Ir para conteúdo

• Entrar usando o Facebook Entrar usando o Twitter Entrar usando o Windows Live Login com Steam Login com Google      Entrar   
  • Cadastre-se

Foto
- - - - -

PIC ou Arduino?

arduino pic

• Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

#1 julio vieira

julio vieira

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 83 posts
  • Membro desde 24/10/2010
0
Neutra
  • Cuiabá-MT

Postado 18 de março de 2012 - 11h21min

Bom dia,
Tenho uma semana pra entregar um projeto de microcontrolador no curso de técnico em eletrônica.
Mas ainda não sei se uso o Arduino que tenho ou uso o PIC16F876A que há no laboratório do curso.
Um pequeno detalhe: ainda não consegui nenhum projeto para fazer.
Se alguém souber de algum que não utilize muitos componentes,pois não disponho de muito tempo e dinheiro.
certo de poder contar com a colaboração de vocês, desde já agradeço.
Julio Vieira

#2 nobrevagabundo

nobrevagabundo

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 89 posts
  • Membro desde 30/01/2012
0
Neutra
  • Internet... Sem Distância

Postado 18 de março de 2012 - 11h49min

Bom dia,
Tenho uma semana pra entregar um projeto de microcontrolador no curso de técnico em eletrônica.
Mas ainda não sei se uso o Arduino que tenho ou uso o PIC16F876A que há no laboratório do curso.
Um pequeno detalhe: ainda não consegui nenhum projeto para fazer.
Se alguém souber de algum que não utilize muitos componentes,pois não disponho de muito tempo e dinheiro.
certo de poder contar com a colaboração de vocês, desde já agradeço.
Julio Vieira

Olá julio, posso dizer que ja programei nos 2, pelo que vir o arduino e melhor de fazer pequenos projetos, ja que tem muuuuuiiiiiitttooooss materiais de referência para serem utilizados, ainda possui varios shlieds que possibilita a integração com o mesmo.

O PIC tambem é otimo, mais para que esta começando e com o prazo apertado como vocÊ aconselho seguir para arduino.

Dica de projeto: faz um termometro, e super fácil e so necessita de LM35+ display de lcd, com alguns cabos.. ta pronto. Você encontra varios códigos prontinhos na net

huahuahuahauahua

#3 julio vieira

julio vieira

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 83 posts
0
Neutra
  • Cuiabá-MT

Postado 18 de março de 2012 - 12h08min

Olá julio, posso dizer que ja programei nos 2, pelo que vir o arduino e melhor de fazer pequenos projetos, ja que tem muuuuuiiiiiitttooooss materiais de referência para serem utilizados, ainda possui varios shlieds que possibilita a integração com o mesmo.

O PIC tambem é otimo, mais para que esta começando e com o prazo apertado como vocÊ aconselho seguir para arduino.

Dica de projeto: faz um termometro, e super fácil e so necessita de LM35+ display de lcd, com alguns cabos.. ta pronto. Você encontra varios códigos prontinhos na net

huahuahuahauahua

Bem amigo, tenho o arduino, display de lcd e protoboard.
Me falta encontrar algum código. Você sabe de algum site onde posso encontrar?

#4 nobrevagabundo

nobrevagabundo

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 89 posts
  • Membro desde 30/01/2012
0
Neutra
  • Internet... Sem Distância

Postado 18 de março de 2012 - 12h23min

Bem amigo, tenho o arduino, display de lcd e protoboard.
Me falta encontrar algum código. Você sabe de algum site onde posso encontrar?

Olha aí amigo o código que criei com arduino, está bem comentado e com algumas referências bem legal de instalação

agora compra o potenciômetro huahau 10k e o LM35 deve sair no custo de 10 conto....

Há, importante leia todo o código e entenda o mesmo...

Sopa no mel....

Spoiler

Editado por Bcpetronzio, 18 de março de 2012 - 15h50min.
Remover Caps Lock do texto e inserir spoiler

#5 julio vieira

julio vieira

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 83 posts
0
Neutra
  • Cuiabá-MT

Postado 18 de março de 2012 - 12h45min

Obrigado NOBREVAGABUNDO,
A partir disto acho que consigo montar o termômetro.
Valeu mesmo e se precisar de alguma ajuda me procure.
Um grande abraço.

#6 aphawk

aphawk

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.086 posts
  • Membro desde 21/12/2008
300
Excepcional
  • São Paulo, SP

Postado 18 de março de 2012 - 12h52min

Só um comentário :

PIC é uma linha de microcontroladores, e o ARDUÍNO é uma plataforma de desenvolvimento que utiliza a linha AVR de microcontroladores.

