Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Antec VP450


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Teste da Fonte de Alimentação Antec VP450


"Será que vale a pena comprar esta fonte de alimentação da Antec que custa US$ 40 nos EUA e não tem circuito PFC ativo ou mesmo certificação 80 Plus? Confira."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá aí um exemplo a ser seguido pelas fabricantes brasileiras de fonte. A fonte testada é ótima e não deve nada aos modelos mais sofisticados, exceto pela falta de PFC ativo.

Torçamos para que chegue ao Brasil custando pouco, uns 120 ou até menos (não sei direito como é o sistema, mas chuto que o preço aqui seja uns 3x o preço em dólares lá). Quem dera se vendessem aqui por 40 dólares tambem (R$ 68 aprox.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema mesmo fica por conta da falta do varistor (a pessoa terá de usar, querendo ou não, um filtro de linha descente) e do mal dimensionamento das linhas de +12V.

Pena não ter testado a fonte extraindo os 18A de cada barramento de +12V. Poderia ter adicionado um 6º teste puxando os 18A de cada um dos dois barramentos e o resto das demais linhas (ainda iria sobrar uns 20W pro restante).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual seria a diferença do modelo neo eco e earthwatts? Em comparação com a série VP (deste teste).

O problema mesmo fica por conta da falta do varistor (a pessoa terá de usar, querendo ou não, um filtro de linha descente) e do mal dimensionamento das linhas de +12V.

Pena não ter testado a fonte extraindo os 18A de cada barramento de +12V. Poderia ter adicionado um 6º teste puxando os 18A de cada um dos dois barramentos e o resto das demais linhas (ainda iria sobrar uns 20W pro restante).

concordo com o companheiro um teste de 18A na linha de 12V seria conveniente, não é difícil de se chegar a este valor na plataforma i5 ou i7 da segunga geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente para ter o preço em reais, multiplique o preço em dólar por quatro. Deve chegar a R$ 160, o que continua sendo um excelente preço para o que essa fonte oferece.

Mas R$160 é o preço de uma Seasonic S12II 430W aqui no brasil.

E por R$125 ~ 140 (varia de acordo com a disponibilidade nas lojas) tem a Antec Neo Eco 400W

Para valer a pena ela teria que vir por R$100 ~ 110

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte seria até interessante se chegasse aqui abaixo dos R$100. Não teria lugar na concorrência, já que temos a Antec Neo Eco 400C custando R$130. O grande receio aqui é que a última vez que uma fonte sem PFC ativo foi aprovada, foi aquelas Iceage, quais eu contesto o selo de aprovação, são fontes ruins, mas essa Antec não será tão problemática. A nota triste é que tem capacitores CapXon e como não tem PFC ativo, eles tendem a ser mais estressados.

concordo com o companheiro um teste de 18A na linha de 12V seria conveniente, não é difícil de se chegar a este valor na plataforma i5 ou i7 da segunga geração.

Que isso, não é pra isso tudo não! O i7 2600 em stock chega a no máximo 70W de consumo. Bem longe dos 216W máximos que o barramento admite. Mas como são dois barramentos de +12V, esta fonte só daria para usar uma placa de vídeo apenas. Ela é bem limitada... Diria que é uma fonte para placas de vídeo com aproveitamento de uma de 350-400W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O problema mesmo fica por conta da falta do varistor (a pessoa terá de usar, querendo ou não, um filtro de linha descente) e do mal dimensionamento das linhas de +12V.

Pena não ter testado a fonte extraindo os 18A de cada barramento de +12V. Poderia ter adicionado um 6º teste puxando os 18A de cada um dos dois barramentos e o resto das demais linhas (ainda iria sobrar uns 20W pro restante).

A falta de varistor realmente compromete um pouco. Até a minha braview (unico modelo da braview que presta e não é feito de lixo) tem 2 varistores. Mas se a energia do local for boa, não deve haver problemas em ligar direto na tomada. Acho que não testaram extraindo 18A de cada barramento porque os retificadores fornecem no máximo 343W pra essa linha.

Que isso, não é pra isso tudo não! O i7 2600 em stock chega a no máximo 70W de consumo. Bem longe dos 216W máximos que o barramento admite. Mas como são dois barramentos de +12V, esta fonte só daria para usar uma placa de vídeo apenas. Ela é bem limitada... Diria que é uma fonte para placas de vídeo com aproveitamento de uma de 350-400W.

