Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fatos e Mitos sobre placas de vídeo


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

mais uma Xita! 

essa é tensa... 

cozinhar a placa de video pode ressucitar ela?

 

 

to pondo so as perguntas pra você usar sua prolixidade pra responder

 

Eu, prolixo ? :P

 

Essa do forno pode funcionar, tem casos de conhecidos que conseguiram algumas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pessoal;

 

Para que o tópico continue servindo ao seu propósito de "confirmar/detonar" mitos sobre Placas de Vídeo. Pedimos, por gentileza, que vocês se atenham somente a postar assuntos relacionados ao conteúdo do Tópico.

 

Quanto ao questionamento presente na página anterior e que destaco abaixo. Embora, não seja off-topic, já que engloba Placas de Vídeo. Dependendo da resposta apresentada, pode partir uma discussão que não condiz com o propósito do tópico. Por exemplo: Pasta Térmica, Refrigeração, dentre outros.

 

Então, pessoal, contamos com ajuda e a atenção de todos, no momento de postar dúvidas ou respondê-las. Deste modo, o tópico não perde seu propósito e a organização do Fórum fica sempre em dia, facilitando a busca por ajuda/informação para todos os usuários.

 

:joia:

Nossa quanto tempo que eu não entro aqui !!! AUIHAUIHAUIHAA xD

 

Vai lá uma que to correndo atrás....

 

Usar ou não Pasta Térmica nos Reguladores de tensão e memória da GPU?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode apagar então já postei em outro lugar.

 

Não há necessidade, amigo.

Como eu disse, não se caracterizou off-topic.

Sei que aquele(s) que se habilitarem a responder, não vão fazê-lo de modo a criar um assunto paralelo.

:joia:

 

EDIT:

 

Como mencionado pelo amigo @perera18, abaixo deixo o link para o novo tópico criado por ele. Assim, todos poderão acompanhar as respostas para essa dúvida.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065499-usar-ou-n%C3%A3o-pasta-t%C3%A9rmicavrmmem%C3%B3riagpu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, sugiro a mudança do seguinte para "relativo":

 

 

 

 

Quero rodar jogo a 100 FPS cravados porque é melhor.

MITO, e dos bem idiotas.
De que adianta rodar a 100 FPS se o monitor trabalha a 60 Hz ? (a maioria dos monitores)
Massagear o ego ou compensar o instrumento pequeno.

Rodar com 120 FPs é interessane pra quem tem sistemas 3D estereoscópico (2 imagens de 60 Hz, uma por olho), mas isso é outra história.

 

Porque na verdade não é bem assim.

Ok, todos sabemos que não adianta, visualmente, ter mais do que 60fps no jogo quando o seu monitor é 60hz. Porém algumas engines de jogos funcionam de modo que elas apenas atualizam seus comandos no jogo a cada frame. Logo, se eu tiver um FPS de 120, o jogo vai, de fato, mesmo que eu não veja diferença, atualizar meu movimento do mouse e cliques duas vezes mais rápido. O quanto de fato isso vai te ajudar? Não sei. Mas pode-se dizer que é melhor pois o jogo se torna "mais sensível" aos seus comandos.

Abraços

KireD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato, sobre o FPS, apesar da capacidade visual ser algo em torno de 20 fps para os olhos mais treinados não notarem, a sensação de engasgo pode ocorrer porque a contagem de tempo dentro daquele 1 segundo pode variar.

 

A conta é a  seguinte:  dentro de 1 segundo temos uma fração infinita de tempo. Mas o padrão é dividir 1 segundo em 1000 milissegundos(fugindo do padrão de múltiplos de 60 que seguem acima para minuto e hora) Mas sendo que temos 1000 milissegundos para mostrar por exemplo 20 frames, logo 1000/20= 50. A cada 50 milissegundos DEVERÍAMOS TER 1 frame.

Mas isso não ocorre. A VGA leva mais tempo para criar um frame e menos pra outro então temos 1 frame no ms1, outro no ms30, mais 1 no ms45, outro no ms70, ai mais um no ms190, e um no ms210  e assim até fechar 1 segundo. Não ocorre uma regularidade na geração nem agendamento de tempo. Então o buraco entre o frame do ms70 e ms190 poderá ser notado. O monitor como opera a 60, vai repetir os frames caso estejam sendo gerados menos de 60 e vai pegar o frame mais recente na sua contagem quando forem gerado mais de 60 e descartar os demais ate pegar o próximo. Com isso, de fato podemos sentir lags nos jogos mesmo com fps acima de 60.  

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fiquei curioso sobre o "método do forno", Funciona para problemas de falhas em soldas, conheço essa técnica apenas para secar equipamentos molhados, como o celular da minha mãe que caiu na privada kkkk. Tenho uma ótima placa de vídeo que parou de funcionar sem motivos aparentes, agora tenho esperanças de recuperá-la. Poderia explicar melhor este método para recuperar as falhas de solda?, não encontrei nenhum tópico sobre o assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Gostei desse tópico! Excelente. Lembro quando peguei uma HD5770 1GB/128bits GDDR5 que era equivalente a HD4850 1GB/256bits GDDR3. Na época tinha gente falando que por ser 128 bits era mais fraca. Seria legal também colocar SLI/Crossfire de marcas diferentes, Ex. gtx770 asus com gtx770 xfx ou como o doidaofox sitou, com memória diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

"- Preciso ter uma placa-mãe com DDR* pra usar uma placa de vídeo com GDDR*.

