Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de overclock e undervolt para llano mobile (a4-3300m, a6-3400m, a8-3500m)


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal!

Aqui está um guia para overclock e undervolt dos processadores família Llano (Sabine) para notebooks. Traduzi-o do www.slappablog.com e estou disponibilizando aqui para vocês com algumas adaptações, já que para mim foi muito útil. Passei meu dual-core A4-3300M de 1.9 para 2.5 GHz!

Cuidado: Normalmente notebooks não são feitos para receber overclock. Um overclock vai fazê-lo perder a garantia do seu note. Por isso, use as informações abaixo com cuidado e por sua conta e risco!

Introdução

A AMD introduziu a série A de APUs no segundo semestre de 2011. Esses chips contêm CPUs dual ou quad-core com uma GPU integrada de performance que chega a superar algumas dedicadas low-end. Isso torna essas APUs uma boa opção para um gamer casual que quer performance razoável a um bom preço.

img_3245.jpg

O que não é dito pelo marketing é a capacidade de overclock dessas APUs, pois a CPU é baseada na mesma arquitetura usada nos Phenom e Athlon II.

"Ok, então como eu faço o overclock então?" Bem, vamos lá:

Informações Importantes:

Por ser uma plataforma móvel, essas APUs têm algumas diferenças em relação às suas versões de desktop:

- Esses chips podem rodar mais quentes do que suas versões desktop. Isso é devido à menor capacidade de ventilação dos notebooks.

- Não espere um overclock a nível dos de desktops. Como já disse, notebooks definitivamente não foram feitos para receber overclocks. Eu mesmo não passei dos 2.5 GHz para uso pesado.

- Não use o processador em overclock enquanto o notebook estiver só na bateria, a não ser que você tenha feito um ótimo undervolt. Você só vai gastar a bateria bem mais rápido.

- Nas APUs, a CPU e a GPU estão juntas e são refrigeradas pelo mesmo dissipador. Então é muito importante ficar de olho nas temperaturas quando você for jogar, ou qualquer coisa que faça a GPU trabalhar pesado. No caso de notebooks que tenham placa de vídeo dedicada, isso não é um problema muito sério pois você pode ativar só a dedicada para jogar e a integrada fica inativa, assim o dissipador só precisa resfriar a CPU.

Programas que você vai precisar:

K10stat- Esse é o programa que vai fazer a mágica. Com ele você vai alterar os multiplicadores, divisores e a tensão da CPU.

 

CPU-Z- Opcional. Com ele você pode verificar os clocks da CPU assim como outros detalhes do seu computador.

Core Temp- Para monitorar as temperaturas do chip.

Prime95 (ou equivalente)- Vai pôr sua CPU para trabalhar e verificar se o overclock está estável.

Parte 1: Fazendo o Overclock

É importante notarmos que essas APUs vêm com uma tensão padrão bem elevada. O que isso significa para nós? Significa que podemos dar um overclock e um undervolt ao mesmo tempo. Isso nos permite melhorar a performance com o overclock, enquanto mantemos a temperatura baixa com um undervolt.

Se você abrir o K10stat e clicar na aba P-State, verá vários itens. Há o FID que é o multiplicador, DID que é o divisor, e a tensão da CPU. Você também verá uma lista de P-states (B0, P0, P1, ... etc). O p-state B0 é a configuração do turbo boost. P0 é seu clock padrão quando todos os núcleos (cores) estiverem sendo usados. A APU vai pular do P0 para B0 apenas para um core de cada vez, quando este estiver sob pressão (por exemplo um aplicativo que não se beneficia dos demais cores). O resto dos p-states são utilizados dependendo da utilização do chip, sendo o P6 o clock mínimo (maxima economia).

screen1_by_villend-d5fj1a0.jpg

screen2_by_villend-d5fj1di.jpg

Portanto se você quer uma configuração onde a velocidade do processador seja sempre a mesma, você deve ajustar todos os P-states para o clock desejado. Se você não fizer isso, a APU vai continuar saltando entre os diversos p-states depedendo da utilização do processador.

Um bom ponto para começar é cerca de 2.3 GHz e 1.1 a 1.2 V. Cada chip é um chip, mas essas são boas configurações iniciais. A partir daí você pode ir aumentando o clock (Eu recomendo incrementos de multiplicador de 67MHz, para isso use um DID de 1) e ajustar a tensão usando os menus drop-down. Não se esqueça de clicar em "Apply" após cada mudança. Apenas aumente a tensão se a ventilação do notebook permitir (Uma dica é deixar a traseira dele um pouco elevada, colocando apoios nos suportes traseiros. Melhor ainda é uma base com ventoinhas). A temperatura máxima recomendada sob carga é 90C. Acima disso, o computador pode se desligar automaticamente para evitar superaquecimento. Use o CoreTemp para verificar as temperaturas:

screen3_by_villend-d5fj3qo.jpg

A seta indica a temperatura atual. Mantenha-a abaixo de 90ºC, e tudo estará OK.