Eu sempre digo que o pessoal superestima o consumo dos computadores. A config da minha assinatura puxa 210W da fonte em full load, sendo que o site extreme outervision calcula 260W aprox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebe-se que a fonte não é ruim, mas custando 40 nos EUA, chegaria ao Brasil por até 120 reais, um preço justo, mas alto para o que oferece. Os pontos críticos são o ripple/ruído elétrico muito altos (já esperado para uma fonte da FSP), o fator de potência muito baixo, sem correção, e uma potência efetiva de 400W. Presença de varistor, numa fonte sem PFC ativo e tensão universal, também é importante.

Apesar de ter ido parar no catálogo da NewEgg, o produto foi feito para o mercado chinês e asiático de um modo geral. No Brasil já existe uma exigência maior e ofertas melhores. Por isso minha visão sobre o produto difere daquela exposta pelo Gabriel. Não se deve comparar a fonte às diversas fontes ruins de preço parecido existentes no Brasil, mas sim a produtos como a Seasonic 430, Antec HCG-400, Corsair 430 e Antec 400C. Pelo menos alguma dessas sempre se encontra disponível nas lojas com um preço bem similar. Eu diria, como o colega Progamer, que a fonte seria interessante por um preço abaixo dos 100. Derrubava a Elite Power 400W, que é ainda o produto decente mais barato no nosso mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou direto ao ponto: não gostei das conclusões do teste. Completamente no mundo da Lua, tanto para os padrões estadounidenses quanto para os padrões brasileiros. Vejamos o porquê:

1. A fonte não tem PFC. A correção do fator de potência melhoraria bastante a qualidade da fonte como um todo. Ainda que isso signifique uma perda na eficiência, com certeza compensaria.

2. O retificador de +12 V está subdimensionado, conforme apontado na página 3. A fonte promete 360 W na linha de +12 V na sua etiqueta, mas é a pontado o retificador suporta apenas 343 W.

3. Parte dos capacitores do secundário são famosos pela sua baixa qualidade. Refiro-me aos capacitores da CapXon.

4. Dizer que os níveis de oscilação e ruído foram baixos é um exagero. São medianos. Deve-se entretanto ponderar que foi requisitado 1 A a mais na linha de +12 V acima do permitido pela etiqueta. Quem está acusando o teste de ter puxado pouco dos barramentos de +12 V não prestou atenção no limite combinado de 30 A colocado na etiqueta.

5. Quem realmente tem um PC de baixo consumo não precisa de uma fonte desta potência. Fontes de 250 a 300 W seriam muito mais adequadas. Fontes com 30 A em +12 V são mais adequadas para quem utiliza placas de vídoe de médio porte (como uma Radeon HD 6850, uma GeForce GTX 550 Ti, por exemplo).

6. É uma fonte cara. Por apenas 5 dólares a mais, você compra uma Antec Neo ECO 400C, que tem PFC ativo. Ah, mas a Antec Neo ECO 400C não foi testada pelo Clube do Hardware. Tudo bem, eu aceito esse argumento (o pedido de teste dela foi feito há mais de um ano, mas está numa fila imensa junto com outras fontes que até as pedras sabem que é bomba). Mas a Corsair CX430 V2 foi testada pelo Clube do Hradware. Embora não seja uma fonte esplêndida, ela é boa o suficiente, tem PFC ativo e capacitores de melhor qualidade. Está custando apenas 45 dólares na Newegg. Apenas 5 dólares a mais para se ter PFC. Fora que com o rebate ela fica por 35 dólares. Preciso dizer mais alguma coisa?

6. Por ser uma fonte sem PFC, deveria ter o varistor.

Em função disso, de se tratar de uma fonte cara, sem PFC, com capacitores de baixa qualidade, com retificador de +12 V subdimensionado e com níveis de oscilação e ruído maiores do que os encontrados na Corsair CX430 V2, que está na mesma faixa de preço, recomendo a retirada do selo de Produto Recomendado concedido à esta fonte. O mercado brasileiro definitivamente não precisa de uma fonte sem PFC, muito menos quando ela custa o mesmo que suas concorrentes com PFC. Trazer esta fonte seria um retrocesso para um mercado onde fonte com PFC podem ser compradas a partir de 140 reais, as vezes até por 130. E não é só pela questão PFC, mas também pelas outras questões já pontuadas, que são melhor exercidas pelas fontes que já temos por aqui. Espero que o Clube do Hardware conscientize-se disso.

