Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de overclock e undervolt para llano mobile (a4-3300m, a6-3400m, a8-3500m)


Visitante

Posts recomendados

Eu usei o K10STAT no meu Turion RM-74 e mesmo depois de reiniciar, as alterações nos clocks e undervolt permaneceram. Você falou em restaurar as configurações originais não é? O Programa salva essas configurações? Se sim, como restaurá-las? Não achei nada parecido com isso lá...

Não estou tendo problemas, mas vai que eu faça um over/undervolt que não dê certo... Não conseguirei desfazer mais... :-/

Como seria o processo?

Então David,

Quando você vai no K10STAT, na opção Profile da aba P-State você pode selecionar uma profile qualquer que não tenha sido usada (provavelmente terão o nome seguindo o padrão "ProfileX"), e sem alterar suas configurações renomeá-la para algo como "Original", para que você se lembre depois. Aí é só torná-la padrão com o botão "Default" ao lado.

Agora, me diz aí: esse seu RM-74 é de um notebook HP da série DV5? Eu me lembro de ter visto que essa combinação dava muito problema de superaquecimento...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Então David,

Quando você vai no K10STAT, na opção Profile da aba P-State você pode selecionar uma profile qualquer que não tenha sido usada (provavelmente terão o nome seguindo o padrão "ProfileX"), e sem alterar suas configurações renomeá-la para algo como "Original", para que você se lembre depois. Aí é só torná-la padrão com o botão "Default" ao lado.

Agora, me diz aí: esse seu RM-74 é de um notebook HP da série DV5? Eu me lembro de ter visto que essa combinação dava muito problema de superaquecimento...

Abs

Aham, exatamente essa série. Eu uso o K10Stat pra fazer undervolt. Já consegui melhorar bastante a situação do aquecimento. E também... 3 anos de vida e o note não morreu, sinal que consegui estabilizar XD

O meu maior medo é de baixar demais a tensão e como, após reiniciar, o sistema mantém as configurações... Não vou conseguir restaurar a configuração anterior... O.o Acho que eu precisaria formatar...

Mas vou pegar um DV6-6170br e pretendo usar o K10 pra fazer o contrário (overclock) hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, possuo o notebook hp g42-371 e também utilizo o programa k10.

Gostaria se possivel que você alterasse o titulo do tópico, porque o que você está fazendo não é overclock, apenas está setando o seu processador no clock proximo ao maximo possivel com undervolt.

O correto seria: Guia de undervolto.

Parabens pelo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, possuo o notebook hp g42-371 e também utilizo o programa k10.

Gostaria se possivel que você alterasse o titulo do tópico, porque o que você está fazendo não é overclock, apenas está setando o seu processador no clock proximo ao maximo possivel com undervolt.

O correto seria: Guia de undervolto.

Parabens pelo tópico.

Acho que o título deve ser mantido, pois, apesar de mantê-lo nas especificações você faz alteração no comportamento de fábrica, além do mais não impede ninguém de fazer um over com a explicação apesar de não recomendável. É somente minha humilde opinião. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, possuo o notebook hp g42-371 e também utilizo o programa k10.

Gostaria se possivel que você alterasse o titulo do tópico, porque o que você está fazendo não é overclock, apenas está setando o seu processador no clock proximo ao maximo possivel com undervolt.

O correto seria: Guia de undervolto.

Parabens pelo tópico.

Acho que o título deve ser mantido, pois, apesar de mantê-lo nas especificações você faz alteração no comportamento de fábrica, além do mais não impede ninguém de fazer um over com a explicação apesar de não recomendável. É somente minha humilde opinião. Obrigado.

Então pessoal, pra agradar todo mundo alterei para Guia de Overclock e Undervolt. Fica mais completo inclusive.

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ta ai o resultado do over feito no HP Pavilion Dv6-6170br

muito bom, deu uma boa vantagem na hora de rodar os jogos.

Mas uma coisa estranha que percebi foi que tinha hora que o cpu-z marcava o clock de 4.5ghz =§ no video 0:31 segundos.

