvar. A pesquisa está agendada pra saber mais detalhes. Quando conseguir achar informações sobre a "trapizonga", talvez seja o caso de informar sobre esse tipo de arquivo, onde ele é usado e quem sabe, outros formatos de arquivo de imagem. É um caso a pensar.

Para você ver que esse formato é tão desconhecido que somente eu tentei esclarecer sobre o assunto. E mais uma informação. Se o BMP não admitisse canal alfa, esse tipo de salvamento não apareceria no PS e nem no GIMP. Se aparece essas opções tanto no PS como no GIMP é porque ele existe. Tente criar um arquivo tanto no PS quanto no GIMP com canal alfa e salve-o como JPG. Os aplicativos(PS ou GIMP) informam que não podem preservar o canal alfa, que o arquivo tem que juntar todas as camadas. Capice?

Abração e não deixe de nos dar notícias se a "coisa" funcionou(no jogo). Aí sim. "Funfando", pode-se dar o tópico como encerrado.

E precisando, estamos aí "pro" que der e vier!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...