Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador loren sid com potenciômentro queimado


manim

Posts recomendados

Tenho um ventila loren sid e seu potenciometro queimou.

só que o calor q faz aqui eu nem uso ele na verdade, heheehe deixo sempre no máximo.

a minha duvida é a seguinte, posso ligar os fios q saem do potenciometro, diretamente um no outro, ligação direta. para não precisar do potenciometro.

pois aqui não se encontra esta peça, e se por acaso encontrar, é usada de rádio, e custa algo em torno de 80 reais para comprar 1 quando agente acha barato, pois se venderem caro nem queiram saber o preço.

ate capacitores aqui custam algo en torno de 30 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que da garantido que não juntara fase e neutro

visto também que quando chega no maximo do potenciometro em um lado ha a maior resistencia do outro lado resistencia nula dando conta direto

mas acho que ventilador não funciona(pelo menos não os que vi)

eram de um lado do negocio que agente roda energiza um numero x de bobinas de outro um numero y com isso aumentando a força do ventilador então seria mais fácil ainda é so ver que fio energiza o que você quer e ligar ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi o q você falou.

vou explicar, o potenciometro é o liga desliga do ventilador.

ta queimado

posso retirar os dois e ligalos direto, será q funciona>> :eek:

amanhã vou num amigo eletrônico de qualqeur forma, queria dormir hoje no ventilador, + num tem jeito, vou dormir no calorao do maranhão. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me arrisco a dizer que sim a chave seletora em algum momento daria o contato entre os dois o que seria a velo maxima

tenta

junta os dois fora da tomada depois de junto pega o fio coloca o ventilador longe e liga na tolmada o pior que pode acontece é taca fogo em tudo e o que normamente acontece (se a casa tiver protetores pra isso) é cair do disjuntor depois de um leve pipoco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa amigos, seu meio leigo em eletronica, nunca terminei o curso e faz tempo q parei...

só conserto algumas coisas em casa mesmo.

vamos lá as fotos do que quero ligar.. se der para entender, me falem se é seguro eu ligar os FIOS AZUIS...

00000yf.jpg

11111kcq.jpg

valeu q quem puder ajudar,..

ps: não levei num parceiro meu, porque ele ta viajando só volta segunda.. e ta caloooorrrrr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara acredito que mesmo que desse um curto não queimaria seu ventilador apenas derrubaria o disjunto pois uma das coisas que pode ser considerada curto é uma não existencia de carga entre os terminais que forncessem tensão ou seja seria como se você ao invés de ligar a chave seletora da imagem você ligasse o interruptor toda corrente passaria pelo interruptor (no caso dois fiozinhos) deixando seu motor do ventilador pra la ou sejam nada passaria por ele

faça o seguinte acompanhe as trilha do circuitinho veja o que aconteceria com esses fios coma chave seletora em uma posição veja como acontece as ligaçoes ai e legue

eu so suspeito pra fala pois de todas as experiencias loucas que me ensinaram na eletronica só ainda não fiz o capacitor eletrolitico explodir de resto fiz

eu tentei fazer ele explodir mas na corrente alternada esqueci na hora que ele servia como resitencia e que antes de explodi (pois explode com tensão reversa e em um semi ciclo da onda ele ficara polarizado reversamente) ele conduziria corrente então quando coloque ele começou a conduzir e como coloquei por pouquissimo tempo ele nem explodiu kkk eu o tirei lico que começou sair faiscas dos fios que liguei nele kkkk

post-908995-13884961471162_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais mesmo assim vou ligar amanhã...

pois estou acidentado com perna quebrada.. heheheee

meu irmão emprestou o ventilador dele, por isso, ai agora são 2 24 horas aqui, 1 para mim , e outro para minha filha de quase 2 meses..

amanhã tento fazer isso, hoje agora estou preparando uma seia para familia, mais você ajudou muito, muito atencioso, e eu agradeço pela ajuda...

poxa sou louco por eletronica mais tive q abandonar logo no inicio do curso, pois arranjei emprego q pegava todo o meu tempo, viajando muito. mais ainda tenho tempo para aprender, tenho curiosidade e tal...

ei só mais uma pergunta, você teria o esquema de desbloqueio do super nintendo, daquele grandão, eu tenho um aqui quebrei os 2 pinos dele e ainda não pegou fita nenhuma.. rapaz raridade ter snes ainda travado nestes tempos, mais consegui 1 aqui de um amigo...

tenho ps2

pc

psp

snes

celular com jogos

sou meio viciado.. heheeee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e outro para minha filha de quase 2 meses..

parabens cara amo crianças

amanhã tento fazer isso, hoje agora estou preparando uma seia para familia, mais você ajudou muito, muito atencioso, e eu agradeço pela ajuda...

feliz ano novo pra ti e tua familia e boa seia

não a de que estamos aqui pra isso

poxa sou louco por eletronica mais tive q abandonar logo no inicio do curso, pois arranjei emprego q pegava todo o meu tempo, viajando muito. mais ainda tenho tempo para aprender, tenho curiosidade e tal...

quase tive que fazer isso mais abri mão do emprego minha familia acham que sou vagaba kkkk

ei só mais uma pergunta, você teria o esquema de desbloqueio do super nintendo, daquele grandão, eu tenho um aqui quebrei os 2 pinos dele e ainda não pegou fita nenhuma.. rapaz raridade ter snes ainda travado nestes tempos, mais consegui 1 aqui de um amigo...

infelizmente não

mas no forum sobre video games dve ter gente que tem

tenho ps2

pc

psp

snes

celular com jogos

sou meio viciado.. heheeee

tenho um ps1

um nintendo 64

e um super nintendo

só antiguidade kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, este componente é realmente um potenciometro, com liga e desliga no inicio dele,

Quando o potenciometro está no maximo, a resistencia tende a diminuir,

Agora ... eu não sei se é uma resistencia Nula, ou se tem alguma resistencia bem baixinha ...

Aguarde mais opiniões. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O manim,

Caso o potenciômetro não exista em sua cidade, veja as características dele e compre pelo sites de venda confiaveis como o soldafria, blucolor etc, troque-o e fique com o ventilador original.

Creio que neste caso exista bastante flexibilidade com relação à resistência, tendo em vista tratar-se de um circuito dimmer.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma la q a foto nao esta estão boa ,e se nao estou vendo demais estou vendo outro componente ali.Talvez seja mesmo um dimmer deste ruizinhos q vem com os ventiladores kkkkkkkkkkkk,eu mesmo tinha um aqui q era assim.Esse pot ai ele é chave e potenciometro tudo num so componente.você pode simplesmente jumpear os dois fios e pronto tera sua velocidade maxima,apenas isso.Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...