Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector de energia SATA na fonte Seasonic queimou


melosamir

Posts recomendados

Pessoal, tenho a fonte da assinatura há aproximadamente uns três meses apenas e me surpreendi com o problema que aconteceu hoje com ela. Liguei o pc quando de repente senti um forte cheiro de fio queimado vindo por trás do meu HD. Desliguei imediatamente o pc e fui averiguar.

Retirei o conector de energia SATA do HD e verifiquei que o mesmo estava danificado, com umas manchas escuras e com uma peça dourada pra fora do conector :eek:. E inclusive a entrada de energia do próprio HD tb estava meio chamuscada e algumas daquelas pecinhas douradas tb estavam chamuscadas.

Daí substitui o cabo de energia SATA por outro de outra extensão da fonte. Liguei o pc novamente e o HD está funcionando tudo ok.

Agora estou com medo do problema acontecer novamente. Tenho mais dois SSDs aqui (sendo que um deles está conectado no mesmo "ramal" do cabo de energia que queimou).

Apenas um adendo: esse conector de energia estava plugado diretamente no HD, sem uso de adaptador. No mesmo ramal desse conector tem outro que está encaixado em um dos meus dois SSDs. E o pc é ligado diretamente na tomada do filtro de linha (desses genéricos mesmo); não uso estabilizador.

post-61937-1388496218993_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito provavelmente houve algum curto aí. Esse conector estava bem encaixado? Sabe dizer se o disco rígido em questão está funcionando corretamente?

Tb acho que provavelmente tenha sido um curto-circuito. O conector estava bem encaixado sim. O HD está funcionando perfeitamente, sem nenhum problema, acessei os arquivos e tudo mais. Obviamente está conectado em outro conector (o queimado eu isolei). Só receio agora é que haja um efeito em cadeia e queime meus dois SSDs aqui. Se isso acontecer eu solto os cachorros pra cima da Seasonic... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb acho que provavelmente tenha sido um curto-circuito. O conector estava bem encaixado sim. O HD está funcionando perfeitamente, sem nenhum problema, acessei os arquivos e tudo mais. Obviamente está conectado em outro conector (o queimado eu isolei). Só receio agora é que haja um efeito em cadeia e queime meus dois SSDs aqui. Se isso acontecer eu solto os cachorros pra cima da Seasonic... hehe

Bom, a princípio, nada impede que tenha havido um defeito de fábrica em um desses conectores. Isso pode ocorrer com qualquer fonte (agora eu li o seu relato no Adrenaline, onde você parece um pouco mais revoltado).

Só por via das dúvidas, seriam bom ver se as tensões dela estão dentro da faixa correta (via multímetro).

Eu acho que por segurança, no mínimo, você deveria evitar utilizar todo o cabo onde ewstá conector.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a princípio, nada impede que tenha havido um defeito de fábrica em um desses conectores. Isso pode ocorrer com qualquer fonte (agora eu li o seu relato no Adrenaline, onde você parece um pouco mais revoltado).

Só por via das dúvidas, seriam bom ver se as tensões dela estão dentro da faixa correta (via multímetro).

Eu acho que por segurança, no mínimo, você deveria evitar utilizar todo o cabo onde ewstá conector.

Revoltado é pouco, fiquei foi transtornado mesmo. Imagina se de repente isso acontece em uma proporção maior? Esse tipo de defeito é muito grave.

Vou ver se eu levo a fonte num técnico que tenho o multímetro para poder avaliar melhor isso.

Mandei um e-mail pro suporte da Seasonic com o número serial da minha fonte, mas com certeza eles não vão responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Raciocine comigo..

Um curto ai nesse tipo de conector pode ser oriundo de uma distribuição inadequanda dos filetes ou no conector Sata ou no próprio HD, defeitos de produção ou até mesmo alguma sujeira, condutiva, um pedaço de solda ou o que valha, entre filetes..

Um curto ai, na minha cabeça, no meu pensamento, pode até mesmo derivar de uma montagem enjambrada do conector sata, numa má inserção do mesmo, na pressão do chicote entortando, oferecendo força mecânica sobre o conector. Isso definitivamente não é defeito da fonte amigo...

