Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook LG A520-5500


UMARIZAL

Posts recomendados

 

 

Análise (Review) do Notebook LG A520-5500

lga520pbe51p1.jpg

 

 

Introdução

Saudações meus amigos de fórum. Não tenho muita experiência na criação de tópicos de análises de equipamentos (reviews), portanto, por favor, peguem leve nas críticas, principalmente sobre o vídeo de unboxing que ficou bem tosco, eu estava nervoso, mas o que vale é a intenção né. Se puderem colaborar enriquecendo o conteúdo do tópico, fiquem a vontade. Se tiverem dúvidas, estou à disposição para tentar esclarecê-las.

Creio que vocês devem estar se perguntando: Porque raios o UMA resolveu criar este review? Simples. Estou admirado com o excelente custo x benefício deste equipamento. Não é um top pra bater de frente com Apple, claro, mas com certeza tem inúmeros méritos para quem quer um notebook barato e extremamente produtivo.

O preço de mercado varia de R$ 2.360,00 a R$ 3.600,00 hoje. Eu comprei na Fastshop por R$ 2.380,73 no boleto à vista, através de um cupom de desconto.

Características Técnicas

 

 

  • Intel® Core™ i7 Segunda Geração 2630QM 4 núcleos (2.00 GHz, 6 MB, Turbo até 2.9Ghz)
  • Chipset Intel HM65 B3
  • 15.6" LED LCD HD+ (1600x900)
  • 6GB DDR3-1333 (4GB x 1 + 2GB x 1 / Dual Channel) expansível até 8Gb
  • Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GT540M (2GB de memória dedicada 128bits)
  • 640 GB (5400 rpm SATA)
  • Drive Óptico DVD Super Multi Dual Layer (DVD-R/RW,+R/RW, RAM)
  • Leitor de Cartões de Memória 5 em 1 (xD/SD/MMC/MS/MS Pro)
  • 3x USB 2.0
  • Gigabit (10/100/1000) LAN
  • 802.11bg/n
  • Bluetooth 3.0
  • HDMI
  • Leitor de impressão digital
  • Câmera 1.3MP
  • HD Audio, SRS WOW HD, SRS TruSurround HD (2x 1,5W RMS Speaker)
  • Cor Preta
  • Peso 2,56Kg
  • Garantia de 1 ano
  • Windows 7 Home Premium 64 bits PT-BR (100% compatível com Windows 8/8.1 e Windows 10, já testado por mim)

 

Acessórios

 

  • Bateria 6 células 90W com duração de até 4 horas
  • Cabo de Energia (Novo Padrão Brasileiro de plugues e tomadas)
  • Carregador

 

Destaques importantes

A seguir vou destacar alguns pontos que considero importantes e creio que serão úteis para quem está pensando em adquirir o LG A520-5500.

Lembrando que se comprou este notebook (ou outros), sempre antes de usá-lo para qualquer tarefa, execute o software de backup do fabricante, neste caso o LG Smart Recovery e crie os DVDs de recuperação, que nada mais são do que cópias do seu sistema instalado com drivers e programas e guarde-os em um lugar seguro. Se algum dia tiver um problema com o sistema, poderá ser muito útil.

No caso do LG A520-5500, foram necessários 3 DVDs e muito tempo de espera.

A compra

Optei por comprar na Fastshop e a loja está de parabéns. Navegação fácil, cadastro rápido. Após finalizar a compra e pagar o boleto, em 1 dia útil a nota fiscal foi emitida e o produto postado pelos Correios (eSedex). Em mais 2 dias úteis o produto já estava sendo entregue. Como podem ver no vídeo de unboxing (que fiz de forma bem amadora) a caixa estava intacta e protegida. Preço bom e agilidade na entrega, ponto pra Fastshop!

Bug do chipset

Como devem saber, os chipsets HM 65 e HM67 (pelo que sei apenas diferem entre si no número de portas SATA) com revisão B2 foram responsáveis por um dos maiores vexames e prejuízos da Intel devido a um bug que diminuía a performance das portas SATA (exceto 0 e 1) até a inutilização do equipamento. Leia mais aqui.

Antes de comprá-lo, o que mais me assombrou até o dia da chegada foi a possibilidade de ter presente não só o chipset com bug, mas ter o HD ou Drive Óptico ligado às portas afetadas, mas felizmente, isso não ocorre neste notebook.

O suspense se deu por conta de vários relatos sobre modelos um pouco mais antigos com o chipset bugado, onde a LG informava que não havia problema pois as portas afetadas pelo bug não estavam em uso. Vários notebooks de pequenas marcas vendidos no Brasil ainda saem com este chipset bugado... o negócio é ficar de olho.

Apesar de o CPU-Z informar equivocadamente a presença de um HM65 B2, na verdade o que há neste modelo é um HM65 B3, livre do bug.

CPU-Z (Errado):

http://img708.imageshack.us/img708/728/screencpuzplacamae.png

Aida64 Extreme Edition (Correto):

http://img854.imageshack.us/img854/677/screenaida64.png

Portanto, este fantasma do chipset com bug não assombra o LG A520-5500, podem ficar despreocupados se estão pensando em adquirir este excelente notebook.

Só para constar, o modelo similar da Samsung, o RF511 também utiliza o chipset B3.

Desempenho

Como é de se esperar pela configuração, o desempenho em jogos e aplicativos pesados é muito bom.

Rodando jogos como Civilization V e PES 2011 ou ainda aplicativos como AutoCAD 2011 e Suíte Adobe Master Collection Creative Suite 5.5 (Photoshop, Flash, Fireworks, Ilustrator ou Premiere PRO), ainda não vi um que fizesse ele travar ou pelo menos dar um "lagzinho". Roda tudo bem liso.

Na minha opinião, a soma do processador Quad-Core i7 2630M com 6 Gb de memória DDR3 1333 (Dual Channel) e vídeo NVidia GeForce GT540M com 2 Gb DDR3 128bits é na verdade muito bem balanceada e torna o conjunto como um todo em uma máquina extremamente potente capaz de efetuar as mais variadas tarefas de forma eficaz e toda a mobilidade que é um notebook oferece. Em breve vou postar uns Benchmarks...

http://img836.imageshack.us/img836/9048/screencpuzprocessador.png

http://img28.imageshack.us/img28/597/screencpuzmemorias.png

Testes no Aida64

http://imageshack.us/photo/my-images/267/aida64leituramemoria.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/705/aida64escritamemoria.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/526/aida64copiamemoria.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/823/aida64latenciamemoria.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/265/aida64cpuqueen.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/830/aida64cpuphotoworxx.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/267/aida64cpuzlib.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/7/aida64cpuaes.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/11/aida64cpuhash.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/254/aida64fpuvp8.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/39/aida64fpujuliar.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/266/aida64fpumandel.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/805/aida64fpusinjulia.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/214/aida64hddtest.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/822/aida64benchmarkcachemem.png/

Tela de Alta Definição

Este foi sem dúvida alguma um dos pontos que me fizeram optar pelo LG A520-5500 em detrimento de outras opções com telas mais simples nesta faixa de preço como o ótimo Samsung RF511.

