Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fatos e Mitos sobre placas de vídeo


Evandro

Posts recomendados

obrigado

se percebe o tamanho do abismo quando se fala dos graficos profissionais. não se comenta praticamente nada e ninguem sabe muita coisa a respeito ou tem indicaçoes de comparativos, etc. entendo que deve ser porque ninguem compra esse tipo de produto sem necessidade, alem de ser caro. o problema é quando se precisa comprar assim como eu e varios outros usuarios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não vi esse assunto que pessoas tem duvidas :

Mito ou verdade: assar uma placa de vídeo estragada pode fazê-la reviver?

acho que poderia adicionar a lista essa dúvida.

O trecho em questão deve ser esse:

- O "método do forno" realmente funciona ?

FATO

Funciona para problemas de falhas em soldas. Mas não é metendo a placa no forno que todos os seus problemas serão resolvidos, se o procedimento for feito de qualquer jeito pode piorar a placa ou causar acidentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qualquer placa low profile, em largura, irá caber num gabinete slim? Por exemplo, meu gabinete mede 10 cm (Slimline s5340), achei placas com 73 mm, 94mm, 69mm. Tenho medo de comprar a de 94 mm e esses 06mm me ferrarem.

A altura da placa não interfere (se ela não ultrapassar o tamanho do espelho LP).

Exemplo de espelhos de tamanho padrão: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=90840

"Manter a VGA refrigerada ou com uma temperatura mais baixa faz com que ela tenha um desempenho melhor?"

Basicamente não, temperatura contribui para prolongar vida útil do componente e algumas coisas a mais (que tem seu rendimento melhorado com baixa temperatura), mas desempenho gráfico não haverá ganho, já o contrário acontece, se ele esquentar de mais ela perde desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma sugestão que nem sei se cabe aqui...

quando fui montar meu pc foi um sacrificio p achar informaçoes sobre as placas de video profissionais. sempre procurei por comparativos entre elas, rodando os programas (autocad, max, etc) e jogos, e as de "jogos". acabei comprando uma quadro 600 as escuras, só por falarem que ela era p uso profissional e era melhor que as geforce ou radeon. no site da nvidia tem comparativos (videos) das quadro com o grafico integrado do processador, se nao me engano. queria ver algo de placa com placa. por que a quadro é indicada? por que ela é melhor? sem uma resposta simplesmente "porque ela é feita para isso. é melhor para isso, pior naquilo", etc.

se acharem pertinente colocar isso aqui ja vai ajudar muita gente. ja que nem só os gamers visitam o site...

qualquer experiencia com elas e suas diferenças ja seria muito bom.

obrigado

Pode fazer um comercial gratuito de outro site???:D

No site do Adrenaline, explicaram a diferença entre as placas profissionais e as de jogos.

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/artigos/154/gpus-profissionais-vs-gpus-gamers.html

A explicação ficou devendo mais informações, mas foi um começo para quem não tinha ideia da diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer um comercial gratuito de outro site???:D

No site do Adrenaline, explicaram a diferença entre as placas profissionais e as de jogos.

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/artigos/154/gpus-profissionais-vs-gpus-gamers.html

A explicação ficou devendo mais informações, mas foi um começo para quem não tinha ideia da diferença.

Olhando esse texto do Adrenaline eu fiquei com duvida com uma parte.

Lá explicava que as Geforce e Radeon são passada para outras empresas como ECS, XFX, Asus e outras, mas as Quadro são feitas pela própria Nvidia e testada varias vezes.

Por esses motivos que as placas gráficas para games dão mais "problemas" que as Quadro?

Ou não temos muitos relatos das Quadro pelo alto preço e poucas pessoas que trabalham nessa areá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olhando esse texto do Adrenaline eu fiquei com duvida com uma parte.

Lá explicava que as GeForce e Radeon são passada para outras empresas como ECS, XFX, Asus e outras, mas as Quadro são feitas pela própria Nvidia e testada varias vezes.

Por esses motivos que as placas gráficas para games dão mais "problemas" que as Quadro?

Ou não temos muitos relatos das Quadro pelo alto preço e poucas pessoas que trabalham nessa areá?

Teoricamente os "fabricantes" usam um projeto padrão, em alguns casos é literalmente (eles não podem mexer em nada) então não sei até onde isso é verdade.

Outra coisa, são vendidas muito mais placas "gamers" do que profissionais, estatisticamente o número de reclamações vai ser maior, especialmente porque tem gente com fonte mediana/ruim, fazendo overclock, com gabinete mal refrigerado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP
Quem fez isso e postou lá foi o Tenório.

Tá quase uma padaria de tanta placa que ele assou.