Acredito eu que foi um bug mas não sei o que dizer mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta ai o resultado do over feito no HP Pavilion Dv6-6170br

muito bom, deu uma boa vantagem na hora de rodar os jogos.

Mas uma coisa estranha que percebi foi que tinha hora que o cpu-z marcava o clock de 4.5ghz =§ no video 0:31 segundos.

Acredito eu que foi um bug mas não sei o que dizer mais.

Então jp666rock,

No meu também aparece essas leituras estranhas às vezes, não somente no CPU-Z como também no CoreTemp. Tudo que precisa fazer é mandar atualizar os dados que ele já corrige.

A primeira vez que apareceu isso comigo mostrou um clock de mais de 5.0GHz!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz o overclock no meu HP dv6-6170br... Fiz exatamente como no tutorial mas com a tensão em 1,1125 dava Blue screen após 40 minutos de teste de estabilidade do sistema... Elevei a tensão para 1.1250 e uma hora apos Blue screen novamente... Elevei a tensão mais uma vez, agora para 1,1375 e deixei rodando o teste por 6 horas.. O máximo de temperatura registrada foi de 64 graus sendo que amaior parte do tempo ficou em 60 graus.. Como esse é meu primeiro over queria saber a opinião de vocês se esta tudo ok mantenduo essa temperatura...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz o overclock no meu HP dv6-6170br... Fiz exatamente como no tutorial mas com a tensão em 1,1125 dava Blue screen após 40 minutos de teste de estabilidade do sistema... Elevei a tensão para 1.1250 e uma hora apos Blue screen novamente... Elevei a tensão mais uma vez, agora para 1,1375 e deixei rodando o teste por 6 horas.. O máximo de temperatura registrada foi de 64 graus sendo que amaior parte do tempo ficou em 60 graus.. Como esse é meu primeiro over queria saber a opinião de vocês se esta tudo ok mantenduo essa temperatura...

Olá Ander Hoehr,

A temperatura máxima em 64 graus está muito boa! Para comparação, o meu bate nos 72 em carga máxima... agora achei estranho a média em 60, isso é sem carga nenhuma? Porque sem carga nenhuma é para estar em torno de 40 graus!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu dv6 6150br, ainda não fiz o overclock, acho ki por enquanto não será necessário para mim. Irei aumentar a memória, já que os 2 slots estão ocupados, tirar uma e colocar de 4gb. São duas de 1.5gb, ou uma 2gb outra 1gb?

Após o overclock, melhora bastante? Talves ficou melhor que o i3 da 1º geração? e a temperatura? Você fez por qual tutorial? tem o link passo a passo?

Vou colocar o Windows 7 ultimate, só estou querendo pegar todos os drivers, já vi comentários de pessoas ki formatou e demorou um tempinho para achar todos os drivers, mesmo pegando do site da HP. Sabe se no HD tem alguma pasta com os aplicativos dos drivers?

Tirei o adesivo do canto eskerdo do meu ushashuahue, depois vou tirar aqueles outros do lado direito, só não agora para não correr o risco de perder a garantia. O notebook fica mais bonito. Ficou a marca da cola do adesivo, é de boa tirar essa marca com o alcool isopropílico?

estou fazendo a calibragem da bateria, tipo, assim que chegou carreguei por cerca de 2h, até ficar 100%, e agora usar até 5% e depois carregar 100%, repetir esse procedimento por 3x, é isso?

Depois de alguns meses, pretendo trocar o processador do dv6 6150BR

aqui fala que a troca não perde a garantia

http://h30487.www3.hp.com/t5/Hardware-para-notebooks/Troca-de-processador/td-p/186475

Sei que todos da familia 6 e 8 são compativeis, mas nesse link um vendedor da HP fala que os da intel tb são, isso procede?

http://h30487.www3.hp.com/t5/Hardware-para-notebooks/Upgrade-processador-dv6-6150br/td-p/194966

Comprar os processadores só no ebay? não acha no brasil? e se for compativel, nem os da intel?

o meu dv6 6150BR foi um ótimo custo x beneficio, ele saiu por R$1.117,00 na fnac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu dv6 6150br, ainda não fiz o overclock, acho ki por enquanto não será necessário para mim. Irei aumentar a memória, já que os 2 slots estão ocupados, tirar uma e colocar de 4gb. São duas de 1.5gb, ou uma 2gb outra 1gb?