A sua tela de alta definição iluminada por LED em HD+ com resolução de 1600x900 provê ótimos resultados, sem lags por conta da excelente NVidia Geforce 540M de 2Gb de memória 128bits. De todos os notebooks que já utilizei até hoje, é sem dúvidas o melhor (abaixo do nível FullHD).

Acabamento e Estrutura

Se você espera um notebook de luxo, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Definitivamente o LG A520 não é o notebook mais bonito que já peguei, porém, também não significa que seja feio. Pra mim, entre as marcas mais comuns do mercado, está atrás de Acer e Asus na beleza... mas ainda é mais bonito que muito HP, Samsung, entre outros. Gosto é gosto.

No meu modo de ver, falta um pouco mais de luzes e botões que realmente sejam funcionais. Digo isto porque existem 2 luzes indicadoras do estado "ligado" do equipamento e nenhuma que indique a bateria 100% carregada.

Também existe um botão SRS para alterar as definições de som (como se precisasse disso) e não existe um botão para ligar e desligar a tela, por exemplo.

Algo que também me deixou com receio foi a gaveta do drive óptico. Normalmente, ao abrir as gavetas das unidades ópticas, temos que ter muito cuidado pois aparentemente são bem sensíveis e delicadas. Nos notebooks que já peguei, sempre tive a impressão que a mesma apoiava na mesa ao forçarmos a mídia para travá-la no eixo, no entanto, neste LG, a impressão que tenho é que a gaveta fica um pouco alta, logo, é recomendável segurá-la por baixo com uma das mãos na hora de pressionar a mídia para fixá-la no lugar.

Teclado e Touchpad

O teclado com teclas grandes com certeza agrada quem tem mãos maiores, que não é o meu caso e até mesmo quem possui qualquer dificuldade visual, pois as letras impressas nas teclas são enormes. Venho de um Inspiron 15R que tinha teclas minúsculas, por isso, estou apanhando um pouco, mas a adaptação é questão de tempo.

O toque é macio e o teclado é firme, porém, se teclar com muita força as teclas S ou W por exemplo, as vizinhas afundam sim. Por falar na tecla W, está aí mais uma coisa que é superada pelo costume mas me incomoda: As teclas / e ? são obtidas através do Alt Gr + Q e W respectivamente.

A disposição das teclas no numérico (NumPad) também me incomodam um pouco, outra questão de costume. O enter é grande e na horizontal, diferente dos teclados comuns de desktop e alguns notes 15,6.

Uma coisa que eu gostaria que tivesse e não tem, são LEDs para sinalizar as teclas Fixa, NumLock, etc, ligadas. É exibido um aviso na tela, mas isso não é o bastante para mim.

O touchpad é muito bom e preciso. A única coisa que me incomoda nele é ser um pouco menor do que o existente no meu antigo Dell, mas geralmente uso o notebook com mouse, então quase não importa isso para mim.

Ah, muitos podem ficar preocupados com a luz abaixo do touchpad que fica o tempo todo ligada e muda de cor ao passarmos o dedo no leitor de impressão digital. Se desejar, basta usar o TrueSuite, software responsável pelo leitor e configurar para desligar o LED. Particularmente, quanto menos luz e consumo de energia, pra mim, melhor.

Ruído e Vibração

Ponto para a LG. O grau de ruído e vibração é extremamente baixo, talvez pela presença de bons coolers e principalmente do HD de 5.400RPM. Em um ambiente normal e utilização comum, como visitar sites e ver e-mails, praticamente não há ruído e não se percebe vibração. Ideal para quem usa o equipamento a noite.

O drive óptico é o único que emite um pouco de ruído e vibração, porém, depende muito da qualidade da mídia inserida. Com certeza o pior grau de ruído e vibração que já percebi no LG A520 é perfeitamente aceitável e não incomoda nem um pouco.

Ventilação e Temperatura

Uma grande preocupação dos usuários de notebooks com configuração "parruda" como este é o aquecimento. Bom, se isto te preocupa, relaxe, o LG A520-5500 esquenta muito pouco, mesmo quando forçado em jogos pesados (testei no Civilization V, PES 2011 entre outros).

Em idle não passa dos 48°C na maioria dos componentes, sendo o HD o mais fresquinho, a quase 10°C abaixo dos demais.

--- editado ----

Fiz os testes de temperatura com o Aida64 e vejam no que deu:

Rodando aplicativos comuns como navegador (firefox) e leitor de e-mails (thunderbird) ao mesmo tempo:

Citar

Processador 49 °C (120 °F)

CPU Package 48 °C (118 °F)

CPU IA Cores 48 °C (118 °F)

CPU GT Cores 47 °C (117 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 45 °C (113 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 48 °C (118 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 45 °C (113 °F)

GPU 45 °C (113 °F)

Hitachi HTS547564A9E384 34 °C (93 °F)

 

E jogando jogos pesados (um de cada vez) em Full Load ou Stress Total, como Fifa 2012, PES 2011, Civilization 5, Civilizaiton IV BTS e SimCity 4 Deluxe:

Citar

Processador 79 °C (174 °F)

CPU Package 79 °C (174 °F)

CPU IA Cores 79 °C (174 °F)

CPU GT Cores 78 °C (172 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 79 °C (174 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 75 °C (167 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 75 °C (167 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 74 °C (165 °F)

Diodo GPU 76 °C (169 °F)

Hitachi HTS547564A9E384 41 °C (106 °F)

 

* Lembrando que eu estava com os seguintes programas abertos em segundo plano (no systray, ao lado do relógio): Avira Antivir, Comodo Firewall, Mailwasher, Utilitários de Vídeo (NVidia e Intel), de Som e da Webcam.

Áudio: O calcanhar de Aquiles

Na vida nem tudo é um mar de rosas, logo, um notebook tão bom teria que ter um ponto negativo marcante: O áudio.

