Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review - Sony Ericsson Xperia Mini Pro (2011, SK17a)


Posts recomendados

Review do Sony Ericsson Xperia Mini Pro 2011

Comprei o Xperia Mini Pro na primeira semana de Setembro e passei um mês usando. Devo dizer que no geral estou maravilhado, e graças a minha forte dependência à teclado físico, pois utilizo o celular acima de tudo como dicionário de Japonês, hoje não toparia trocá-lo por nenhum outro celular.

Sistema Operacional

Ele vem com o Android 2.3 "Gingerbread". O sistema cai como uma luva no forte hardware do Mini. Em relação ao Froyo da minha namorada não há grandes inovações, mas mudanças pontuais que tornam o uso mais agradável. Chama a atenção a forte customização da Sony Ericsson, com sua Corner UI, o que é bastante útil para acessar rapidamente seus atalhos.

Algo que gostei muito foi o software de reconhecimento de voz do Google, inclusive com um aplicativo muito parecido com o Siri, da Apple. Infelizmente, apenas comandos em Inglês, Alemão e umas poucas línguas estão disponíveis até agora, deixando nós, lusófonos, tendo que nos contentar com a pesquisa por voz apenas.

No quesito aparência o sistema tem uma customização muito bonita, com vários efeitos de transparência que somados ao processadore de 1GHz dão uma fluidez muito boa no uso.

Ele é acompanhado de um kit de programas da Sony Ericsson que são bastante práticos, bastando conectar o celular para ter tudo à mão. Me chamou a atenção o Media Go, que de tão legal, substituiu o WMP para mim. Podendo inclusive transmitir as músicas "em demanda", pela conexão WiFi ou Bluetooth.

Ele vem ainda com o antivírus McAffe Mobile gratuitamente, inclusive com um aplicativo para prevenção de furtos, com funções de rastreamento, bloqueio, backup dos dados e o "botão vermelho", para apagar tudo no telefone remotamente. O aplicativo ainda tem a opção de enviar SMS e para outros telefones confiáveis e ainda bloquear o aparelho sempre que um chip estranho for colocado no Mini.

Nota 10

Tela

A tela tem 3". Eu não senti problemas com esse tamanho, a resolução de 320x480 somada à tela com tecnologia Bravia Mobile da Sony a tornam muito confortável. As cores são claras e as imagens muito nítidas. Para navegação esse tamanho não é problema, pois apesar de usar muito o zoom ao ler as páginas, o bom hardware do Xperia ajuda muito nesse ponto, nem em páginas pesadas e com muito flash há engasgos ao pinçar, chamando a atenção que o Android 2.3 adapta o texto automaticamente à tela, "quebrando" as linhas para que caibam na tela de acordo com o zoom usado.

Eu também gosto muito de ver seriados no Mini, sendo que mesmo sendo míope e nunca usar óculos, não tenho problema algum para ler as legendas, com a imagem em geral sendo excelente. Vale também lembrar que ele reproduz vídeos 720p, o que não é estranho, já que ele possui câmera que grava em 720p.

A única observação nesse ponto é que com o reprodutor do Android eu estava tendo engasgos em arquivos MP4 em 720p, mas bastou instalar o RockPlayer para resolver.

Nota 9

Peso

Não há muito o que dizer, são 136g, para mim, leve o bastante.

Conforto

Graças a seu tamanho diminuto, o Mini pode ser usado apenas com uma mão sem problemas, a pegada é firme e a carcaça usa um plástico fosco que é confortável ao toque. O teclado estilo "chiclete" é pequeno mas tem uma digitação muito rápida e precisa.

Note que eu tenho 1.89m de altura, então tenho mãos enormes, e mesmo assim, problema algum! O ponto negativo é que o teclado começa a incomodar a ponta dos dedos após longos períodos digitando, em comparação com o Galaxy 551 da minha namorada, sinto uma boa falta do conforto do Samsung.

O deslizar do teclado é preciso e sem partes frouxas e os botões físicos são responsíveis e macios.

Nota 8

Conexões

GPS, 2G, 3G (HDSPA 7.2Mpbs), WiFi, Bluetooth e cabo USB.

No geral, muito boas. Com o 3G da TIM costumo ter latências baixas, na faixa dos 80ms e sem problemas de recepção de sinal. Quanto ao WiFi, costumo usá-lo a cerca de 15M de um roteador W941N da TP-Link, o sinal fica em cerca de 80% e a conexão muito estável, sempre entregando os 10Mpbs da minha GVT. A latência fica na casa dos 20ms no WiFi.

Eu uso muito o GPS e ele é muito bom. Aliado ao 3G da Tim (R$0.50 por dia :D) eu vou aonde quero em Curitiba. A precisão é muito boa e o software de fala de Google cumpre seu papel.

