Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Atualizado de Fontes - V5.0


NyanDere

Posts recomendados

Olá Progamer bom dia.

Vou adquirir uma fonte e gostaria da sua opinião.

Minha configuração:

|I5 2500k|AsRock P67 Pro3 SE|2x4GB Corsair Vengeance 1600|Sapphire 6770 Vapor-X|

|CM Hyper TX3 - GP @Dual Fan|C3 Tech 400WR|Samsung 320GB 7200 Sata 2|LG 21,5" 1920×1080|

|TT Commander MS-I Black + Aerocool Shark 140mm + Spire Blue 120mm|

A minha pergunta não é se a fonte aguenta, mas sim qual das 2 é melhor. Pois as duas estão saindo por R$ 111,44 a vista.

Fonte 400W 80 Plus Bronze HCG-400 ANTEC

Fonte 400W 80 Plus Neo Eco 400C ANTEC

Ou vale a pena pegar:

Fonte 430W CMPSU-430CXV2 CORSAIR - R$ 159,89?

(Estou comprando a fonte pensando e um up de VGA futuro, pelo que eu andei pesquisando qualquer uma dessas aguentaria até a 6970.)

Agradeço a atenção

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ach o que deveria ter mais detalhes pois alguns amigos acharam que os números vermelhos era índice de qualidade.

O tópico é excelente mas quem não entende está entendo menos ainda, tem gente comprando aquela iceage só poruqe viu aqui.

QUando eu tiver tempo, e paciência de entender, vou entrevistar estas pessoas que estão entendo seu tópico de forma errada para facilitar na leitura.

Seria muito bom ter indicações de loja porém já existe um tópico dedicado a isso e creio que deveria mencionado.

Você se importaria se eu efetuar uma edição ao modo "leigo entendível"? De uma certa forma estarei alimentando os trolls mas infelizmente estes estão comendo "caquinha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ach o que deveria ter mais detalhes pois alguns amigos acharam que os números vermelhos era índice de qualidade.

O tópico é excelente mas quem não entende está entendo menos ainda, tem gente comprando aquela iceage só poruqe viu aqui.

QUando eu tiver tempo, e paciência de entender, vou entrevistar estas pessoas que estão entendo seu tópico de forma errada para facilitar na leitura.

Seria muito bom ter indicações de loja porém já existe um tópico dedicado a isso e creio que deveria mencionado.

Você se importaria se eu efetuar uma edição ao modo "leigo entendível"? De uma certa forma estarei alimentando os trolls mas infelizmente estes estão comendo "caquinha".

Talvez seja o tamanho do tópico que esteja cansando esse pessoal, porém penso que a maioria das pessoas estão entendendo o tópico. Mesmo assim eu ando pensando aqui em melhorar o sistema avaliação das fontes para facilitar a leitura do tópico. Vou fazer isso em breve. E sim, pode fazer uma pesquisa para saber o que o pessoal está achando do tópico para melhorá-lo.

E só para lembrar, o pessoal não compra Iceage porque viu meu tópico, e sim por causa do selo de aprovação do CDH. Acho que eles nem entraram no tópico para saber que:

Iceage IA450HP80

Potência útil: 384W em +12V, em condições normais

Eficiência: 80-83%

Peca em várias coisas como ausência de PFC ativo, capacitadores péssimos e ainda uma falha de projeto que faz ela queimar em subtensão, que é algo que só poderia ser detectado com o tempo.. Não recomendo.

Nota: 4,5/6,5

Preço: R$130-170

---------------------------

Iceage IA500HP80*

Potência útil: 414W em +12V, em condições normais

Eficiência: 79-83%

Pelos mesmos motivos da versão de 500W, ela deve ser evitada.

Nota: 4,5/6,5

Preço: R$130-170

*Algumas lojas estão vendendo a IA5000HP80 como se fosse a versão IA500HP80. Veja abaixo a minha avaliação sobre a IA5000HP80:

---------------------------

Iceage IA5000HP80

Potência útil: 195W em +12V com segurança

Eficiência: 78-81%

É a Iceage de 650W renomeada, deve ser evitada a qualquer custo devido aos seu ripple alto em 3.3V. Pelo menos não queima em subtensão... XD

Nota: 3/8

Preço: R$130-170

---------------------------

Iceage IA6500HP80

Potência útil: 195W em +12V com segurança

Eficiência: 78-81%

Tem muita gente que ainda compra esta fonte, por isso é sempre bom alertar...