Não é o pior que já vi, porém, é com certeza muito ruim. O volume até fica bem alto, mas a qualidade é péssima... tornando inviável assistir filmes ou ouvir músicas se você for um pouquinho exigente.

Conectividade

Na minha opinião apenas 3 portas USB 2.0 é um tanto quanto limitador, porém, não compromete o equipamento. Talvez fosse interessante ter também portas USB 3.0, porém, sem o HD de 7.200 RPM não creio que seria possível aproveitar ao máximo a velocidade de transmissão.

Se você não gosta de fios, como eu, a presença de Bluetooth 3.0 e Wireless 802.11bg/n para redes sem fio com transmissão em alta velocidade.

Por padrão, o Wifi só detecta redes nos canais 1 a 11. Se você, como eu, configurou sua rede para um canal diferente, acima de 11, afim de torná-la menos congestionada pela concorrência de sinais vizinhos no mesmo canal, deverá fazer o seguinte:

Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Gerenciador de Dispositivos (tem que ser administrador) > Ralink RT3090 > Alterar configurações > País Região 2.4Ghz > defina #5 (1 - 14).

Pronto, agora você vai enxergar as redes acima do canal 11. Sempre configure sua rede para um canal o mais longe possível do 6, que é padrão para a maioria dos roteadores e telefones sem fio de 2.4Ghz.

Leitor de impressão digital

Isso pra mim foi um bônus, nunca dei importância para este tipo de opcional. Sempre vi vários HP com este recurso, até pensava que só eles é que tinham isso, porém, nunca me interessei.

De fato, ainda não estou usando pra valer, apenas fiz testes, mas funciona perfeitamente ao que se propõe. Gravei minha impressão digital e agora, ao invés de escolher o usuário e digitar a senha no Login, apenas deslizo o dedo e Voilà, eis que o Windows 7 entra na minha conta direto e rapidinho!

Fonte e Bateria

Realmente a bateria dura bem. Fiz alguns testes e usando o notebook para funções simples como navegar em sites, passa fácil das 3 horas e 30 minutos de autonomia.

O único ponto negativo para mim, nesta questão, é o fato do carregamento demorar muito, mas muito mesmo. Tudo bem que estou usando o notebook ao mesmo tempo, fazendo umas edições de imagens e vídeos, mas estou com ele há mais de 3 horas conectado na toma e ainda está em 64%. Não sei se é normal, mas estou achando muito demorado. Vou me aprofundar mais em testes neste sentido qualquer dia desses...

Versão do Windows

Sempre que forem adquirir um novo equipamento, seja notebook ou desktop, fiquem atentos para qual sistema operacional está instalado. Versões do Windows 7 como a Starter ou Home Basic são terrivelmente capadas e você sofrerá para executar as mais variadas tarefas do dia-a-dia.

Dê preferência sempre às versões Ultimate, Professional e Home Premium, nesta ordem. Este LG vem com o Windows 7 Home Premium já com a atualização Service Pack 1, um pacotão de correções da Microsoft. Se o uso será em uma residência ou pequena empresa, esta versão satisfará perfeitamente suas necessidades.

Segurança

Este notebook vem de fábrica apenas com o Windows e alguns programas da própria LG, logo, os únicos anti-vírus e firewall instalados são os nativos do Windows. Aconselho à desativá-los e instalar estes gratuitos que são bem melhores:

 

 

Fotos

p08111108.th.jpg p08111109.th.jpg p041111224101.th.jpg p0411112242.th.jpg p0411112243.th.jpg p0411112241.th.jpg

Vídeos

 

 

  • (by UMARIZAL);
  • (by BolinhaCSA);
  • (by BolinhaCSA).

 

 

Links

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonito esse LG... configuração boa, tela de resolução ótima.

Som de notebook em 99% dos casos é ruim mesmo, pra isso existem fone de ouvido ;)

Sobre o som, amigo Ice, fiquei com medo de ser o hardware ruim... sei lá... som onboard de desktops sempre foram um lixo, mesmo usando hometheaters né...

Porém, tenho um fone profissional aqui (nem gosto porque acho muito "estrambólico") e gostei do som no fone, ficou perfeito.

O microfone também funcionou perfeitamente, sem chiado sabe... bem limpo.

Por hora, só tenho elogios para esta máquina.

A única coisa que me incomoda um pouco é a ausência de um LED ou Luz que indique que a bateria está 100% carregada quando o note está desligado. De qualquer forma, ele para de carregar, então, imagino que mesmo que passe da hora não estrague a bateria (tanto ela quanto a fonte ficam geladas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Editando o SRS, até que dá pra salvar a qualidade do áudio :)

E uma dúvida: o meu aparentemente esquenta um bocado do lado esquerdo, ainda mais agora nesses dias quentes. Mas deve ser normal, né?

O meu também esquenta bastante do lado esquerdo quando estou jogando Fifa 2012 ou PES 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Quanto ao LG A520-5500 no Windows 10 quero fazer duas observações:

  1. Com o driver mais atual da NVidia (353.62 de 29/07/2015) a placa de vídeo NVidia Geforce GT540M não funciona perfeitamente e esquenta bastante. Enquanto a NVidia não corrige esse bug, usem a versão 347.25 para Windows 7 e 8/8.1 que funcionará perfeito. Para mais informações, assim como impedir que o Windows 10 substitua o 347.25 pelo mais novo automaticamente, leia este tópico aqui.
  2. Se algumas informações não forem exibidas na tela ao usar a tecla Fn ou ativar/desativar as teclas Fixa, Numlock, etc, instale o On Screen Display fornecido pela LG na página de suporte para download de drivers, aqui.

