Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC ou Arduino?


julio vieira

Posts recomendados

Então,to afinzão de comprar esta placa.

Parei pra olhar bem, curti também, brincar com Java ai dentro me atrai, em especial para brincar com o Android que estou explorando agora.

Acho que vou por na lista de proximas compras, se eu comprar antes de você vtrx ja te dou um feed back.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que é segredo industrial mas convém perguntar o PID digital usa que tipo de equação? A classica IIR-filter com 2 polos e 2 zeros?

Então Felipe, não é o IIR-filter não, é equação que encontrei no mestre GOOGLE e fiz várias alteraçoes, ela trabalha em cima dos erros e das somatória dos erros referente ao desvio da temperatura junto ao set-point. Ficou bem mais simplificado do que o IIR-filter e me deu uma resposta excelente, de uma olhada no gráfico, olha o overshutter inicial e depois a estabilidade da temperatura, a amostragem dos valores analógicos é deita de 2 em 2 segundos aproximadamente, vaja que a oscilasção depois de estabilizado é de +/-0,01.

Se precisar de alguma coisa referente pode contar!!

Abraços

post-882415-13884962341103_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Saudações a todos,

Há algum tempo já acompanho as brilhantes discuções do forum como visitante, mas decidi me inscrever para poder participar delas tb. Sei que este tópico está parado à bastante tempo, mas gostaria de uma opinião de quem tem bastante experiência:

-Utilizo PIC já à algum tempo e me viro bem nos meus projetos. Ao mesmo tempo vejo muita gente começando a utilizar Arduino e me pergunto:

-Fora a facilidade no aprendizado, existe algum ponto que o arduino supere o PIC a ponto de se tornar interessante migrar para esta plataforma?

-Faço esta pergunta sem querer levar em consideração o gosto pessoal do programador, apenas interessando saber se estes microcontroladores são mais poderesos que os PIC (Claro levando em consideração modelos equivalentes) em algum aspecto.

-Outrossim, caso eu venha a migrar para os AVRs, muito provavelmente vou preferir montá-los em protoboard e depois em PCI. Neste caso, o Arduino ainda é atrativo em relação ao PIC?

-Desde já agradeço pelas respostas. Existem muitos foruns na Internet tratando da disputa entre PIC e Arduino, mas não encontrei respostas isentas de preferência pessoal de cada programador e que leve em consideração apenas o desempenho do microcontrolador.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Faço esta pergunta sem querer levar em consideração o gosto pessoal do programador, apenas interessando saber se estes microcontroladores são mais poderesos que os PIC (Claro levando em consideração modelos equivalentes) em algum aspecto.

Essa é uma questão que eu não compreendo porque a confusão.

Arduino não é microcontrolador.

Eu posso criar o Xarduino,Doisduirno,ForumClubeHardoino etc e todas eles podem ter o PIC como microcontrolador principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta.

Deixe mudar então um pouco a minha pergunta e dividi-la :

-O microcontrolador Atmega possui alguma superioridade ou deficiência muito expressiva em relação ao PIC de forma que se valha a pena optar por um ou invés do outro tecnicamente e não por gosto pessoal?

-Da mesma forma, as ferramentas de desenvolvimento disponíveis para Arduino possuem bibliotecas ou particularidades superiores as ferramentas disponíveis para PIC (pensando em desenvolvimento profissional e não de iniciante)?

-Ou ainda, deixando de lado a visão direta do microcontrolador, a plataforma Arduino só é atrativa para protótipos e pequenos projetos ou pode e é utilizada para desenvolvimento de grandes e complexos projetos?

Lembrando q a origem destas dúvidas é saber se a simples troca de plataforma pode aumentar a produtividade e/ou qualidade final dos projetos a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando q a origem destas dúvidas é saber se a simples troca de plataforma pode aumentar a produtividade e/ou qualidade final dos projetos a longo prazo.

Para não gerar controvérsia,vou me limitar a tentar responder está questão.

A plataforma não tem influencia na qualidade final.

Se voce utilizar Arduino ou outra plataforma,apenas estará utilizando os recursos da plataforma e não do microcontrolador que esta plataforma usa.

Sou a favor de circuitos dedicados pois tendem a não ser genérico,logo são mais eficaz.

Estou terminado um projeto sobre encomenda e estou usando um circuito totalmente dedicado e não conseguiria o resultado que tenho se usasse qualquer plataforma de apoio.

Mesmo que eu tivesse que usar,ficaria muito maior e talvez mais lento,pois teria que seguir o padrão da plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...