Nota: 3,5/4

Preço: R$200-230

---------------------------

Se o pessoal não leu como detonei as fontes da 3RSystem aqui, sinceramente, nem clicaram no link do tópico.

E acho que acabei deletando o link que aponta onde podem ser encontradas as fontes... Está reposto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então mas algumas pessoas das quais estou falando utilizam o sistema polegadas como padrão e por incrível que pareça elas entenderam assim 3/8 é melhor que 2/4. O difícil foi dizer que não tem nada a ver a medida de polegadas com a nota dada pelo colega .

Sei que o companheiro queria facilitar mas tem gente que acha que se martelar o dedo, uma hora acerta o prego....

Uma maneira seria colocar Nota média 3,3 e não dois valores inteiros, no caso da fontes Iceage deveriam ficar em uma lista separada junto com outros produtos bomba.

Assim abaixo um exemplo:

Fontes ruins

:muro:Iceage IA6500HP80

Potência útil: 195W em +12V com segurança

Eficiência: 78-81%:(

Tem muitas pessoas que ainda compram esta fonte, por isso é sempre bom alertar dos problemas:

Peca em várias coisas: ausência de PFC ativo; capacitadores péssimos e ainda uma falha de projeto que faz ela queimar em subtensão (baixa energia ou meia fase), que é algo que só poderia ser detectado com o tempo. Não recomendada.

Nota média: 3,5 de 10

Preço: R$200-230:angry:

Fontes boas:

:DAntec Neo Eco 620C

Potência útil: 576W em +12V

Eficiência: 81-83%^_^

Esta também voltou com tudo, mas ainda assim restrita a algumas lojas. É equivalente a Seasonic S12II 620 com uma eficiência levemente inferior.

Nota: 9de 10

Preço: R$220-250:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a ajuda dos emoticons pode usar classificações:

:D = Excelente

:mad: = Péssimo

:mellow: = Razoável

:( = ruim

^_^ = bom

Usar cores nos títulos para já ir alertando sobre a qualidade como verde para as que tiverem notas acima de 7 , amarelo de 5 a 7 e vermelho para abaixo de 5.

Assim fica mais fácil pesquisar pois a quantidade de fontes é enorme e ir pelas cores e emoticons fica fácil localizar.

Coisa que até eu fiquei confuso é a falta da potência em 5V e 3,3V mais potência total, assim as pessoas vão entendem que os 150 W faltantes da suas fonte de 620 foram parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei duas coisas que você mesmo não entendeu aí e que eu posso corrigir futuramente.

Eu criei duas notas, a primeira é para a fonte e a segunda é para o preço. Talvez seja por isso que o pessoal se confundiu. A outra coisa que vi onde você se enrolou é sobre a soma da potência útil da fonte. Não é soma das linhas de 3.3V + 5V e potência total, e sim +12V somadas com 50W.

É, vou ter que fazer uma reforma. Pretendo colocar as descrições desta forma:

SeaSonic S12II-430 Bronze

Potência útil: 360W em +12V

Barramentos de 12V: /360W/

Eficiência Energética: 84-86%

Regulação de Tensão: Ótima

Oscilação de Ruído/Ripple: Excelente

Cabeamento: Ótimo

Construção: Boa

Padrão ATX12V

Preço Estimado: R$160-175

---------------------------

Iceage IA450HP80

Potência útil: 384W em +12V (Certificado por testes)

Barramentos de 12V: /192W/216W/

Eficiência Energética: 79-83%

Regulação de Tensão: Boa

Oscilação de Ruído/Ripple: Ruim

Cabeamento: Regular

Construção: Péssima (s/PFC ativo)

Padrão ATX12V

Preço Estimado: R$130-170

---------------------------

Esse é o esquema da versão final do V2 do meu tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo colocar as descrições desta forma:

SeaSonic S12II 430 Bronze

Potência Útil ------------------- 360W + 50W

Eficiência Energética ----------------------- 83-86%

Distribuição entre barramentos --------------------------- Boa

Regulação de Tensão ------------------------- Ótima

Oscilação de Ruído/Ripple --------------------- Excelente

Cabeamento ------ ------------------ Ótimo

Acabamento --------------------------- Bom

Preço ---------------- R$160 até R$180

IceAge 450W

Potência Útil ------------------- 414W + 50W

Eficiência Energética ----------------------- 79-83%

Distribuição entre barramentos --------------------------- Mediano

Regulação de Tensão ------------------------- Bom

Oscilação de Ruído/Ripple --------------------- Ruim

Cabeamento ------ ------------------ Mediano

Acabamento --------------------------- Péssimo

Preço ---------------- R$150 até R$180

Só um exemplo.