De resto, o Notebook LG A520-5500 funciona 100% sem qualquer problema e é 100% compatível com o novo Windows 10, com performance talvez até superior do que no Windows 7 ou 8/8.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal, tenho este excelente notebook mas tem algumas coisinhas que sempre me incomodaram. Gostaria de saber se vocês também já passaram por essas situações e se teriam sugestões, pois na assistência técnica desisti e não conheço quem tenha o mesmo modelo. Seguem os problemas:

O 1º problema que mais incomoda é o funcionamento intermitente do cooler. Ele não fica ligado direto, sabe? É como se funcionasse em "pulsos", ou seja, o cooler liga na velocidade máxima por um instante e escuto a velocidade baixando gradualmente, como se estivesse desligando aos poucos. Quando para o barulho ele da outro pulso na velocidade máxima e repete o processo. Isso acontece indefinidamente, só não percebo quando estou rodando jogos (menos mal). Na assistência eles só fizeram atualização da bios (1ª vez), o note voltou com o mesmo problema. Levei de volta e trocaram a placa mãe, o problema parecia ter sumido mas voltou em poucos dias, aí desisti. Depois de acabar a garantia resolvi levar de novo, paguei 50 reais só pra fazerem limpeza e trocar pasta térmica. O cooler ficou funcionando certinho (velocidades variadas conforme a temperatura), mas em algumas semanas voltou aos "pulsos". Fiz um vídeo (gravado em 2011, antes da tentativa na assistência da LG) e um esboço de como fica o funcionamento da ventoinha em relação ao tempo:

 

 

gallery_614458_85_21650.png

O 2º problema é que já faz bastante tempo que ele tem desligado do nada, reiniciando. Eu chego a ouvir um barulho quando isso acontece, um pequeno estalo, bem baixo mas que quando ouço ele desliga e liga sozinho em seguida. Tem ideia do que pode ser? Isto ainda não ocorreu depois que mudei pro windows 10, mas acredito que seja apenas coincidência.

O 3º problema é o fingerprint que quase nunca está funcionando no Win 10 e no gerenciador de dispositivos fica um componente em falha no grupo dos controladores USB. Não consegui encontrar driver oficial e nem o site oficial da AuthenTech. Sabem onde posso conseguir um driver pro Win 10?

O 4º problema na verdade é uma dúvida que tive na migração do Win 7 pro Win 10. O sistema foi atualizado automaticamente levando todas as minhas configurações e arquivos de usuário, uma beleza, mas como ficaria se eu quisesse instalar o 10 limpo, sem meus dados? E se eu quiser formatar um dia, o que recomendam? Eu posso baixar o Win 10 pra gravar uma mídia de instalação e, nesse caso, posso instalar simplesmente usando a chave atual (ID do produto)? E se eu resolvesse voltar pro Win 7, terei que usar o Recovery da LG? O Recovery da LG sempre irá restaurar para o sistema original de fábrica (win 7 home premium), certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, conforme descrito neste tópico aqui, a partir da versão 355.60 para Windows 10, o driver NVidia funciona perfeitamente no LG A520-5500. No entanto, eu desativei a atualização automática pelo Windows Update conforme dica do grande Baboo que pode ser vista aqui. Isto posto, recomendo que sempre usem o DDU para remover completamente (via Modo de Segurança) a versão anterior do Driver e utilizem sempre a versão mais atual disponibilizada pelo site da NVidia.

 

Isto posto, vamos às suas questões...

 

1. Funcionamento intermitente do Cooler

 

O funcionamento do Cooler está diretamente ligado à temperatura da CPU/GPU, logo, verifique as temperaturas através de algum programa que faça a medição, como Aida64 ou similar. O normal, é ficar em torno de 55°C ocioso, podendo atingir uma média de 60°C navegando em sites simples (sem vídeos). Em 61°C ou mais, o cooler entra em 100% de atividade, quando é possível ouvir claramente seu som. Em full load, durante jogos, por exemplo, chega fácil a 75°C e se mantém por aí, até no máximo 80°C.

 

Aqui, desmonto e limpo meu notebook a cada 12~18 meses em média, removendo inclusive o cooler para passar jato de ar e trocar a pasta térmica. No meu, fiz a lapidação da base e substituição da pasta por uma de boa qualidade, onde consegui reduzir em média 5~6 °C nas temperaturas padrão.

 

Embora este não seja um notebook para jogos, quando for usar para esta finalidade, recomendo que utilize o notebook sobre alguma "plataforma" sobre os "pezinhos" para que haja maior espaço e facilidade de ventilação sob sua base. Uma base com cooler auxiliar não é má ideia, desde que o ambiente esteja limpo e livre de poeira.

 

Se a temperatura ficar acima do informado e mesmo em tarefas mais simples como navegação você perceber que o cooler se mantém em altas velocidades, verifique a temperatura, se estiver alta, monitore a utilização da CPU através do gerenciador de tarefas e veja qual programa está usando-a mais intensamente. No meu caso, particularmente, tenho percebido o Firefox usando bastante os recursos da CPU, mas tenho tanto complemento/extensão, que nem é culpa do coitado, para você ter uma ideia, o FF chega a usar quase 1Gb de RAM.

 

A velocidade da ventoinha do cooler subir e descer é absolutamente normal, pois quando a temperatura sobe ela aumenta a velocidade, resfriando a CPU/GPU e reduzindo a velocidade novamente, mas se a CPU/GPU estiver em atividade elevada (70% ou mais em um ou mais núcleos) vai continuar a subir a temperatura, obrigando a ventoinha subir a velocidade novamente e assim por diante.

 

Quando falo CPU/GPU me refiro tanto ao processador principal (CPU) quanto ao processador da placa de vídeo dedicada (GPU), pois o cooler que resfria um também resfria o outro, sendo todo o dissipador (parte metálica) um só conjunto interligado, resfriado por uma única ventoinha (dissipador ou heatsink+ ventoinha ou fan = cooler).

 

2. Desligamento automático

 

Este é um forte indício de que o sistema está aquecendo acima do normal, por isso tem percebido a ventoinha do cooler aumentar e reduzir a velocidade constantemente. Calma, isto não é um defeito, é uma proteção para que a CPU/GPU não queime por excesso de temperatura. Antes de atingir a temperatura máxima suportada pela CPU/GPU, ele desliga sozinho, pois ao cortar a corrente, automaticamente a temperatura abaixa.

 

O que te aconselho é desmontar (se tiver capacidade técnica e ferramentas apropriadas) ou levar em algum técnico para realizar a limpeza do sistema de refrigeração. Eu desmontei o meu pela primeira vez após assistir este vídeo no Youtube. Não é um bicho de sete cabeças, mas requer atenção, cuidado e muita paciência, tanto na desmontagem quanto na montagem. O ideal é ser feito por um profissional capacitado.

 

Na pior das hipóteses, se quiser fazer uma limpeza forçada emergencial, procure algum amigo ou comércio (como oficinas mecânicas, funilarias e até borracharias) que tenham um compressor de ar. Você pode jogar jatos de ar pelos dutos para expulsar eventuais resquícios de poeira, pelo, lã, etc, que possam estar dentro dos dutos e no próprio cooler. Mas tome muito cuidado e verifique a pressão do ar antes de fazer por sua conta e risco.