Também usei um pouco o celular como modem e foi sem sustos. Sinal ficou bom, nada de latências altas.

Nota 9

Câmera

Ele possui uma câmera de 5MP com flash LED, capaz de fazer filmes em 720p

Nesse ponto fiquei um pouco decepcionado, pois esperava um pouquinho mais dela. Para os padrões de celular, ela é ótima, mas admito que me iludi achando que teria uma qualidade "de câmera digital". Na tela do celular as fotos ficam lindas, claras e muito chamativas. Ao passar para o computador, nem tudo são flores.

Aqui alguns exemplos com fotos que tirei, algumas com luz e outras não:

DSC_0024.jpg

DSC_0023.jpg

DSC_0014.jpg

Os filmes por outro lado não me decepcionaram. São claros e possuem boa definição, muito bons para vídeos amadores. Há alguns vídeos no Youtube que são exemplos da câmera:

De quebra ele possui uma câmera frontal de 2MP, quase invisível na carcaça, que em aliança com o Android Gingerbread e o hardware forte, tornam esse telefone perfeito para videochamadas. Ligo para amigos usando o Skype pelo 3G e tenho uma conversação tão fluida quanto no computador, estejam eles usando celulares ou computadores.

Nota 7

Armazenamento

A Sony Ericsson manda um cartão de 2GB na versão nacional (Onde só 1.2GB são utilizáveis) e ele tem 512MB de memória interna.

O acesso ao cartão é rápido, sem problemas de gravação. Mas sinceramente? Achei pouco e acabei comprando um maior.

Nota 7

Bateria

Aqui o problema clássico dos Androids se mostra presente, para mim, a bateria deveria durar uma semana. É essencial usar um aplicativo como o Juice Saver.

Duração aproximada:

Usando loucamente com sites em flash, 3G e jogos: 10 horas.

Usando apenas como telefone (Com pequenas ligações de 15 minutos durante o dia): 16 horas.

Com a tela desligada (travada) ouvindo apenas música: 30 horas.

Tirando fotos e usando aplicativos moderadamente: 12 horas

Vendo filme em alta definição: 8 horas

Ligado no modo avião com a tela travada: Consumiu apenas 3% da bateria em uma noite.

Nota 6

Hardware

Aqui é onde o Mini brilha. Ele possui um processador ARM v7 trabalhando a 1GHz (Qualcomm Snapdragon mesmo8255), GPU Adreno 205 (a mesma usada no Xperia Play) e 512MB de memória RAM. O hardware não é topo de linha, mas é forte, e quando colocado numa telefone tão pequeno, ele VOA! Esse mesmo hardware é usado para empurrar celulares maiores, trabalhando a resoluções altas. Consegue imaginar então como o Mini Pro é rápido? Eu nunca vi meu celular sequer engasgar, em nada. Jogos rodam brincando, inclusive costumo jogar emuladores de N64 sem problemas.

Nota 10

Resistência

Ele é firme. A carcaça tem um ótimo acabamento, sem nada frouxo. O plástico fosco é bastante resistente quanto à sujeira e arranhões. A tela é marcada pela Sony como "resistente a arranhões", mas não é Gorilla Glass. No geral, é um celular bastante sólido. O que me irritou foi a proteção da portinha USB, que é muito difícil de tirar, o que acabou deixando essa região cheia de marcas de unha. No fim me irritei com o excesso de força necessária para tirá-la e arranquei fora.

Nota 4 (daria 10 se não fosse a maldita capinha do USB)

Teclado

Deixei uma seção separada só para falar do teclado pois ele é um dos chamativos do Mini Pro. O teclado é estilo "chiclete", como nos Notebook Vaio. Há um pequeno espaçamento entre as teclas, o que torna a digitação muito precisa. No geral, é confortável e permite o uso com mãos grandes, mas me incomoda um pouco com muito tempo de uso. O software de predição é muito inteligente e acerta pelo menos 70% da minha digitação ainda na quarta letras, o que acelera bastante as coisas. Para os estudantes de línguas orientais, fica a dica, o Mini possui suporte para escrita em Chinês e Japonês de fábrica.

O teclado é padrão Brasileiro, com cedilha. Para usar acentos, é preciso segurar a tecla por uns pouco segundos, mas, na maioria dos casos, o software de predição colocará os acentos por você. Há ainda algumas teclas uteis, como tecla dedicada para o "@" e uma tecla que alterna os idiomas do teclado com um toque.

Nota 9

Som

O som é de boa qualidade, gosto muito de ouvir MP3 nele. A nitidez é bem superior à meu MP4 Xing Ling e para mim, não deve em nada a tocadores de MP3 exclusivos, o que já é marca registrada dos Sony Ericsson. Existe uma função chamada XLoud que aumenta o volume do aparelho quando usado sem fones de ouvido. O som sai alto e claro, sem distorções. Espero por Deus, Lenin e quem mais estiver ouvindo que os funkeiros de ônibus nunca descubram essa função.