Não vi entretanto reclamares do fabricante do HD, nem tampouco de quem montou a fonte ou o HD, quem inseriu o conector, quem arrumou os cabos... Foste logo colocando a culpa no conector sata, da fonte.. Porque não do outro lado???

Até concordo contigo em pensar ser nele a maior probabilidade de ter dado problema. Mas dai a concluir sem mais nenhuma prova de que foi defeito no conector...

Não vi entretanto nenhuma conclusão de sua parte acerca do problema. Conectores normais, macho e fêmea, se encaixam, se tocam, perfeitamente, sem deixar espaço lateral para nenhum curto..

Aonde foi exatamente o problema, qual a razão desse problema, um encaixe mal feito de sua parte ou de quem montou o PC, um rearranjo dos cabos pode perfeitamente ter deixado o conector enjambrado, não tendo nada a ver com a fabricação do mesmo nem tampouco com a marca da fonte..

O mais provável mesmo nesses casos é um encaixe mal feito, facilitando o problema..

Se me disseres que não tem como encaixar mal um conector Sata de alimentação te digo que já vi uns loucos por ai até mesmo inverter o conector ATX12, na placa-mãe, a ponto de fritar seu chicote, mesmo com ferrolho, com proteção mecânica, com trava. O pessoal quando quer se supera..

Se me convenceres que o defeito é inerente a fonte e não a montagem do PC, passo a entender o título que no tópico colocastes, caso contrário não, e com razão. É só pensar...

Mas no impensado, a culpa é do primeiro que se desejar culpar...

Vai no fundo até mesmo compraste essa fontre com um pé atrás e dai a razão de tê-la como bode expiatório de um problema que pode nem ser dela..

Raciocine com a cabeça e me diga porque jamais as pessoas tem problemas em conectores, muito dificilmente, mesmo nas fontes genéricas com conectores feitos com contatos de lata de azeite??? Teriam essas fontes genéricas conectores melhores que aqueles de Seasonic... Seria talvez sua sugestão a Seasonic que trocasse seus conectores por alguns feitos num galpão da zona rural da China???

Se culpas a Seasonic disso, qual seria sua sugestão para que isso nunca mais acontecesse???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raciocine comigo..

Um curto ai nesse tipo de conector pode ser oriundo de uma distribuição inadequanda dos filetes ou no conector Sata ou no próprio HD, defeitos de produção ou até mesmo alguma sujeira, condutiva, um pedaço de solda ou o que valha, entre filetes..

Um curto ai, na minha cabeça, no meu pensamento, pode até mesmo derivar de uma montagem enjambrada do conector sata, numa má inserção do mesmo, na pressão do chicote entortando, oferecendo força mecânica sobre o conector. Isso definitivamente não é defeito da fonte amigo...

Não vi entretanto reclamares do fabricante do HD, nem tampouco de quem montou a fonte ou o HD, quem inseriu o conector, quem arrumou os cabos... Foste logo colocando a culpa no conector sata, da fonte.. Porque não do outro lado???

Até concordo contigo em pensar ser nele a maior probabilidade de ter dado problema. Mas dai a concluir sem mais nenhuma prova de que foi defeito no conector...

Não vi entretanto nenhuma conclusão de sua parte acerca do problema. Conectores normais, macho e fêmea, se encaixam, se tocam, perfeitamente, sem deixar espaço lateral para nenhum curto..

Aonde foi exatamente o problema, qual a razão desse problema, um encaixe mal feito de sua parte ou de quem montou o PC, um rearranjo dos cabos pode perfeitamente ter deixado o conector enjambrado, não tendo nada a ver com a fabricação do mesmo nem tampouco com a marca da fonte..

O mais provável mesmo nesses casos é um encaixe mal feito, facilitando o problema..

Se me disseres que não tem como encaixar mal um conector Sata de alimentação te digo que já vi uns loucos por ai até mesmo inverter o conector ATX12, na placa-mãe, a ponto de fritar seu chicote, mesmo com ferrolho, com proteção mecânica, com trava. O pessoal quando quer se supera..

Se me convenceres que o defeito é inerente a fonte e não a montagem do PC, passo a entender o título que no tópico colocastes, caso contrário não, e com razão. É só pensar...