 

Notebooks de baixo custo como os da LG, mesmo esse nosso que tem uma boa configuração, sempre pecam na estrutura, na carcaça, que geralmente é mau projetada. No caso do LG A520, percebo que é uma falha ele "sugar" parte do ar de dentro do teclado (se você desmontá-lo perceberá isso). Pois o teclado costuma juntar poeira, pelos, cabelos e até caspa (tá com nojo? pois é, somos humanos, isso é normal). Tudo que cai no teclado, é sugado por furos que existem abaixo das teclas 1,2,3,q,w,e e vai direto para o cooler, que expulsa o ar em seguida pela lateral esquerda e traseira. Mas calma, este não é um "defeito" apenas dos LG, é padrão dos notebooks de baixo custo, mas não exclusivo deles, pois muito notebook que custa o olho da cara também tem falhas graves no projeto da carcaça.

 

No caso do Windows 10 especificamente, percebo muito a atividade do antivirus nativo, o Defender, que costuma usar bastante principalmente recursos do HD. Outra coisa que pode estar "consumindo" mais recursos da sua CPU são as atualizações automáticas do novo Windows Update, que pode estar usando seu notebook para enviar atualizações para outros computadores via P2P (peer to peer), um recurso que a Microsoft disponibiliza por padrão no Windows 10 para você pegar atualizações de outros computadores ao invés do servidor da Microsoft, descongestionando-o e tornando as atualizações mais rápidas e práticas, porém, consumindo recursos de rede e processamento do seu próprio computador. Para desativar, faça isso aqui.

 

3. Fingerprint

 

Para falar a verdade eu nunca usei e não uso o dispositivo para reconhecimento de impressão digital. Se pudesse ter tido algum desconto por não tê-lo no ato da compra, não me arrependeria em nada.

No meu caso, não está com falha no "gerenciador de dispositivos", e é exibido como AuthenTec Inc. AES1660 sob a versão 3.4.4.84 de 11/10/2012. Não me lembro de tê-lo instalado a parte ou se foi o próprio Windows Update que instalou. De qualquer forma, você pode usar o driver para Windows 7 e instalá-lo normalmente, pois em alguns testes que fiz, todos os drivers de Windows 7 e principalmente Windows 8/8.1 funcionaram perfeitamente no Windows 10, desde que para a mesma arquitetura (32 ou 64 bits).

 

Para baixar drivers para o LG A520-5500 ou A520-P.BE51P1(5500) no site da LG, clique aqui, depois selecione Atualização de Software.

 

4. Instalação Limpa x Atualização

 

Este seria assunto para outro tópico, pois não diz respeito especificamente ao LG A520-5500, mas deixa eu te dar algumas instruções de forma rápida.

Mesmo durante o upgrade é possível fazer uma instalação limpa (como eu fiz conforme dica do Baboo aqui), bastando selecionar Nada ou Não Manter Nada após clicar em Alterar o que deve ser mantido, durante o processo de atualização. Se você não o fez e deseja fazer uma instalação limpa, pode fazer sem problemas pois a base de dados da Microsoft vai reconhecer seu equipamento como um equipamento que já possui a chave legítima.

Mas, se quiser verificar e anotar sua chave ou licença do Windows 10 antes de formatá-lo e instalar tudo do zero, use este tutorial também do Baboo.

 

Para instalar o Windows 10 totalmente limpo você pode usar a mesma mídia ou pendrive que usou para a atualização. Caso não a tenha em mãos, pode usar esta ferramenta para baixar uma nova e queimá-la em DVD.
- Para o Windows 32 bits (computadores com menos de 4Gb de RAM);

- Para o Windows 64 bits (computadores com 4Gb ou mais de RAM).

 

Bom, no mais, espero tê-lo ajudado. Um forte abraço e boa sorte com seu notebook ;-)

 

* Observação: Não tenho qualquer relação com o Baboo ou seu site, apenas cito como referência seus tutoriais e dicas pois ele "manja" muito de Windows e o conteúdo é fácil de compreender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UMARIZAL, depois dessa disposição toda em ajudar, você merecia até um fardinho de Heineken  :)  (já participei de outros foruns pra tirar dúvidas e resolver problemas, sempre tem gente com boa vontade, mas você deu show, nesse tópico aqui e no outro sobre Windows 10, parabéns mesmo!). Sobre minhas questões tem coisas que eu já tinha feito mas não deu resultado. Ontem consegui atualizar a BIOS com o arquivo do site da LG mesmo (consegui achar no google que a senha é "lg"). Decidi assumir o risco de atualizar pelo Windows 10 mesmo com a LG recomendando instalar pelo Windows 7, e deu certo. Após a atualização percebi algumas mudanças. Vamos por partes pra eu não me perder:

 

1. Funcionamento intermitente do Cooler

 

Eu sei que a velocidade do cooler deve ser proporcional à temperatura (mesmo que não seja sempre linear), da mesma forma sei das proteções de desligamento automático quando chegar na temperatura limite (se não me engano acho que até da pra configurar o valor na BIOS de algumas máquinas), mas de fato meu cooler não estava assim até atualizar a BIOS.

 

Antes, por mais que a temperatura em uso normal estivesse variando entre uns 65º e 78º (mais quente quando assistia vídeos em sites), o cooler continuava funcionando intermitente (dando pulsos rápidos na velocidade máxima e desligando em seguida - como mostrado no vídeo que postei). Desta forma o cooler não conseguia baixar a temperatura em nada. Ocioso, o note ficava entre 55º e 60º, rodando jogos jogos chegava a 90º. Faz tempo que uso uma base com cooler, melhorou bem, agora em jogos raramente chega a 85º, redução média de 5º em cada caso.

 

Nesse instante estou aqui usando chrome (9 abas, 1 do youtube), skype, e o software CPU Temp indica média de 60º nos 4 núcleos (ele não indica as outras temperaturas, nem o Aida64, não sei porque mas depois vou tentar resolver isso). O cooler não funcionou nenhuma vez mais como mostrei no vídeo, a velocidade sempre está se mantendo e, quando varia, a mudança é bem linear, você escuta acelerações e desacelerações suaves, como sempre achei que deveriam ser. É bem lógico, temperatura sobre, velocidade aumenta, temperatura cai, velocidade reduz. Espero que continue assim.

 

PS: as temperaturas acho que variam muito com o clima da cidade e se é época de calor ou frio, sou de Belo Horizonte e aqui tem sido praticamente uma filial do inferno, o capeta costuma vir aqui quando acha lá frio.