O software de música é de uso simples e tem funções divertidas, como permitir curtir a faixa no facebook. Ainda há um software fornecido pela SE chamado TrackID. Basta aproximar o celular de uma música e ele identifica qual se trata. É bastante preciso e identificou até cantores pouco conhecidos. Requer conexão com a internet, no entanto.

Nota 9

Pontos Fortes:

  • Hardware potente, bem acima da categoria.
  • Tela clara, brilhante e com boa resolução para seu tamanho.
  • Teclado externo confortável e preciso.
  • Câmera de boa qualidade.
  • A Sony manda de graça películas de proteção para a tela.
  • Design bonito e discreto.
  • Som de boa qualidade.
  • Capacidade de reproduzir filmes de alta definição com ótima clareza, permitindo ler legendas sem problema.

Pontos Fracos:

  • Bateria, que dura pouco.
  • Maldita capinha de proteção da porta USB, dificílima de tirar, muitas vezes usei talheres para isso.

Ele vale hoje cerca de R$670 (Preço na Fast Shop) e, portanto, o recomendo para quem quiser. Sou um usuário MUITO satisfeito.

Fotos do celular (São fotos oficiais da Sony, não tenho câmera extra para fotografar o aparelho.)

4322.jpg

4359.jpg

4363.jpg

4357.jpg

4003.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Excelente review.

Bem detalhado e com certeza vai ajudar muita gente que está em dúvida sobre ele.

O custo/benefício dele está excelente, principalmente pelo hardware forte que você citou, aliado a uma resolução e tela menores. Interessante saber que o teclado também é de boa qualidade.

Só tem um problema que eu li, alguns ruídos na gravação de alguns aparelhos. Tem como gravar algum video com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente review.

Bem detalhado e com certeza vai ajudar muita gente que está em dúvida sobre ele.

O custo/benefício dele está excelente, principalmente pelo hardware forte que você citou, aliado a uma resolução e tela menores. Interessante saber que o teclado também é de boa qualidade.

Só tem um problema que eu li, alguns ruídos na gravação de alguns aparelhos. Tem como gravar algum video com ele?

Certo, mais tarde farei um vídeo. Mas já adianto que pelo que gravei até agora, não tinha grandes problemas no áudio. Ou simplesmente não percebi, vou ver mais atento agora.

E obrigado pelos cumprimentos :D

-

Tem algo que não coloquei no review por não saber se é típico dele ou dos Android em geral, que é a forte integração com o Facebook. Há como postar minhas fotos diretamente da câmera ou da galeria, com apenas dois toques na tela, e ele ainda adicionou todos os meus amigos do Facebook com e-mail, telefone (quando disponível) e foto na agenda do telefone, coisa que gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente achei bem ruim as fotos em baixa claridade(principalmente a primeira foto), e o mais estranho é que no comparativo que fiz aqui em casa, o X10 Mini se saiu melhor do que outros celulares como Iphone4 e Galaxy S...

Experimenta colocar a camera em modo noturno quando tirar fotos em baixa claridade, deve melhorar bem! Só tem que tomar cuidado porque é mais fácil da foto sair tremida!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente achei bem ruim as fotos em baixa claridade(principalmente a primeira foto), e o mais estranho é que no comparativo que fiz aqui em casa, o X10 Mini se saiu melhor do que outros celulares como Iphone4 e Galaxy S...

Experimenta colocar a camera em modo noturno quando tirar fotos em baixa claridade, deve melhorar bem! Só tem que tomar cuidado porque é mais fácil da foto sair tremida!

abraço

Me pergunto até se ele está "usando toda a potência" da câmera. Pois as fotos são pequenas, mal chegam aos 600Kb. Achei pequenas demais para uma câmera de 5MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo review. Assim como você, não o trocaria por outro aparelho neste momento.

Uma coisa que me incomoda nele um pouco e nem tanto pra você é o peso dele, talvez seja porque estou acostumado com celulares bem simples e leves. Fica complicado usar uma calça um pouco mais larga com ele no bolso (mas temos essa invenção maravilhosa chamada cinto que resolve o problema). Além do mais, segura-lo com uma mão por muito tempo fica bem desconfortável, pelo menos pra mim.

Portanto, fiquei um pouco desapontado no quesito conforto/comodidade.

obs: Pra quem não tem unha grande é realmente um sofrimento pra tirar a proteção do usb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia informa como é a navegação na internet, leitura de pdf e demais e jogos.

E sobre espaço você acha que esse cartão de 2GB tá bom ou ele enche muito rápido?

