Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portas logicas e display.


caioccv

Posts recomendados

Galera, vou tentar explicar a melhor maneira possivel pra vocês entenderem o que eu preciso fazer:

Preciso fazer um circuito com 4 interruptores, para representar os numeros BINARIOS, e que quando eu acender um numero X em binario, no display saia em DECIMAL. por exemplo:

INTERRUPTOR 1 : DESLIGADO

INTE 2 : LIGADO

INTE 3 : DESL

INTE 4 : DESL

no caso ai a entrada seria : 0010, que é 2 em decimal.

Quais portas logicas eu usaria? tem algum sofware pra emular isso?

por inquanto a duvida é essa, obrigado galera, este foi o forum que mais me recomendaram pra poder me ajudar, eu preciso disso pra ontem hehehe. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas assim amigo, eu nunca mexi num CI na minha vida, estou começando agora na eletronica, faço curso de ciencias da comp, cara, no caso, utilizando esse CI ja converteria automaticamente os binario pra dec?

você poderia fazer o esquema disso pra mim? só para melhor entendimento?

obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother se liga so, o ci 4511 tem 4 pinos que ira receber os "interruptores" , 7 que vai pro display e vai funcionar assim

d - 0

c - 0

b - 0

a - 1

no display vai mostrar 1 em decimal.

-------------------------------------

d - 0

c - 0

b - 1

a - 0

no display vai mostrar 2 em decimal. e assim vai

neste link mostra melhor. http://200.19.92.57/wschui/combinacional/4511.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, dai no caso quais componentes eu precisaria?

Display, este CI 4511 eu encontro em casas de eletronica mesmo?

interruptores, batera de 9 V, resistores, e o que mais?

ira usr mais de um CI?

aguardo respostas... valeu

só uma duvida, tem algum programa que simula esse CI? pra eu fazer funcionar primeiro nele? pra n queimar nada, tentei no yenka mais n tem esse 4511

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal estou fazendo um projeto e ja coloquei outros tópicos aqui que me ajudaram bastante, porém ainda tenho algumas duvida, vou detalhar a situação..., estou fazendo um projeto de um conversor binário de 4 bit, consegui colocar os leds e os interruptores tudo no lugar certo, porém estou muito confuso na parte de como vou fazer ele passa pelo HEF44511bp e mostrar o numero correto de binário para o display em decimal, minha duvida é o seguinte, liguei o CI de forma correta em todas as suas entradas até o display, quando ligo a energia ele acende todas as luzes do display, mais o que não estou conseguindo fazer é uma forma de ligar o binário (ligar determinado led), e ele mostrar o numero no display, essa passagem do led para o display através do CI (HEF4511bp), mais não sei o que fazer para ele desligar\ligar determinadas luzes do display para forma a numeração que o binário determinar.

por favor me ajudem de forma bem clara pois é meu primeiro projeto e estou quebrando de mais a cabeça, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caioccv, dê mais detalhes, verifique se o display 7seg é catodo ou anodo comum. Observe que quando é catodo comum ele é ativo em nivel logico 1, quando é anodo comum ativa em zero. Já que você disse que quando alimentou todos os leds estavam ligados, provavelmente seja anodo comum. Tem como desenhar o esquema pra gente ver como você fez a conexão? O CI 4511 já faz a conversão do binário para display de 7 seg. Perceba que para os interruptores (4 certo?) terá que usar resistores de pull-down. Cara, a tensão de 9V é alta para usar em CI TTL! Não esqueça de usar um regulador de tensão para baixar para 5V (o 7805, por exemplo). Com 9V você corre grande risco de queimar esses componentes. Provavelmente você já baixou a tensão antes de ligar, estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...