Mas no impensado, a culpa é do primeiro que se desejar culpar...

Vai no fundo até mesmo compraste essa fontre com um pé atrás e dai a razão de tê-la como bode expiatório de um problema que pode nem ser dela..

Raciocine com a cabeça e me diga porque jamais as pessoas tem problemas em conectores, muito dificilmente, mesmo nas fontes genéricas com conectores feitos com contatos de lata de azeite??? Teriam essas fontes genéricas conectores melhores que aqueles de Seasonic... Seria talvez sua sugestão a Seasonic que trocasse seus conectores por alguns feitos num galpão da zona rural da China???

Se culpas a Seasonic disso, qual seria sua sugestão para que isso nunca mais acontecesse???

Fui eu mesmo quem montei a fonte e conectei no HD. E posso dizer que sou bastante cuidadoso e perfeccionista ao ponto de não deixar nada de forma que dê margem a algum problema como esse que apareceu. E também posso garantir que não tem nenhum cabo enjambrado, nem forçado, nada disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fui eu mesmo quem montei a fonte e conectei no HD. E posso dizer que sou bastante cuidadoso e perfeccionista ao ponto de não deixar nada de forma que dê margem a algum problema como esse que apareceu. E também posso garantir que não tem nenhum cabo enjambrado, nem forçado, nada disso.

Você também pode garantir que não foi problema do conector do HD e também pode garantir que não foi nenhum objeto estranho na conexão, algum resto de filete, de material condutivo. Pode?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transferindo a informação adicional para reste tópico:

Pois é amigo, até pensei no conector tb. Mas está bem encaixado. Agora talvez possa ser tb um problema no encaixe do próprio HD. Me lembro que há um tempo eu estava encaixando um conector de energia SATA no HD e como forcei um pouco acabou lascando aquele "L" que fica na extremidade do conector macho do HD.

Essa ss é apenas para ilustrar a peça do conector do HD que está lascada a qual me refiro.

OgAAAFCkNcQz5mw4u4-Ppa44pQw_zigNNrko2drYbxMoq2tlnrPUk0xHh0Y-8hf8ZQ2mlJDloESB-bItVHQi7vv2lEEAm1T1UPISKwaUToqEJsuUI-1w8QGkcfrM.jpg

Pronto, está explicado então.

O conector do HD já estava comprometido.

De qualquer forma, não crie raiva com a marca Seasonic (ou até com a do HD) pois como dizem, "**** happens":

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/bitnocarro/files/2010/09/ferrari_fogo.jpg

http://www.streetsampa.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/lamborghini-gallardo-pegando-fogo-atenas-grecia-1.jpg

Acho que realmente pode/deve ter sido a causa do defeito, de repente ao manipular o gabinete o conector pode ter dado uma folga justamente no lado que estava com esse lascado no conector de energia do HD. Se realmente tiver sido problema por parte do HD aí só mesmo comprando outro; agora é esperar baixar os preços. Deixei o outro conector bem firme pra evitar maiores problemas.

Essas imagens aí ilustraram mt bem o problema hein, perfeita a correlação...hehe

Provável causa do problema elucidada.

Caso resolvido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fui eu mesmo quem montei a fonte e conectei no HD. E posso dizer que sou bastante cuidadoso e perfeccionista ao ponto de não deixar nada de forma que dê margem a algum problema como esse que apareceu. E também posso garantir que não tem nenhum cabo enjambrado, nem forçado, nada disso.

É... Tive de ler isso dai e ficar quieto...

Fui direto no rim e o melosamir pulou igual sapo na água quente. e pior, sem nenhuma razão......

Depois, lá no outro fórum, contou a história de modo correto..

Tem cada um que são dois...

Cuidadoso, perfeccionista.. Eu mereço...

O cara se mordeu quando dei o exemplo da inserção de um conector ATX ao contrário, na força bruta, tal ele fez com seu sata a ponto de quebrar o polarizador.. Não contente, mandou ver sem polarizador mesmo, afinal, pra que serve um pedacinho de plástico. Sem ele não vai interferir em nada mesmo.. Quase botou fogo na casa...

Ai a culpada é a Seasonic..

Ainda bem que enquanto eles tão vindo eu já estou voltando. Era possível de se ler nas entrelinhas.. Conheço esses de longe quando vejo um..