Após o overclock, melhora bastante? Talves ficou melhor que o i3 da 1º geração? e a temperatura? Você fez por qual tutorial? tem o link passo a passo?

Vou colocar o Windows 7 ultimate, só estou querendo pegar todos os drivers, já vi comentários de pessoas ki formatou e demorou um tempinho para achar todos os drivers, mesmo pegando do site da HP. Sabe se no HD tem alguma pasta com os aplicativos dos drivers?

Tirei o adesivo do canto eskerdo do meu ushashuahue, depois vou tirar aqueles outros do lado direito, só não agora para não correr o risco de perder a garantia. O notebook fica mais bonito. Ficou a marca da cola do adesivo, é de boa tirar essa marca com o alcool isopropílico?

estou fazendo a calibragem da bateria, tipo, assim que chegou carreguei por cerca de 2h, até ficar 100%, e agora usar até 5% e depois carregar 100%, repetir esse procedimento por 3x, é isso?

Depois de alguns meses, pretendo trocar o processador do dv6 6150BR

aqui fala que a troca não perde a garantia

http://h30487.www3.hp.com/t5/Hardware-para-notebooks/Troca-de-processador/td-p/186475

Sei que todos da familia 6 e 8 são compativeis, mas nesse link um vendedor da HP fala que os da intel tb são, isso procede?

http://h30487.www3.hp.com/t5/Hardware-para-notebooks/Upgrade-processador-dv6-6150br/td-p/194966

Comprar os processadores só no ebay? não acha no brasil? e se for compativel, nem os da intel?

o meu dv6 6150BR foi um ótimo custo x beneficio, ele saiu por R$1.117,00 na fnac.

Olá Ítalo,

Também tirei o adesivo do meu, passa um álcool que fica 100%. Não precisa calibrar tanto assim a bateria, o meu fiz apenas uma vez e está ok.

Também tinha intenção de futuramente fazer um upgrade para o A8, mas com o overclock dá pra ir levando... agora colocar da Intel, acho que o cara pirou um pouco :wacko:

O passo-a-passo pra realizar o overclock está na primeira página deste tópico, abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, por enquanto do jeito ki está, serve para mim, acho ki não vou fazer overclock nele, deixar original mesmo, de fabrica.

primeiro vou acrescentar memória de 4gb e depois, tirar a outra e somar 8gb.

se colocar um A8, fica melhor que o 6170br, só não com full HD, o resto é tudo igual, em termo de acabemnto etc, certo?

ah, uma boa dica para da um UP no som do 6150br, é ativar o beatsaudio, aí sim o som melhora bastante.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia postar as fotos da config de como ficou o over do DV6-6150BR.. pra nós leigos ajudaria e muito..

Certeza que se alguem fizese um video teria acessos pra caramba. (vai que cola)

E o que são estes %up e %down, ele muda sozinho quando você altera os DID e os FID ou é você quem muda, e pra que serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, por enquanto do jeito ki está, serve para mim, acho ki não vou fazer overclock nele, deixar original mesmo, de fabrica.

primeiro vou acrescentar memória de 4gb e depois, tirar a outra e somar 8gb.

se colocar um A8, fica melhor que o 6170br, só não com full HD, o resto é tudo igual, em termo de acabemnto etc, certo?

ah, uma boa dica para da um UP no som do 6150br, é ativar o beatsaudio, aí sim o som melhora bastante.

valeu!

8 GB com um A8 ficaria top demais hein amigo?:cool: Acredito que em relação ao 6170 a diferença seja basicamente só a tela full HD mesmo, o acabamento é igual.

Alguém poderia postar as fotos da config de como ficou o over do DV6-6150BR.. pra nós leigos ajudaria e muito..

Certeza que se alguem fizese um video teria acessos pra caramba. (vai que cola)

E o que são estes %up e %down, ele muda sozinho quando você altera os DID e os FID ou é você quem muda, e pra que serve?

