Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abajur de leds com ajuste de luminosidade


shinta_kun

Posts recomendados

Então... Eu fiz o teste aqui e deu certo. Mas ele só começa a baixar a luminosidade mesmo quando a resistência do potenciômetro está muito baixa(menos de 2k).

Se for assim, será que eu preciso mesmo de um potenciômetro de fio pra isso? Imaginando que eu coloque um potenciômetro de 3,3K nesse caso..

Me corrija se estiver errado mas a maior potência que vai cair sobre ele vai ser quando ele estiver com a resistência máxima, e vai ser assim:

Se considerar que a maior corrente possível, que seria passando direto pelo potenciômetro sem ir pros LED's, a resistência total é 5k6 + 5600(capacitor) + 3k3 = 14k5. Sob uma tensão de 220V dá 16mA de corrente... e P=I²R

Ou seja... a potência dissipada pelo potenciômetro é de P = 0.016² x 3300 = 0.85W

Correto? Se for isso mesmo eu acredito que basta um potenciômetro normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que estás fazendo a coisa errada por ai.. Nem vou discutir que o método de curto circuitar os leds resolve sim e chega a apagar os mesmos, só que é meio luso por fazer essa variação só lá perto do curto, no final do potenciometro e pelo fato de continuar o consumo mesmo com leds apagados..

Um correto dimensionamento do potenciômetro em série com os leds traria uma melhor solução..

Ao se colocar maior resistência em série é literalmente obrigado que esses leds diminuam a luminosidade. Não tem fisicamente como ser diferente. Acho que seu problema ai, no circuito lá de origem, foi tão somente mau dimensionamento do potenciômetro. Só isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se eu fizer o segundo circuito daqui: http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

Será que a iluminação ficará muito forte? Vou fazer para ler de noite. E se ficar forte o que eu posso fazer para diminuir? Não quero que seja variável, apenas uma iluminação fixa e boa.

Se você quiser que ela fique do modo, brilho, jeito, como você gosta e quer, nada melhor que experimentar, certo???

Para aumentar o brilho mais leds, para diminuir, menor número de leds.. Não lhe parece lógico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quiser que ela fique do modo, brilho, jeito, como você gosta e quer, nada melhor que experimentar, certo???

Para aumentar o brilho mais leds, para diminuir, menor número de leds.. Não lhe parece lógico..

Esta certo. Mas eu estive pensando aqui. Como calcular o gasto de energia que minha luminária terá?

Tenho 5 leds de alto brilho só, então pensei em ao invés de ligar na rede elétrica, ligar em uma fonte de celular que eu tenho sobrando.

Das duas maneiras, qual gastaria menos energia? E quanto gastaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...