A pergunta correta seria entre utilizar PIC ou AVR !

A plataforma ARDUÍNO é sem dúvida a melhor escolha hoje para qualquer projeto simples, pois o hardware é super documentado, de baixo custo, e o que não faltam são os exemplos de uso.

Se quiser gastar ainda menos, e é super simples de de fazer, compre um led RGB e faça o controle das cores, utilizando 3 saidas e controlando por PWM. Voce pode obter todas as cores !

Paulo

Intel Core I5 2.5 Ghz 8Gb Ram 2 HDs WD BLACK 2TB Raid 0 com 4 HDs Seagate 2TB 7200
ATI 5880 Gigabite P67A-UD3 Windows XP 32 bits / OSX Maverick 64 Bits / Windows 7 64 bits
MacBook PRO Core I7 2.7Ghz / 16GB / Seagate Hybrid / Ipad Air ( fantástico ! )
E que saudades do meu 486 DX-4 120 Mhz , DR-DOS e o Windows 3.11 ..... isso sim era velocidade !

#7 vtrx

vtrx

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.625 posts
  • Membro desde 27/10/2009
243
Excepcional
  • mundo

Postado 18 de março de 2012 - 13h15min

Tem certeza que este curso vai ser útil a voce?
Pelo seu questionamento parace que não...

#8 julio vieira

julio vieira

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 83 posts
0
Neutra
  • Cuiabá-MT

Postado 20 de março de 2012 - 11h26min

Tem certeza que este curso vai ser útil a voce?
Pelo seu questionamento parace que não...

Desculpe, mas não entendi sua pergunta, VTRX.

#9 SOMA190

SOMA190

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 111 posts
  • Membro desde 30/12/2009
2
Neutra
  • Santo André

Postado 20 de março de 2012 - 15h26min

Arduino, ja vem tudo meio mastigado, tanto que no próprio site deles, já rola meio uma zoação "É destinado a artistas, designers, hobbyists", digamos q eu já escutei muito sobre esse tema, e digamos q o pessoal fala o seguinte, quem manja da plataforma arduino esquece como eh as outras. porem nunca usei arduino, a unica vez q fui para usar um colega me desiludiu profundamente, porém como o seu projeto é urgente, eu usaria arduino porém focaria estudos em PIC e outros...

-Wow- Um jeitinho hunter de ser.

i5-3570k, P8Z77V-LE, 8GB 1600MHZ, 1TB, SAPPHIRE HD7950 3GB,

Spartan mode on!

#10 aphawk

aphawk

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.086 posts
300
Excepcional
  • São Paulo, SP

Postado 20 de março de 2012 - 16h01min

Colega SOMA190,

Olha, eu já usei a plataforma do ARDUINO, e não ví nenhuma limitação que impedisse de se fazer projetos sofisticados.

Por exemplo, todos os controladores de voo para esses helicópteros de radiocontrole avançado de 4 e de 6 rotores, que utilizam sensores de aceleração, velocidade, etc, tudo para controle tridimensional para estabilidade e direção, foram iniciados em Arduínos, apenas se acrscentando alguns sensores.

Hoje, a grande maioria dessas placas utilizam processadores AVR, em vez de PICs, pois a base de software é vasta e bem debugada.

Se for parar para analizar, claro que existem algumas limitações impostas pelo tamanho padronizado, mas nada que não se resolva conectando uma outra placa adicional.

Se voce está comparando com algum kit didático , desses que são vendidos para iniciantes, com displays LED, LCD, trocentas entradas, trocentas saídas, realmente fica um pouco a desejar, mas lembro novamente a grande vantagem do ARDUÍNO :

PADRONIZAÇÃO E BAIXO CUSTO

Se faz o sucesso que tem no mundo inteiro, recomendado por faculdades européias, incentivado por revistas do porte da Elektor, não pode ser algo que desanime alguém, certo ?

Creio que o problema real que seu amigo enfrentou foi o desconhecimento do hardware do ARDUÍNO e da potência dos AVR's.

Em todo caso, claro que se voce está se sentindo confortávelmente bem atendido com os PIC's, não vejo razão nenhuma para mudar ! :D

Afinal, como eu já disse aqui no Fórum algumas vezes :

Não importa a cor do gato, desde que ele pegue os ratos !

Um abraço !

Paulo

Intel Core I5 2.5 Ghz 8Gb Ram 2 HDs WD BLACK 2TB Raid 0 com 4 HDs Seagate 2TB 7200
ATI 5880 Gigabite P67A-UD3 Windows XP 32 bits / OSX Maverick 64 Bits / Windows 7 64 bits
E que saudades do meu 486 DX-4 120 Mhz , DR-DOS e o Windows 3.11 ..... isso sim era velocidade !