Para o meu A4-3300M eu consegui 2.50 GHz @ 1.1500V estáveis para os dois cores. Origialmente o chip funcionava a apenas 1.9 GHz @ 1.1250V, com o turbo boost levando a 2.5 GHz @ 1.4125V! Então eu aumentei a tensão cerca de 2% para um ganho em clock de cerca de 31%. Ou se considerar a tensão do turbo boost, uma redução na tensão de 19%! Agora você vê porque essas APUs são tão boas? Mostre para aquele seu amigo fanboy de Intel esses resultados!

Para conseguir esse overclock eu usei o K10stat e fiz alguns ajustes. Primeiro eu coloquei o DID para 0 (o que dá incrementos de 100 MHz) e o FID (multiplicador) para 9. Isso tem que ser feito para cada P-state para evitar que a velocidade do clock fique variando (a não ser, é claro, que você queira configurar os p-state para economizar energia, ou jogar um turbo boost para 3.0 GHz!). Eu mudei a tensão para 1.1500V, e monitorei tudo no CPU-Z para confirmar as mudanças.

screen4_by_villend-d5fj4u3.jpg

Parte 2: Testando a Estabilidade

(Dados e screens do original)

Essa parte do guia é bem aberta. Como nós não estamos mudando a RAM, o clock HT, ou a velocidade NB, podemos fazer os testes de muitas maneiras diferentes.

Eu recomendo rodar o Prime95 por pelo menos 3 horas. Fique atento às temperaturas durante este período (não que vá queimar, mas você pode evitar que o desligamento automático por aquecimento faça você perder todo o progresso). Num teste Prime95, temperaturas de até 100C são aceitáveis; apenas não é uma boa ideia que seu notebook funcioe a isso digamos por 8 horas seguidas!

Se você quiser testar com jogos, lembre-se de que a APU tem a GPU junto, que vai aumentar a temperatura quando for ativa. Lembrando que se você tiver uma GPU dedicada esta vai assumir o controle e a GPU inegrada à APU ficará desativda.

Eu testei com um programa de cálculo de proteínas que para mim é um teste bom, pois é o único aplicativo que utilizo que põe meu processador para trabalhar a 100% e o faz esquentar um pouco. Abaixo um screenshot do meu notebook a 2.35 GHz e 1.1125V rodando estável após 9 horas.

folding-stable-9-hrs.png

Bem, isso é tudo pessoal! Espero que agora vocês possam utilizar todo o potencial de suas APUs Llano! Obrigado por lerem.

PS: Por favor, fique de olho nas temperaturas! É um fator muito importante, especialmente em notebooks! E configure o K10stat para iniciar junto com o Windows para que seu overclock seja aplicado automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigo,

O meu note é o 6150 com o A4 dual-core. Pra uso diário o desempenho é bom, e o turbo core funciona direitinho. Mas como utilizo simulador de vôo preciso de mais desempenho de vez em quando então dei um over.

O citado no guia é um A6 3400M, eu apenas traduzi o original em inglês. Acredito que o DV6-6170, por ser quad-core, tenha um desempenho ainda melhor. Mas eu optei pelo 6150 por alguns motivos:

1-é o único da linha com HD de 7200rpm

2-também é o único com memória de vídeo GDDR5

3-é mais barato! (paguei 1790,00 parcelado)

O acabamento é 10 e dificilmente você vai achar um custo-benefício melhor nessa faixa de preço, ainda mais com AMD que é minha preferência.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com over para 2.5 GHz @ 1.1375V a temperatura máxima foi rodando X-Plane 10. Bateu nos 75C. Isso sem levantar a parte traseira nem com coolers adicionais! A ventoinha, acima dos 70C, começa a fazer um barulho de avião a jato mas isso é bom pois garante a temperatura apropriada (e normalmente eu uso headphones então nem ligo). Depois de encerrado o uso intenso, em questão de menos de um minuto a temperatura volta para 49C (ainda a 2.5 GHz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu sei q esse post n é pra isso mas eu to querendo comprar esse hp q você tem mas to com mt duvida no processador dele, ele ta limitando a placa de video nos jogos ??? dps do seu overclock você manteve o bost ou deixou td em um unico clock ?? tem como aumentar o bost dele junto com o clock base pra tipo 2.0 - 3.0 ?? porque seria esse o clock q eu deixaria pra jogar e editar fotos e videos mesmo se ele aquecer umpouco mais porque eu vou usar mais para jogos e n me intereça mt a duraçao da bateria, se durar 1h na net pra mim ta bom, valeu, abraços, tenta fazer um review do note pro pessoal amostrando ele rodando jogos e tal beleza, falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Oi pessoal,

