Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento de fusivel trafo 16+16V 800ma


alanfigue

Posts recomendados

Por favor, eu não tô sabendo como calcular, eu tenho um trafo 16+16V 800mA, ele é 127 e 220V, 3 fios na entrada e 3 no secundario, utilizei a ligação oc em ponte com 4 diodos, eu quero saber como calcular o fusivel para os 2 casos, eu tenho que usar um fusivel para o 127 e outro para o 220?como calcular?

eu sei que a potencia do primario é igual a do secundario em um trafo ideal, mas quer dizer que a tensão do meu secundario é 32V * os 800mA que dará a potencia do secundario?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O primeiro grande engano é pensar que seu transformador é de 32 Volts x 800 mA.

Esse tipo de transformador é feito para drivear dois diodos em sua saída, oferecendo 16 Volts x 800 mA. Em um ciclo um dos lados do enrolamento secundário opera, via um dos diodos e no outro semiciclo o outro diodo é que opera bem como o lado correspondente do secundário.

Sendo de 16V x 800 mA a potência (e seu ferro, etc) são dimensionados para 16 x 0,8 = 12,8 Watts somente..

Se tentares tirar de ponta a ponta, dos 32 Volts, evidentemente que a corrente cairá, pois os mesmos 12,8 Watts / 32 Volts = 400 mA..

Claro que ele pode oferecer pouco mais do que isso dai, mas fora de suas características de projeto..

A potência de primário será a mesma do secundário acrescido das perdas por ineficiência.

Podes considerar a eficiência de um transformador como 95% e não vais errar por muito..

Desse modo a potência de primário será 12,8/0,95 = 13,47 Watts

Quanto a corrente de primário, ela será:

Em 127 Volts: 13,47/127= 106 mA

Em 220 Volts: 13,47/220 = 61 mA

Para dimensionar um fusível considere uma corrente cerca de 30% a maior que a corrente nominal.

Calculando para 127 Volts: Ifuse = 1,3 x 106 = 138 mA..

Claro que não vais conseguir achar fusível desse valor..

Adote algum de 150, 200 ou 250 mA, aquele que encontrares...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Completamente correta a observação dos amigos. Obrigado por lembrar.

O transformador, embora seja das máquinas elétricas de maior eficiência, não é assim tão eficiente nesses valores de potência de que estamos falando.

Melhor usar para esse tipo de transformador uma eficiência da ordem de 75%

Retomando portanto

Pot secundário = 16V x 0,8A = 12,8 VA

Eficiência trafo = 75%

Pot primário = 12,8/0,75 = 17,07 VA

Corrente nominal em 127V = 17,07/127 = 0,135A

Corrente nominal em 220V = 17,07/220 = 0,078A

Cálculo do fusível:

Para 127V => 0,135 x 1,3 = 0,178 A

Para 220V => 0,078 x 1,3 = 0,101 A

Na prática, se achares fusíveis de 100 mA para 220 Volts e de 200 mA para 110 Volts assim coloque.

Não chega a ser um erro grotesco se adotares um só valor de fusível, no caso, 200 mA, para ambas as tensões...

Milhão de desculpas pelo meu equívoco..

Obrigado colega Zin e rafael.luc pela lembrança...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP

Desculpe por estar prolongando este tópico mas, como chegou a esses (1,3), calcula-se 30% do quê? Desde já obrigado!!!!

Exatamente..

Se tiveres a corrente nominal e multiplicares a mesma por 1,0 vais ter a mesma, a nominal. Se multiplicares por 1,3 vais ter uma corrente de 30% a mais que a corrente nominal, por isso multiplicar por 1,3...

 

Para não conhecer essa solução só com laranjas, e não com maçãs, se multiplicares por 1,4 a corrente nominal a resultante será 40% superior a corrente nominal.. Por 1,5 será 50% superior e assim por diante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...