Simplesmente excelente!

Tava + ou - assim:

O leitor peguntava: qual a melhor fonte para configuração tal?

Resposta: 1°: Fonte A; 2°: Fonte B; 3°: Fonte C.

Leitor: Ah... mas essa é mais cara que aquela... Será que a Fonte D serve?

Resposta: Blá blá blá.

Leitor: Indagação

: Ciclo interminável.

Aqui, quem tá afim mesmo, consegue entender e diferenciar (quase) tudo.

E que não interessa ou não entende, procure um leitor que tenha postado uma configuração parecida e veja qual o fim da história.

Garantia de menos tempo disperdiçado e posts eternos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei duas coisas que você mesmo não entendeu aí e que eu posso corrigir futuramente.

Eu criei duas notas, a primeira é para a fonte e a segunda é para o preço. Talvez seja por isso que o pessoal se confundiu. A outra coisa que vi onde você se enrolou é sobre a soma da potência útil da fonte. Não é soma das linhas de 3.3V + 5V e potência total, e sim +12V somadas com 50W.

É, vou ter que fazer uma reforma. Pretendo colocar as descrições desta forma:

SeaSonic S12II-430 Bronze

Potência útil: 360W em +12V

Barramentos de 12V: /360W/

Eficiência Energética: 84-86%

Regulação de Tensão: Ótima

Oscilação de Ruído/Ripple: Excelente

Cabeamento: Ótimo

Construção: Boa

Padrão ATX12V

Preço Estimado: R$160-175

---------------------------

Iceage IA450HP80

Potência útil: 384W em +12V (Certificado por testes)

Barramentos de 12V: /192W/216W/

Eficiência Energética: 79-83%

Regulação de Tensão: Boa

Oscilação de Ruído/Ripple: Ruim

Cabeamento: Regular

Construção: Péssima (s/PFC ativo)

Padrão ATX12V

Preço Estimado: R$130-170

---------------------------

Esse é o esquema da versão final do V2 do meu tópico.

Excelente ficou melhor mas a parte do barramento acho que ficaria melhor assim:

Barramentos de 12V: dois/192W/216W/

escrever por extenso a quantidade, embora esteja entendível por 98,99% da população ainda vai existir aqueles 35%(considerei inflação) restantes que vão querer usar a barra como divisão.

Ou melhor assim

Barramentos de 12V: v1|192W|+ V2|216W|

---------

Edit:

Puxa agora eu vi que você editou ficou excelente, nosso maravilha ótimo trabalho.

Não tinha visto que colocou tags spoiler, ficou mais fácil de procurar.

Só não apago o que escrevi acima sobre os barramentos pois com certeza não serei o primeiro a passar batido hehehe.

Acho que deveria ter mais fontes na lista negra mas temos de ver que embora não sejam 100% elas vão servir para aqueles PCs com morte programada, sabe aquele funcionário que vai embora e quebra tudo? ou regiões de alagamento? Computadores de sacrifício, como dizemos no xadrez, e por aí vai.

Por favor, preciso do conselho de vocês. Estou para trocar minha placa de video, vou pegar uma GTX 570 e gostaria de saber para esse PC, quanto em watts seria recomendado de uma fonte. Segue a configuração:

Processador: Intel Core i5-750

Placa Mãe: Asus P7P55DLE

VGA: GTX 570

HD: 500GB

Memória: 8GB

Obrigado.

Aqui é a parte para consultar as fontes, se está na dúvida este tópico irá te ajudar, só ter paciência que irão te ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017

Mas posso dar uma arriscada num palpite uma de 520W como Antec 520C ou até uma seasonic 620C, mas irá depender dos demais itens de hardware o indicado mesmo seria postar tudo numa mensagem no tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017

Aqui já é a parte mastigada para quem quer ir dereto ao assunto hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KK... Barra por divisão? Aí não, né? Que esse 1% da população quebre a cabeça...

Sabia que ia ficar bem melhor que pedir para um cara que não sabe o que é regulação de tensão ler aquelas descrições. Perceba que até coloquei no título das categorias a faixa de preço comum de uma placa de vídeo que é admitida por aquelas fontes.

EDIT:

Nova atualização, agora tem mais Seasonic no post de fontes inexistentes. A importadora deveria melhorar ainda mais o repertório das fontes aqui no nosso mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KK... Barra por divisão? Aí não, né? Que esse 1% da população quebre a cabeça...

