Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abajur de leds com ajuste de luminosidade


shinta_kun

Posts recomendados

Ae galerinha, tudo bom?

Bem, estou eu aqui novamente montando mais um projetinho de leds e queria a ajuda dos senhores mais uma vez, para garantir que eu não cometa nenhuma idiotice! heheh

A ideia é fazer um abajur com alguns leds, o qual será alimentado pela tensão da rede elétrica (~240V, 60Hz) e, se possível, com uma alternativa de alimentação por pilha.

Minha primeira dúvida, foi quanto a quantidade de leds necessários para produzir uma boa iluminação(mas creio que seria menos de 10, certo?) e também quanto a forma de ligar os mesmos. Talvez em grupo de paralelos?

Como a tensão da rede vem alternada, eu preciso de um circuitinho de retificação antes de fornecer corrente aos leds, correto? Seria um circuito com ponte de diodos, provavelmente, mas eu não tenho ideia da especificação dos diodos e resistores, com relação a potência!

Quanto a regulação de luminosidade, creio que seria nada mais que um potenciômetro em série com um pequeno resistor, logo após a retificação, o qual fiicaria pra fora do arranjo do abajur.

Por fim, eu não faço ideia de como criar a alimentação alternativa por pilhas!(se é que dá pra fazer isso).

Estou indo no caminho certo? Alguma dica/sugestão?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei galera.. pensando bem!! Esqueçam a alimentação extra por bateria!

Achei aqui um circuito clapper relativamente simples de fazer e vou fazer e deixar apenas alimentação direto na rede elétrica. Olha só:

http://thalesnicoleti.blogspot.com/2010/07/interruptor-por-palmas.html

Minha outra dúvida é que ele diz que tem que se amplificar bastante o sinal depois do sensor de som(microfone eletreto), mas quando fui procurrar pra comprar no ML, ví no anuncio que o microfone gera sinais de aproximadamente 18mV e já amplifica, olha só:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222534254-5x-microfone-de-eletreto-6x3mm-2-terminais-capsula-pic-atmel-_JM

Agora sim eu to na dúvida total!

Socorro!!! kkkkkkk

Ei galera, da uma ajuda aí por favor! =(

Tava tentando simular o circuito mas nada dá certo... acho que o sinal não tá nem retificando direito!

29aprgx.jpg

5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquele capacitor de 10 nF me parece de valor muito baixo.

Calculemos sua reatância capacitiva..

Xc = 1/ (2 x pi x f x C ) onde:

pi = 3,1416 constante

F = 60 Hz da rede

C = 0,00000001 F

Xc - 1 / ( 6,28 x 60 x 0,00000001 )

Xc = 1 / 0,000003768

Xc = 265.393 ohms

Note que no máximo a corrente a passar pelos leds será de 220 / 265393 = 0,8 mA quando um bom brilho do mesmo se teria com no mínimo uns 10 mA, só umas 12 Vezes mais..

Troque o capacitor por um de 220 nF x 400V e coloque em série com cada ramo de 3 led's não um resistor de 1 Ohm mas sim de 1K ohm... e troque o resistor de 180 ohms por um de 390 ohms 1 Watt.

Ai vai funcionar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. eu fiz as mudanças! Mesmo assim, no multisim, parece que ele não liga os leds... pode ser erro do programa.

Veja essa figura de uma fonte simples 3V contínua num led amarelo.

t11832.jpg

De qualquer forma eu coloquei um osciloscópio nas pontas do ramo de leds em paralelo pra ver o comportamento da tensão e deu isso aqui! (Veja que o botão DC do osociloscópio está ligado. Se colocar AC, o sinal vai para baixo de zero volts).

bea4841a.jpg

E por fim, o circuito modificado...

bdcf0793.jpg

Será que é erro do programa mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, mesmo sem o potenciômetro nao deu.. mas deve ser besteira do programa por causa da retificação. Tem prob nao, vamos ao que importa:

Especificações pros diodos? Qual modelo eu compro? 1N4148?