Atenciosamente,

ignacho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4. Dizer que os níveis de oscilação e ruído foram baixos é um exagero. São medianos. Deve-se entretanto ponderar que foi requisitado 1 A a mais na linha de +12 V acima do permitdo pela etiqueta. Quem está acusando o teste de ter puxado pouco dos barramentos de +12 V não prestou atenção no limite combinado de 30 A colocado na etiqueta.

FATO

Só olhei a tabela... os dizeres abaixo, não vi mesmo! Neste caso foi extraído 1 A a mais.

Retiro o que eu havia dito anteriormente ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FATO

Só olhei a tabela... os dizeres abaixo, não vi mesmo! Neste caso foi extraído 1 A a mais.

Retiro o que eu havia dito anteriormente ;)

Acontece. Pior que eu li primeiro os comentários e só depois a review, então já estava indo atrás de sua informação, sem antes ter somado as cargas aplicadas: 186*2=372W. Creio, porém, que os 12W a mais não alteram em nada as conclusões.

Normalmente para ter o preço em reais, multiplique o preço em dólar por quatro. Deve chegar a R$ 160, o que continua sendo um excelente preço para o que essa fonte oferece.

Isso vale para as lojas careiras ou para importadores gananciosos. No geral, porém, não chega a tanto. Por exemplo, a Corsair 430CX custa 185 reais na WAZ, loja conceituada mas careira em Belo Horizonte. Já na Londritech a mesma fonte custa 139,90. Na NewEgg, 44,99.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

ignacho,

Construir uma fonte com qualidade superior e corrigindo todos os problemas que você aponta sai por mais de US$ 40 nos EUA. O objetivo dessa fonte (pelo menos nos EUA) é ser um produto barato para usuários sem grana. Neste ponto, a fonte não só cumpre o prometido, como se sai melhor do que vários outros produtos "concorrentes". O usuário sem grana pode comprar esta fonte sem medo, pois apresenta eficiência acima de 80% e tensões dentro da faixa apropriada.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso no seguinte... Se a fonte é voltada para quem tem restrições, logo o consumo do sistema será bem menor do que se imagina, certo?

Se eu morasse nos EUA, certamente iria preferir as Seasonic ES e ET de 350W. Essas fontes se encontram abaixo dos $40, e apesar da quantidade menor de conectores, seriam mais ideais que a Antec VP350/VP450, pois possuem capacitores teoricamente melhores (OST e Su'scon), eficiência superior e PFC ativo. Essas fontes seriam ainda mais interessantes para o mercado brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ignacho,

Construir uma fonte com qualidade superior e corrigindo todos os problemas que você aponta sai por mais de US$ 40 nos EUA. O objetivo dessa fonte (pelo menos nos EUA) é ser um produto barato para usuários sem grana. Neste ponto, a fonte não só cumpre o prometido, como se sai melhor do que vários outros produtos "concorrentes". O usuário sem grana pode comprar esta fonte sem medo, pois apresenta eficiência acima de 80% e tensões dentro da faixa apropriada.

Abraços,

Gabriel.

Negativo. :naonao: Sai apenas 5 dólares a mais, como eu apontei com a Corsai.

Penso no seguinte... Se a fonte é voltada para quem tem restrições, logo o consumo do sistema será bem menor do que se imagina, certo?

Se eu morasse nos EUA, certamente iria preferir as Seasonic ES e ET de 350W. Essas fontes se encontram abaixo dos $40, e apesar da quantidade menor de conectores, seriam mais ideais que a Antec VP350/VP450, pois possuem capacitores teoricamente melhores (OST e Su'scon), eficiência superior e PFC ativo. Essas fontes seriam ainda mais interessantes para o mercado brasileiro.

Eu acho a mesmíssima coisa. Infelizmente, prefere-se dar como indicação ao usuário que precisa de uma fonte de baixa potência algo como esta VP450 e esquecer das fontes de menor potência. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que esta fonte serve para atender situações específicas como um escritório grande que já possuiu uma rede elétrica apropriada para diversos computadores, necessitando assim de peças de baixo custo.

Temos de lembrar que fontes não são só necessárias para uso de computadores e também com outros tipos de eletrônicos como dvr, TV, placares, computação embarcada, eletrônica industrial, robótica, etc. . Muitas pessoas sabem do risco de querer economizar no que não se deve mas é melhor ter uma peça mais simples de um fornecedor adequado de algum desconhecido, como o companheiro disse que são apenas US$5 mas em escritórios grandes com 50 a 100 computadores é uma diferença considerável se levado em conta as montadoras de PC como itautec, positivo, etc.. Caso alguma falhe ou cause danos a probabilidade dirá 10%, 5% que já pode ser calculado no que foi economizado ou manutenção corriqueira.