Desculpem a demora pra responder. O turbo core vem sim de fábrica mas não é possível deixá-lo ativado o tempo todo e nem acho que seria uma boa ideia, já que ele vem configurado para aplicar 1.4000V durante o boost!

Foi possível overclock E undervolt, 2.5 Ghz @ 1.1375V. Nunca deu tela azul depois que deixei nessa configuração. A temperatura fica bem dentro da margem de segurança, no máximo 75 graus. E você pode configurar pra ficar travado nos 2.5 e com boost para 3.0 usando o K10STAT.

Para a galera que vai rodar games pesados, ainda recomendo atualizar o driver de vídeo e configurar no AMD Control Center para rodar os jogos no modo Alto Desempenho. Isso garante que a placa dedicada (um monstro, diga-se de passagem, ainda mais pelo preço) trabalhe.

Rodei DIRT 3 no Ultra, Skyrim no Ultra, FSX+REX e ORBX com tudo no max menos autogen, NFS SHIFT 2 no High, X-Plane no High. Mas sem anti-aliasing.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se eu alterar somente o estado B0 do processador pelo K10Stat, então eu estou alterando somente o clock do processador no modo turbo, não é?

Se eu colocar as informações que estão no tutorial, os 4 cores em modo turbo irão para 2.3GHz ou o clock irá subir gradualmente em cada um dos núcleos até atingir os 4?

Minha ideia era usar o K10Stat para mudar apenas o clock turbo. Assim, quando o processador precisar de mais desempenho, ele vai para 2.35GHz nos 4 cores e quando não precisar, ele volta para o clock default de 1.4GHz (ou menos).

Ao fechar o K10stat, todas as configurações do processador voltam ao estado padrão, correto?

Estou na dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom comprei o dv6 6150 que está para chegar, estava pensando em fazer igual o amigo de cima disse, e acho que para fazer isto, o correto seria mudar o pstate 0 ou p0, que ai os 4 ou 2 cores no meu caso ficariam trabalhando no devido clock turbo, e os outros pstates serviriam para quando o processador estivesse subutilizado não seria isso? já que pela explicação o b0 apenas coloca um dos cores na quela frequência.

A alguém sabe explicar para que serve aquele up% e down% que tem ao lado direito dos pstates?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e quanto ao "overclock" que tem no catalyst no HP Pavilion dv6 6170br, indo na aba Desempenho/alimentação da CPU, aí tem la de 800mhz -> 1400mhz(ou 1,4ghz) pode botar isso no max sem haver nenhum problema? tipo, usar esse "overclock" do catalyst + esse desse tutorial do topico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Peço desculpas a todos pela demora em responder, mas é que estou fazendo cursinho para o vestibular e acabo esquecendo desse tópico aqui no CDH.

Se eu alterar somente o estado B0 do processador pelo K10Stat, então eu estou alterando somente o clock do processador no modo turbo, não é?

Se eu colocar as informações que estão no tutorial, os 4 cores em modo turbo irão para 2.3GHz ou o clock irá subir gradualmente em cada um dos núcleos até atingir os 4?

Minha ideia era usar o K10Stat para mudar apenas o clock turbo. Assim, quando o processador precisar de mais desempenho, ele vai para 2.35GHz nos 4 cores e quando não precisar, ele volta para o clock default de 1.4GHz (ou menos).

Ao fechar o K10stat, todas as configurações do processador voltam ao estado padrão, correto?

Estou na dúvida...

Olá David,

Para alterar apenas o clock do turbo você deve alterar o B0. Funcionará exatamente como você falou. Para voltar aos clocks originais é só voltar na configuração original pelo K10STAT ou reiniciar o PC. Apenas fechar o K10 não desativa o seu overclock.

e quanto ao "overclock" que tem no catalyst no HP Pavilion dv6 6170br, indo na aba Desempenho/alimentação da CPU, aí tem la de 800mhz -> 1400mhz(ou 1,4ghz) pode botar isso no max sem haver nenhum problema? tipo, usar esse "overclock" do catalyst + esse desse tutorial do topico?

