Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar o setor Hardware em Geral?


Claudio Velasco

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bem, gente, depois de os colegas de Moderação darem essa ideia resolvi também abrir um post sobre como melhorar o setor de Problemas Diversos e os demais setores do Hardware - Geral.

Organizar, refazer, mudar, acrescentar, remover... o que ?

Peço que exponham ideias de como melhorar nosso setor - não vou impor restrições aqui, nem "moderar" as respostas... apenas peço objetividade nas ideias apresentadas e um pouco de educação. Iremos depois debater os pontos mais sérios que encontrarmos e os meios de se implementar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até procurei, mas não consegui encontrar nada de ruim para tentar melhorar nessas partes do fórum, rsrs. Mas vamos lá, acho que essa parte dos problemas diversos está um pouco bagunçada, muita informação desordenada, acho que dificulta a resolução dos problemas, pois temos muitos tópicos que nem vemos e acabam passando despercebidos por estarem em outras páginas, talvez agrupar/dividir por sub-seções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a área de problemas diversos, não há o que fazer. Já está organizado da melhor forma possível.

Os tópicos resolvidos estão agrupados em um só local facilitando e induzindo a pesquisa, assim como as dicas de limpeza já estão pinadas.

O que se pode fazer ainda é um guia rápido de acesso pra certos problemas, tipo:

Travamentos, mal contatos, desligamentos... etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a área de problemas diversos, não há o que fazer. Já está organizado da melhor forma possível.

Os tópicos resolvidos estão agrupados em um só local facilitando e induzindo a pesquisa, assim como as dicas de limpeza já estão pinadas.

O que se pode fazer ainda é um guia rápido de acesso pra certos problemas, tipo:

Travamentos, mal contatos, desligamentos... etc.

É isso que eu queria dizer, sub-seções/grupos, fica mais fácil de resolver os problemas e também procurar soluções!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mais destaque como progamer? você e os colegas colocaram a necessidade de se realçar os tópicos mais importantes. concordo que a pesquisa nem sempre traz os melhores resultados.

MAs aí teríamos de fazer uma lista com o "top 10" dos problemas, para assim, montar um cabeçalho pro setor.

Alguém tem uma sugestão de guia rápido???? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais destaque como progamer? você e os colegas colocaram a necessidade de se realçar os tópicos mais importantes. concordo que a pesquisa nem sempre traz os melhores resultados.

MAs aí teríamos de fazer uma lista com o "top 10" dos problemas, para assim, montar um cabeçalho pro setor.

Alguém tem uma sugestão de guia rápido???? :D

Quando o PC não liga... Os itens mais prováveis em ordem: (ao menos os que vem com mais frequencia pra mim)

1- Limpeza de memória

2- Limpeza de vga

3- Fonte queimada ou defeituosa

4- Mal contato nos cabos internos/externos

5- MB com defeito

6- Vga com defeito

7- Estabilizador com defeito

8- Memória com defeito

9- Monitor com defeito

Dá pra criar um tópico central demonstrado as técnicas pra lidar com cada provável falha. Exemplo:

1- Limpeza de memória

"Se possuir dois pentes, teste um de cada vez... Passar uma borracha... Testar com outra memória, etc".

2- Limpeza de vga

"Testar com vídeo onboard, passar uma borracha nos contatos da vga, etc...".

Obvio, da pra aprimorar botando mais detalhes e quem sabe até fotos, mas o negócio é por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que se um pente de memória deixar de funcionar, pode ser problema do controlador de memória do processador. E o estabilizador em si é um problema.

Na questão do destaque dos tópicos, eu estava pensando em algo que instigue ao usuário do fórum abrir aquele tópico. Por isso eu coloquei a primeira parte do título do meu tópico como "Quer escolher sua fonte rapidamente?".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hmmm... Assim é que eu quero o negócio... vocês dando ideias práticas de que se fazer e como. Há tópicos tutoriais de bastante coisa, mas vocês acham realmente necessário este tipo de tuto basicão??? Em absoluto acho bom, mas precisamos de mais usuários pondo ideias até para que suas ideias aí sejam testadas. Se der pra haver consensos, peço a vocês para preparar o tópico e depois peço a um dos admins pra pinar na raiz do setor...

