Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversão de Radio FM Para VHF


RafaFoiiz

Posts recomendados

Olá pessoal!

Comprei um radio hoje com o objetivo de converter ele pra vhf, ele é um LivStar CNN-912R 12BAND FM/MW/SW 1-9 RECEIVER, fui seguindo o tutorial e fiz tudo corretamente, identifiquei a bobina de fm, tirei ela com um ferro de solda fraco 30W, removi uma volta, raspei as pontas com estilete, soldei novamente, tudo normal, e o bendito ainda capta fm, porém, com muita interferência das outras rádios locais, pra vocês q entendem de eletrônica mais doq eu, o que pode ter acontecido? como eu faço pra resolver?

Obrigado desde já..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este daqui: http://www.dumont-aeronews.com.br/aprenda/Conversao%20de%20radio%20VHF.pdf

Em algumas pesquisas minhas pela internet, ouvi dizer que rádios que usam circuito integrado para fazer a recepção e sintonia podem não funcionar por sua faixa de operação ser muito limitada, parando de oscilar ao modificar o circuito de forma inadequada. Será q é isso mesmo? pois mesmo eu esticando a bobina inteira, deixando ela reta sem nenhuma curva, ainda se sintoniza fm com muita interferência, acho que pode ser o circuito integrado que determina a faixa de frequência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Se você veio perguntar, provavelmente seja muito complexo para você.

 

Tem uma questão de freqüência intermediária, batimento, oscilador local, pré amplificador de antena...

 

Todos trabalham sintonizados.

Se mexeu numa bobina, desajustou o rádio.

 

 

Dê uma estudada nestes itens. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio Barbosa_319579

Eu comecei a me interessar por eletrônica justamente depois de tentar fazer uma sintonia dessas.

 

Ainda não aprendi tudo o que tenho que aprender, mas também nunca mais tentei fazer essa sintonia.

 

No que o Albert disse, ele tem razão, porém é possível fazer essa sintonia apenas modificando uma ou duas bobinas núcleo ar.

As bobinas de FI (aquelas quadradinhas com um "parafuso" colorido no meio)

são as mais criticas e se mexeu em uma delas, você terá muita dificuldade na calibração.

 

Se não mexeu nas bobinas de FI ainda está "fácil", pare o projeto, esfrie a cabeça e pesquise um pouco sobre o assunto.

 

Muitas vezes nem precisa cortar uma espira, só distanciando-as já sintonizará o VHF, o problema é saber se já está sintonizado, se não houver nenhuma aeronave transmitindo.

 

Se seu aparelho for aqueles com CI, realmente é bem mais difícil a modificação.

Mas se for daqueles antigos, não jogue fora, pesquise mais e tente novamente.

 

Leve em consideração que é difícil conseguir desses rádios antigos hoje em dia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esta faixa eu costumo fazer uns receptores super regenerativos:

 http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2011/08/receptor-de-radio-super-regenerativo-da.html

 

 

Para esta função eu faço este:

http://www.qsl.net/pu1xtb/Receptor_de_FM_e_VHF.pdf

 

Daí é possível ouvir os pilotos dos aviões e os controladores da torre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja mexi nas Bobinas quadradas com parafuso colorido, nos parafusos da caixa branca, e cortei os elos de mola da bobina, mas vou perquisar melhor e vou tentar fazer um receptor comprando as peças e soldando conforme mostra, valeu pela forca galera, o radio que estou mexendo não é tão antigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não conseguir, sugiro que compre um dongle RTL2832U... muito melhor que esses rádios FM modificados. Aviso que a antena normalmente inclusa é um lixo. No ML é meio caro, uns 80 reais, mas se importar do eBay sai por uns 20-30 reais.

Claro que ele precisa de um computador pra funcionar, mas se você tiver um celular ou tablet Android dá pra usar neles com um cabo OTG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_,

( meio off-topic também... )

Caramba, você tem uma raridade dessa ?????

Eu era bem pequeno, acho que tinha uns 12 anos de idade, meu pai tinha um desses Transglobe de 8 faixas, só AM, uma caixa grande, uma tampa traseira que abria abaixando, e dentro dava prá ver alguns furos redondos no plástico onde tinham uns transistores redondos metálicos e grandes, parecidos com os AF116, meu pai me levava para pescar e o baita rádio sempre ia junto !!!

Tinha uma chave seletora enorme na lateral, com um monte de secções, e se não me engano usava 6 pilhas grandes de 1,5 Volts.

Fiquei com saudades do meu velho hehehe, ele adorava aquele rádio ...

Infelizmente nunca achei o esquema desse rádio, só encontrava os ultimos modelos que tinham também a faixa de FM.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

[Off topic] Vocês pode não acreditar! Mas tenho certeza de ter o esquema do Transglobe da Philco aqui![/Off topic]

Esses rádios vinham com o esquema deles presos na carcaça, não só esses rádios! Mas muitos TVs, T.discos, T.fitas, Amplificadores e etc. ...

Vou procurar aqui! (minha "bagunça" é grande! KKKK!), Mas coloco ele aqui mesmo que o tópico já esteja fechado!... 

Pois não tem nada a ver com a dúvida do autor!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Estivesse pesquisando mais fundamentos a respeito de radios, estou afim de fazer o curso do instituto universal, sera que vai valer a pena? Cara esses transglobe meu pai tinha um nao sei que fim ele deu nisso, se achar com partilha ai com a galera

Já tive o curso da Universal aqui, mas emprestei e não me devolveram!  :(

É um curso muito bom e detalhado, dá muita ênfase no funcionamento dos rádios AM e uma "pincelada" no FM, na área de TVs também explica tudo (para o preto e branco), e dava uma "pincelada" no TV colorido... Mas sabendo o básico, você pode encarar qualquer circuito. (Analógico).

Infelizmente, para os dias atuais, não vai ajudar muito!, O AM já esta em desuso e os FMs viraram digitais, os TVs, nem precisa mencionar né? São completamente diferentes!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...