Navegação e pdfs não são 100% nele por causa da resolucao. Ele suporta o Adobe Flash então a maioria dos sites funcionarão normalmente. A quebra de linha, que o Yurutebu citou, também ajuda bastante.

Agora para jogos, em teoria ele deve rodar todos os jogos que o xperia play roda, pois é o mesmo cpu e gpu. Aqui já rodei alguns joguinhos em 3d (nfs shift por ex). Emuladores também funcionam normalmente (de snes, n64 e também de ps1).

Pra ter uma noção da tela/resoluçao, são as mesmas do xperia x8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tela é maior do x8, quero saber se você acho confortavel jogar e ler algo nele, pois a tela é de 3.0

Eu costumo ler livros, PDFs, anotações de última hora nele com muita frequência. Como falei, tem o sistema de quebra de linha, então você pode deixar num zoom bem grande e ir apenas rolando o texto. Eu acho bastante confortável.

Quantos aos jogos, problema algum jogando Angry Birds, bem legal e fluído, emulador de N64 é ainda melhor, pois você pode usar o teclado físico como controle, fazendo lembrar o modo de jogar gameboy antigamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pontos Fracos:

  • Bateria, que dura pouco.
  • Maldita capinha de proteção da porta USB, dificílima de tirar, muitas vezes usei talheres para isso.

Falando em pontos fracos..

cara... a capinha da porta USB é quase que um trabalho de parto pra quem não tem unha comprida... sempre to usando tampa de caneta, chave de fenda entre outras coisas pontudas pra abrir ela. No começo parece que é ainda pior... e a tampa da bateria também é outro parto... só tive que abrir duas vezes e precisei da ajuda de alguma ferramenta. Outra coisa é o cartão de 2GB que vem com ele, e que já vem com mais da metade utilizado.

Fora esses pontos fracos, ele é um smartphone muito bom e poderoso.

Alguém conseguiu acesso root nele?? Atualizei o youtube e agora aparecem 2 icones do youtube e não tem como excluir, fora outras coisas que eu gostaria de excluir como: Games by PopCap, Assassin's Creed e outros... pra fazer isso eu preciso acesso ao root ou teria outra maneira???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei recentemente o SE Xperia Mini Pro, e como é o meu primeiro cel Android, ainda estou "fuçando" a interface, funções, aplicativos e games.

Estou muito satisfeito com o aparelho, ele é pequeno, com uma ótima resposta, e atende a todas as minhas necessidades.

Porém com o uso acabei encontrando algumas peculiaridades e gostaria de saber se o aparelho de vocês também apresenta as mesmas:

1) Instalei o app Screebl lite para auxiliar no liga/desliga o "stand by" da tela e para isso é necessário fazer uma calibração. Notei que o acelerometro do aparelho quando em "portrait" ou seja, na vertical está invertido, isso é normal ou é um erro deste software?

2) Quando está em uma chamada, a qualidade do audio é ruim, com muito ruído, que atrapalha e as vezes irrita pois dificulta a conversação.

Ah, parabéns pelo review, muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem gente cabei de compra o meu hehhe no site das casas bahia por 664, só não gostei porque não deu para colocar garantia estendida nele mlz isso.

Agora é só espera tomara que chegue até sábado, alguem sabe se o cartão micro sd é tudo igual ou tem alguma marca que é mais rapida e tal tava pensando em pegar um da kingston de 8GB, pois o de 2GB que vem com ele num da para nds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem gente cabei de compra o meu hehhe no site das casas bahia por 664, só não gostei porque não deu para colocar garantia estendida nele mlz isso.

Agora é só espera tomara que chegue até sábado, alguem sabe se o cartão micro sd é tudo igual ou tem alguma marca que é mais rapida e tal tava pensando em pegar um da kingston de 8GB, pois o de 2GB que vem com ele num da para nds.

O cartão de 2G que vem nele é um micro Sd padrão, não sei qual é a classe.

Eu também comprei um Micro SD extra de 8G da samsung classe 6 que é mais rápido. Muito bom!

EDIT: No site ponto frio tá R$629,00 a vista, comprei lá e chegou bem rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No próprio cartão deve ter algum indicativo da classe. Só nos aparelhos que já vem com cartão isso é, algumas vezes, omitido.

Se quiserem comprar um cartão tenham certeza do que estão comprando, está cheio de cartões falsificados que mostram tamanhos maiores do que realmente possui e eu acho que ML não é um bom lugar pra se comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele fala amigo ehheh, nem precisa fica olhando muito só tem que achar para vende é um daqueles suportes dai fica chiqui.

Legal saber disso.

Q acessório é este q deixa ele "chic"? rs É um suporte viva voz ou algo do tipo? Pois se for do preço de um gps automotivo nem vale a penas rs.

Mas se mesmo com ele falando você quiser dar uma bisolhada na tela você consegue trql?

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...