Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fatos e Mitos sobre placas de vídeo


Evandro

Posts recomendados

Esse problema com chipset de notebooks pode ser resolvido com um soprador térmico, que eu acho bem mais prático e eficiente que o forno (embora este seja funcional), já que você direciona o fluxo de ar quente a um componente em particular.

Coments rápido pra não ficar muito OFF. Os notebooks da Positivo sofrem bastante disso. Conheci um cara que trabalhou na fabrica, na setor de manutenção, e contou que quase todos os notebooks que voltam é problema de "BGA". É só ficar com o soprador em cima, e apertando até ligar o note.

Pra quem tem um note da postivo, fica a dica do possivel problema caso ele não ligue :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra que vi agora em outro fórum:

Placa da Asus pode fazer Crossfire? Que placa faz Crossfire? Posso fazer Crossfire em placa da Intel? Só posso fazer Crossfire em placa AMD?

Placa Asus ou outra, se for placa de vídeo e tendo o conector de crossfire, não há qualquer diferença.

Se for placa mãe, de qualquer fabricante e plataforma AMD ou Intel, tem que ver nas especificações se suporta. O mesmo vale para SLI aliás.

Para SLI em chipset AMD tem um hack que permitiria fazer em placas com 2 ou mais slots pci-e: http://adrenaline.uol.com.br/forum/placas-de-video-e-monitores/323209-definitivo-sli-em-placa-mãe-amd.html [edit] ah, tem também este link, e placas mãe com chipset intel também funcionam aparentemente: http://slipatch.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde colegas,

Dois comentários:

1º- Excelente a ideia e estruturação do tópico !

2º- No fundo as pessoas querem uma recomendação de compra...um produto com bom custo/benefício. Com tantos dados em uma placa de vídeo, o leigo rapidamente se perde. O ideal seria um valor (memória, barramento, etc) em que as pessoas pudessem se basear (sim, isso implica em alguns erros, mas é para simplificar)

Nesse sentido, o que vocês acham do Memory Bandwidth como indicativo de performance das placas de vídeo ?

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seria legal mostrar a utilidade do nVidia System Monitor, que habilita o usuário da placa nVidia a criar regras de operação da VGA (temperatura x fan speed) ou mesmo alterar as frequencias, sem que seja necessário outros programas.

Isso é assunto pra este tópico aqui ? :confused:

Boa tarde colegas,

Dois comentários:

1º- Excelente a ideia e estruturação do tópico !

Danke !

2º- No fundo as pessoas querem uma recomendação de compra...um produto com bom custo/benefício. Com tantos dados em uma placa de vídeo, o leigo rapidamente se perde. O ideal seria um valor (memória, barramento, etc) em que as pessoas pudessem se basear (sim, isso implica em alguns erros, mas é para simplificar)

Todo mundo gostaria que fosse fácil assim. ;)

Nesse sentido, o que vocês acham do Memory Bandwidth como indicativo de performance das disco rígido ?

Sds,

Tão inútil quando os bits, número de SPs, quantidade de memória..

Não adianta ter uma rodovia sem limite de velocidade se você vai andar de triciclo bandeirante nela. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Barnabé, depende, mas na maioria dos casos, não.

O que vou dizer abaixo não é algo que tenho certeza de tudo, apenas uma ideia:

Se você pensa em usar a placa de vídeo dedicada e a integrada ao mesmo tempo, até onde sei não é possível, mas se quiser usar as duas de modo que a integrada fique com o trabalho de uso básico (internet, word..) e a placa de vídeo só trabalhe quando deva (jogos, cálculos..), reduzindo assim o consumo de energia, você consegue, desde que use o Virtu da Intel, atualmente disponível no chipset Z68, e se bem me lembro também tinha algo parecido com alguns chipsets NVIDIA a uns anos atrás no Hybrid SLI, mas como eles não são mais fabricados e são pouco comuns no mercado, nem esquente com isso.

Não tenho como atualizar o tópico agora. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuando com o depende:

A AMD/ATI tem também algo parecido para o lado dela nos chpsets antigos, Hoje temos o Dual graphics (meu ingres ta ruin esses dias) da Série A da AMD (o Fúsion) onde nele se faz um CF entre o integrado e uma placa dedicada de entrada (tem que ser uma das placas citadas pela AMD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, se você possuir 2 monitores, uma placa de vídeo e o windows 7, e também ativar o vídeo integrado na bios, será possível plugar um monitor na placa de video e o outro no video onboard. Nesse caso você terá uma área de trabalho estendida. Mas não serve para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em relação ao FPS em jogos:

A resposta do Evandro está quase completa!

O que foi dito com certeza é verdade, monitores com 60Hz exibirão no máximo apenas 60 frames por segundo.

Etretanto, nota-se em vários jogos, principalmente FPS que quanto maior FPS, melhor, mesmo ultrapassando-se a barreira dos 60 FPS.

Dá para se verificar isso em alguns jogos como por exemplo Left 4 Dead, Counter Strike Source, Crysis 1 e 2, entre outros.

Tente dar um "180º" com a mira nestes jogos com eles rodando a 60FPS cravados, e agora faça o mesmo a 100 FPS.

Quando estamos a 60 FPS notamos certo slowdown, coisa que não ocorre a 100 FPS.

Isso são casos extremos, mas acontece.

Também tem as exceções, cito aqui um jogo online meio antiguinho: GunZ The Duel.

Este jogo é a exceção das exceções, uma vez que pela sua plataforma DX8 o FPS vai as alturas com qualquer placa de vídeo atual. A questão é que a jogabilidade é horrível a 100 FPS, horrível a 200 FPS, se torna boa aos 300 FPS, excelente aos 400 FPS.

Entretanto, quanto melhor o seu micro, maior a taxa da FPS você conseguirá correto? Aí você vai crente achando que vai jogar mais rápido o jogo -diga-se de passagem que este jogo é considerado um dos mais rápidos do mundo em shooters, macroing de SC2 é piada perto do número de teclas que a gente aperta nesse jogo -.

Eu com meu PC antigo, batia 350~400 FPS, jogava excelentemente rápido.

Porém, à partir de 500 FPS a coisa muda, invés do jogo ficar mais rápido, têm-se a impressão que ele aumenta o delay entre os movimentos, e muitas vezes você acaba se travando fazendo alguns movimentos.

Com a HD5770 eu cheguei a bater pra lá de 1000 FPS nesse jogo, e fica praticamente injogável de tanto que trava os movimentos.

Solução foi forçar um Antialiasing de 24x (2x), diminuir os clocks da VGA e aí o jogo rodava nos seus 450 FPS, sendo jogável novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem a exceção encontrada por mim num jogo DX8 conforme citei ;)

O excesso de frames tá bugando a API do directx neste caso, a engine do game em questão não deve ter sido programada visando esse "flood", as travadas provavelmente devem vir do estouro do buffer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu tenho uma dúvida, inclusive criei um tópico sobre isso: por que se tem screen tearing mesmo com fps abaixo da taxa de atualização, ocorrendo por vezes isso:

Quando entro no windows percebo isso, porém bem mais fraco

Placa não suporta a configuração do jogo e ou jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barnabé, depende, mas na maioria dos casos, não.

O que vou dizer abaixo não é algo que tenho certeza de tudo, apenas uma ideia:

Se você pensa em usar a placa de vídeo dedicada e a integrada ao mesmo tempo, até onde sei não é possível, mas se quiser usar as duas de modo que a integrada fique com o trabalho de uso básico (internet, word..) e a placa de vídeo só trabalhe quando deva (jogos, cálculos..), reduzindo assim o consumo de energia, você consegue, desde que use o Virtu da Intel, atualmente disponível no chipset Z68, e se bem me lembro também tinha algo parecido com alguns chipsets NVIDIA a uns anos atrás no Hybrid SLI, mas como eles não são mais fabricados e são pouco comuns no mercado, nem esquente com isso.

Não tenho como atualizar o tópico agora. :joia:

Se não me engano, o Hybrid SLI e Crossfire/Fusion juntam a placa on board com a off board para aumentar performance, mas não sabem se devem usar uma ou outra. Sempre usa as duas.

Sobre o Virtu, a empresa desenvolveu um tal de Virtu Universal, que funciona em amd e intel:

http://www.lucidlogix.com/product-virtu-universal.html

http://www.lucidlogix.com/product-virtu.html

Placa não suporta a configuração do jogo e ou jogo.

Pode ser também o seu monitor. Lá no serviço eu cheguei a usar um que ficava piscando, terrível! Tente conectar o pc em outro monitor ou alguma tv lcd da sua casa só pra testar, e ligar outro pc nesse monitor também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma sugestão que nem sei se cabe aqui...

quando fui montar meu pc foi um sacrificio p achar informaçoes sobre as placas de video profissionais. sempre procurei por comparativos entre elas, rodando os programas (autocad, max, etc) e jogos, e as de "jogos". acabei comprando uma quadro 600 as escuras, só por falarem que ela era p uso profissional e era melhor que as geforce ou radeon. no site da nvidia tem comparativos (videos) das quadro com o grafico integrado do processador, se nao me engano. queria ver algo de placa com placa. por que a quadro é indicada? por que ela é melhor? sem uma resposta simplesmente "porque ela é feita para isso. é melhor para isso, pior naquilo", etc.

se acharem pertinente colocar isso aqui ja vai ajudar muita gente. ja que nem só os gamers visitam o site...

qualquer experiencia com elas e suas diferenças ja seria muito bom.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
uma sugestão que nem sei se cabe aqui...

quando fui montar meu pc foi um sacrificio p achar informaçoes sobre as placas de video profissionais. sempre procurei por comparativos entre elas, rodando os programas (autocad, max, etc) e jogos, e as de "jogos". acabei comprando uma quadro 600 as escuras, só por falarem que ela era p uso profissional e era melhor que as geforce ou radeon. no site da nvidia tem comparativos (videos) das quadro com o grafico integrado do processador, se nao me engano. queria ver algo de placa com placa. por que a quadro é indicada? por que ela é melhor? sem uma resposta simplesmente "porque ela é feita para isso. é melhor para isso, pior naquilo", etc.

se acharem pertinente colocar isso aqui ja vai ajudar muita gente. ja que nem só os gamers visitam o site...

qualquer experiencia com elas e suas diferenças ja seria muito bom.

obrigado

Bacana sua sugestão, vai entrar junto com a próxima mexida no tópico, isso é, se alguém confirmar minha ssuposições. :D

Essa diferença se dá basicamente por driver, os chips são os mesmos dos usados nas placas "desktop". E é até aí o que eu sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...