• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Mercadante

Linux e windows.....

6 posts neste tópico

aí galera.....

tipo, como eu faço pra por o win e o linux no mesmo HD??

eu sei mais ou menos algumas coisas... sei q tem q aprticionar o hd em dois, e pega um programa pra pode faze o boot em um ou outro..

mas sera q alguem poderia me explicar detalhadamente como faze isso?

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte não precisa usar nenhum programa para gerenciar o boot... o Linux ou o Windows conseguem fazer isso... com o Linux é bem mais fácil.

Como você mesmo disse é necessário ter o HD particionado para ter os dois SO's. Caso você tenha o Windows instalado e uma partição sobrando é só escolher um Linux de sua preferência e começar a instalação, recomendo que você comece com distros mais "amigáveis" como Conectiva, Mandrake, Red Hat.

Na hora de fazer o particionamento manual do Linux escolha + ou - uns 2GB(quase uma instalação completa) para a partição nativa do Linux(ext#) e + ou - 128MB de swap(memória virtual, que deve ser o dobro da sua ram... desde que ela não ocupe muito espaço do HD.. 128 tá ótimo para uso doméstico). Prossiga normalmente com a instalação e na hora de escolher qual o tipo de boot... escolha que o boot loader será gravado na MBR do seu HD assim o Linux tomará conta do boot.

Caso seu HD esteja zerado instale primeiro o Windows e depois o Linux. Assim você não corre o risco do Windows apagar o MBR e você perder o boot... e ter mais dor de cabeça com o BOOT.INI do Windows.

[]'s...

Compartilhar este post

Link para o post

tipo........ o que vem a ser "distritos"?

e eu posso particionar o meu hd em 2 agora mesmo depois d já ter instalado o windows e tal? pois eu so estou com uma partição nele......

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mercadante@10 Jun. 2002, 19:33

tipo........ o que vem a ser "distritos"?

e eu posso particionar o meu hd em 2 agora mesmo depois d já ter instalado o windows e tal? pois eu so estou com uma partição nele......

Valeu!!

Distros são a mesma coisa que Distribuições, versões do SO distribuídas por empresas diferentes.

Você pode até particionar o HD agora que ele já está pronto... mas qualquer erro é fatal para o conteúdo do HD... existem programas como o Partition Magic ou o FIPS(cd do Win98) que fazem um "reparticionamento" do HD sem perda de dados... mas nada é 100% confiante... então antes de tomar qualquer atitude é bom fazer um back-up dos arquivos importantes... passar um DEFRAG e um SCANDISK para tentar diminuir ao máximo as "dores de cabeça".

[]'s...

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando este tópico, e como sou leigo em LINUX, tenho a seguinte dúvida.

Por exemplo: Eu tinha o Windows no C: e no D: arquivos variados.

Se eu formatar o C: e nele instalar o LINUX, o novo Sistema Operacional vai identificar a partição D: com seus arquivos? ou para o LINUX os diretórios do windows e a partição D: não existem?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Rmpessoa@16 Jun. 2002, 00:23

Aproveitando este tópico, e como sou leigo em LINUX, tenho a seguinte dúvida.

Por exemplo: Eu tinha o Windows no C: e no D: arquivos variados.

Se eu formatar o C: e nele instalar o LINUX, o novo Sistema Operacional vai identificar a partição D: com seus arquivos? ou para o LINUX os diretórios do windows e a partição D: não existem?

O GNU\Linux consgue enxergar as partições que estão em FAT.

Basta seguir esse caminho:

Partições Windows no GUN\Linux

1- Primeiro crie em seu Linux um diretório qualquer para receber os arquivos do Windows com o comando:

mkdir /mnt/win(o diretório pode ter qualquer outro nome)

2- Agora monte o diretório:

mount -t vfat /dev/hdaXN /mnt/win

O "X" indica qual HD está o Windows e o "N" a partição;

Ex.: O Windows está no HD master na IDE0 você quer montar a partição "C:\" então a sintaxe será:

/dev/hda1

O Linux entende os disco da seguinte maneira:

hda = HD master na IDE0

hdb = HD slave na IDE0

hdc = HD master na IDE1

hdd = HD slave na IDE1

[]'s...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0