#11 SOMA190

SOMA190

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 111 posts
  • Membro desde 30/12/2009
2
Neutra
  • Santo André

Postado 20 de março de 2012 - 16h29min

bom como eu falei soh me basiei sobre oq falaram para mim ja tive curiosidade pela facilidade. Porem um dos meu desmotivadores o Felipe_eletronic kkk o daki do forum msm. Soh estou repassando informações de programadores q trabalham com isso. Não estou querendo defender o pic, se deu a intender isso, tanto q tem uma linha da texas q são muitos superiores relação custo desempenho. E nenhum que eu ja falei sobre o assunto falou vai na fé no arduino. Sempre falam ou nem vale a pena ou vai mais não vicia kkkkkkkkk.

-Wow- Um jeitinho hunter de ser.

i5-3570k, P8Z77V-LE, 8GB 1600MHZ, 1TB, SAPPHIRE HD7950 3GB,

Spartan mode on!

#12 aphawk

aphawk

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.086 posts
300
Excepcional
  • São Paulo, SP

Postado 20 de março de 2012 - 17h43min

Heheheh o grande Felipe é um perfeccionista da Eletrônica !!!!!!

Tenho quase certeza absoluta que ele já utilizou um RISC bem mais caro da TEXAS só para fazer um PWM que poderia ser feito com um PIC 16F da vida...... mas ele gosta de estar sempre no chamado Estado da Arte dos microprocessadores, certo mestre Felipe ??? :cool:

Mas eu sou bem mais simplista, se eu puder dar um tiro no alvo com um simples revólver calibre 22, vai ser com ele mesmo..... não preciso de uma bazuca ! Porisso que uso o BASCOM - Basic nos meus projetos !

( Prefiro esconder o real motivo : estou muito velho prá entender esse C que em vez de comandos tem letrinhas e simbolos !!!! )

Eu sou partidário da seguinte idéia : evoluir é necessário, porisso que acho melhor começar com microcontroladores mais populares, cheios de fóruns de usuários, com milhares de códigos prontos, e isso só o PIC e o AVR podem te dar hoje. Mas a partir daí, aprender a utilizar outras famílias mais possantes, é o passo lógico.

Eu acho que a melhor coisa para quem está aprendendo é não ficar reinventando a roda, porisso que acredito na padronização do Arduíno , em vez de ficar montando algo "por conta própria" com um PIC ou um AVR.

P.S. - Gostei do "vai mas não vicia !!!!" hihihihih

Paulo

#13 Felipe_Eletronic

Felipe_Eletronic

Usuário Avançado

• Membros Plenos
  • PipPipPipPipPip
  • 3.167 posts
  • Membro desde 24/09/2008
83
Excepcional
  • Sao Paulo

Postado 21 de março de 2012 - 17h45min

Tenho quase certeza absoluta que ele já utilizou um RISC bem mais caro da TEXAS só para fazer um PWM que poderia ser feito com um PIC 16F da vida......

Ahuhauhauha, adorei o comentário, então mestre Paulo, respondendo a este sim eu usei um RISC da Texas (familia Value Line) de 16bits com 3 modulos PWM, multiplicação por hardware e muito mais para gerar um simples PWM que qualquer PIC16F porcaria faria e tudo isso a preço de um PIC10F :D

Eu sou partidário da seguinte idéia : evoluir é necessário, porisso que acho melhor começar com microcontroladores mais populares, cheios de fóruns de usuários, com milhares de códigos prontos, e isso só o PIC e o AVR podem te dar hoje. Mas a partir daí, aprender a utilizar outras famílias mais possantes, é o passo lógico.

Aqui também concordo em partes, PIC e AVR tem documentação aos baldes, mas vale lembrar que a qualidade da documentação também é importante, e isso as vezes nem a microchupa consegue fazer (hoje a seção tips'n'tricks está uma m**** os snipets sequer funcionam sem voce mexer bem no código), no caso do poderoso AVR (que convenhamos eita MCU canhaozinho) a coisa ja é um pouco melhor pois temos fontes excelentes como o AVRfreaks, mas a minha discordância está no ponto de outros MCU não serem tão populares aos iniciantes ai ja discordo ja vi até comunidades para FPGA (fpga4fun é uma delas) a texas tem a super renomada e2e-ti com um forum muito beem estruturado, muitas, mas muitas application notes.