Esse potenciômetro vai dar certo pra regular a luminosidade do abajur? Qual tipo eu compro?

Acho que como os leds poderiam variar de 0 a 15mA de corrente pra controlar a luminosidade né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o potenciômetro for linear ele vai controlar a luminosidade linearmente, não? o.O

O que eu n posso comprar é um logarítmico, pelo que sei..

Vou comprar esse diodo aqui:

http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/362/24/diodo/1n5408-diodo

Agora vou dar uma olhada no projeto do clapper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida a melhor maneira seria usar um transformadorzinho para uma fonte. Mas existe a possibilidade de usar direto da rede como neste transmissor:

http://img813.imageshack.us/img813/5149/transmissordefmalimenta.jpg

É preciso rever os valores do capacitor resistor e potencia do diodo zener.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um transformador de 6v ou 9v com menos de 200mA é bem pequeno. Mas se for inviável pode-se tentar com uma dessa:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mecatronicaatual.com.br/files/image/F2_fonte%2520sem%2520transformador.jpg&imgrefurl=http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/670&h=183&w=421&sz=13&tbnid=9t3WM5WQvyELXM:&tbnh=52&tbnw=120&zoom=1&docid=PiN8YAPhH69fDM&hl=pt-BR&sa=X&ei=bqhZT76aFrTr0QG9r9ygDw&ved=0CEQQ9QEwAg&dur=4657

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/670

Acontece que se você for se dar ao trabalho de montar um circuito clapper, pode juntar mais meia duzia de pecinhas e montar uma fonte junto.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... acho que vou deixar o clapper pra próxima.

Agora não entendi direito isso daí, como é que ele mantém a corrente dos leds em 20mA?! É tipo um conjunto de anti-paralelos em série isso??? E não precisa retificar o sinal porque o capacitor segura a tensão fazendo como se fosse um sinal DC, é isso?

Posso adcionar ao resistor de 1W 1K um potenciômetro de 1K pra regular a intensidade da luminosidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso dai opera baseado na reatância capacitiva. Veja ai:

Tem 1K em série com um capacitor de 470 nF, isso a alimentar 12 led's em um dos semiciclos e outros 12 leds em outro dos semiciclos..

Calcule a reatâncioa capacitica desse capacitor de 470 nF

Xc = 1/ (2 x pi x f x C)

Xc = 1 / ( 2 x 3,1416 x 60 x 0,00000047)

Xc = 1 / 0,00017718624

Xc = 5.643 ohms (equivale a colocar um resistor de 5,6k ai. A reatância é a "resistência" que um capacitor apresenta a passagem de uma corrente alternada de frequência conhecida)

A série vai dar 6.643 Ohms..

Ora 127 Volts menos a queda nos leds, dividido por 6.643 ohms haverá de dar alguma coisa próxima aos 20 mA... Simples..

Para que a corrente caia a metade ou menos, vais ter de colocar um potenciômetro de outros 6K ou de 10K.. O problema é a dissipação do mesmo que será da ordem de meio a um Watt (talvez tenha de ser potenciômetro de fio)

Esses dai: http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/947/156/potenciometro-e-knobpotenciometro-de-fio-4w/potenciometro-de-fio-4w-10k

Essa disposição dos leds tem duas funções:

1) Aproveitar ambos os semiciclos da rede elétrica, em um deles 12 led's se acendem e em outro, de polaridade contrária, outros 12 se acendem..

2) Um led segura a tensão reversa do outro, seu par, em no máximo 3 Volts, evitando dano ao mesmo por tensão reversa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante!

Mas então os leds vão ligar em momentos distintos, correto? Sendo a rede de 60hz, vai ser perceptível eles piscando? Acho que não né?