 

2. Desligamento automático

 

Isso acontecia independente da temperatura, inclusive quando o note estava ocioso (e eu mantenho o CPU Temp sempre ativo, sempre to de olho nas temperaturas). É muito estranho porque, como falei, imediatamente antes de desligar eu ouço um barulho como se fosse um estalo, sei lá se seria tipo uma chave desarmando, alguma coisa desconectando, sabe? É um som baixo, difícil explicar, mas com certeza não é por causa de chegar na temperatura de desligamento.

 

Sobre o uso da CPU, sempre está bem tranquilo, nunca rodo coisas muito pesadas, só o chrome que to quase desistindo porque vejo que está consumindo recursos demais. No mais o que fica sempre ligado é Skype, Eset Smart Security, Google Drive e raramente algum torrent baixando (mas sempre desligo quando termina).

 

Muita coincidência você me passar o vídeo do cara trocando a pasta térmica, tinha visto ele ontem mesmo. Eu já abri o note algumas vezes, inclusive tive que trocar aquele conector que liga o plug da fonte, porque o meu tinha quebrado (paguei R$ 5 no conector pelo ML, enquanto a assistência queria me cobrar absurdos R$ 300 kkk). Vou ver se compro uma Arctic Silver, colocava dela no meu finado desktop e o resultado era muito bom. Eu só ficava meio inseguro de fazer isso no notebook porque devo ter que desconectar vários cabos e peças, mas pra garantir a remontagem adequada vou tirando fotos pra lembrar como estava rs.

 

3. Fingerprint

 

Eu ele acho bem prático só pra fazer login mesmo. Esse driver no site da LG parece ser 32 bits e não está instalando no Windows 10, ele gera a mensagem "Este não é o instalador TrueSuite correcto para este computador. Contacte a AuthenTec para obter o instalador de 32 bits ou 64 bits correcto". Já rodei bastante pelo Google procurando o driver correto de algum site confiável, mas nada até agora. Menos mal que não me atrapalha ficar sem o fingerprint.

 

4. Instalação Limpa x Atualização

 

Como já to rodando o Windows 10, vou parar de sofrer por antecedência e, caso eu precise reinstalar vou seguir essas dicas valiosas (e já vou baixar os arquivos por segurança).

 

Finalizando

 

Tenha certeza que está ajudando demais, muito obrigado mesmo e um grande abraço! Que meu LG suporte por pelo menos mais uns 2 ou 3 anos ainda sem engasgar rs

 

PS: Agora vou lá no tópico dos problemas com driver nvidia no Windows 10 dar sequência à sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vamos lá...

 

1. Funcionamento intermitente do Cooler

 

Eu só consigo pensar em sujeira no cooler, caso nunca tenha feito uma limpeza. Então, sugiro que faça uma limpeza o mais rápido possível.

 

Outra dica é configuração na BIOS para manter o Cooler ligado independente da temperatura, onde mesmo com a CPU/GPU "fria" ele continua ligado,embora em baixa velocidade. Veja:

bios_notebook_lg_a520_5500.jpg

 

Se deixar Disabled, a ventoinha desliga quando a temperatura estiver baixa. A opção AC é para quando está com a fonte conectada (carregador na tomada) e a opção DC é para quando está só na bateria (sem o carregador na tomada).

 

2. Desligamento automático

 

Barulho como se fosse um estalo? Eita... aí complicou... não faço ideia do que possa ser. Já viu os dados do SMART da HDD? Veja se não é HDD batendo pino... pode ser a parte mecânica do HDD indo pras cucuias...

 

De resto, só toma cuidado com os torrents... isso causa uma baita atividade do disco... ao longo de alguns anos, pode reduzir bem a vida útil do seu HDD... na minha opinião.

 

3. Fingerprint

 

Fiz uns testes aqui e tenho o Authentec TrueSuite Premium versão 5.2.2.62 e funcionou perfeitamente no Windows 10 64 bits instalando com a opção de compatibilidade para Windows 7. Mas, prefiro não usar... fiz uns testes aqui e você não precisa dele... pois o Windows 10 tem um recurso chamado Windows Hello (Configurações > Contas > Opções de Entrada), onde você registra um PIN para sua conta e pode registrar digitais para acessar sua conta. Funcionou perfeito aqui.

 

4. Instalação Limpa x Atualização

 

Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas configurações na BIOS eu sempre deixei como você mostrou aí, pra deixar o cooler ligado direto. Eu não acho que seja só sujeira, porque foi só atualizar a BIOS e aquele acionamento igual ao do vídeo parou. Mesmo assim to esperando o dia com mais paciência pra abrir o note e limpar tudo, talvez trocar a pasta térmica também. Só pra constar, a temperatura também melhorou bastante, estava aqui com algumas abas do youtube abertas, 1 vídeo rodando, estava na média de 53º.

 

O desligamento automático não estava acontecendo depois de atualizar a BIOS, pensei até que estava a salvo, mas nesta sexta à noite aconteceu de novo  :cry:

Será que se fosse problema no HD ele já teria ido pro saco há muito tempo? Porque acho que já tem mais de ano que rola isso. E torrent eu uso raramente, digamos que uns 3 a 5 dias por mês que devo baixar alguma coisa assim.

 

O fingerprint pra mim tanto faz o software, o problema é que na maioria das vezes que entro no windows ele não está sendo reconhecido pelo sistema. Fica lá aquele ícone de erro pra um dispositivo usb desconhecido (no  gerenciador de dispositivos):

 

gallery_614458_85_11708.png

 

O problema está parecido com quando o windows não reconhece a placa da nvidia. Tenho que reiniciar uma ou várias vezes até que o dispositivo apareça funcionando como se nada tivesse acontecido.

 

Mas é assim, vou vivendo com essas dúvidas até esse note ficar obsoleto demais rs... Espero que ainda demore e que eu consiga descobrir o que diabos causa esses problemas bizarros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sobre o Fingerprint, como te disse, o meu Windows 10 tenho quase certeza absoluta (não lembro 100%) de que foi instalado sozinho pelo Windows Update.

 

Tenta desinstalar o driver aí pelo gerenciador de dispositivos, como administrador, e depois de reiniciar, vai em Configurações > Atualização e Segurança > Verificar se há atualizações.

 

Uma vez instalado o driver pelo Windows Update, tem que funcionar até mesmo sem qualquer programa, pois aqui, está funcionando só com o Windows Hello.