Olá Reklaw,

Me parece que esse overclock ao qual você se refere é da GPU, no caso eu acredito não haver nenhum problema em rodar os dois overs ao mesmo tempo. Mas, se como você escreveu, fer da CPU, eu acho melhor usar o K10STAT pois permite que você tenha um controle melhor da situação.

então..

fiz aqui em casa no meu dv6-6170br do jeito que explicaram no topico

mas deixei FID 14 e DID 1... tensão 1.1000... tão todos rodando a 2Ghz...

temperatura por volta de 67 graus...

posso deixar assim ? essa conta de FID x DID x tensão esta OK ?

obrigado!

Olá Bigbrow,

Se a temperatura e a tensão mantiverem-se dentro da margem de segurança que citei, não há o menor problema ter uma combinação diferente de FID e DID's.

Falou galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nobres, peço que postem a imagem dos parametros colocados no overclock do k10stats, isso ajudaria muito.

pois não estou entendendo uma coisa. o note 6150br é 1.9 e trabalha no boost em 2.5 . Se você coloca ele pra trabalhar direto em 2.5 num to vendo over ai não... só ta trabalhando direto no booster. to errado???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nobres, peço que postem a imagem dos parametros colocados no overclock do k10stats, isso ajudaria muito.

pois não estou entendendo uma coisa. o note 6150br é 1.9 e trabalha no boost em 2.5 . Se você coloca ele pra trabalhar direto em 2.5 num to vendo over ai não... só ta trabalhando direto no booster. to errado???

Olá Lordluck,

Quando o processador ativa o boost ele diminui temporariamente o clock do 2º núcleo e joga o do 1º nos 2.5, sendo assim útil apenas em tarefas que não utilizem os dois núcleos; com tensão de 1.400V por padrão. Após o procedimento de overclock é possível manter ambos os núcleos estáveis a 2.5 GHz, com uma tensão bem abaixo da default do boost. Ainda sendo possível aumentar ainda mais este clock caso tenha resfriamento apropriado.

No K10STAT, vá na aba P-State e, para deixar como o meu está rodando, configure:

FID = 9

DID = 0

CPU Voltage = 1.1375 (lembrando que esta pode variar de um computador para outro)

E faça isto para todos os states (B0, P0, P1, P2, P3 etc.) para manter o clock estável.

Qualquer coisa ponho a imagem depois.

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Olá amigo,

O meu note é o 6150 com o A4 dual-core. Pra uso diário o desempenho é bom, e o turbo core funciona direitinho. Mas como utilizo simulador de vôo preciso de mais desempenho de vez em quando então dei um over.

O citado no guia é um A6 3400M, eu apenas traduzi o original em inglês. Acredito que o DV6-6170, por ser quad-core, tenha um desempenho ainda melhor. Mas eu optei pelo 6150 por alguns motivos:

1-é o único da linha com HD de 7200rpm

2-também é o único com memória de vídeo GDDR5

3-é mais barato! (paguei 1790,00 parcelado)

O acabamento é 10 e dificilmente você vai achar um custo-benefício melhor nessa faixa de preço, ainda mais com AMD que é minha preferência.

Espero ter ajudado!

Olá amigo, só informando, eu tenho o HP 6170BR e ele tem a HD 6750M com GDDR5... inclusive com over 725/1000 e meu CPU fica 24/7 em 2,5Ghz@1,15v BOOST 3,0Ghz@1,275v. O desempenho é incrivel pra um note.... o HD realmente é ruim por ser 5400RPM, mas resolvi isso com um SSD... a tela FULLHD é muito boa tambem!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
To bastante interessado nesse note. E pretendo fazer o overclock caso compre. Você pode me falar qual foi a mudança no indice do windows, de antes pra depois do overclock? Que um i3 tem WEI de 6.4, se com esse overclock conseguir superar ou chegar perto compro ele.

E aí Brito,

Aumentou consideravelmente o WEI, não me lembro exatamente quanto estava antes mas o meu ficou com 6,2 de processador, a 2.5 GHz.

Caso possa interessar, o WEI de gráficos para jogos ficou em 6,5; o de HD em 5,9 e o de memória (o mais baixo) em 5,5.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei o K10STAT no meu Turion RM-74 e mesmo depois de reiniciar, as alterações nos clocks e undervolt permaneceram. Você falou em restaurar as configurações originais não é? O Programa salva essas configurações? Se sim, como restaurá-las? Não achei nada parecido com isso lá...

Não estou tendo problemas, mas vai que eu faça um over/undervolt que não dê certo... Não conseguirei desfazer mais... :-/

Como seria o processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...