Muito feio isso de explicar por lá e deixar o pessoal aqui sem explicação, amigo melosamir. Mas não adianta, o pessoal é antenado.

Só porque fui no rim, saquei de cara a genese do problema.

Sacar a possível gênese do problema deriva de meus quase cinquenta anos de labuta.

E ainda não vi de tudo... Deve faltar muito para ver ainda.. Deus permita que veja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega melosamir.. Nem aparecestes por aqui mais depois de ter praticamente me repreendido por ter insinuado erro humano de montagem, o que realmente foi e já sabias, tanto assim que lá no outro fórum contaste como foi exatamente a coisa...

Feio isso dai.. Acho que muita coisa do que sei derivou até de ter feito errado e aprendido da pior forma. Justo é esse ensinamento que jamais esqueço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei num técnico aqui da minha cidade e ele disse que poderia ter ocorrido algum mal contato do conector com o HD, o que deve ter gerado alguma faísca e iniciado o processo de curto. Ele disse também que poderia ser algum problema no próprio conector de energia da fonte. Problema no HD dificilmente seria senão ele já estaria totalmente inutilizável.

Com relação ao conector do próprio HD, daquele pedacinho que lascou, ele me informou que aquilo só servia como guia mesmo pra evitar que se encaixe de qualquer jeito. Inclusive ele mencionou que aquele pedacinho em nada influenciaria no curto, que aquilo ali é apenas uma peça de plástico que serve apenas como guia. Perguntei se a parte lascada seria o tal "polarizador" que o outro amigo aqui disse, e ele riu da minha cara, disse que não tinha nada de polarizador, era apenas uma simples peça de plástico que servia apenas como guia pra colocação do conector.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Levei num técnico aqui da minha cidade e ele disse que poderia ter ocorrido algum mal contato do conector com o HD, o que deve ter gerado alguma faísca e iniciado o processo de curto. Ele disse também que poderia ser algum problema no próprio conector de energia da fonte. Problema no HD dificilmente seria senão ele já estaria totalmente inutilizável.

Com relação ao conector do próprio HD, daquele pedacinho que lascou, ele me informou que aquilo só servia como guia mesmo pra evitar que se encaixe de qualquer jeito. Inclusive ele mencionou que aquele pedacinho em nada influenciaria no curto, que aquilo ali é apenas uma peça de plástico que serve apenas como guia. Perguntei se a parte lascada seria o tal "polarizador" que o outro amigo aqui disse, e ele riu da minha cara, disse que não tinha nada de polarizador, era apenas uma simples peça de plástico que servia apenas como guia pra colocação do conector.

Certo...

Troque urgentemente.....

.

.

.

.

De técnico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que rir é deste técnico, que sequer sabe o significado do termo "polarizador".

Que nada mais é que um guia para colocar na posição correta e ao mesmo tempo evitar que o conector se mova para os lados e entre em curto

Pois é, mas ele tb disse que era um guia pra evitar tb que se inverta a posição do conector. Polarizador no caso aqui é mais usado para indicar os polos, ou extremidades do conector né. Talvez ele não tenha entendido dessa forma, vai saber.

Então você matou a charada mesmo, deve ter sido exatamente isso que ocorreu. Com aquela quina (ou polarizador, como queiram) lascada, o conector deve ter se deslocado lateralmente (talvez ao tentar organizar os cabos da mobo eu deva ter puxado o cabo inteiro), ocasionando o curto. Só pode ter sido, pois raramente eu mexo nos cabos dos SSDs e do HD. Quando eu preciso desmontar o gabinete pra fazer limpeza sempre os deixo lá quietos.

Agradeço ao pessoal que ajudou, principalmente ao camarada Faller que atingiu justo no meu rim :D. Acabei culpando a fonte meio que inconscientemente, até mesmo porque conheço essa marca há mt pouco tempo, e entre ela e uma fabricante tão tradicional como a WD prefiro pensar que a causa do problema seja da primeira.

Moderação se quiser pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é, mas ele tb disse que era um guia pra evitar tb que se inverta a posição do conector. Polarizador no caso aqui é mais usado para indicar os polos, ou extremidades do conector né. Talvez ele não tenha entendido dessa forma, vai saber.