Sabia que ia ficar bem melhor que pedir para um cara que não sabe o que é regulação de tensão ler aquelas descrições. Perceba que até coloquei no título das categorias a faixa de preço comum de uma placa de vídeo que é admitida por aquelas fontes.

EDIT:

Nova atualização, agora tem mais Seasonic no post de fontes inexistentes. A importadora deveria melhorar ainda mais o repertório das fontes aqui no nosso mercado.

Pois é cara depois que li aquele livro "quem mexeu no meu queijo" e vi uma pessoa agindo igualzinho, não realmente não duvido de mais nada.

Ficou muito bom, só acho que no fim você poderia deixar os comentários também, essa é a parte que achei ser mais importante no fator de decisão, o fator de quem já usou e conhece.

Por incrível este 1% sai pelas ruas roubando carros dando tiros, se vestem de papai noel e morrem dentro da chaminé.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara depois que li aquele livro "quem mexeu no meu queijo" e vi uma pessoa agindo igualzinho, não realmente não duvido de mais nada.

Ficou muito bom, só acho que no fim você poderia deixar os comentários também, essa é a parte que achei ser mais importante no fator de decisão, o fator de quem já usou e conhece.

Por incrível este 1% sai pelas ruas roubando carros dando tiros, se vestem de papai noel e morrem dentro da chaminé.....

Tirou as palavras da minha boca, pois eu também li este livro... Sei como é. E eu tirei os comentários achando que aquilo não faria o usuário leigo entender porque a fonte é ruim ou não. Mas já recebi uma ideia melhor de como fazer os comentários...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

progamer, me tire uma dúvida.

No próprio CDH há um teste da fonte de alimentação 3R System iCEAGE IA450HP80 450W, onde diz ser um produto recomendado.

link: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA450HP80-450-W/1874/10

E você está dizendo ser um produto bomba, pois há uma falha no projeto que faz ela queimar em subtensão, ou seja, só poderia ser percebido com o uso (o CDH não poderia ter percebido sem um teste contínuo a longo prazo).

É isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

progamer, me tire uma dúvida.

No próprio CDH há um teste da fonte de alimentação 3R System iCEAGE IA450HP80 450W, onde diz ser um produto recomendado.

link: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA450HP80-450-W/1874/10

E você está dizendo ser um produto bomba, pois há uma falha no projeto que faz ela queimar em subtensão, ou seja, só poderia ser percebido com o uso (o CDH não poderia ter percebido sem um teste contínuo a longo prazo).

É isso ?

Não é só isso. Essa fonte nem seria boa escolha mesmo se não tivesse este problema. O problema é que para um leigo entender isso é complicado, aí as conclusões do CDH se tornam uma garantia de que é uma boa fonte, mas isso mascara os problemas das Iceage 450HP e 500HP. Esses problemas são:

- Nível de ripple alto em 3.3V.

Um nível que deveria estar em menos de 25mV para ser considerado bom, mas 50mV é um nível muito próximo do limite dos padrões internacionais e isso trará certo risco a seus periféricos.

- Ausência de PFC ativo

Uma fonte sem circuito PFC ativo se restringe a funcionar ou em 110V ou em 220V, numa faixa pequena de tolerância. E isso torna o trabalho de controle da tensão uma via crúcis para os capacitores da fonte, criando um desgaste que não acontece com uma fonte com PFC ativo.

- Nível fraco de construção

Capacitadores ruins no primário e ainda piores no secundário da fonte, e fontes de qualidade não precisam de heatpipe como esse da Iceage. Pra ver que de Ice não tem nada. Sem contar que as explosões da fonte é tudo culpa do projeto....

- Preço

Por R$150 tem fontes muito melhores, como:

Antec Neo Eco 400C - R$130-140

Antec HCG-400 - R$115-130

Corsair CX 430 V2 - R$140-180

Antec EA-430 - R$150-170

C3Tech 500VE - R$130-150

OCZ400SXS2 - R$115-130

Sem contar que com R$10 você pega a Seasonic 430 na Londritech! Por isso mesmo que a lista que as Iceage estão são das fontes trolls.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito estranho você no mesmo ambiente (CDH), ler sobre um produto que é recomendado e difamado simultâneamente.

É claro que existem opiniões diferentes sobre um mesmo produto, você pode preferir X e eu Y, como exemplo, mas aqui está se tratando de um produto recomendado/bomba, o que chega a ser "perigoso" para leigos como eu.

Enfim, eu não optei pela iceage na época da escolha da minha fonte de alimentação, mas ela foi uma das opções. E ainda há aqueles que devem ter se baseado nesse review e "cairam pra dentro".

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...