Bom EdyB, o vídeo ainda não prometo pois não sei fazer, mas aqui está o print do meu 6150 mesmo, como você pediu:

screen_k10_by_villend-d584fch.jpg

Essas settings são garantidas, Tmax até hoje foi 72ºC. Tem até uma margem de segurança na tensão, dá até para abaixar mais um pouco se experimentar.

Já digo que 3.0 GHz é alcançável, tentei a princípio com 1.300V mas em uso intenso deu blue screen e desde então não mexi. Mas se vocês tiverem base com cooler dá pra experimentar um pouco :rolleyes:

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

8 GB com um A8 ficaria top demais hein amigo?:cool: Acredito que em relação ao 6170 a diferença seja basicamente só a tela full HD mesmo, o acabamento é igual.

Bom EdyB, o vídeo ainda não prometo pois não sei fazer, mas aqui está o print do meu 6150 mesmo, como você pediu:

Abraços a todos

cara, obrigado pela ajuda ^^

Fiquei muito triste ontem quando recebi o meu dv6-6150br comprado na fastshop, na verdade adorei o produto, mas ao testar diablo 3, depois de sair do jogo notei umas linhas horizontais piscando na tela, acredito que tenha algum problema na tela ou quando permuta a vga, nao sei mas por via das duvidas vou solicitar troca. Só espero receber um novo, e nao outro devolvido pois antes estava sem estoque e agora voltou um. as Linhas aparecem esporadicamente mas tenho enorme receio em sei q pode piorar e ainda a assitencia da hp não é das melhores... estou no prazo para devolução..

Notei que diablo 3 sofre pra rodar na resolução 1366x7** sera por falta de memoria ram ou processador ainda a 1,9Ghz??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, obrigado pela ajuda ^^

Fiquei muito triste ontem quando recebi o meu dv6-6150br comprado na fastshop, na verdade adorei o produto, mas ao testar diablo 3, depois de sair do jogo notei umas linhas horizontais piscando na tela, acredito que tenha algum problema na tela ou quando permuta a vga, nao sei mas por via das duvidas vou solicitar troca. Só espero receber um novo, e nao outro devolvido pois antes estava sem estoque e agora voltou um. as Linhas aparecem esporadicamente mas tenho enorme receio em sei q pode piorar e ainda a assitencia da hp não é das melhores... estou no prazo para devolução..

Notei que diablo 3 sofre pra rodar na resolução 1366x7** sera por falta de memoria ram ou processador ainda a 1,9Ghz??

Que azar, vir logo um com defeito! Agora, não era pra ter nenhum problema para rodar Diablo 3. O que está acontecendo é que ele deve estar usando a placa de vídeo integrada e clocks baixos. Para corrigir:

1- Clicar no ícone da bateria na barra de tarefas - Marcar a opção "Alto Desempenho"

2- Clicar com o botão direito na área de trabalho - Clicar em "Configurar o gráfico comutável" - Em "Outros Aplicativos" clicar em "Procurar" e selecionar o executável do Diablo 3 - Vai aparecer um retângulo amarelo escrito "Não atribuído" do lado do ícone do Diablo 3 - Clicar no retângulo até ele ficar vermelho e escrito "Alto Desempenho" - Aplicar - Abrir Diablo 3 e jogar as settings tudo lá em cima!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Que azar, vir logo um com defeito! Agora, não era pra ter nenhum problema para rodar Diablo 3. O que está acontecendo é que ele deve estar usando a placa de vídeo integrada e clocks baixos. Para corrigir:

1- Clicar no ícone da bateria na barra de tarefas - Marcar a opção "Alto Desempenho"

2- Clicar com o botão direito na área de trabalho - Clicar em "Configurar o gráfico comutável" - Em "Outros Aplicativos" clicar em "Procurar" e selecionar o executável do Diablo 3 - Vai aparecer um retângulo amarelo escrito "Não atribuído" do lado do ícone do Diablo 3 - Clicar no retângulo até ele ficar vermelho e escrito "Alto Desempenho" - Aplicar - Abrir Diablo 3 e jogar as settings tudo lá em cima!!