Peçam pra quem vocês conhecem para dar opiniões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que se um pente de memória deixar de funcionar, pode ser problema do controlador de memória do processador. E o estabilizador em si é um problema.

Na questão do destaque dos tópicos, eu estava pensando em algo que instigue ao usuário do fórum abrir aquele tópico. Por isso eu coloquei a primeira parte do título do meu tópico como "Quer escolher sua fonte rapidamente?".

Controlador de memória? Putz, ninguem da minha cidade tem tecnologia suficiente na loja pra identificar isso... huasdhuasdhuasdhu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com parte de termos um topico central com as falhas mais comuns e os testes/procedimentos padrões.

Falo isso porque esta sendo comum você entrar na area de "Micro reiniciando" (To me especializando nela kkkkk) e ver uns 7~8 topicos com problemas parecidos "Meu pc reinicia quando estou jogando [nome do jogo]". Estou apelando pro "Ctrl+C/Ctrl + V" pois muitos procedimentos são basicos, tão quanto as confis dos pc's: 1. testar Memo; 2. Monitorar temp; 3. Executar limpeza interna; 4. testgar HD; 5. Testar com outra fonte...

A pesquisa esta sendo esquecida pelos usuarios mais novos. Eles se registram exclusicamente pra fazer uma pergunta que muitas vezes estava no 1° topico da area...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pesquisa esta sendo esquecida pelos usuarios mais novos. Eles se registram exclusicamente pra fazer uma pergunta que muitas vezes estava no 1° topico da area...

Exatamente. Aqui gostaria de fazer uma ressalva: Há jeito de obrigar ou induzir fortemente o usuário novo, antes de postar primeiro tópico, a ler as regras e a aprender como se pesquisa ou que deve fazer antes de postar? É frustante e cansativo ficar repetindo, como foi dito já, na base do CTRL+C/CTRL+V em muitos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bonilla, não podemos obrigar vocês a ler um trecho x do fórum. Pense no colega stuard, que tem poucas postagens e em tese seria novo. Ele deveria ser obrigado a ler tópicos específicos... ? acho constrangedor. Mas por outro lado também acho constrangedor termos de pré-moderar tópicos em varios setores (em micro para jogos apagamos de 20 a 30 tópicos por dia. No HW-outros, é menor a média, mas edita-se uns 15 por dia...).

Assim, ficamos meio que entre impor regras severas a tod@s ou deixar solto e ir podando à medida em que os problemas aparecem. ?Nem todo usuário entende o porque de uma mensagem sua ser apagada, ou editada. Mas a maioria dos usuários nem olhou para as regras gerais. Ou pesquisou antes de postar...

mas, vamos continuar pensando... a coisa anda, e mais moderadores estão perguntando em outros setores, deem uma olhada por ai e postem suas opiniões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu mudar o enfoque então:

Não obrigar... Poderia ser algo como, ao inscrever-se no Fórum, receber uma mensagem automática "sugerindo" que leia os tópicos "tal" e "tal" (colocando nessa mensagem, o das regras, como postar, como pesquisar, enfim...), dando uma ideia a esse usuário como ele deve proceder a partir de então. Uma coisa que senti falta (e ainda sinto), é um tutorial ou um link (ou o que o valha) de como usar as ferramentas, os botões, a edição (em especial os comandos entre colchetes). Muitos não tem a menor noção de como usar por não terem muita afinidade com essa tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Cláudio,

Já pensei em algumas coisas sobre esse setor antes do seu tópico, mas agora irei compartilhar. Se não tiver nada a ver, perdão. Vamos lá:

1. Definir uma regra local para informar a configuração COMPLETA incluindo o sistema operacional. Pois muitas Ziguiziras são provocadas por fontes tupiniquim e etc. Criei um tópico que ensina o membro a descobrir a configuração.