 

---

 

Sobre o desligamento automático, não faço a mínima ideia do que seja, se não for relacionado à temperatura extrema. Pois citei HD que é o único dispositivo dos computadores (drivers ópticos mecânicos) que fazem barulho. De resto, até hoje, só ouvi barulho quando capacitor de placa-mãe estoura (parece um estalinho daqueles de festa junina). Fora isso, não consigo entender, pois não há um "disjuntor" que faça tal barulho, até onde sei.

 

---

 

Sobre esses problemas de driver que vai, driver que vem, etc... e se você formatar o notebook e instalar o Windows 10 do zero pra tirar uma vez por todas as dúvida de eventuais resquícios do Windows 7 causando qualquer incompatibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sobre o Fingerprint, como te disse, o meu Windows 10 tenho quase certeza absoluta (não lembro 100%) de que foi instalado sozinho pelo Windows Update.

 

Tenta desinstalar o driver aí pelo gerenciador de dispositivos, como administrador, e depois de reiniciar, vai em Configurações > Atualização e Segurança > Verificar se há atualizações.

 

Uma vez instalado o driver pelo Windows Update, tem que funcionar até mesmo sem qualquer programa, pois aqui, está funcionando só com o Windows Hello.

 

---

 

Sobre o desligamento automático, não faço a mínima ideia do que seja, se não for relacionado à temperatura extrema. Pois citei HD que é o único dispositivo dos computadores (drivers ópticos mecânicos) que fazem barulho. De resto, até hoje, só ouvi barulho quando capacitor de placa-mãe estoura (parece um estalinho daqueles de festa junina). Fora isso, não consigo entender, pois não há um "disjuntor" que faça tal barulho, até onde sei.

 

---

 

Sobre esses problemas de driver que vai, driver que vem, etc... e se você formatar o notebook e instalar o Windows 10 do zero pra tirar uma vez por todas as dúvida de eventuais resquícios do Windows 7 causando qualquer incompatibilidade?

Eu acabei deixando tudo como está, o fingerprint funciona um dia, não funciona no outro, assim a vida segue rs... O desligamento automático vai virar o fator surpresa, bom que peguei costume de salvar tudo que faço a cada 5 minutos.

 

To gostando do windows 10, esses probleminhas vão me incomodar, sim, mas fico com muuuuuuuuita preguiça de reinstalar o sistema operacional mais uma vez. Toda reinstalação me toma muito tempo com os backups (mesmo que tenha aqueles utilitários pra transferir arquivos e configurações, sempre gosto de fazer o backup copiando as várias pastas importantes pra mim). Na próxima vez que eu estiver com disposição vou reinstalar do zero pra ver.

 

Fora do assunto, mas ainda sobre o notebook do tópico, é possível instalar um SSD nele? Um dos vídeos que assisti com a pessoa desmontando, dizia que no mesmo compartimento que fica a placa wireless teria espaço pra um SSD, é isso mesmo? Nunca peguei num SSD, nem sei que tipo de conexão pode usar, mas ele caberia nesse local? E será que vale a pena investir nisso pra esse notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora do assunto, mas ainda sobre o notebook do tópico, é possível instalar um SSD nele? Um dos vídeos que assisti com a pessoa desmontando, dizia que no mesmo compartimento que fica a placa wireless teria espaço pra um SSD, é isso mesmo? Nunca peguei num SSD, nem sei que tipo de conexão pode usar, mas ele caberia nesse local? E será que vale a pena investir nisso pra esse notebook?

 

Sinceramente não faço a mínima ideia e nunca tinha pensado nisso. Primeiro que o preço dos SSDs ainda é muito elevado, segundo, que com a alta do dólar nos últimos meses e a tarifação dos eletrônicos subindo, inviabiliza, pelo menos para mim, qualquer upgrade.

 

Mas, prometo que assim que desmontar o meu, vou verificar isso... mas mesmo que caiba, preciso ver a conexão SATA como funciona...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sinceramente não faço a mínima ideia e nunca tinha pensado nisso. Primeiro que o preço dos SSDs ainda é muito elevado, segundo, que com a alta do dólar nos últimos meses e a tarifação dos eletrônicos subindo, inviabiliza, pelo menos para mim, qualquer upgrade.

 

Mas, prometo que assim que desmontar o meu, vou verificar isso... mas mesmo que caiba, preciso ver a conexão SATA como funciona...

 

Eu também não vou mexer com upgrade por agora, mas se a situação melhorar até daqui 1 ano, pode ser que eu queira fazer alguma melhoria. Não sei se já seria hora de desfazer desse note, pelas configurações boas, então talvez eu mexa nas memórias e no armazenamento. O que você sugere?

 

Ah, uma coisa ainda sobre aqueles problemas, desde a atualização da bios não aconteceu NUNCA MAIS aquele funcionamento intermitente do cooler. Eu nem abri o note ainda pra fazer a limpeza. Será só uma coincidência ou poderia ser algum problema no software que controla a placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não vou mexer com upgrade por agora, mas se a situação melhorar até daqui 1 ano, pode ser que eu queira fazer alguma melhoria. Não sei se já seria hora de desfazer desse note, pelas configurações boas, então talvez eu mexa nas memórias e no armazenamento. O que você sugere?

 

Ah, uma coisa ainda sobre aqueles problemas, desde a atualização da bios não aconteceu NUNCA MAIS aquele funcionamento intermitente do cooler. Eu nem abri o note ainda pra fazer a limpeza. Será só uma coincidência ou poderia ser algum problema no software que controla a placa mãe?

 

Bem, no meu, eu só coloquei memória até agora... estou com 8Gb. No meu caso, eu só gostaria, quando possível, de trocar o HDD por um SDD para melhorar a performance e, trocar o Wifi por um melhorzinho, nada mais.

 

Sobre a solução do seu problema com a ventoinha, muito estranho. O que você fez especificamente? Atualizou a BIOS? Trocou a versão do driver NVidia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, no meu, eu só coloquei memória até agora... estou com 8Gb. No meu caso, eu só gostaria, quando possível, de trocar o HDD por um SDD para melhorar a performance e, trocar o Wifi por um melhorzinho, nada mais.

 

Sobre a solução do seu problema com a ventoinha, muito estranho. O que você fez especificamente? Atualizou a BIOS? Trocou a versão do driver NVidia?

Assim que eu arrumar emprego de novo vou ver se pelo menos aumento a RAM. SSD só quando o dólar cair (se cair) ou quando eu ou alguém puder trazer de fora pra mim.