Eu não sei exatamente o que significa "de fio", mas eu entendo que tem que se rum potenciômetro que suporte uma boa potência! A idea era fazer um range de uns 30% a 80% de luminosidade dos leds, no caso de 6mA a 16mA. Talvez eu consiga isso com um potênciômetro de uns 20K, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito interessante!

Mas então os leds vão ligar em momentos distintos, correto? Sendo a rede de 60hz, vai ser perceptível eles piscando? Acho que não né?

Eu não sei exatamente o que significa "de fio", mas eu entendo que tem que se rum potenciômetro que suporte uma boa potência! A idea era fazer um range de uns 30% a 80% de luminosidade dos leds, no caso de 6mA a 16mA. Talvez eu consiga isso com um potênciômetro de uns 20K, o que acha?

Quanto ao valor do potenciômetro, só experimentando... Mas lembre-se que led's operando em torno de 5 mA não serão fonte de luz e sim indicadores. mal vai dar para vê-los..

Potenciômetro de fio 20k não sei se vais encontrar com facilidade

Potenciômetro de fio tem seu elemento resistivo de fio fino, bobinado em uma fita, internamente ao mesmo. O cursor toma parte desse bobinado.. Sua capacidade de dissipação gira em ptorno dos 4 a 5 Watts.. Custa cerca de 3 vezes o preço do outro, o de carvão..

Potencimetrodefiointernamente.jpg

Potencimetrodefio2.jpg

Potencimetrodefio.jpg

Potenciômetro de carvão ou comum, tem seu elemento resistivo feito com uma pista de carvão, e sua capacidade de dissipação é pequena..

Potencimetrodecarvointernamente.jpg

Potencimetrodecarvo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vai ser o potenciômetro de 10k mesmo!

E quanto ao problema dos leds piscando? porque durante o semi-ciclo negativo da tensão, os leds de cima vão estar apagados né? Tem certeza que isso é imperceptível?

Amigo... Alguma cintilação se olhado individualmente só um conjunto de led's até é possível que percebas, certo, mas olhando os dois conjuntos ao mesmo tempo, como penso que vais fazer, acho será difícil perceberes..

O cinema tem um refresh de 24 quadros por segundo e nem chegas a perceber, correto?? Esse dai tem um refresh de 60 por segundo.. A Televisão NTSC tem 60i, que são 60 quadros por segundo, em modo interlaçado, ou seja, são mostradas todas as linhas impares da tela e depois todas as linhas pares da tela..(na verdade uma cadência real de 30 frames por segundo)..

Veja ai a diferença entre 15 FPS, 30 FPS e 60 FPS (FPS = frames por segundo, ou quadros por segundo) : http://www.boallen.com/fps-compare.html

Note que com 60 FPS estará perfeito ao olhos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Finalmente chegaram as peças!!

Estou aqui montando um protótipo de lâmpada com 12 leds sendo metade com polaridade invertida... O capacitor que tenho disponivel é um cêramico 400V 470nF, que representa 5k6 de resistência, correto? Considerando 18mA de corrente e tensão da rede 240V (~) e 3V de queda por LED(é correto esse valor?), teremos o seguinte:

240 - 6x3 = Rx(0.018)

R = 12,333K

Tenho aqui um resistor de potência(3W se não me engano), de 5K6, que somado com a resistencia oferecida pelo capacitor vai dar em uns 11K2

To achando que fica muito perto de 20mA a corrente... será que tem problema? E os meus cálculos estão corretos? Algum comentário extra?

Ah não... agora ferrou... Fui tentar medir o capacitor com o multímetro, daí ele ficou subindo o valor no display sem parar e agora quando coloco pra medir tensão alternada ou continuidade ele não funciona mais!!! Será que quebrei ele?

Não aparece mais o simbolo do sonzinho quando coloco em continuidade. E tensão alternada, só de colocoar na escala de 750 ele já fica mostrando mil valores muito altos! Fui medir a tomada aqui deu mais de 1300....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...