A realidade brasil* precisa de produtos melhores devido ao mau uso ( consumidor) da rede elétrica e outros problemas de sua distribuição.

Aqui vemos rede elétrica aérea com todo tipo de suvenir anexados a ela para deixá-la o mais elegante possível para nossos turistas, objetos de nossa cultura como pipas, sapatos, camisetas, bonecos de carnaval, papai noel...

Não precisamos ir muito longe mas citando as cidades europeias como Paris não vemos um poste de energia e talvez alguns de iluminação, árvores também quase não existem(algo que temos em vantagem por enquanto).

Existe sim um pequeno exagero, mas temos de lembrar que não há como ter mais potência no 3,3V e no 5V sem subir os 12V, me perguntem porque e digo simples: só ver meu caso com a asrock z68 extreme 4 ela demanda muito mais energia no 3,3V do que qualquer outra placa devido a sua quantidade imensa de controladoras externas obrigando o uso de qualquer fonte com ao menos 130W nestas linhas.

*(escrevo minúsculo como forma de protesto a corrupção)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que esta fonte serve para atender situações específicas como um escritório grande que já possuiu uma rede elétrica apropriada para diversos computadores, necessitando assim de peças de baixo custo.

Temos de lembrar que fontes não são só necessárias para uso de computadores e também com outros tipos de eletrônicos como dvr, TV, placares, computação embarcada, eletrônica industrial, robótica, etc. . Muitas pessoas sabem do risco de querer economizar no que não se deve mas é melhor ter uma peça mais simples de um fornecedor adequado de algum desconhecido, como o companheiro disse que são apenas US$5 mas em escritórios grandes com 50 a 100 computadores é uma diferença considerável se levado em conta as montadoras de PC como itautec, positivo, etc.. Caso alguma falhe ou cause danos a probabilidade dirá 10%, 5% que já pode ser calculado no que foi economizado ou manutenção corriqueira.

Que consumo grande tem os PCs de escritório para pedir mais que 250W... Zufil, para entender a nossa crítica, então vamos fazer de conta que nosso mercado tem a fonte Seasonic ES/ET 300/350. A Antec VP350 chega aqui a R$100. Aí vem um importador informado e coloca a Seasonic ES/ET 300 por R$90, que tem PFC ativo e eficiência correspondente 80plus Bronze e etc. Para quem está fazendo orçamento na empresa, R$10 faz toda a diferença, não é?

Essas fontes da Antec são mais caras que as Seasonic em questão até lá fora... Corsair CX430 V2 nem faz parte do mesmo segmento.

Existe sim um pequeno exagero, mas temos de lembrar que não há como ter mais potência no 3,3V e no 5V sem subir os 12V, me perguntem porque e digo simples: só ver meu caso com a asrock z68 extreme 4 ela demanda muito mais energia no 3,3V do que qualquer outra placa devido a sua quantidade imensa de controladoras externas obrigando o uso de qualquer fonte com ao menos 130W nestas linhas.

Me desculpe, mas essa carga de consumo recai mais sobre a linha de +12V que qualquer outra coisa, e mesmo assim deve ser menos de 70W... É muito difícil um PC hoje mesmo sendo top de linha ultrapassar 40W de consumo nas linhas menores, quanto mais 50W... Não é bom alimentar a ideia que potência é a coisa mais importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu só sei que passei mais de 1 ano com uma thermaltake 550w funcionando normalmente no famigerado estabilizador... tirei o estabilizador, 2 dias depois a fonte queimou... fonte que não tem pfc ativo.

logicamente não estou defendendo estabilizador, pelo amor de deus, me livrei disso e com muito gosto.

mas uma fonte sem pfc ativo? porque? não dava pra incluir isso com uma graninha extra?

eu fico sem entender.

faço configurações de pcs gamer/escritório e tomei um susto qd vi essa fonte a 164 reais... logo li que não tinha pfc ativo, uma pena, vai ficar de fora dos meus orçamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

olhando atentamente, percebi que a fonte tem 4 conectores para perifericos e não apenas 3. vi essa fonte a venda em alguns sites, e todos falam que ela tem 4 conectores... fui conferir no teste, o CdH só contou 3, e na foto dos cabos tem 4 conectores, sendo um chicote com 3 conectores de perifericos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...