 

Sobre a ventoinha eu não fiz nada além de atualizar a BIOS. Não acredito que tenha relação com o driver da NVídia, mas quando eu atualizar de novo vou ver se o problema volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu arrumar emprego de novo vou ver se pelo menos aumento a RAM. SSD só quando o dólar cair (se cair) ou quando eu ou alguém puder trazer de fora pra mim.

 

Sobre a ventoinha eu não fiz nada além de atualizar a BIOS. Não acredito que tenha relação com o driver da NVídia, mas quando eu atualizar de novo vou ver se o problema volta.

 

Sobre a ventoinha, vai saber se não era alguma falha na configuração da BIOS que foi resetada ao atualizá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não sei se algum outro proprietário desse note, além do @UMARIZAL, vai acessar esse tópico atualmente rs... mas é o seguinte, o meu está esquentando demais ultimamente e a base refrigerada que tenho foi pro saco - quebrou o conector do cabo usb (para alimentação da ventoinha). Nessa semana por duas vezes o Core Temp alertou que um dos núcleos chegou a 95º e queria saber se alguém pode indicar pelo menos uns 2 modelos de outra base refrigerada que se encaixe bem no modelo. A base que eu tinha não conseguia esfriar muito a parte do note onde fica mais quente, do lado esquerdo do teclado. Existe alguma base que possa fazer isso melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2015 at 00:52, luizbh disse:

Não sei se algum outro proprietário desse note, além do @UMARIZAL, vai acessar esse tópico atualmente rs... mas é o seguinte, o meu está esquentando demais ultimamente e a base refrigerada que tenho foi pro saco - quebrou o conector do cabo usb (para alimentação da ventoinha). Nessa semana por duas vezes o Core Temp alertou que um dos núcleos chegou a 95º e queria saber se alguém pode indicar pelo menos uns 2 modelos de outra base refrigerada que se encaixe bem no modelo. A base que eu tinha não conseguia esfriar muito a parte do note onde fica mais quente, do lado esquerdo do teclado. Existe alguma base que possa fazer isso melhor?

 

Amigo, sou suspeito para falar pois sou fã desse notebook, foi uma das melhores compras que já fiz... acho que o custo x benefício foi ótimo, mas há de se saber como usá-lo da maneira correta, como qualquer notebook, até porque eles são bem mais frágeis e sensíveis do que os desktops.

 

Algumas observações e/ou dicas que posso dar, que podem servir também para outros notebooks, principalmente quando há placa dedicada presente:

  1. Jamais use o notebook sobre superfícies sujas ou deixe sujeira sobre a região do teclado, para assim, evitar que o mesmo aspire sujeiras que porventura podem causar a obstrução da passagem de ar que refrigera o sistema;
  2. Sempre, sem exceção, evite utilizar-se de ventoinhas auxiliares pois elas só ajudam a acumular mais poeira e obstruir as passagens de ar dos computadores e o pior de tudo, causar curto circuito nas placas pois a poeira absorverá umidade e criará uma ponte para propiciar o curto, além de oxida soldas e outras partes metálicas. Além disso, essas bases com ventoinhas para notebooks são uma tremenda perca de tempo pois só fazem o ar quente ficar circulando embaixo do notebook e gastando energia e forçando a fonte do mesmo. Se for para usar algum tipo de ventilação "a parte", use algum destes mini-ventiladores USB soprando "meio afastado" diretamente na parte inferior do notebook, auxiliando "remover" o ar quente debaixo dele;
  3. Este notebook é ótimo, porém, seu projeto como a maioria dos notebooks abaixo dos R$ 5 mil, não é uma maravilha da engenharia, logo, pense na melhor forma de utilizá-lo visando sempre seu resfriamento, pois ele é muito potente e usar toda sua potência por longos períodos poderá causar o superaquecimento. Para evitar isso, use-o sempre sobre uma superfície "dura" como madeira, vidro ou pedra, jamais sobre carpetes, panos, espumas, etc. Para ajudar, recomendo que coloque sob os "pezinhos" traseiros (abaixo da tela) algum tipo de "calço", que pode ser uma tampinha de refrigerante, um toquinho, ou qualquer outra coisa, desde que fique firme, para evitar quedas e impactos e claro, que não obstrua jamais as aberturas para entrada ou saída de ar da carcaça;
  4. Sempre fique de olho na utilização da CPU através de programas como o Gerenciador de Tarefas presente no Windows. Muitos programas com problemas (bugs de programas) ou até vírus e malwares podem, em segundo plano, utilizar parte do processamento o tempo todo (20~30%) ou até todo o processamento (até 100% de um ou de todos os núcleos) impedindo que o processador resfrie e assim, causando o superaquecimento. Fique de olho nisso!
  5. Uma dica para usuários avançados é desmontar o notebook (após encerramento da garantia) e realizar o procedimento de lapidação da base do dissipador (parte metálica e fixa do cooler que é composto de dissipador + ventoinha), tanto na base de contato com a CPU (processador), quanto na base de contato com a GPU (processador da placa de vídeo). Todo computador ou notebook que compro (ou monto), sempre faço isso. Em média, em Desktops, consigo baixar 10~15°C em full load (carga total ou 100% de uso). Neste notebook, se não me engano, consegui 5~10°C, que parece pouco, mas ajuda muito!
  6. Outra dica para usuários "avançados" é realizar, ao menos a cada 12 meses, uma manutenção no hardware para a limpeza. Eu, por exemplo, ao menos 1 vez por ano desmonto ele inteiro e limpo teclado, dutos de ar do cooler, placas, carcaça, etc., fica parecendo novo! E, quando não posso, ao menos uso jato de ar (uma ou duas sopradas rápidas para não danificar a ventoinha) nos dutos de ar, com o objetivo de limpá-los. Geralmente, para jogar esses jatos, é interessante: 1.° Retirar o teclado (fácil); 2.° Segurar a ventoinha com o dedo para não virar; 3.° Jogar o fato de ar no orifício da ventoinha.

Bom, espero ter ajudado... mas fica aberto o espaço para outros usuários postagem suas dicas ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Excelente Review. Estou com problemas para instalar o Windows 10 Pro "clean install". No inicio da instalação ele pede para instalar os drivers, já tentei todos os drivers da LG e ele não reconhece nenhum como sendo o driver faltante. Vi que outras pessoas tiveram o mesmo problema, mas não sei se encontraram a solução.

 

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/ao-tentar-instalar-o-windows-10-após-clicar/00166f1b-9dfa-42a4-87f1-8f7a07ad081e?auth=1

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...