MITO.
Existem placas de vídeo com GDDR3 desde a época das placas mãe com memórias DDR, assim como hoje temos placas de vídeo com GDDR5 e nem existem pentes DDR4 no mercado ainda, os sistemas são independentes."

 

Essa resposta já ajudou bastante. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

se você botar um cooler na sua placa de vídeo você perde a garantia?

se você tirar o dissipador para botar pasta térmica também perde?

e etc... sobre garantia?

 

Perde, perde e perde. ;)

Por isso é bom não mexer e/ou comprar uma placa já caprichada de fábrica neste sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

1) Placa de vídeo de um notebook é pior que placa de vídeo de um PC? (Aquelas que tem M na frente)

2) Processador de notebook é pior que processador de um PC? (Um i5 de notebook x i5 de PC por exemplo)

Obrigado.

 

Depende e depende.

 

Os motivos são os explicados nas primeiras mensagens do tópico: depende da arquitetura, do clock, do chip..

 

O mesmo chip pode estar na versão mobile e na versão "de mesa", mas operando em clocks diferentes, por exemplo.

A numeração não vai ser a mesma.

 

Por exemplo (hipotético), uma Radeon R9 290X de mesa não é a mesma coisa que uma R9 290XM.

 

Geralmente a versão topo de linha pra notebooks é (ou tem a mesma força de) uma das intermediárias "de mesa", tanto processador quanto placa gráfica.

 

Então, se você pegar as especificações dos chips/placas, sendo eles da mesma geração/arquitetura, dá pra comparar como um super trunfo com uma boa taxa de sucesso, caso contrário, tem que ser com testes.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

  Uma boa placa de vídeo influencia na qualidade de reprodução de um filme/vídeo de altíssima qualidade (4k por exemplo)?

 

Isso independe do poder de processamento gráfico, mas está relacionado a instruções presentes no chip, o que chamam também de CODEC.

 

Geralmente, quanto mais nova a placa (pode ser que a Radeon mais fuleira que saiu essa semana seja melhor que a Radeon topo de linha de duas gerações atrás, que é muito mais placa, falando em poder de processamento), melhor o suporte dela a formatos de arquivo e também a melhor qualidade.

Mas, eu sempre passo batido nessa parte dos artigos, é questão de você ler ali nas primeiras páginas dos testes onde eles sempre descrevem este tipo de suporte. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 8 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 11/06/2016 às 09:35, Arthur912414 disse:

tenho uma:
Placas de vídeo onboard não tem T&L.
digo isso porque minha intel GMA não tem.

 

T&L depende da arquitetura do chip, desde o DirectX 7, o chip gráfico tem que ter suporte a estes recursos pra rodar o DX.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/versões-do-directx/964/2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...

Eu li algumas postagens desse tópico e fiquei tentado em comentar sobre um ponto divergente que é a placa de vídeo no forno, eu não diria que as placas que voltaram a funcionar foram recuperadas, essa sensação de reconforto ao ver a placa funcionando novamente tem prazo de validade, para a maioria dos aventureiros perdurará por poucos dias, talvez algumas semanas ou horas.

 

O problema de toda placa de vídeo que ganha uma sobrevida ao ser submetida a "técnica" do forno caseiro é a solda BGA. A solda lead free seguramente responde por uma parcela significativa das falhas observadas nesse tipo de hardware, sem a presença do chumbo na composição da solda atualmente empregada na manufatura de eletrônicos a incidência de defeitos aumentou muito, o chumbo proporcionava flexibilidade evitando as microfissuras nos pontos em que a BGA é aplicada, por força de normas ambientais o uso do chumbo foi abolido e isso trouxe implicações, quando a placa de vídeo superaquece a solda empregada no PCB da placa sofre dilatação, a expansão da solda provocada pelo calor excessivo volta ao "normal" quando a temperatura é reduzida, entretanto essa condição pode provocar com o tempo o surgimento de pequenas fissuras, essas trincas serão as responsáveis pelo surgimento dos artefatos, listas coloridas, tela preta e outros defeitos comumente relatados. E o forno caseiro? O forno entra como paliativo já que o calor gerado não é suficiente para provocar a plena fusão da solda, o que nós temos é uma reacomodação dos pontos comprometidos e para o defeito reaparecer é uma questão de tempo. O reparo que pode oferecer alguma garantia de durabilidade nesses casos é o reballing, nessa técnica o chipset ( GPU ) é novamente soldado mas dessa vez utilizando solda com chumbo, nessa condição nós minimizamos a reincidência do problema.

 

Conserto-E-Reballing-Xbox-Ps3-E-Ps4-No-R

Esferas BGA

 

 

O calor do forno não é capaz de recuperar nenhuma placa, ela pode voltar a funcionar em razão da reacomodação momentânea das microfissuras presentes na solda, o problema vai reaparecer com o tempo, geralmente em um curto prazo ou algumas horas. Se o forno aquecesse a tal ponto de fazer a solda entrar novamente em fusão teríamos o dano a outros componentes da placa.

 

A questão de recuperação de placas de vídeo no forno é um mito! Alguns irão protestar dizendo que tiveram placas ressuscitadas, a esses eu pergunto: Por quanto tempo?    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...