Então você matou a charada mesmo, deve ter sido exatamente isso que ocorreu. Com aquela quina (ou polarizador, como queiram) lascada, o conector deve ter se deslocado lateralmente (talvez ao tentar organizar os cabos da mobo eu deva ter puxado o cabo inteiro), ocasionando o curto. Só pode ter sido, pois raramente eu mexo nos cabos dos SSDs e do HD. Quando eu preciso desmontar o gabinete pra fazer limpeza sempre os deixo lá quietos.

Evidentemente é para isso que o polarizador serve, para impedir a errada inserção e para dar firmeza na fixação desse conector.. Até meu cachorro sabe que conectores Sata, principalmente de energia, os estreitos, são altamente dançantes em sua posição normal. Imagine com polarizador danificado

Agradeço ao pessoal que ajudou, principalmente ao camarada Faller que atingiu justo no meu rim :D. Acabei culpando a fonte meio que inconscientemente, até mesmo porque conheço essa marca há mt pouco tempo, e entre ela e uma fabricante tão tradicional como a WD prefiro pensar que a causa do problema seja da primeira.
Até nessa questão fui no rim, pois comentei que provavelmente havias comprado essa fonte com um pé atrás e dai a desconfiança.

Saiba que a Seasonic fabrica todas as fontes para a XFX, a maioria das fontes para a Corsair, grande parte das fontes da Antec, bem como algumas das famosas entre overclockers, as fontes da PC Power & Cooling

Além de toda a linha dela mesmo, com mais de 90 fontes homologadas no programa 80 Plus de alta eficiência... ( http://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=60&type=2 )

Ela não fabrica fontes de ontem não..

Veja, e o problemas nem foi da WD tampouco e sim por seres..... Como dissestes mesmo????

"bastante cuidadoso e perfeccionista ao ponto de não deixar nada de forma que dê margem a algum problema como esse que apareceu"

Tá bem.. E agora...

Além de acreditar no seu "ténico" queres que eu acredite nesses dai também???

Leituradetensoviasoftware.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evidentemente é para isso que o polarizador serve, para impedir a errada inserção e para dar firmeza na fixação desse conector.. Até meu cachorro sabe que conectores Sata, principalmente de energia, os estreitos, são altamente dançantes em sua posição normal. Imagine com polarizador danificado

Até nessa questão fui no rim, pois comentei que provavelmente havias comprado essa fonte com um pé atrás e dai a desconfiança.

Saiba que a Seasonic fabrica todas as fontes para a XFX, a maioria das fontes para a Corsair, grande parte das fontes da Antec, bem como algumas das famosas entre overclockers, as fontes da PC Power & Cooling

Além de toda a linha dela mesmo, com mais de 90 fontes homologadas no programa 80 Plus de alta eficiência... ( http://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=60&type=2 )

Ela não fabrica fontes de ontem não..

Veja, e o problemas nem foi da WD tampouco e sim por seres..... Como dissestes mesmo????

"bastante cuidadoso e perfeccionista ao ponto de não deixar nada de forma que dê margem a algum problema como esse que apareceu"

Tá bem.. E agora...

Além de acreditar no seu "ténico" queres que eu acredite nesses dai também???

Leituradetensoviasoftware.jpg

Ah, mas só tenho esse cara conhecido de técnico aqui na minha cidade, se não acreditar nele vou acreditar em quem então? :(

Moro em cidade pequena Faller, aí você quer demais né... Vou recorrer a quem, a Santo Expedito? rs

Falou, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mas só tenho esse cara conhecido de técnico aqui na minha cidade, se não acreditar nele vou acreditar em quem então? :(

Moro em cidade pequena Faller, aí você quer demais né... Vou recorrer a quem, a Santo Expedito? rs

Falou, Abraços!

Santa Ichigo, Santo Willie, você escolhe. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredite em nós, recorra a nós ;)

Com ctza, por isso mesmo estou aqui, mas ninguém aqui tem condição de presenciar o problema in loco né. Imagens e vídeos ajudam, mas vendo pessoalmente é outra coisa.

Bom, moderação de quiser pode fechar o tópico, o problema aqui já está solucionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...