Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Link do Brasil FX 450 LPJ-20


Posts recomendados

Olá, nos dispositivos SATA, qual é a função real da tensão de 3,3 V? Seria ajudar na alimentação de componentes na placa lógica, junto com os 5 V(dando mais "equilíbrio") ? Pois sem essa tensão, os dispositivos funcionam normalmente..

Aproveitando o embalo, as tensões negativas( -12V, -5V), são usadas por algum dispositivo atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, nos dispositivos SATA, qual é a função real da tensão de 3,3 V? Seria ajudar na alimentação de componentes na placa lógica, junto com os 5 V(dando mais "equilíbrio") ? Pois sem essa tensão, os dispositivos funcionam normalmente..

Aproveitando o embalo, as tensões negativas( -12V, -5V), são usadas por algum dispositivo atualmente?

Acho que o 3,3v é usado pelas unidades SSD. A linha -5v já foi abolida e qualquer PC atual funciona sem ela, agora não sei qual o uso da linha -12v. Sei que é possível rodar um fan normalmente usando -12v, inclusive essa é uma modificação interessante que pode ser feita em fontes genéricas para tirar lá uns 0,2A de carga da linha de +12V. Alguem sabe com certeza pra que serve o 3,3v do Sata e o -12V? Faller?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Quais são os aspectos positivos e negativos dessa fonte com a DexPC PX400RPF?

Vou fazer um resumo aqui pra você.

DexPC

- Cabos mais curtos, sem conector para disquete, mas tem fio 3.3v nos conectores Sata

- Apenas 2 capacitores Y no estágio de filtragem

- Usa ponte de retificação de 4 A

- Capacitores do primário com 560uF

- Transístores chaveadores de 12 A

- Retificadores: 16 A para 12v, 30 A para 5v, 20 A para 3.3v

- Tem todas as bobinas necessárias no secundário, embora falte alguns capacitores

- Capacitores de saída ChengX e YC 105°C (provavelmente ruins)

- Entregou até 170W dentro das especificações, e até 12,5 A (150W) em 12v. Acima disso, desarmou.

- Eficiência: 75,1 - 77,8 - 76,4

- Linha de 12v bateu 11.41v no último teste

- Oscilação e ruido: 78, 36, 30, 16 e 90mV para, respectivamente, 12v, 5v, 3,3v, 5VSB e -12v, ou seja, dentro dos padrões e melhor que a Link do Brasil

Link do Brasil

- Cabos um pouco mais longos, conectores Sata não tem fio de 3.3v (o que indica projeto mais antigo), tem conector pra disquete.

- Apenas 2 capacitores Y no estágio de filtragem

- Usa diodos convencionais de 2 A para retificação

- Tem aparencia um pouco menos parruda

- Capacitores do primário com 470uF

- Transístores chaveadores de 8 A

- Retificadores: 12 A para 12v, 20 A para 5v, 10 A para 3.3v

- Não tem bobinas de filtragem no secundário e ainda faltam alguns capacitores

- Capacitores de saída JunFu e Fuhjyyu 105°C (provavelmente ruins, porém são mais conhecidos)

- Entregou até 260W (operando fora das especificações) e até 200W dentro das especificações, e até 14,5 A (174W) em 12v no teste de 200W.

- Eficiência: 75,2 - 76,8 - 76,2 (170W) - 75,5 (200W)

- Linha de 12v bateu 11.45v no teste de 200W

- Oscilação e ruido: 110, 44, 38, 10 e 98mV para, respectivamente, 12v, 5v, 3,3v, 5VSB e -12v - bem altos, embora ainda dentro das especificações. Perde feio pra DexPC aqui.

Ou seja, a DexPC usa componentes mais fortes e tem mais qualidade nas saídas, embora entregue até 170W (mais do que suficiente pra um Core i3 + GT440, por exemplo, que chegam a uns 130W de consumo).

A Link do Brasil é mais fraquinha, tem ruído mais alto nas saídas mas entrega 200W.

A questão é a seguinte, tem usa um PC com consumo de 180 - 200W (Core i5 + GTS 450, por exemplo) não vai usar uma fonte genérica, vai comprar uma fonte de qualidade. Ou seja, mesmo a Link do Brasil conseguindo oferecer mais potência com menos qualidade, ninguem vai querer comprá-la para um PC que exija 200W.

Pra mim a DexPC ganha e ganha bem, pois é suficiente para todos os micros básicos e alguns medianos, oferecendo uma energia de qualidade razoavelmente boa, e segurança, pois desarma se a linha de 12v cair pra menos de 11.40v, o que acontece por volta dos 170W. A Link do Brasil tambem aguenta os micros básicos e um pouco mais micros medianos, mas oferece alto ruído e vai abrir o bico em pouco tempo por ter componentes fracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gente me deem uma força aí!!!

To com um dino aqui parado sem fonte, e queria comprar uma fonte de até 40 reais na kabum para ele!!!

Segue configuração

Sempron 2800

Abit Kv7

2,5 GB

1 HD 7200

1 drive dvd

radeon 9250 256MB

Estou em dúvida de qual "fonte genérica menos porcaria" comprar.

Essa link do Brasil, a Pacific ou outra..

Elas aguentam essa config acima?

Abraço

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Essa fonte aguenta alguma placa de video razoável ou é impossivel ter uma placa de video com essa fonte, se possível .. Quais placas são compativeis com ela ???

geralmente essas fontes aguentam até uma 9500GT/GT220 ou HD4650/HD5570 tranquilo, com um pentium dual core ou core i3. uma gt430 ou gt440 teoricamente roda também, mas aí já não arriscaria tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 5 meses depois...
14 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Filipe De Sá não recomendamos o uso de fontes de baixo custo. Compre uma fonte de alimentação decente.

Entendo Gabriel mas o problema e o dinheiro rsrs. E que essa fonte já veio no meu PC aí estou pretendendo adquirir uma HD 5670 ou uma GT 240 512mb ddr5  aí queria saber se essa fonte aguenta alguma dessas 2 placas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...