Abraço

TIPO, No é q sofre muito, ja estava com essas config, mas nao flui estão natural, tipo se baixar a resolução vejo q flui melhor, rodar até roda, mas sem folga.

Liguei na fast e me informaram que precisaria ligar na hp e pedir o protocolo de atendimeno, liguei la e o car me orientou a atualizar a bios (na verdade me pediu um monte de procedimento), testei um pouco e ate agora o problema nao voltou, nao sei se quero q volte ou nao, buxa e nao voltar e depois de um tempo aparecer, dai ficarei arrependido por nao ter troca o pc de vez... vou testar uns dias ainda...

Quanto a atualização da placa de video peo site da HP, algum já fez e notou alguma diferença ou correção de algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TIPO, No é q sofre muito, ja estava com essas config, mas nao flui estão natural, tipo se baixar a resolução vejo q flui melhor, rodar até roda, mas sem folga.

Liguei na fast e me informaram que precisaria ligar na hp e pedir o protocolo de atendimeno, liguei la e o car me orientou a atualizar a bios (na verdade me pediu um monte de procedimento), testei um pouco e ate agora o problema nao voltou, nao sei se quero q volte ou nao, buxa e nao voltar e depois de um tempo aparecer, dai ficarei arrependido por nao ter troca o pc de vez... vou testar uns dias ainda...

Quanto a atualização da placa de video peo site da HP, algum já fez e notou alguma diferença ou correção de algum problema?

Então provavelmente melhorará o desempenho subindo o clock pros 2.5 GHz. Quando ao driver de vídeo, fiz a atualização pelo site da AMD para o Catalyst 12.4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Então provavelmente melhorará o desempenho subindo o clock pros 2.5 GHz. Quando ao driver de vídeo, fiz a atualização pelo site da AMD para o Catalyst 12.4.

atualizei o drive pelo site da hp (SP54362.exe) e deu blue screen, vi um relato de um cara que deu blue screen com o mesmo crash que o meu agora quando tentei atualizar o drive só que o dele parou de funcionar enquanto jogava..

fiquei com medo agora.

http://h30487.www3.hp.com/t5/Hardware-para-notebooks/Blue-screen-Notebook-6150BR/td-p/186890 veja o relato.

mais uma coisa, o erro que da ao isntalar o drive é o dxgknrl.sys

Algum corajoso poderia tentar instalar esse drive da HP para ver se da blue screen ou eu é que fui premiado. (é o drive de 09/2011)

Edit: achei uma reclamação no reclameaqui de um cara que teve o mesmo problema que o meu de listras na tela, e em seguida fez a mesma coisa que eu, ligou pra hp, foi orientado a instalar o drive da GPU e teve tela azul, ele acabou ficando com o pc pois sem atualizar a gpu tudo estava ok e depois de uma semana bluescreen de novo ao instalar um jogo. definitivamente vou devolver o note, realmente não quero correr o risco de me arrepender depois por nao ter devolvido. Queria saber se essas atualização da GPU afeta todos os HP dv6-6150br ou sao poucos que estão bugados.....

http://www.reclameaqui.com.br/2773614/hewlett-packard-hp/bluescreen-no-hp-pavilion-dv6-6150br-com-uma-semana-de-uso/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu sempre digo notebook e overclock não combinam, já foram 3 perdidos, eu nem arrisco!

Pelo que vi, o EdyB não chegou a fazer overclock....

E não existe esse achismo de 'não combinar', se você fizer tudo sabendo o que está fazendo e respeitando os limites de segurança, não há como dar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos programas não reconhece a 6750M, porém se você usar um monitor de utilização como o próprio AMD System Monitor que vem instalado no notebook é possível perceber que quando o programa começa a rodar, desde que no modo Alto Desempenho, a taxa de utilização da 6750M aumenta, indicando assim que ela está sendo utilizada para processamento gráfico:

system_monitor_by_villend-d58wpse.jpg

No caso ela está sendo reconhecida apenas como "6600 and 6700M Series", e não há nenhum programa rodando portanto a utilização está no 0%.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...