Ir para conteúdo

• Entrar usando o Facebook Entrar usando o Twitter Entrar usando o Windows Live Login com Steam Login com Google      Entrar   
  • Cadastre-se

Ícone Classificados

Adicionar um Anúncio

Redes Sociais

Membros mais bem avaliados

Membros VIP mais recentes

Foto
- - - - -

Portas logicas e display.

circuito. display interruptor portas lógicas

• Por favor, faça o login para responder
7 respostas neste tópico

#1 caioccv

caioccv
  • Membros Juniores
  • 3 posts
  • Membro desde 13/04/2012
1
Neutra
  • Guarulhos,SP

Postado 13 de abril de 2012 - 11h39min

Galera, vou tentar explicar a melhor maneira possivel pra vocês entenderem o que eu preciso fazer:
Preciso fazer um circuito com 4 interruptores, para representar os numeros BINARIOS, e que quando eu acender um numero X em binario, no display saia em DECIMAL. por exemplo:

INTERRUPTOR 1 : DESLIGADO
INTE 2 : LIGADO
INTE 3 : DESL
INTE 4 : DESL

no caso ai a entrada seria : 0010, que é 2 em decimal.

Quais portas logicas eu usaria? tem algum sofware pra emular isso?

por inquanto a duvida é essa, obrigado galera, este foi o forum que mais me recomendaram pra poder me ajudar, eu preciso disso pra ontem hehehe. valeu.

Editado por Bcpetronzio, 02 de maio de 2012 - 19h07min.
Adequar titulo as regras do forum

#2 Projetos_afg

Projetos_afg
  • Membros Plenos
  • 856 posts
  • Membro desde 03/02/2010
30
Excelente
  • São Paulo

Postado 13 de abril de 2012 - 13h23min

Existe um CI que converte de BCD para 7 segmentos. Procure pelo 4511 e um display led de 7 segmentos catodo comum.

"Mantenha a mente aberta, mas não tanto a ponto do cérebro cair para fora" - Carl Sagan

#3 caiocesar50

caiocesar50
  • Membros Juniores
  • 16 posts
  • Membro desde 11/04/2010
0
Neutra
  • guarulhos SP

Postado 13 de abril de 2012 - 14h11min

Certo, mas assim amigo, eu nunca mexi num CI na minha vida, estou começando agora na eletronica, faço curso de ciencias da comp, cara, no caso, utilizando esse CI ja converteria automaticamente os binario pra dec?

você poderia fazer o esquema disso pra mim? só para melhor entendimento?
obrigado...

#4 arh

arh
  • Membros Plenos
  • 722 posts
  • Membro desde 13/05/2011
38
Excelente
  • mg

Postado 13 de abril de 2012 - 15h04min

brother se liga so, o ci 4511 tem 4 pinos que ira receber os "interruptores" , 7 que vai pro display e vai funcionar assim

d - 0
c - 0
b - 0
a - 1

no display vai mostrar 1 em decimal.
-------------------------------------

d - 0
c - 0
b - 1
a - 0

no display vai mostrar 2 em decimal. e assim vai

neste link mostra melhor. http://200.19.92.57/wschui/combinacional/4511.htm

#5 caiocesar50

caiocesar50
  • Membros Juniores
  • 16 posts
  • Membro desde 11/04/2010
0
Neutra
  • guarulhos SP

Postado 13 de abril de 2012 - 16h36min

Certo, dai no caso quais componentes eu precisaria?

Display, este CI 4511 eu encontro em casas de eletronica mesmo?
interruptores, batera de 9 V, resistores, e o que mais?
ira usr mais de um CI?

aguardo respostas... valeu

só uma duvida, tem algum programa que simula esse CI? pra eu fazer funcionar primeiro nele? pra n queimar nada, tentei no yenka mais n tem esse 4511

Editado por Bcpetronzio, 15 de abril de 2012 - 11h19min.
Remover e-mail do post

#6 arh

arh
  • Membros Plenos
  • 722 posts
  • Membro desde 13/05/2011
38
Excelente
  • mg

Postado 13 de abril de 2012 - 16h54min

pra fazer isto só um ja da. pra ficar legal tambem compre um ci 555 e mais estes deste link http://www.profesormolina.com.ar/circuitos/circuitos.php?codigo=17

no caso compre so o que estiver escrito como "u1" do link. tenho que sair, qualquer coisa de noite te ajudo mais.
abraço.

#7 caioccv

caioccv
  • Membros Juniores
  • 3 posts
  • Membro desde 13/04/2012
1
Neutra
  • Guarulhos,SP

Postado 29 de abril de 2012 - 17h00min

Olá pessoal estou fazendo um projeto e ja coloquei outros tópicos aqui que me ajudaram bastante, porém ainda tenho algumas duvida, vou detalhar a situação..., estou fazendo um projeto de um conversor binário de 4 bit, consegui colocar os leds e os interruptores tudo no lugar certo, porém estou muito confuso na parte de como vou fazer ele passa pelo HEF44511bp e mostrar o numero correto de binário para o display em decimal, minha duvida é o seguinte, liguei o CI de forma correta em todas as suas entradas até o display, quando ligo a energia ele acende todas as luzes do display, mais o que não estou conseguindo fazer é uma forma de ligar o binário (ligar determinado led), e ele mostrar o numero no display, essa passagem do led para o display através do CI (HEF4511bp), mais não sei o que fazer para ele desligar\ligar determinadas luzes do display para forma a numeração que o binário determinar.

por favor me ajudem de forma bem clara pois é meu primeiro projeto e estou quebrando de mais a cabeça, obrigado.

#8 Fyrewell

Fyrewell
  • Membros Juniores
  • 6 posts
  • Membro desde 23/02/2012
0
Neutra
  • Santa Cruz do Sul, RS

Postado 01 de maio de 2012 - 20h24min

caioccv, dê mais detalhes, verifique se o display 7seg é catodo ou anodo comum. Observe que quando é catodo comum ele é ativo em nivel logico 1, quando é anodo comum ativa em zero. Já que você disse que quando alimentou todos os leds estavam ligados, provavelmente seja anodo comum. Tem como desenhar o esquema pra gente ver como você fez a conexão? O CI 4511 já faz a conversão do binário para display de 7 seg. Perceba que para os interruptores (4 certo?) terá que usar resistores de pull-down. Cara, a tensão de 9V é alta para usar em CI TTL! Não esqueça de usar um regulador de tensão para baixar para 5V (o 7805, por exemplo). Com 9V você corre grande risco de queimar esses componentes. Provavelmente você já baixou a tensão antes de ligar, estou certo?

Editado por Fyrewell, 01 de maio de 2012 - 20h27min.

Tópicos que também usam as tags circuito., display, interruptor, portas lógicas:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos