Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como iniciar programas com o windows 7 com permissões de administrador


El Kabum

Posts recomendados

Olá amigo, essa dica retirei do meu ebook 100 dicas para windows 7 do Ricardo Bohner. Lista 3 métodos de rodar um programa sem receber mensagens do controle de conta de usuário alem de explicar como desablitar o controle de conta de usuário (isso não é recomendado porque diminui a segurança do sistema.)

Rodar Programa sem Mensagem de CCU \ UAC:

CCU – Controle de Conta de Usuário

UAC – User Access Control

Por padrão o Windows 7 trata todos os usuários como se eles fossem usuários comuns. Quando um programa requer privilégios elevados (de administrador) e exibida uma mensagem perguntando se você deseja permitir ou não que um programa faça alterações no seu computador, atribuindo ao programa privilégios de administrador.

Caso você esteja logado no sistema como um usuário comum sem privilégios de administrador e exibida uma caixa de diálogo para você informar credenciais de uma conta que tenha privilégios de administrador.

Para desabilitar mensagens de elevação de privilégios no Windows 7 faça o seguinte:

-Metodo1: Desabilitando o CCU (Controle de Conta de Usuário)

Para desabilitar o CCU faça o seguinte: Menu Iniciar -> Painel de Controle -> Contas de Usuário e segurança Familiar -> Contas de Usuário -> Clique em "Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário", na barra deslizante vertical arraste no indicador para baixo em "Nunca notificar"

*Esse método não e recomendado porque teoricamente permite que qualquer programa que requer privilégios administrativos seja executado sem qualquer aviso inclusive vírus e programas maliciosos.

-Metodo2 usando o Agendador de Tarefas:

Para rodar programas que necessitam de privilégios administrativos sem que sejam solicitadas confirmações através do CCU (Controle de Contas de Usuários) você pode criar uma tarefa para executar o programa.

Primeiro abra o Agendador de Tarefas: Iniciar -> Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Ferramentas Administrativas -> Agendador de Tarefas, no menu Ação clique em "Criar uma tarefa"

Na aba geral: Defina um nome e uma descrição para a tarefa.

Marque a opção: "Rodar com os Privilégios mais elevados"

Na aba Ação: Clique em “Novo”, marque: "Iniciar um programa" e em "Programa\Script" defina o local do programa que você queira executar sem mensagens de confirmação do CCU. Clique em ok para confirmar.

Certifique-se de que na aba “Configurações”, esteja marcada a opção: "Permitir que a tarefa seja executada por demanda"

Agora crie um atalho apontando para o seguinte local:

c:\Windows\System32\schtasks.exe /run /tn "NomeDaTarefa"

Em que "NomeDaTarefa" e o nome da tarefa que você criou anteriormente.

Agora copie esse atalho para onde você queira executar o programa (Área de trabalho, Menu Iniciar etc.) e apague o atalho original.

Se quiser alterar o ícone do atalho clique nele com o botão direito do mouse, propriedades, na aba: atalho clique em "alterar ícone" e escolha o ícone de sua preferência.

P.S: Para executar o Agendador de tarefas rapidamente digite "taskschd.msc" no menu iniciar ou no comando executar.

Se você quiser rodar a tarefa pela linha de comando copie o atalho para a pasta %windir%\system32 (em que %windir% representa a sua pasta Windows). Agora se você digitar o "Nome de seu atalho" na caixa de busca ou comando iniciar a tarefa será executada automaticamente.

Detalhe: de um nome diferente do programa para a tarefa para não haver conflitos.

-Metodo3 usando o Kit ACT

Usando o Application Compatibility Toolkit:

Passo1: Primeiro baixe e instale o ACT (Application Compatibility Toolkit) no site da Microsoft.

Passo2: No Menu Iniciar localize Microsoft Application Compatibility Toolkit\Compatibility Administrator, clique com o botão direito sobre "Compatibility Administrator" e selecione a opção "executar como administrador".

Passo3: No painel esquerdo, clique com o botão direito em "Custom Databases" selecione "New" e em seguida clique sobre o novo banco de dados personalizado com o botão direito, selecione "Create New", "Application Fix".

Na janela "Program Information" preencha os campos com as informações do programa que você queira executar sem mensagem do UAC inclusive o caminho para o programa, clique em "Avançar"

Na janela Compatibility Modes:

Operating System Mode: None

Select additional Compatibility modes:RunAsInvoker

Clique em Avançar, na janela Compatibility fixes deixe tudo como estar e clique em "Avançar", na janela "Matching Information" deixe tudo como estar e clique em "concluir"

Passo4: Selecione o Fix que você acabou de criar, No menu "File" clique em "Save As" defina um nome para o banco de dados personalizado e o local onde deseja salvar o arquivo fix.sdb

Passo5: Entre num prompt de comando com privilégios de administrador e execute o seguinte comando:

sdbinst caminho\NomeDoArquivo.sdb

Exemplo: Se você salvo o arquivo em c:\correcoes\SemUAC.sdb ficaria assim:

sdbinst c:\correcoes\SemUAC.sdb

Ou então clique com o botão direito sobre o banco de dados personalizado e escolha a opção Install.

Pronto agora não serão mais pedidas aquelas mensagens de confirmação para executar o arquivo como administrador ele será executado automaticamente.

P.S:

· Para desabilitar o UAC pelo registro do Windows altere a seguinte chave:

HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System

EnableLUA = 0

Caso o valor EnableLUA não exista crie um valor Dword(32) chamado "EnableLUA" e atribua-o o valor de 0

Para habilitar o UAC defina esse mesmo valor = 1

LUA significa "Limited User Account", pois antigamente o UCA era conhecido como LUA.

· Para apenas não solicitar confirmação de administradores para mensagens CCU faça o seguinte:

No menu iniciar digite "gpedit.msc" + »Enter«

Navegue ate o seguinte local no "Editor de diretiva de grupo local", Configurações do Computador -> Configurações do Windows -> Configurações de segurança -> Diretivas locais -> Opções de segurança, agora altere a diretiva "Controle de Conta de Usuário: comportamento da solicitação de elevação de administradores no Modo de Aprovação de Administrador" selecione o valor "Elevar sem aviso", clique em OK.

A partir de agora as contas do tipo Administradores não serão mais solicitados para permitir que um programa que requeira privilégios de administrador seja executado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, me ajudou bastante... Mas da forma 2, a mais segura, eu estaria iniciando um programa por um atalho, e já que quero iniciar este programa junto com o windows, como faço para iniciar o programa através do atalho e não por seu executável ?

No próprio Agendador de tarefas tem como fazer isso. Em disparadores, você configura a tarefa para "Ao Iniciar" ai o programa vai iniciar sempre que você ligar o Windows.

Qual o programa que você quer iniciar junto com o Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu queria iniciar o programa Rocket Dock, que instala um dock na parte inferior da área de trabalho, parecida com a dos mac's. Nesse dock, tenho atalhos para programas que precisam ser iniciados como administrador, porém ao clicar no atalho do programa eu não queria ter de autorizar o mesmo a ser rodado como administrador.. Então, se o programa que instala o dock estivesse rodando como admin, os programas não pediriam autorização.. :D

Pois bem, estou com um problema. Ao abrir o agendador de tarefas recebo uma janela dizendo "O computador remoto não foi localizado.".

Clico em Ok, o agendador abre, porém algumas opções - entre elas a de criar uma nova tarefa - ficam em cinza, de modo que não posso selecioná-las.. o que fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...