E pretendo assar mais uma, contudo, quero a opinião de vocês. Meu irmão tinha uma 9600gt da zogis, com clock de 1400 na memória. Achei pouco e subi pra 1800, ou seja 900mhz. Pois bem, durante uns 2 anos a placa funcionou muito bem, de repente ela começou a travar e gerar artefatos. Reduzi o clock das memórias para 700mhz, e nada, só com 590mhz é que ela funciona de boa. Ela tá parada aqui tem 1 ano, vocês acham que esse problema dela é de solda fria? porque se for, ponho ela forno pra "assar" um pouquinho kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em 2011 eu assei duas placas, que estavam mortas: uma XFX Geforce 8800 GT e uma XFX Radeon HD 5850.

A Geforce assei 3 vezes, todas as vezes revestindo os capacitores com papel aluminio, como também a parte da frente da placa. A 1º vez com 15 min em 180ºC(eu tava com receio, por isso eu assei pouco). Nessa ocasião, um bipe que havia na placa se derreteu(não protegi com papel alumínio). Diferente do bipe que há no peru, esse bipe apita quando a pessoa se esquece de ligar o conector de energia PCIE. Aí a VGA funcionou por pouco tempo, uns 30 min. Depois, noutro dia, assei novamente, agora com 18 min. Mesma coisa, funcionou por pouco tempo. Finalmente, assei por 22 min. Aí ficou beleza. Roda vários jogos, até o jogo do Batman, em Full HD(sem DX 11, obviamente).

Com a Radeon a história foi outra. Tentei por 5 vezes, e nada. Fiquei meio desanimado porque usava a placa para CrossFire. E também a garantia de 1 ano que a loja havia dado tinha se expirado e eu optei por não tentar a garantia "internacional" da XFX. A outra placa do CrossFire, uma Asus, ta funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra sugestão de explicação se possível:

Quanto mais bits melhor... MITO (isso já foi explicado). Depende da arquitetura e tecnologias empregdas nas VGA's, porém:

• O que são esses malditos bits?

• Qual a diferença que eles fazem nas placas?

• Por que as placas mais recentes (Nvidia GTX4** ou 5**) vem com menos "bitagem" que alguns modelos da série GTX2**.

• Por que algumas placas, por exemplo a HD5870 e a HD5970, a versão "single GPU" vem com clocks mais elevados que a versão "Dual GPU"

Espero não ter viajado muito.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Specter, isso já tem explicação aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/placas-video-sistema/498809?t=498809

Listado aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/topicos-importantes-vgas/494109

Tópico fixo.

Ok, está bem desatualizado, mas o que ele fala ainda é muito útil, vou listar o tópico aqui, tinha esquecido, desculpe !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, uma coisa que eu ainda não consegui entender é onde entra o processamento da GPU. Por exemplo, para que serve realmente uma GPU dedicada?

No caso de uma edição de vídeo, em Nero Video 11 ou Final Cut, o trabalho não é todo processado pela CPU e a GPU só lança a imagem na tela? Ou não? E por que CAD é indicado comprar uma Quadro?

Enfim, onde está o mito da GPU? Para que serve mesmo? Até hoje eu não descobri. Mesmo no caso de um game, o processamento não é função da CPU? Se a tela do computador é 2D, por que a imagem de um game exige mais da GPU do que um filme? Não é a mesma coisa?

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gente, uma coisa que eu ainda não consegui entender é onde entra o processamento da GPU. Por exemplo, para que serve realmente uma GPU dedicada?

Pra acelerar bastante algum cálculo.

No caso de uma edição de vídeo, em Nero Video 11 ou Final Cut, o trabalho não é todo processado pela CPU e a GPU só lança a imagem na tela? Ou não? E por que CAD é indicado comprar uma Quadro?

Passo !

Enfim, onde está o mito da GPU?

Não existe este mito.

Para que serve mesmo? Até hoje eu não descobri. Mesmo no caso de um game, o processamento não é função da CPU? Se a tela do computador é 2D, por que a imagem de um game exige mais da GPU do que um filme? Não é a mesma coisa?

E por acaso no filme o computador tem que gerar todos os objetos, iluminação, texturas, personagens, efeitos.. ?

Não.

No jogo sim, aquilo não está pronto pra ser exibido, tem que ser criado constantemente, por isso exige processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, eu entendo que o HD é onde se armazena os dados, o processador é onde se processa os dados, a memória é onde se lança os dados, o sistema operacional é o que controla os dados e a placa de vídeo é o que traduz os dados em imagem na tela do computador.

Na minha ignorância, teoricamente a placa de vídeo só precisaria ser capaz de acompanhar a resolução do monitor. Como uma TV; não importa a imagem, o esforço do tubo é o mesmo. Dando outro exemplo, o esforço da placa de vídeo de projetar um filme ou um jogo 3D de última geração deveria ser o mesmo, pois em ambos os casos a quantidade de pixels do monitor é a mesma e o esforço deveria ser o mesmo.

Por que não é assim? Essa é a minha questão. Onde é que o processador cede espaço para a GPU fazer o trabalho pesado e por quê?

No jogo sim, aquilo não está pronto pra ser exibido, tem que ser criado constantemente, por isso exige processamento.

Caramba, é verdade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Resumindo, eu entendo que o HD é onde se armazena os dados, o processador é onde se processa os dados, a memória é onde se lança os dados, o sistema operacional é o que controla os dados e a placa de vídeo é o que traduz os dados em imagem na tela do computador.

Pra uma imagem simples, onde "nenhum trabalho" precisa ser feito, sim, é isso.

Na minha ignorância, teoricamente a placa de vídeo só precisaria ser capaz de acompanhar a resolução do monitor. Como uma TV; não importa a imagem, o esforço do tubo é o mesmo. Dando outro exemplo, o esforço da placa de vídeo de projetar um filme ou um jogo 3D de última geração deveria ser o mesmo, pois em ambos os casos a quantidade de pixels do monitor é a mesma e o esforço deveria ser o mesmo.

Por que não é assim? Essa é a minha questão. Onde é que o processador cede espaço para a GPU fazer o trabalho pesado e por quê?

O processador sabe fazer de tudo um pouco, por isso ele faz tudo mais ou menos, é como um pato, que anda, voa e nada, mas não nada tão bem quanto um tubarão, não voa tão bem quanto uma ave de rapina e não anda tão bem quanto um guepardo.

É aí que entra a placa de vídeo (e alguns processadores como os Power da IBM), ela só sabe fazer um tipo de cálculo específico, e por isso ela o faz muito bem, mas ela não serve pra "tudo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, uma coisa que eu ainda não consegui entender é onde entra o processamento da GPU. Por exemplo, para que serve realmente uma GPU dedicada?

Para ter mais capacidade de processamento do que com apenas uma GPU integrada.

Como Evandro disse, CPU e GPU tem arquiteturas bem diferentes. A GPU usa centenas de Stream Processors, pequenos núcleos de processamento como o seu CPU, que tem, no máximo 6, 8 núcleos.

A vantagem é que com centenas de núcleos a GPU pode fazer centenas de cálculos simples ao mesmo tempo (paralelizados) enquanto o CPU, com seus ~4 núcleos (cada vez mais a regra hoje em dia) não consegue. Por outro lado, tem alguns tipos de cálculo que o CPU é simplesmente MUITO melhor do que a GPU, especialmente aqueles complexos e que não podem ser paralelizados.

No caso de uma edição de vídeo, em Nero Video 11 ou Final Cut, o trabalho não é todo processado pela CPU e a GPU só lança a imagem na tela? Ou não? E por que CAD é indicado comprar uma Quadro?

Enfim, onde está o mito da GPU? Para que serve mesmo? Até hoje eu não descobri. Mesmo no caso de um game, o processamento não é função da CPU? Se a tela do computador é 2D, por que a imagem de um game exige mais da GPU do que um filme? Não é a mesma coisa?

No processo de edição (ou em um jogo), um modelo, um efeito, etc, etc, tudo tem que ser processado na hora. É diferente de uma foto ou vídeo, que tem os dados já todos arrumadinhos no HD e a GPU só precisa calcular a cor de cada pixel. Quando é feito na hora tem que ver questão de cor, ângulo (geometria), cada efeito que fica em cima, corrigir alguma distorção (AA), etc, etc.

No mercado profissional esses cálculos são bem pesados. Olhe o filme Rio, por exemplo. Se você viu, lembra daquelas cenas do carnaval né?

você sabia que aquela cena usa PESADO um efeito chamado Ray Tracing? Que é, nada mais, nada menos, que o cálculo de cada raio de luz que sai de cada fonte de luz, iluminando um objeto, refletindo e iluminando um outro objeto, até formar um efeito realista de iluminação? Isso é coisa MUITO pesada e que pode ser paralelizado (cada raio, cada reflexo, etc, etc). GPU ajuda nisso.

Mais, tem os cálculos (científicos mesmo, mas até mesmo em programas como WinZip hoje em dia) em que com a linguagem adequada (em regra, OpenCL e CUDA, mas também C++ AMP e etc) o programa vai usar os núcleos da GPU para processar, ao lado dos núcleos do CPU. É o chamado GPGPU (General Purpose Computing on Graphics Processing Units).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...