O mesmo vale pra Renesas (acho que muita gente sem sabe o que é isso) a documentação parece inexistente, mas perca uma meia hora em uma boa pesquisa no google e veja os baldes de documentação desse outro canhão, o mesmo vale pra ARM (NXP em especial).

E voltado a questão PIC ou Arduino, oras, fique com os dois, o plataforma open source dos italianos ai traz a baixo custo uma coisa que a ferramenta de prototipagem rápida LabView te traz a alguns milhares de reais na placa mais "*****" da National.

Eu mesmo brinquei muito com ele, mas chegou uma hora em que ele nao me satisfez, por isso enconstei o meu, mas a comunidade e o renome dele são enormes, visito muitas vezes so para ter idéias de novos projetos.

Aos amigos deixo aquele recado que remete a velha frase do amigo Paulo, não existe melhor microcontrolador ou solução , existe a mais adequada a sua necessidade.

Abs.

"Your mother is so fat which the alghoritm to compute her mass causes stackoverflow!"

#14 julio vieira

julio vieira

Novato

• Membros Plenos
  • Pip
  • 83 posts
0
Neutra
  • Cuiabá-MT

Postado 21 de março de 2012 - 22h37min

Boa noite,
Alguém tem o código fonte de um controle de motor de passo?
Tenho um motor de passo,24V, com 6 fios na saída e quero utilizar 4 IRF740 para disparar o mesmo.
Irei utilizar a plataforma Arduino.
Aguardo respostas...

#15 aphawk

aphawk

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.086 posts
300
Excepcional
  • São Paulo, SP

Postado 21 de março de 2012 - 22h53min

Grande Felipe, olha, eu quase apostei uma caixa de cerveja sobre isso do PWM hihihihihihi!!!

Gostei do "preço do PIC10F" !!!! Só faltou voce dizer que era o preço na época em que ele foi lançado, né ???? :D:D:D:D:D Brincadeirinha !

Mas está correto o que voce escreveu sobre Microchips ... hoje em dia o site tá uma nhaca mesmo ....

Já quanto ao NXP, seria maravilhoso achar ele fácilmente aqui no Brasil, mas é bem complicado , imagino que os da Renesas devem ser o mesmo problema. Texas, já está bem mais acessível !

Mas, Mestre Felipe, FPGA ...... isso é para profissionais que trabalham específicamente na área de desenvolvimento !!!! Ou melhor, para pessoas do seu naipe, Mestre !!!! Nós, simples usuários de MCU's , nem sabemos se isso morde ou late ! :D:D

Eu vejo aqui que nem todos tem Inglês fluente para ler esses fóruns todos, e alguns ainda são em Polonês ou Alemão, que dificulta muito mais , não é ?

Acredito que nem 10 pessoas de todo o Fórum fizeram algum projeto onde seria útil usar um FPGA !:lol: Eu pelo menos nunca precisei !!!!!

Para encerrar, eu ainda imagino que o segredo da grande aceitação dos PIC's e AVR's aqui no Brasil se deve a um fato simples :

AMPLAS VARIEDADES DISPONÍVEIS EM INVÓLUCROS DIP NORMAIS !

O resto , é a história do uso do cachimbo deixar a boca torta !

Paulo

#16 Felipe_Eletronic

Felipe_Eletronic

Usuário Avançado

• Membros Plenos
  • PipPipPipPipPip
  • 3.167 posts
83
Excepcional
  • Sao Paulo

Postado 22 de março de 2012 - 00h58min

Só faltou voce dizer que era o preço na época em que ele foi lançado, né

E ai que esta essa familia Value line tinha exatamente esse preço no lançamento, hoje deve estar incrivelmente mais barato.

Já quanto ao NXP, seria maravilhoso achar ele fácilmente aqui no Brasil

Estou vendo mudanças nesse ponto pricipalmente graças ao barateamento do nucleo ARM.

Mas, Mestre Felipe, FPGA ...... isso é para profissionais que trabalham específicamente na área de desenvolvimento !!

Não é não, da uma olhada no FPGA4fun e verás que ele acaba por se tornar mais uma opção para brincar em casa, eu mesmo gosto muito de usar ele pra construir CI de funcoes especificas (por exemplo especifico para calcular aquela nossa FFT)aqui em casa tomando um suquinho de laranja.

O problema das FPGA é o mesmo de plataformas de micros que nem Renesas e TI, medo de perder tempo no aprendizado e não conseguir nem piscar um LED.

Eu vejo aqui que nem todos tem Inglês fluente para ler esses fóruns todos, e alguns ainda são em Polonês ou Alemão, que dificulta muito mais , não é ?