2. Criar alguns scripts para facilitar o entendimento do problema do tipo, se for problema de jogo, criar o script:

A. O driver já foi atualizado? Sim? Vá para o item c. Se não, item b.

B. Baixe o driver atualizado no site do fabricante da Placa de Vídeo.

C. Tentou atualizar o jogo? Sim...e bla bla

D. Antes funcionava? Deu problema depois de quê? Nunca funcionou?

Um script também de otimização..

A. Já instalou o ccleaner, marcou todas as opções e executou o mesmo? Sim

B. Já efetuou a desfragmentação? Não

C. Executou o combofix? (resolve muitas zigziras de desligamento, inicialização e etc) Não

D. Rodou um CHKDSK /R /F /X? Sim deu vários erros e corrigidos

Se for problemas de boot:

A. Desde quando apareceu isso? Fez algo no micro antes disso? Sim, depois da chuva de ontem.

B. É possível tirar algumas fotos da tela para facilitar?

Enfim....Criar vários scripts e pedir ao usuário que já crie o tópico respondendo as perguntas dos mesmos. Isso eu uso no meu trabalho e dá muito certo..Sempre mando por email ou pergunto por telefone, muitas vezes dá pra matar a charada na hora. Outras vezes não.

Não sei se isso é viável aqui. Em micro para jogos você sabe o quanto é trabalhoso, ninguém respeita, querem tudo na hora. Mas ao meu ver aplicando isso aí, deixaria o setor mais "profissional" e mais fácil de entender.

Melhor assim do que ler um tópico:

"ola acabei de compra uma webcam, mas nao aaprece. o k aço?"

Agora conta quantas mensagens serão criadas para entender o problema..

Se não entenderem posso simular algum tópico. Tenho outras idéias também porém não estão "formadas" ainda rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah, Julio! Tutoriais são bons sim. Mas gostei mais da ideia dos seus "check-lists" de defeitos... Teríamos de fazer um top-10 dos mais comuns e ver uma lista padráo de testes a fazer - e olha que cada um tem um ritual, ou tem nenhum, para fazer as manutenções e procedimentos que explicamos aqui. Por isso acho bom o retorno dos usuários quanto a seus problemas notórios e as ideias que se julgam ser necessárias... Mas veja como o tópico está caminhando!!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu acho que deveriam colocar todos os tutoriais num lugar só e criar um tópico somente para as duvidas sobre os tutoriais...

os tópicos mais procurados, poderiam ser colocados como destaques

kkk... Bem que me garantiram que os usuários não escreveriam nada aqui. Mas insisto, postem aqui suas impressões.

pow.. veja a data que você postou o tópico...nas festas de fim de ano.. quer mais o que? rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam este caso como exemplo do que sugeri:

http://forum.clubedohardware.com.br/driver-video-ajudem/1008474

Se um usuário novo (digo novo referindo à sua inscrição e 1º contato com o Fórum) for redirecionado à pg das regras e tendo como única opção para prosseguir, ter que ler (em tese) o tópico das regras (por exemplo) ou outro que se fizer importante, certamente ele pesquisaria antes, ou, na melhor das hipóteses, pensaria melhor antes de criar um tópico como este. Parece-me claro neste caso em especial, um certo comodismo, mas..... enfim...!! Minha sugestão baseia-se no fato de que se leiam mesmo as regras, antes de qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que o reagrupamento e sub-divisão dos tópicos é uma boa...

Um tópico pinado com soluções para os problemas mais comuns... fazer o script um tópico pinado, com as soluções básicas, do tipo "atualizou o driver? reiniciou o pc?" e coisas assim, pois as vezes esquecemos de fazer o mais básico pois achamos que esse tipo de problema nunca vai acontecer...

Bom, por enquanto é isso! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu mudar o enfoque então:

Não obrigar... Poderia ser algo como, ao inscrever-se no Fórum, receber uma mensagem automática "sugerindo" que leia os tópicos "tal" e "tal" (colocando nessa mensagem, o das regras, como postar, como pesquisar, enfim...), dando uma ideia a esse usuário como ele deve proceder a partir de então. Uma coisa que senti falta (e ainda sinto), é um tutorial ou um linck (ou o que o valha) de como usar as ferramentas, os botões, a edição (em especial os comandos entre colchetes). Muitos não tem a menor noção de como usar por não terem muita afinidade com essa tecnologia.

Eu já havia pensado em algo do tipo pras regras principais do fórum. Tipo, o usuário acaba de se cadastrar, e surge um popup do estilo daqueles que aparecem quando você tem uma mensagem privada, só que maior, avisando que ele precisa ler as regras para não ser banido, com a listagem das regras principais e um link redirecionando pra página de regras. Ficaria bem fácil pros novatos entenderem como funciona o fórum, e como expor suas dúvidas do jeito mais explícito possível.

Tá sumido heim Cláudio?:B Quanto tempo. Já vai fazer 1 ano do encontro de usuários

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou chegando meio tarde ao tópico, mas o claudio me alertou sobre ele durante o 9 encontro carioca do FCDH.

Bem, a questão toda na minha visão é: o que você quer melhorar? Ter menos tópicos mal formulados e que precisam ser moderados? Ser mais fácil achar as soluções antigas?

Procurar por solução em posts antigos é bobagem, muito mais fácil procurar no google, então acho que não deve ser o foco das abordagens.

Os usuários que postam "meu micro reinicia, o que faço?" e não falam nem a configuração do pc, se eles fazem esse tipo de coisa é porque não se dão nem ao trabalho de procurar no google. Provavelmente se cadastram e saem postando esperando uma resposta mastigada.

O que eu acho que seria o melhor, e de antemão já acho que o companheiro Claudio Velasco será contra:

Fazer um tutorial com várias soluções possíveis. Eu começaria o tutorial escrevendo os principais 'sintomas' e embaixo de cada sintoma, um link para outro tópico, com o tutorial passo-a-passo para a solução. Isso deixa o tópico inicial mais curto e legível.

No tutorial de solução, além de informações, soluções e referências, teriam uma serie de checklists para o usuário tanto olhar durante a solução quanto salvar para comprovação (explicação a seguir).

Depois, para um tópico ser criado pedindo ajuda, o usuário deveria postar as comprovações de que fez o checklist (aqui o Claudio vai discordar, eu sei). Isso garante que ele não criará o tópico sem antes executar o passo-a-passo.

Qualquer outra solução que não force o usuário a ler, pra mim, é bobagem. Não tem como controlar a chuva de tópicos de outra forma porque não tem nem restrição nem punição para usuários que fazem isso.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kkk... eu tinha comentado: não gosto dessa coisa de tutorial, sylvio, mas vejo que muita gente gostaria, vários colegas mencionaram isso. Provavelmente vou pedir a algum usuário para afzer um tuto basicão para pinar na tela inicial dos setores daqui. vox populi vox dei, né... mas não sei como se faria o aferimento de que o cara leu... meio, há, mas não sei se seria o caso...

Jorge alain, tu é que sumiu,né? também ninguém vista a favelinha do HW-outros...kkk... essa ideia do popup, do redirecionamento para uma tela básica, é complicado por causa da natureza do fórum, que é fechada e presa ao vbulletin, que tem uma EULA chata e que só o GT mexe e pouco.

Desculpe a demora em responder, trabalho tá bombando de problemas, e não resolvo nada se postar aqui - se eu respondo aqui mais cedo as crianças da enfermaria do INCa ficam sem receber fraldas ate sexta, por exemplo - ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...