Mestre, ai vou concordar em partes, pois muitas coisas e projetos podem ser deduzidas em um esquema elétrico e a ajuda até do google tradutor, em muitos casos acho que é preguiça mesmo.

AMPLAS VARIEDADES DISPONÍVEIS EM INVÓLUCROS DIP NORMAIS !

Concordo plenamente, é nesse ponto que a TI tbm está batendo com a familia value line, as mais populares são em involucro DIP, isso motiva qualquer iniciante.

Abs

"Your mother is so fat which the alghoritm to compute her mass causes stackoverflow!"

#17 aphawk

aphawk

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.086 posts
300
Excepcional
  • São Paulo, SP

Postado 22 de março de 2012 - 17h02min

Vou dar uma olhada nesse FPGARFUN, e te digo depois !!!!

agora, usar o Google... aquele link do analisador de espectro com o BASCOM que te passei, o fórum original é Polonês ... eu tentei usar o Google Tradutor, mas ele tem limite de linhas .... a partir de uns 2/3 da página do fórum ele parou de traduzir e deixou tudo no polonês ....

Tentei no MAC, a mesma coisa, Firefox, tudo igual.... não é tão simples se as páginas forem longas !

Deixa eu ver esse FPGA e te falo mais tarde !

Paulo

#18 Projetos_afg

Projetos_afg

Usuário Presente

• Membros Plenos
  • PipPipPip
  • 835 posts
  • Membro desde 03/02/2010
25
Muito Boa
  • São Paulo

Postado 22 de março de 2012 - 19h09min

Estou pretendendo começar a mexer com essa linha de microcontroladores da Texas, parecem bem interessantes, principalmente o preço: CONJUNTO DESENVOLVIMENTO LAUNCHPAD.

A única coisa que eu não sei é se o compilador é pago (como na microchip, para as linhas PIC18 a DSPIC). Gosto de programar em asm, mas em alguns casos isso é quase impossível (como a implementação USB, cálculos de ponto flutuante, etc).

"Mantenha a mente aberta, mas não tanto a ponto do cérebro cair para fora" - Carl Sagan

#19 vtrx

vtrx

Usuário Frequente

• Membros Plenos
  • PipPipPipPip
  • 2.625 posts
  • Membro desde 27/10/2009
243
Excepcional
  • mundo

Postado 22 de março de 2012 - 20h27min

cálculos de ponto flutuante

Essa é a vantagem do ASM,calculos na maior velocidade possível.
Sobre FPGA,não é mais interessante,prático e barato usar isto?
-> SOM 200 Core <-

Editado por vtrx, 22 de março de 2012 - 20h32min.

#20 Felipe_Eletronic

Felipe_Eletronic

Usuário Avançado

• Membros Plenos
  • PipPipPipPipPip
  • 3.167 posts
83
Excepcional
  • Sao Paulo

Postado 23 de março de 2012 - 13h34min

Sobre FPGA,não é mais interessante,prático e barato usar isto?

Não entendi, o link mostra uma development tool baseada em um processador x86.

Acho que uma coisa que o FPGA cumpre e muito bem é quando necessitamos encapsular um circuito digital inteiro e complexo em um único lugar, principalmente para retirar esse trabalho de um microcontrolador que por mais poderoso que seja, ira sentir sim esse "digital" a mais.

Um exemplo bem legal do uso de uma tecnologia dessas foi para um projeto antigo que fiz para uma empresa que era um equalizador digital, usei um microcontrolador somente para implementar a IHM e todo o processamento digital deixei para o FPGA, afinal é muito mais fácil implementar qualquer cálculo em hardware do que em software.

Essa é a grande vantagem, o FPGA é ainda mais rápido do que qualquer assembly, pois tudo nele é implementado em hardware, quem determina o desempenho dele é o usuário, e mais por ser uma maquininha de gerar circuitos digitais, fica muito fácil embarcar nele a Core de qualquer microcontrolador e DSP dentro, oras ja vi muito FPGA ***** da Altera rodando um ARM-COrtex-M0, e mesmo microprocessadores de 32bits.

Para coisas mais simplistas, um FPGA pode ser bem legal para sintetizar todos os I/Os de um robozinho por exemplo, implementando toda aa logica de controle dentro dele permitindo usar um micro mais podersos e economizar no I/O ou mesmo trabalhar na FPGA stand-alone.

Eu gosto dessa aqui:
http://www.digilentinc.com/Products/Detail.cfm?NavPath=2,400,790&Prod=BASYS2

Abs.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos